Ir para conteúdo

San Andrés


Posts Recomendados

  • Membros
cienfuegos

Perguntei do carro pois um rapaz disse que alugou uma moto e que valeu bastante à pena. Como eu não ando de moto o carro seria uma outra opção. Os carrinhos de golf podem circular até um certo horário, me limitaria, mas certamente será a opção que definitivamente utilizarei.

 

Não tem muito o que fazer fora do centro à noite. Tem alguns lugares que dá pra ir de táxi. Realmente não vejo necessidade de gastar com aluguel de carro.

 

As compras já vi pessoas comentarem que vale levar altas somas pois é BEM barato, outros comentam que não se difere muito dos fre-shops uruguayos ou argentinos. Ainda continuo com dúvidas...

 

Como já comentamos anteriormente aqui no tópico, o que vale a pena comprar: vestuários (roupas, tênis, etc), cosméticos (perfumes, cremes, etc.), acessórios (relógios, óculos, etc.). O que não vale a pena comprar: eletrônicos no geral, pois há relatos de coisas falsificadas, falta de produtos de qualidade e/ou preços não muito atrativos.

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, publiquei um relato sobre uma viagem que fiz a San Andrés e Providência. Para verificar, consultem: san-andres-e-providencia-nov-2012-t76902.html.

Abaixo, segue parte do relato publicado, especialmente sobre como chegar e onde se hospedar.

 

"Antes de prosseguir, registro que esta foi a segunda viagem que fiz com minha esposa a San Andrés. Nossa primeira viagem foi em 2008, quando passamos 3 maravilhosos dias nesta bela ilha. Gostamos tanto que resolvemos retornar para conhecer, também, a fantástica ilha de Providência.

Também é importante registrar que não demos sorte com o tempo nas 2 ilhas. Infelizmente, a época (outubro a janeiro) é de chuva e vento, o que acabou por estragar um pouco a viagem. Pegamos vários dias de chuva e tempo nublado, deixando de fazer vários passeios. Pior. A parte do mar que fica próximo as praias estava com as águas meio sujas, por conta dos detritos que chegavam no mar por conta das chuvas, especialmente em Providência, que é uma ilha vulcânica. Mas, chuvas à parte, deu para aproveitar o suficiente as 2 ilhas.

Mas, de antemão, deixo a dica: evitem viajar para o Caribe entre os meses de outubro a dezembro e talvez janeiro. Este já foi o 3º ano seguido que viajamos para o Caribe em novembro. Nos outros anos demos sorte (fomos à Bonaire, Aruba, St. Martin, Anguila, Sata), pegamos um ou outro dia de chuva. Nada que estragasse. Mas, desta vez, a chuva e tempo nublado foram mais intensos.

 

Pois bem, nossa viagem ocorreu entre os dias 15/11/2012 e 25/11/2012.

 

A seguir, repasso as informações que julgo importantes para quem quiser ir (além das suprarelatadas):

 

1- VOOS - CHEGADAS

 

a) Para chegar em Bogotá, fomos de milhas TAM. 15000 pontos por trechos. É importante que se saiba que a TAM não faz mais São Paulo-Bogotá, quem faz é a LAN. Então, no trecho nacional até Guarulhos, fomos de TAM e de lá até Bogotá, fomos de LAN, uma ótima companhia. Para quem voa muito de TAM, como eu e minha esposa, sabe que para voos da própria TAM, dentro da América do Sul, não há restrições de assentos. No entanto, a LAN tem assentos limitados para passagens compradas com milhas. Portanto, se for usar os pontos da TAM, compre no limite dos 90 dias anteriores ao voo em que a TAM permite comprar, para poder conseguir vaga no avião da LAN.

b) Não tinhamos tempo para ficar em Bogotá. Então, para chegar em San Andrés, procuramos um voo imediato a nossa chegada em Bogotá, às 18:40h. Conseguimos um voo da LAN para ás 01:10h da madrugada, chegando em San Andrés às 03:15 da madrugada. Fomos de milhas Lan. Compras pelo site http://www.lan.com.

3) Para chegar em Providência, compramos passagens pela companhia aérea SATENA, por seu próprio site: http://www.satena.com. Super tranquilo. Custo de $ 429000,00 para 2 pessoas, ida e volta.

4) Volta de San Andrés a Bogotá pela AVIANCA (http://www.avianca.com). O voo da LAN de retorno ao Brasil sai de Bogotá às 05:35 horas. Pegamos o voo da Avianca das 22:20h, que chegou em bogotá umas 00:30h.

 

2- HOSPEDAGEM

 

a) San Andrés. Ficamos hospedados em 2 locais diferentes, um na chegada e outro na volta de Providência.

- Hostal Mar Y Mar. Email: marymarsanandres@gmail.com. F: +573176572436. End.: Av. Colômbia 1-32. Proprietários: Javier e Clara. Preço de $ 120000 (uns U$S 67,00) pesos colombianos, sem direito a nenhuma refeição. Reservamos pelo booking.com (nota de avaliação no booking.com acima de 9). É uma pousada nova, inaugurada há poucos meses. Só possui 3 quartos, com mais um sendo construído. Os quartos possuem ar condicionado, frigobar, TV de tela plana com canais a cabo, água quente, microondas. O quarto é muito novo. A localização da pousada não é no centro. Fica num local super tranquilo, perto do hotel Decameron Mariland (se não me engano). Creio que do hostal até o centro, são cerca de 1000 metros de uma caminhada tranquila pela peatonal (calçadão da beira mar). A praia peatonal fica bem perto da pousada. Seus proprietários, Javier e Clara, são excelentes. Super prestativos. Como exemplo da boa vontade deles, citamos a tentativa de reservar alguns passeios para nós, e o fato de guardarem nossas malas quando fomos para Providência. Para a chegada a San Andrés, o Javier tinha reservado um taxi para nos buscar por $ 18000 (uns US$ 10,00). Viajamos tranquilos. Porém, quando chegamos, o tal taxista não estava lá com uma plaquinha com nossos nomes. O Javier também tinha nos dito que qualquer problema, podíamos ligar para ele. Então, liguei. De pronto ele falou que o taxista dormiu e ele mesmo foi nos buscar sem nos cobrar nada por isso. Um detalhe importante é que o hostal não tem nome. Portanto, é bom mesmo reservar um taxi com o Javier. O curioso é que os taxistas de San Andrés são meio perdidos. Não sabem direito onde são as pousadas mais simples. Tivemos problemas para encontrar a pousada Cli´s Place , quando voltamos de Providência. Por último, vale a observação de que o hostal não possui internet WIFI disponível, o que acaba fazendo falta.

 

- Posada Nativa Cli´s Place. Email: luciamhj@hotmail.com. F: 57 (8)5120591. Celular: 573144908850 e 573176559775. Preço: $ 100.000,00 pesos bolivianos pela diária. Localizada bem no centro de San Andrés, na avenida 20 de Julio. Para achar, fique atento a uma praça que tem na avenida uma quadra antes da praia. A pousada fica ao lado da praça. Tem o nome pintado num muro. Também é uma ótima opção para ficar em San Andrés. Os quartos não são tão bons e novos como os do Hostal Mar y Mar, mas atendem. Ficamos num quarto com ar condicionado, TV. A água é fria. Não tem frigobar, mas tem uma cozinha à disposição, podendo utilizar a geladeira e fogão para cozinhar. A dona da pousada, a senhora Cleotilde, é uma simpatia só. Ficamos apenas 2 dias nesta pousada, quando retornamos de Providência, mas a recomendo bastante se você não se importa com o luxo dos grandes hoteis. Para mim e minha esposa, o que importa é o lugar. Hotel, basta ter uma boa cama e um com ar condicionado (a ilha é bem quente).

 

b) Providência

- Hotel Sirius. Site: http://www.siriushotel.net. Email:info@siriushotel.net. F: 0057-8-514-8213. Gerente: Sr. Paulino. Preço da diária de um quarto de casal: $ 165000,00, com café da manhã. Preço este conseguido depois de chorar muito. Ele queria nos cobrar cerca de $ 185000,00. O hotel Sirius é muito bem localizado e tem um excelente custo benefício. Fica na Bahia Suroeste da Ilha (southwest bay), a maior praia da ilha (uns 500 metros de areia). O hotel fica a beira mar. Para os mergulhadores, como nós, ele é excelente, porque possui um centro de mergulho próprio. O Paulino, gerente do hotel (o dono do hotel é um Suíço de 25 anos que o recebeu de herança e vive na Suíça) é super gente fina. Quando chegamos ao hotel nos levou ao restaurante, onde há um mapa da ilha, explicou um pouco sobre a ilha e o que havia para se fazer. Explicou que Providência está fora dos grandes centros de turismo, daí não possuir grandes hoteis. De fato, constatamos que a ilha tinha poucos turistas, quando comparado com San Andrés. O Paulino ainda nos deixou ingressar no quarto do hotel ainda na parte da manhã, por volta das 10h e fazer o checkout por volta das 15 horas, já que nosso voo era perto das 17 horas. Quanto ao hotel em si, ele poderia estar mais bem cuidado. Os quartos possuem ar condicionado, TV, frigobar e são bem espaçosos. Dormimos numa cama gigantesca, equivalente a 2 de casal normal. No entanto, notamos que alguns quartos necessitam de pequenas reformas. A parte externa do hotel também necessita de um pouco mais de cuidados. Creio que é porque talvez o Paulino não tenha autonomia para gastar com reformas. O dono do hotel raramente vai a ilha e segundo o Paulino só quer saber do que foi apurado. Quanto ao café da manhã, é razoável. É meio estilo americano. Frutas, suco, café, ovo, manteiga, geleia e pão. De qualquer forma, o hotel Sirius é altamente recomendável, principalmente por estar de frente para um mar maravilhoso e ter acomodações suficientes para quem quer ter dias relaxantes na frente do mar maravilhoso do caribe."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

De Bogotá até San Andrés são cerca de 2 horas de avião. De Cartegena até San Andrés, creio, são cerca de 1,5 horas, se o voo for direto.

San Andrés está quase na Nicarágua, bem longe da Colômbia.

Não sei se há barco para lá a partir de Cartagena ou vice-versa. Mas, mesmo que haja, eu não recomendaria. É longe demais e você perderia muito tempo no mar.

A passagem a partir de Bogotá custa cerca de US$ 130,00 se você comprar com antecedência. Tente as companhias LAN, AVIANCA E COPA. Algumas delas ou todas, não sei ao certo, também fazem o trecho a partir de CArtagena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Eu pretendo ir para Colômbia em Fevereiro no máximo em Março, mas eu vou por agência, sendo que a minha agente sempre tem roteiros bem interessantes e flexíveis onde eu consigo incluir o meu roteiro pessoal e, apesar do custo maior, ela sempre consegue ótimos preços de pacotes.

Eu já li vários tópicos, mas todos de um ano para cá, pois além do meu tempo estar curto para planejar, eu penso que muito para trás as infos ficam meio desatualizadas.

Sendo assim, eu gostaria de confirmar algumas questões de quem foi agora e outras que eu ainda tenho dúvidas.

 

Vamos lá...

 

1) Faz diferença a ordem dos lugares: Bogotá, Cartagena e San Andres? (Saindo do RJ)

2) 3 dias em Bogotá, 3 dias em Cartagena e 4 dias em San Andres são suficientes? (Eu nunca fiz mergulho e no máximo faria aquele de superfície com máscara)

3) Eu só posso gastar até 7 mil de Brasil-Colômbia / Colômbia-Brasil, ou seja, tudo mesmo, desde o pacote até todos os gastos diários, passeios e compras no período da viagem. É suficiente ou eu ficarei apertada?

4) Eu tenho que levar dólares e trocar por pesos colombianos para tudo ou apenas para os gastos básicos (como alimentação e ingressos) e o restante eu pago diretamente em dólar? E VTM é muito bem aceito, assim como cartões de crédito (principalmente Mastercard)? (Eu não tenho dólares...teria que comprar...tanto VTM como papel moeda - e pelo visto peso colombiano no RJ eu não vou encontrar)

5) É recomendado algum outro lugar como Villa Leyva? (Me parece apenas um centro histórico que não compensa o custo de deslocamento)

6) Não ir para Providencia é uma perda muito grande? (Me parece similar a San Andres, só que com mais opções de mergulho para quem pratica)

7) Os passeios de barco compensam ser comprados diretamente no porto e estes passeios são recomendados se realizados por lanchas e não por barcos (por serem lotados como uma escuna)?

 

É isso (tudo)! :)

 

Abraços,

 

*Ah...só mais uma pergunta: Pelo que eu já conversei com algumas pessoas e eu li nos tópicos, esses 3 lugares não precisam de muito planejamento para montar um roteiro, já que são cidades com tudo muito central e que é possível fazer tudo à pé ou alugando carrinho de golf (Bogotá / Cartagena) e lancha (San Andres), certo ou errado?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Angélica.. Respostas:

 

1) A ordem é essa mesmo, Bogota, Cartagena, San Andres ( veja que alguns voos, mesmo saindo de Cartagena fazem escala em Bogota ( Hub da Avianca ), mas não é possivel fazer stopover.

 

2) Sim, dias suficientes.

 

3) Grana mais do que suficiente considerando 10 dias apenas.

 

4) Somente Peso em Bogota e Cartagena. EM San Andres alguns Dutty Free aceitam Dollar. Leve Dollar e troque em Bogota, que será o melhor cambio.

 

5) Todo lugar novo e desconhecido é interessante de ser visitado, entretanto Leyva realmente é fora de mão. A não ser que vá de aviao. Se fosse pra escolher outro lugar, iria pra Medellin.

 

6) Todo lugar novo e desconhecido é interessante de ser visitado, so que realmente Providencia é mais roots que S.Andres.

 

7) Em Cartagena, compre diretamente no porto e faça a opção por lancha rapida ( muito mais rapido, pois no trajeto não a muito o que ver ) para conhecer a Playa Blanca e Rosario. Em San Andres, barco so se for mergulhar, pois a Ilha e suas praias ja te oferecem programas suficiente para 4 dias.

 

Ultima pergunta: Errado, muito errado!! Planeje, pesquise, leia relatos, guias etc. Bogota é uma cidade de 8 milhoes de habitantes ( maior que BH por exemplo ), cartagena tem a cidade nova e a cidade velha ( amuralhada ) e elas são bem distantes uma da outra. Mesmo na cidade amuralhada, andar pé é desgastante. San andres é uma ilha de 26 km² e la sim, carrinho de Glf ou motinha são as boas pedidas.

Veja, seu conceito estava todo errado em relação as cidades. Por isso é muito importante pesquisar, reunir o maior numero de informações, saber onde ir, comer, dormir como se locomover etc. Achar que ir pra qualquer lugar sem planejamento é facil cria os mitos e fracassos de uma mochilada.

 

Boa pesquisa, otima leitura e uma excelente trip!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Angélica, tentarei te ajudar dentro do possível.Vamos lá.

"1) Faz diferença a ordem dos lugares: Bogotá, Cartagena e San Andres? (Saindo do RJ)"

Não conheçi Bogotá, mas conheci bem Cartagena e San Andrés. Eu faria exatamente na ordem indicada.

 

"2) 3 dias em Bogotá, 3 dias em Cartagena e 4 dias em San Andres são suficientes? (Eu nunca fiz mergulho e no máximo faria aquele de superfície com máscara)"

FAlarei do que conheço. Para Cartagena, acho bem a conta. Se você ficar 3 dias inteiros, acho que será suficiente. Para San Andrés, se você ficar os 4 dias inteiros, dará para aproveitar bem também se você não pretende gastar uns 2 dias só com compras (rsrsrsrs). Dá para fazer passeios como volta a ilha de moto ou carro, Cayo Bolivar, John Cay e Aquario, entre outros.

 

"3) Eu só posso gastar até 7 mil de Brasil-Colômbia / Colômbia-Brasil, ou seja, tudo mesmo, desde o pacote até todos os gastos diários, passeios e compras no período da viagem. É suficiente ou eu ficarei apertada?"

Eu acho que se você não for ficar em hoteis caros, acho que dá. Eu mesmo fiquei em pousadas, com bons preços (veja as informações acima).

 

"4) Eu tenho que levar dólares e trocar por pesos colombianos para tudo ou apenas para os gastos básicos (como alimentação e ingressos) e o restante eu pago diretamente em dólar?

E VTM é muito bem aceito, assim como cartões de crédito (principalmente Mastercard)? (Eu não tenho dólares...teria que comprar...tanto VTM como papel moeda - e pelo visto peso colombiano no RJ eu não vou encontrar)"

Acho que não é uma boa idéia levar VTM para San Andrés. Talvez seja aceito em Cartagena. Eu levaria só dólares e lá trocaria por pesos colombianos. Cartões de crédito, como visa, amex, e mastercard, são bem aceitos."5) É recomendado algum outro lugar como Villa Leyva? (Me parece apenas um centro histórico que não compensa o custo de deslocamento)"

Nâo conheço.

 

"6) Não ir para Providencia é uma perda muito grande? (Me parece similar a San Andres, só que com mais opções de mergulho para quem pratica)"

Para mim é uma perda imensa. Providência é uma ilha muito diferente de San Andrés.Enquanto San Andrés tem uns 90.000 habitantes, providência tem apenas uns 4500. Enquanto Providência é uma ilha vulcânica, com muita mata, San Andrés é uma ilha coralínea, bem mais plana. Providência tem um povo mais acolhedor, que te cumprimenta na rua. Providência não é uma ilha muito turística. Não possui grandes redes de hoteis, apenas pousadas (algumas muito boas). San Andrés possui grandes resorts e tem turismo de massa. As belezas das ilhas também são distintas. O mar de San Andrés é mais azul, enquanto o de Providência é mais verde. Ambos, são maravilhosos. De fato, Providência é melhor para mergulho. Mas, a ilha não vive só de mergulho. Tem muito o que fazer, como ótimas praias, trilhas, e muito mar para tomar aquele banho caribenho. Providência é fantástica. Se você ler alguns relatos postados aqui no mochileiros, muitas relatam que quando retornam para San Andrés, esta ilha meio que perdeu a graça. E eu concordo plenamente. Gosto é subjetivo, mas garanto que se você for a Providência, não se arrependerá. 3 dias lá, dá para conhecer legal.

 

7) Os passeios de barco compensam ser comprados diretamente no porto e estes passeios são recomendados se realizados por lanchas e não por barcos (por serem lotados como uma escuna)?

É fácil comprar os passeios de barco. Em San Andrés, vc compra em qualquer lugar (no cais, na rua, nas agências, nos hoteis). Em Providência, você compra no próprio hotel.

 

"*Ah...só mais uma pergunta: Pelo que eu já conversei com algumas pessoas e eu li nos tópicos, esses 3 lugares não precisam de muito planejamento para montar um roteiro, já que são cidades com tudo muito central e que é possível fazer tudo à pé ou alugando carrinho de golf (Bogotá / Cartagena) e lancha (San Andres), certo ou errado?!"

 

Quanto a Cartagena, acho que lá é melhor andar de taxi. Dentro da ciudad amurallada, você anda a pé. Em San Andrés, você anda a pé e, para dar a volta na ilha, aluga carrinhos de golf ou moto (scooter). Em Providência, é bom alugar uma scooter também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leo e Copaes,

 

Super obrigada pelas dicas!

 

Eu estou me sentindo meio perdida, pois ao contrário das últimas viagens que eu planejava com pelo menos 3 meses de antecedência, agora eu tenho apenas 1 mês, pois eu tive que marcar férias de uma semana para outra.

 

Gosto de pesquisar bastante e eu sempre pego os guias do fórum e insiro todas as demais infos que eu vou lendo no fórum, na internet e guia comprado, e após, eu monto um roteiro com todos os pontos já divididos por dia de acordo com a localização dos lugares nos mapas.

 

Mas eu tenho receio de não conseguir fazer tudo isso em tão pouco tempo e eu estou ficando ansiosa! Rs

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...