Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão 5x4 -- Bol-Per-Chi-Arg-Uru -- 4 pessoas, 37 dias fantásticos! (com preços)

Postado
  • Membros

Finalmente realizei meu sonho de vinte anos!! Ir até Machu Picchu!!!

O melhor é que "de quebra" eu, minha esposa e mais duas pessoas conseguimos conhecer vários outros lugares que se tornaram um verdadeiro aprendizado para todos nós!!!

Antes de mais nada eu gostaria de agradecer ao MOCHILEIROS.COM, por permitir a coleta de informações importantíssimas, sem as quais não teríamos conseguido realizar com sucesso a viagem! E também aos diversos vídeos do programa Cidade da Gente, apresentado por Luciana Katahira (esses vídeos foram fundamentais).

Existem muitas pessoas para eu agradecer, afinal lí mais de 100 relatos sobre os lugares onde iríamos passar. Mas quero deixar aqui um agradecimento especial a duas pessoas, o Dieter e o Passolargo, pois os relatos deles foram muito úteis, principalmente por conta do roteiro que era bastante semelhante.

Aqui vou tentar deixar as dicas que considero mais importantes e peço desculpas de antemão, porque não quero deixar o relato muito extenso.

Os valores que conseguimos anotar estão marcados em vermelho pra facilitar a localização, principalmente para quem já leu o relato antes da edição. Aí eu aproveito pra dar uma dica: em viagens longas o processo de anotar tudo vai ficando cada vez mais difícil por causa do cansaço... então use a ferramenta que está disponível a quase todo mundo - a câmera fotográfica na função vídeo!! Faça filmes curtos, nos quais vc mesmo relata o nome do lugar onde está, o valor do ingresso, refeição, passagem ou o que for preciso, para que depois fique muito mais fácil de saber os detalhes.... Eu acabei esquecendo desse detalhe e muitos lugares que passei estão agora no anonimato!!!!

Eu aprendi muito neste mochilão, principalmente que ser mochileiro não é uma religião, em que tudo deve ser seguido "liturgicamente". Cada pessoa sabe de sua realidade e faz do seu mochilão a melhor adaptação possível ao seu estilo de vida. Não pretendo que ninguém siga minhas informações à risca, mas que possa julgar o que seja o mais indicado para você.

Vamos às dicas:

Roupas: Para nós, uma solução com roupas em camadas (meia de lã e calça com forro, camiseta manga longa, moleton, blusa de lã e jaqueta) foi o suficiente. Vale a pena deixar para comprar roupas na Bolívia sim!!! E não precisa esquentar a cabeça e gastar tufos de dinheiro comprando roupas caras, pois todos no grupo passaram pelo frio de -15Cº com roupas simples, mas adequadas!!!

Comida: Muitas pessoas dão a dica para levar bastante água e snacks para o passeio ao Salar (pq nos outros lugares é fácil encontrar). A água é uma questão real, mas as guloseimas podem se resumir a dois pacotes de bolacha, pois há café-da-manhã, almoço, lanche e jantar. Levamos muitos lanches, biscoitos, etc. e nos arrependemos bastante pq foi um peso carregado à tôa!

Dinheiro: Fizemos uma coisa bastante arriscada que é levar toda a grana em espécie. Mesmo tendo lido bastante sobre todas as formas de levar dinheiro fomos teimosos.... a dica é: não seja teimoso e leve mais de uma forma de pagamento!!!!

Câmbio: Levamos 60% em Dólares e 40% em Reais. Eu faria diferente hj.... levaria o inverso e mais o VTM. Encontramos casas de câmbio que aceitavam Reais em todos os lugares que fomos (com raras exceções). Em muitos lugares a cotação era boa para o Real.

Conforme eu me lembrar de mais detalhes eu vou editando aqui!!!

Vamos ao relato!!!!

Editado por Visitante

• Respostas 100
  • Visualizações 32.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

Featured Replies

Postado
  • Membros

Muito legal David!

Dando uma passada nas fotos já deu pra ver que aproveitaram bastante!

Agora vou começar a ler e aguardar os próximos capítulos rsrs

Beijos!

Postado
  • Autor
  • Membros
isso aí pdavid, Bolívia sempre !!

minha frustração no titicaca tb foi parecida com a sua: eu queria e programei ficar mais um dia pelo titicaca (pretendia dormir no lado norte), mas como enfrentamos protestos de mineiros em la paz, a viagem 'atrasou'.... imagina querer sair da cidade cheia de bloqueios, vc ouvindo dinamites estourando a todo momento e uns israelense dizendo q era culpa do hugo chavez. mas, depois de chegar comer a truta e fazer aquela trilha, esqueçemos de tudo e a recompensa valeu muito

Pois é Pedrada, a gente escapou por pouco dos protestos!! saímos mais ou menos uns 5 dias depois do acordo entre o governo e a COB!!!

Maria Emília e Samantha, é sempre uma honra ter vcs lendo o que eu escrevo!!! Muito obrigado pelo incentivo!! ::otemo::

Maria Emília, eu já sabia que a Bolívia seria especial, mas agora posso compreender o amor que vc tem por aquele país!!! Realmente é um lugar pra deixar a gente de queixo caído!!! ::cool:::'>

Abração pra vocês!!

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Galera, finalmente eu consegui terminar meu relato!!! Tive problemas com a internet e acabou enrolando demais!!!

É claro que aos poucos eu devo encontrar alguns erros e lembrar de alguma coisa que ficou faltando, mas vou editando conforme eu lembrar!!

Quem quiser tirar alguma dúvida e eu souber ajudar é só pedir!!

Abraço a todos!!

Postado
  • Colaboradores

Oi PDAVID!

Acabei de ler seu relato e gostei muito, comecei as 4 da manhã, isso porque perdi o sono, não me aguento de tanta ansiedade ::mmm: pela viagem, embarco sexta-feira dia 02 para Bolívia e Peru. Seu roteiro e seu relato ficaram excelentes.

Estive em abril em Buenos Aires e fui até o bairro Once mas lá as roupas não são baratas como dizem! rsrsr

Abraços

Postado
  • Membros

Maravilhoso seu relato, vai ajudar bastante os futuros viajantes.

Só falta alguns valores , principalmente de passeios e hospedagens.

Abrs.

Postado
  • Autor
  • Membros

Ferdias, muito obrigado!!

Ro.see, eu não tinha colocado os valores pq a caderneta onde anotamos tudo tinha sumido. Mas agora já encontrei e coloquei tudo o que eu tinha!!

Dá uma olhada lá e se tiver alguma dúvida é só perguntar!! ::otemo::

Abraços.

Editado por Visitante

Postado
  • Membros

Oi P David,

Muito legal este teu relato. Serviu para relembrar algumas das "indiadas " que também fui participante.

Subir o Wayna Picchu, comer o "cuy" , curtir a higiene dos restaurantes, etc... é bom demais.

Quando fui ao Peru, Bolivia, etc.,, Machu Picchu e outros lugares importantes , há mais de 30 anos (estou ficando velho, cara! ) foi uma sensação. Agora, retornar e fazer ou refazer alguns dos passeios foi bom demais. Ou como dizem aqui no RS, foi "tri legal".

Viajei com vocês novamente !

Um abração,

Jura Denoia

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi P David,

Muito legal este teu relato. Serviu para relembrar algumas das "indiadas " que também fui participante.

Subir o Wayna Picchu, comer o "cuy" , curtir a higiene dos restaurantes, etc... é bom demais.

........

Viajei com vocês novamente !

Um abração,

Jura Denoia

Valeu Jura!! Eu tb viajei muito nos relatos aqui antes e depois da minha viagem!!!

Muita coisa pra lembrar pro resto da vida!!!

Abraço!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

agora, relendo seu relato por inteiro, tb pude relembrar minhaS outraS viagenS, pois além da Bolívia, também estive e gostei muito de montevidéo e colônia, da argentina nem se fala (aquela carne, aqueles vinhos, a gente, as histórias, as naturezas....) acabei de voltar pela 4ª vez, logo vem o relato e qq dúvida estamos ai, boas trips !!

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros
agora, relendo seu relato por inteiro, tb pude relembrar minhaS outraS viagenS, pois além da Bolívia, também estive e gostei muito de montevidéo e colônia, da argentina nem se fala (aquela carne, aqueles vinhos, a gente, a história....) acabei de voltar pela 4ª vez, logo vem o relato e qq dúvida estamos ai, boas trips !!

Pois é amigo, que bom que vc tb pôde viajar novamente!!

Ah... As dicas sobre a Patagônia serão valiosas!!! Com certeza vou precisar!

Abraço

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.