Membros Elaine Camargo Postado Junho 5 Membros Postado Junho 5 (editado) Olá, pessoal! Estou planejando uma viagem para Patagônia argentina e chilena para janeiro de 2026. Estou com um pouco de dificuldade de entender qual a melhor ordem de lugares considerando, principalmente, a locomoção. Minha ideia inicial é: Buenos Aires > Ushuaia > El Calafate > El Chaltén > Torres del Paine (Puerto Natales). Também gostaria de incluir Bariloche, se o dinheiro der. (De Ushuaia para El Calafate não vou conseguir ir de avião, devido ao preço ) Minhas dúvidas principais: essa ordem é adequada ou é melhor Ushuaia > Torres? Depois de Torres, é melhor voltar pra El Calafate pra pegar o voo, certo? Outra dúvida: tenho disponibilidade de começar a viagem a partir do dia 17 de dezembro. Pensei que talvez fosse uma boa porque os destinos costumam ficar mais lotados em janeiro (?), mas tô com medo dos preços serem ainda mais altos por pegar Natal e Ano Novo, além dos lugares poderem estar fechados nesses feriados (?) Além disso, alguma chance dos preços 2026 serem mais altos ou dezembro já é altíssima temporada? Obrigada! Editado Junho 5 por Elaine Camargo Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Junho 5 Membros Postado Junho 5 A ordem não vai fazer diferença, apenas pesquise pelo melhor valor de passagens. entre Ushuaia e El Calafate são quase 24h de ônibus, precisa calcular se o gasto com comida junto acaba não sendo o mesmo preço de avião . entre Natal e ano novo costuma ser bem cheio os lugares, mas não sei dizer se os tours se esgotam fácil ou se fecha muita coisa 1 Citar
Membros D FABIANO Postado Junho 5 Membros Postado Junho 5 Ao contrário de fechar lá abre,pois é o período que eles tem para ganhar dinheiro. Para tirar suas dúvidas escreva para alguma agência de lá e confirme. O problema vai ser ees verem e responder, pois devem estar fechados, agora sim,baixíssima temporada. 1 Citar
Colaboradores Alan Rafael Kinder Postado Junho 5 Colaboradores Postado Junho 5 Olá Elaine, boa tarde. 2 horas atrás, Elaine Camargo disse: Minhas dúvidas principais: essa ordem é adequada ou é melhor Ushuaia > Torres? Depois de Torres, é melhor voltar pra El Calafate pra pegar o voo, certo? Eu acredito que seja melhor voar até Ushuaia, fazer os passeios que você deseja, e aí pegar um voo até El Calafate, onde de lá você pode pegar ônibus para Puerto Natales (Torres del Paine) e também para El Chaltén. Ao concluir seus passeios, você embarca em El Calafate para seguir viagem. Esse roteiro costuma ser o mais econômico, e também vai de encontro com a ideia de tu pegares sempre atrações 'mais extraordinárias' a cada dia de viagem, de forma que cada novo dia fará você se surpreender. Não acho que valha a pena fazer o percurso rodoviário de Ushuaia até El Calafate nessa situação (inclusive deve ser até mais caro). Em 2020, meu roteiro de viagem era similar ao seu, mas decidi remover Ushuaia pois se tornava muito caro com a passagem aérea. Minha decisão levou em consideração aspectos da minha viagem, como datas e tempo disponível. Mas vale avisar que já vi passagens de Ushuaia para El Calafate bem baratas, então talvez seja questão de montar o roteiro começando por aí. 2 horas atrás, Elaine Camargo disse: Outra dúvida: tenho disponibilidade de começar a viagem a partir do dia 17 de dezembro. Pensei que talvez fosse uma boa porque os destinos costumam ficar mais lotados em janeiro (?), mas tô com medo dos preços serem ainda mais altos por pegar Natal e Ano Novo, além dos lugares poderem estar fechados nesses feriados (?) Além disso, alguma chance dos preços 2026 serem mais altos ou dezembro já é altíssima temporada? É uma excelente época para viajar para lá. A alta temporada começa metade de novembro e vai até final de fevereiro. Algumas poucas atrações podem exigir reserva antecipada nesse período (arrisco dizer qualquer passeio para o Perito Moreno), mas não todas. Os preços costumeiramente são definidos quando acaba o inverno (agosto/setembro), de forma que a partir de outubro tu já estará pagando os valores da nova temporada (que irá até o próximo inverno, em 2026). O que pode acontecer é que as melhores ofertas de hospedagens serem rapidamente esgotadas, restando apenas as mais caras ou duvidosas. No caso dos passeios e alimentação isso não interfere (como disse, o preço é por temporada). Em dias comemorativos tu pode encontrar dificuldade em encontrar ofertas de alimentação (pois muitos lugares simplesmente fecham, e normalmente os demais lotam, pois todos saem para comer fora). Tive esse tipo de problema em El Chaltén quando fui em 2023, era feriado na cidade, demoramos duas horas para achar um lugar que nos atendesse. Ainda sobre El Chaltén, a grande maioria das pessoas que fazem as trilhas da cidade costumam concluí-las a partir das 17h... onde esse pessoal basicamente volta cansado e morrendo de fome, procurando qualquer lugar aberto. Alguns restaurantes mais caros trabalham com reservas, então é fundamental se organizar se quiser aproveitar da melhor forma. Boa sorte com seu roteiro, qualquer dúvida é só pedir. 1 Citar
Colaboradores Nani84 Postado Junho 5 Colaboradores Postado Junho 5 A ordem é exatamente essa primeira mesma, como já falaram. Eu tb nao faria esse percurso Ushuaia-El Calafate por terra, eu preferiria sacrificar algum dos destinos do roteiro para compensar o valor do aéreo. E como vc ainda tempo, fica de olho nas promoções de passagem. 1 Citar
Membros ThiagoHM Postado Junho 5 Membros Postado Junho 5 (editado) Pessoal já respondeu bem, mas como fiz esse trajeto de ônibus em 2024 (exceto Bariloche), aproveitar pra falar como fiz: Depois de uns 5 dias em Ushuaia, peguei ônibus pela Bus Sur até Punta Arenas (12h de viagem) e fiquei duas noites lá, mas teve bastante gente que ficou na agência pois iria pegar o próximo ônibus para Puerto Natales (3h). De Puerto Natales para El Calafete fui de Taqsa/Marga (6h), que foi a mesma empresa que utilizei pra fazer ida e volta para El Chaltén (3h). Bom dizer que nesse trajeto, os ônibus param no aeroporto de El Calafate, então teve gente voltando de El Chaltén descendo ali mesmo, pois iria pegar um voo mais tarde. Foi uma viagem de 24 dias, então não tive problema com o dias dos deslocamentos. Editado Junho 5 por ThiagoHM 2 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.