Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

Oi, gente. Acabei de voltar de viagem. Foi minha primeira viagem internacional e como usei horrores vários tópicos daqui, também quero deixar o meu porque pode ser útil de alguma forma 😄.

Sonhei com essa viagem por anos, desde que li o relato do @Sorrent há milênios aqui. O planejamento inicial era fazer quase a mesma rota que a dele, passando pelo Peru, Bolívia e terminando no Chile, mas com o passar do tempo, acabei optando por priorizar somente o Peru e passar mais tempo lá e deixando para uma outra oportunidade os outros países. Acredito que foi o ideal, não fiz nada correndo e consegui aproveitar bastante.

Viajei entre os dias 12/05 e 31/05. Passei pelas seguintes cidades: Lima, Huaraz, Huacachina, Paracas, Arequipa e finalizei em Cusco

1 - O ROTEIRO:

Saí do Brasil com uma rota na cabeça, deixando alguns dias de folga para caso acontecesse algum imprevisto ou se quisesse mudar algo no caminho, mas acabei fazendo exatamente o que planejei mesmo que foi o seguinte.

Dia 1: 12/05/2026 - Lima: chegada pela manhã, Malecón de Miraflores e Barranco

Dia 2: 13/05/2026 - Lima: free walking tour pelo centro histórico e Huaca Pucllana + ida noturna para Huaraz

Dia 3: 14/05/2026 - Huaraz: aclimatação

Dia 4: 15/05/2026 - Huaraz: Laguna Parón

Dia 5: 16/05/2026 - Huaraz: Laguna 69 + volta noturna para Lima

Dia 6: 17/05/2026 - Huacachina: cheguei em Lima e já peguei outro ônibus direto para Ica. A tarde passeio de Buggy belas dunas

Dia 7: 18/05/2026 - Paracas: Islas Balestas e Reserva Nacional + ida noturna para Arequipa

Dia 8: 19/05/2026 - Arequipa: dia livre, descanso

Dia 9: 20/05/2026 - Colca Canion dia 1

Dia 10: 21/05/2026 - Colca Canion dia 2 e volta para Arequipa

Dia 11: 22/05/2026 - Arequipa: dia livre, free walking tour + ida noturna para Cusco

Dia 12: 23/05/2026 - Cusco: dia livre, free walking tour

Dia 13: 24/05/2026 - Cusco: City tour

Dia 14: 25/05/2026 - Cusco: Maras e Moray

Dia 15: 26/05/2026 - Cusco: Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero

Dia 16: 27/05/2026 - Cusco: ida para Águas Calientes (fiz a trilha da hidrelétrica)

Dia 17: 28/05/2026 - Machu Picchu + volta de trem para Ollanta + volta para Cusco

Dia 18: 29/05/2026 - Cusco: dia livre, compras

Dia 19: 30/05/2026 - Cusco: Vinicunca + Valle Rojo (fiz de quadriciclo)

Dia 20: 31/05/2026 - Cusco + volta para o Brasil

2 - DINHEIRO:

Levei dois cartões globais (Wise e AstroPay), um de crédito internacional (mais para segurança mesmo, não usei) e R$300 em espécie.

• Dinheiro em espécie: TEM QUE TER. Em todos os tours você vai precisar até para usar os banheiros. Vários também cobram a entrada lá na hora. Vários lugares cobram uma taxa de 5% se for usar cartão (inclusive o hostel que fiquei em Cusco)
    Levei poucos reais, só por precaução, já a minha intenção era sacar mais lá mesmo, mas acabei me arrependendo e teria levado mais. Troquei numa casa de câmbio em Miraflores logo que cheguei, a cotação no dia era 1 sol = R$1,59. Os R$300 viraram 189 soles.
    Saquei mais 400 soles em Lima. Os 700 duraram até Arequipa.
    O lugar que mais precisei usar dinheiro em espécie foi em Cusco, por isso teria levado mais dinheiro em espécie para trocar lá.

• Wise: levei somente para fazer saques já que o AstroPay não tem cartão físico. Antes era permitido sacar até 400 soles duas vezes no mês sem taxa, mas quando fui, já tinha mudado para 1 saque só. Tive que fazer dois saques em Cusco e paguei uns 30 soles só de taxa 😒

• Astropay: foi meu cartão principal e funcionou super bem. Optei por ele pelas taxas serem menores. Fazia o pix para a conta e deixava em real mesmo, sem converter, e achei que foi ótimo.

3 - HOSPEDAGEM:

Eu sempre opto por hostel menos "badalados" e achei que todas as escolhas foram excelentes.
Em todos fiquei em quarto compartilhado, sempre feminino (somente em Huacachina que foi quarto misto). No passeio do Colca foi o único que fiquei em quarto privado por estar incluso no pacote.
Indico todas que fiquei. Não tive problema com nenhum, todas eram bem localizadas, staff ótimos, todas com café da manhã incluso. Em todas as acomodações consegui tomar banho depois do checkout, como peguei vários ônibus noturnos, fazia o checkout pela manhã, passava o dia fora e na volta pedia pra tomar banho antes de sair e todas as vezes foi super tranquilo.

• Lima: Flying Dog B&B - localização ótimaaaa. Bem em frente ao Parque Kennedy

• Huaraz: Sunrise Guest House

• Huacachina: Banana's Adventure (Caro, mas MARAVILHOSO. Deu vontade de ficar um dia a mais só pra curtir o bar e a piscina - café da manhã excelente)

• Arequipa: Los Andes Bed and Breakfast (localização ótima também, bem perto da plaza de armas e usei o serviço de lavanderia)

• Cusco: Way Kap (AMEI - ótimo custo benefício)

• Águas Calientes: Nativus Hostel Machu Picchu

4 - TRANSPORTE:

Voos:

• fui e voltei por Lima, pela LATAM saindo de GRU (comprei a passagem em Novembro, passei praticamente o ano passado todo analisando as passagens, coloquei alerta no google flight e em novembro surgiu uma promoção por cerca de R$1300)

• Peguei um voo de Cusco para voltar Lima pela Jetsmart (paguei com milhas e achei ótima)

Transfer Aeroporto:

• Na saída do aeroporto de Lima fica um monte de táxi, mas como eu tava sozinha, ia sair caro. Existem alguns transfers que custam entre 15 e 20 soles, como fiquei hospedada em Miraflores, eu optei pela Airport Express. É só sair do aeroporto que o ponto é bem do outro lado da rua. A rota deles faz 3 paradas diferentes em Miraflores. https://www.airportexpresslima.com/pt-br/

Transporte interno

• Uber funciona bem e é barato. Usei para ir e voltar das rodoviárias. E uma vez de Barranco de volta pra Miraflores.

• Fiz todos os trechos internos com a Cruz del Sur (https://www.cruzdelsur.com.pe/) e RECOMENDO. Existem outros ônibus mais baratos, mas achei o custo benefício ótimo. ônibus limpo, bancos confortáveis, wifi bom e na rota Ica x Arequipa deram lanche. Eles também têm tipo a próprias rodoviárias, organizadas e bem localizadas. Pra mim valeu muito a pena.

• Não comprei nenhuma passagem antes, deixava pra comprar ou um dia antes de sair da cidade ou no mesmo dia pela manhã pelo próprio site (fiquem de olho que às vezes tem cupom)

Trem Águas Calientes x Cusco:

• Comprei numa promoção da Blackfriday pela PeruRail. Tava com 30% de desconto e lembro que saiu por cerca de R$250,00

• Comprei o trecho Águas Caliente x Ollantaytambo porque a opção bimodal tava dando uma diferença absurda de 200 ou 300 reais (sendo que o trem vai só até Ollanta mesmo e de lá te colocam num ônibus/van até cusco), fui até a praça principal de Ollanta e lá perguntei a um policial como fazia pra chegar até Cusco e ele me indicou uma "lotada", achei que seria van, mas foi tipo carro compartilhado que tava saindo. Foi 20 soles

• A van para a hidrelétrica eu fechei junto com outros passeios na agência em Cusco. 60 soles

5 - PASSEIOS:

Dicas gerais:

• Em vários tópicos as pessoas repetem a mesma coisa: NÃO FECHEM NADA NO BRASIL e eu reforço. É Muito tranquilo deixar para fechar lá mesmo e MUITO mais barato

• Eu procurei algumas agências pelo google mesmo para ter uma ideia e saber os valores e mesmo assim, quando cheguei lá, peguei bem mais barato do que fui esperando pagar.

• Em Huaraz e Huacachina eu fechei os passeios com o próprio hostel por questão de conforto mesmo, mas dá para economizar fechando por fora

• Tem que levar dinheiro em espécie porque nas paradas PRECISA

• Façam free walking tour: fiz em Lima, Arequipa e Cusco e achei todos ótimos para conhecer as cidades. Eles dizem "free", mas de free não tem nada, mas também não é nada absurdo. Paguei coisa de 20 a 30 soles em cada um e achei que valeu. Vou deixar indicado os que fiz.

• Várias pessoas aqui no fórum indicam o Fermin em Cusco, entrei em contato com ele, mas acho que a fama subiu a cabeça porque ficou caríssimo. Ele me cobrou quase 400 dólares nos passeios, achei absurdo.

• Quando eu tava organizando tudo, fui pegando algumas indicações só para ter ideia de quem procurar e saber se era confiável, mas sinceramente, se não for fazer tour privado, o que recomendo é fechar com a mais barata que encontrar. Acho que em todos os tours era um guia só que passava com a van em vários hotéis e juntava pessoas de várias agências diferentes, mas vou deixar indicado as que usei

Agências:

Lima:

• Fiz o free walking tour no centro histórico

• Fiz o passeio pelas Catacumbas da Igreja San Francisco e achei ótimo. Tour guiado: 30 soles

• Também fui a Huaca Pucllana, mas não fiz o tour guiado, almocei no restaurante fiquei observando as ruínas de lá

• A intenção era ter ido ao Museu Larco, mas por conta de tempo, acabei não indo, porém parece valer muito a ida.

Huaraz:

• Fiz a Laguna Paron e a 69. A Paron é tranquila, eu fiquei um pouco assustada por ter medo de altura e a trilha ser subindo pedras, mas a vista é linda.

• A Laguna 69 é tensa. A trilha em si é fácil, boa parte em terreno plano. O que pega é a parte final, o último km subindo é MUITO DIFÍCIL. Chegou um ponto que eu não conseguia dar um passo sem parar. Eu pensei que não fosse conseguir por causa do tempo. O guia dá 3 horas para subir, 1 hora lá em cima e 3 para voltar. Eu fiz em 4 😭 então só tive coisa de 15 minutos para descansar, chorar e ver a laguna. Vale a pena, mas eu certamente teria me preparado melhor.

• Como falei, fechei os passeios com o próprio hostel e paguei 50 soles na Paron e 70 na 69

Huacachina e Paracas:

• Huacachina foi meu lugar favoritooooo. Eu AMEI o passeio pelas dunas, tanto que, se tivesse tempo, teria repetido.

• O passeio pelas Islas Ballestas foi o maior arrependimento da viagem. A paisagem é muito bonita, mas achei um saco o tour de barco. Tava muito frio no dia, nublado e, no final a guia falou, não estava na época da reprodução, então não tinha animal nenhum na ilha (pra não dizer nenhum, tinham uns poucos leões marinhos e uns 5 pinguins).

• A Reserva Nacional é LINDA. Eu certamente preferia ter feito por conta, alugado uma moto como vi várias pessoas lá e passado o dia inteiro. Como tava no pacote com o tour do barco, fomos na parte da tarde e só passamos pelo circuito das praias. Me arrependi de ter fechado junto

• Aqui provavelmente seria a única coisa que eu mudaria na viagem: teria ficado dois dias em huacahina e um dia em Paracas só para fazer a Reserva.

• Fechei todos os dois no hostel e ficou 50 soles o passeio nas dunas e 90 as islas + reserva

Arequipa

• Tem bastante coisa pra fazer, no meu planejamento inicial, tava incluído passar pelas Salinas de Aguada Blanca e pela Ruta Sillar, mas com o andar da viagem mudei de ideia e fiquei só com o tour de dois dias pelo Canion.

• Fechei com a Chaku e custou 170 soles com hospedagem em quarto individual

• OBS: faz MUITO frio em Chivay, se preparem.

Cusco

• Li muito sobre aclimatação e cheguei um pouco receosa, mas gente, EU não senti NADA. Passei 8 dias muito tranquilos. No primeiro dia era para descansar, mas acabei fazendo o walking tour e andei pra caramba, subi escada pra caramba e mesmo assim não passei mal. Senti um pouco de cansaço nas subidas, mas nada além disso.

• Fechei todos os passeios com a primeira empresa que cheguei, tava cansada e não quis pensar muito, como eu já tinha feito algumas pesquisas online, o valor dela tava mais baixo que todas e achei que valia arriscar. Não me arrependo, mas não façam que nem eu: pesquisem, provavelmente conseguem pagar menos (como falei, várias agências colocam o pessoal na mesma van com o mesmo guia, pega a mais barata)

• Ficou assim:

• City tour: 35 soles

• Maras e Moray: 45 soles

• Valle Sagrado: 70 soles (com almoço incluso)

• Van para a Hidrelétrica: 60 soles

• Montanha colorida e valle rojo de quadriciclo: 200 soles (incluso café da manhã e almoço)

• Comprei o boleto turístico completo na prefeitura: 130 soles (indico ir aos museus que estão inclusos, são pequenos, mas gostei)

• Em Maras, na Montanha Colorida e em Qoricancha (city tour) tem que comprar os ingressos na hora, não estão inclusos no boleto.

• O sistema para a compra do ingresso de Machu Picchu mudou. Comprei desde Janeiro, no dia que abriu a venda para MAIO e no mesmo dia várias datas estavam esgotadas. TEM QUE COMPRAR MUITO ANTES. Lá, pessoalmente, parece que não estão vendendo para o mesmo dia mais. Tem que chegar com 2 ou 3 dias de antecedência em Águas Calientes para tentar comprar.

6 - ALIMENTAÇÃO:

A comida peruana é MARAVILHOSA. Não senti falta de nada do Brasil, nada. Comi muito bem. É tudo muito bom e bem servido do mais barato ao mais caro.

Comi de tudo e em tudo quanto é lugar. Comi nos mercados e em restaurantes mais turísticos, mas vou deixar algumas indicações:

• Lima:

• Al toke Pez - hypado e vale a pena a fama. Foi o único ceviche que comi, não dá nem pra comparar com outros lugares, mas achei bom.

• Manolo: o churros é uma delíciaaaaa.

• Restaurante Huaca Pucllana: o que valeu a pena foi um suspiro limeño que tava DIVINO

• Huaraz: comi no mercado mesmo, 15 soles uma sopa imensa e gostosa.

• Huacachina: comi uma lasanha muito boa no Wild Olive

• Paracas: Na reserva Nacional para pra um almoço na Playa Lagunillas, nos restaurantes que são bem "pega turista", mas pedi um arroz com mariscos no restaurante "El Che" que foi uma das melhores coisas que comi na viagem (e é ENORME, duas pessoas comem tranquilamente)

• Arequipa:

• o queso helado mais gostoso realmente é o da Doña Rosa no Mercado San Camilo, maravilhoso.

• No mesmo mercado almocei um menu do dia por 10 soles com uma sopa de entrada e um pratão de arroz, batata frita, salada e costela de porco frita. achei ótimo

• Cusco: foi onde mais gastei com alimentação

• A melhor pizza que comi foi numa pizzaria pequena perto do Way Kap chamada "De Oto". Gente, a pizza é MARAVILHOSA. Fui a outra pizzaria famosa em Cusco depois, mas não chegou nem perto da de Oto. Arrisco dizer que foi uma das melhores que já comi na vida, tanto que repeti no último dia.

• Tem muito lugar em cusco que oferece o "Menu del dia" bem mais barato do que os que fui, mas tenho duas indicações boas: Pisco Peruvian Restaurante (perto da plaza de armas varia entre 25 e 35 soles com entrada, prato principal, sobremesa e bebida) e Casa Carbajal (36 soles também completo. A comida é maravilhosa)

• Gente, o Morena realmente vale a pena. O ambiente é ótimo, garçons ótimos, comida ótima, tudo ótimo (menos o preço, mas me dei o luxo nesse dia)

• Mercado San Blas: SÓ VÃO. Foi o melhor suco de morango que tomei na minha vida. E foi um suco simples, nem era dos mais especiais que tinha lá. O sanduíches que vendem para desayuno também são ótimos e baratos.

7 - EXTRAS:

• Não comprei chip de internet. Em algum momento durante meu planejamento descobri a GigSky e vi uma parceria com a VISA. Eles liberam alguns gigas de internet pra quem tem cartão visa e foi assim que me virei. Usei uns 3 cartões diferentes e ganhei cerca de 5gb pra usar. É pouco, mas foi o suficiente para mim durante todos os dias porque na rua só usava mapa e whatsapp, o resto era wifi. Funcionou super bem, eles usam a rede da Movistar então foi tranquilo.

• EU não me arrisco viajar sem seguro, fechei aqui (https://www.segurospromo.com.br/) e foi coisa de R$130,00

• IMPORTANTE: levem soro para o nariz. Eu não levei e sofri, tive que comprar lá caro pq tava impossível. Protetor solar e hidratante labial também são INDISPENSÁVEIS. O Sol QUEIMA MUITO

• Para compras: deixem para comprar em Cusco, bem mais barato.

• Para chocolate, sal, comidas: Mercado San Pedro

• Lembrancinhas em geral: Artesanias Asunta (loja na frente da pedra de 12 ângulos)

• LEVEM Tênis/bota de trilha. INDISPENSÁVEL. Principalmente se for fazer as trilhas de Huaraz, descer/subir Machu Picchu pela trilha. Eu fiquei muito em dúvida se compraria ou não, mas no final acabei comprando um tênis da ecosavety e valeu a pena (https://www.botasecosafety.com.br/tenis/tenis-nobuk-preto-com-vermelho-ecosafety-e-400 parceiro=3225&variant_id=5374&gad_source=1&gad_campaignid=20643487826&gbraid=0AAAAADATGSKJNzaAFmgmHPNh4BNO9b_3M&gclid=Cj0KCQjw54nRBhDCARIsAMcY_SAKei24dbv5iJHqbDiML24VZPV7ruEKKEKfXQo-tHvknIn4hU-R3RgaAgiVEALw_wcB) . Escorreguei várias vezes mesmo com ele, imagina se tivesse com tênis normal. (Comprei o tênis por acreditar que vá usar mais, mas hoje eu levaria uma bota de cano alto, virei o pé várias vezes tbm, acho que a bota seria mais segura.)

• ÁGUA MINERAL: gente, a água lá é horrível. Tem gosto e não mata a sede. Experimentei várias marcas e todas ruins. Peguei uma dica no tiktok indicando uma e realmente foi a melhorzinha: San Luis. Foi a mais passável

• Em Cusco tudo é mais caro. O mercado com melhor preço que achei foi o Órion

8 - ORÇAMENTO FINAL: +/- R$9.815,00

Eu anotei cada centavo que gastei nessa viagem pra fazer um balanço e saiu até mais em conta do que eu tinha planejado.

Ficou assim (valores arredondados):

• TRANSPORTE: R$3.280,00

• Voo Lima x SP x Lima: R$1.800,00 (paguei um extra de bagagem de mão e o seguro para reembolso)

• Cusco x Lima: com milhas, paguei só a taxa de embarque

• Transporte interno (uber, ônibus): R$980,00

• Van hidrelétrica: 60 soles = R$90,00

• Trem de volta Águas calientes x Ollantaytambo: R$250,00

• Ônibus de subida Machu Picchu: 12 dólares (desci pela trilha) = R$62,00

• ALIMENTAÇÃO: R$2.400,00

Aqui foi um tópico que não economizei, principalmente em Cusco. Comi todos os dias na rua, não cozinhei. Comprei algumas coisinhas no mercado tipo chocolate e biscoito, água mais mesmo para comer nos transportes.

• Eu tinha feito uma conta de gastar cerca de 100 soles (R$150,00 por dia). Alguns dias gastei mais, outros menos. No final, o total deu até menos do que pensei.

• PASSEIOS: R$1.950,00

• Aqui incluí todos os guias, os ingressos, passeios no geral

• HOSPEDAGEM: R$1.070,00

• EXTRAS: R$1.115,00

• Lembranças: R$900,00 (caramba, tomei até um susto, não sabia que tinha gastado tanto kkkk)

• Outros gastos: R$215,00

Enfim. Acho que é isso. Ficou bem maior do que imaginei kkkkk
Qualquer dúvida, podem perguntar.

Foi uma experiência ótima.

Featured Replies

No posts to show

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.