Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Roupas Técnicas para o Frio

Postado
  • Membros

Li uma vez que o corpo humano foi projetado e estava muito mais equipado fisiologicamente para o calor do que para o frio. Possivelmente pela origem africana da raça humana. Assim temos o suor que é um eficientíssimo meio de dissipar o calor.

Para o frio precisamos inventar as roupas. Quanto mais frio mais roupas e maior o peso. Mais recentemente as roupas tecnicas diminuiram muito a relação peso/eficiência, o que é especialmente importante para trekking e montanhismo. Outra questão é o volume. Roupas para frio normalmente são volumosas jogando as mochilas para a faixa de 70 - 80 litros para cima.

Este tópico é para trocarmos idéias sobre este assunto. Cada um pode dar seu testemunho sobre roupas técnicas de frio ou a combinação delas (3 peles).

Vou começar a falar de algo que gosto bastante e que custo/peso/benefício sempre achei muito vantajoso:

BALACLAVAS

É aquela coisa que alpinista, explorador polar, terrorista e bandido adora: uma máscara normalmente negra que só deixa os olhos de fora. Daí uma ressalva: não dá muito para usar numa cidade mesmo que esteja bem frio, a não ser que queira a polícia atrás de você!

O que mais gosto na balaclava é sua extrema versatilidade: podemos usar como a máscara protegendo toda a cabeça ou apenas para proteger o pescoço, no lugar de um cachecol, ou ainda como um gorro (tudo bem que furado).

A cabeça é onde mais geramos calor e o perdemos. Daí aquele antigo ditado que diz: se está sentindo frio nos pés use um chapéu.

Para cada uso uma espessura de tecido e tipo de material. Para frio abaixo de zero um de Polartec bem grosso. Gosto muito daquelas de Polartec Powerstretch porque são confortáveis e flexíveis.

Sempre compre uma que não fique apertando muito sua cabeça ou seu pescoço impedindo o movimento dele. Deve ser num tamanho bem ajustado mas sem folga .

Outra coisa que a experiência me mostrou ser muito útil são dois furinhos na altura do nariz para fazer que o ar expirado saia por estes orifícios. Especialmente para quem usa óculos (como eu) é um achado. O vapor no ar quente da expiração sai por cima e embaça o óculos que estão com as lentes frias. Os orifícios evitam ou diminuem este problema. Na hora de dormir com a balaclava tb faz a diferença. O ar quente da expiração rapidamente começa a incomodar.

A balaclava no trekking sempre me foi especialmente útil a noite, nos Andes, quando a temperatura baixa bem. Na hora do sono pode ser um auxílio precioso se a temperatura ficar abaixo daquela de conforto do seu saco de dormir. Sua noite vai continuar desconfortável, mas vai ser bem melhor que sem a balaclava.

Durante o dia pode ser utilizada baixada, apenas para proteger o pescoço. Se o frio e o vento apertar bem então passamos a usar como máscara. Se perder o boné ou chapéu, faça dele um gorro.

Aqui no Brasil tranquilamente pode ser usada numa noite fria de inverno nas montanhas, PP, peterê, Serra Fina...

• Respostas 97
  • Visualizações 44.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• daniel_gonzaga
    daniel_gonzaga

Concordo com boa parte do texto exceto pela camiseta de algodão....tem q ser algo sintético ou uma segunda pele ja (mesmo q seja simples) Com relação a Outdry Extreme acredito q irá superar o gtx

• Li uma vez que o corpo humano foi projetado e estava muito mais equipado fisiologicamente para o calor do que para o frio. Possivelmente pela origem africana da raça humana. Assim temos o suor que é u

• Carla Tavares
    Carla Tavares

Concordo com o colega acima, ao dizer que as Blusas e Calças Térmicas Thermoskin da Curtlo são maravilhosas. A loja 91 Meias e Acessórios Roupas para Frio vende roupas térmicas da Curtlo. Fica na

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Vamos por partes...

Quanto maior o frio menos impermeável precisa ser...

Quando o frio e intenso vc tem a neve seca... Literalmente um pó... Antes de entrar em qualquer lugar basta dar uma chacoalhada forte e tira a neve de fora...

Realmente usar muitas camadas e um porre dependendo onde for e como for a viagem.

Mas ao menos 3 deve usar... A interna mais leve para te dar conforto dentro dos locais vc mantém.

Se quiser a de menor volume procure uma em merino wool.

A segunda e um fleece leve. Eu acho ela obrigatória... Pq? Vc não vai querer ficar lavando toda hora a jaqueta pesada. E ela impede que o suor que vai atravessar as vezes a primeira camada suje sua jaqueta pesada.

Além disso fazendo esportes ainda mais cross country no pico do dia usaria so essas duas camadas.

Quanto a externa procuraria uma jaqueta grossa de pluma de ganso. Se tem medo do frio procuraria uma parka, se sabe conduzir o feio melhor uma jaqueta mesmo.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Me parece uma boa jaqueta, se vai aguentar -40 não sei...

A calça de ski tem algum forro ou é apenas nylon? Lembre-se do sistema de três camadas, segunda pele, fleece e nylon.

Postado
  • Membros

Opa, a calça de ski tem um revestimento de fleece por dentro. Comprei segunda pele merino, pois a que comprei na decathlon não foi suficiente para o frio de grau...

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros
Salve!

Pessoal preciso de ajuda, estou morando em Winnipeg,CA e vou pegar meu primeiro inverno, pra quem não conhece essa cidade aqui o frio é extremo onde chega a fazer -40 a -45 no inverno, então estou procurando um casaco para encarar esse frio, se alguém tem alguma dica agradeço desde já.

Sei sobre o sistema de camadas, mas não posso encher de camadas e ter que tirar tudo ao entrar num local aquecido, acredito possa ter um modelo que possa ser usado com apenas duas camadas incluindo o casaco que procuro.

As principais características que preciso é isolamento térmico e que seja impermeåvel, acredito eu, pois não irei praticar esportes com ele.

Irei praticar Cross-country skiing mas aí acho que vou procurar outro casaco com mais respirabilidade caso esse que procuro seja muito quente.

Se alguém quiser indicar uma bota para neve que suporte temperaturas abaixo de -20 agradeço também...

Calça eu já comprei uma para ski que parece ser muito quente...

Muito obrigado!

E sem querer mudar MUITO de assunto...

Vocês sabem me dizer onde vende no Rj? Moro na ZS...

Obrigada!!!

Postado
  • Membros
Salve!

Pessoal preciso de ajuda, estou morando em Winnipeg,CA e vou pegar meu primeiro inverno, pra quem não conhece essa cidade aqui o frio é extremo onde chega a fazer -40 a -45 no inverno, então estou procurando um casaco para encarar esse frio, se alguém tem alguma dica agradeço desde já.

Sei sobre o sistema de camadas, mas não posso encher de camadas e ter que tirar tudo ao entrar num local aquecido, acredito possa ter um modelo que possa ser usado com apenas duas camadas incluindo o casaco que procuro.

As principais características que preciso é isolamento térmico e que seja impermeåvel, acredito eu, pois não irei praticar esportes com ele.

Irei praticar Cross-country skiing mas aí acho que vou procurar outro casaco com mais respirabilidade caso esse que procuro seja muito quente.

Se alguém quiser indicar uma bota para neve que suporte temperaturas abaixo de -20 agradeço também...

Calça eu já comprei uma para ski que parece ser muito quente...

Muito obrigado!

E sem querer mudar MUITO de assunto...

Vocês sabem me dizer onde vende no Rj? Moro na ZS...

Obrigada!!!

Oi Luana,

Você pode encontrar na Decathlon.

Pra onde você vai viajar? Talvez seja mais barato comprar fora do país. ..

Abraço.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Buenas Marcelo, tudo bem?

Depende da época e quais atividades irá fazer nesses lugares que visitar.

Eu trocaria esse Parka Acampar Ushuaia por um fleece mais quente.

Essa Blusa Zip Thermo Fleece me parece inferior a esse modelo http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-homem/roupas-de-frio---camada-2/blusa-fleece-masculina-forclaz-500-quechua_39663?skuId=1406347

Eu tenho esse fleece quechua e uso como segunda camada para uma jaqueta sem isolamento com temperatura abaixo de -20 sem problemas.

Pense em comprar esses produtos por lá, creio ser mais barato.

Boa trip,

Abraço.

Postado
  • Membros

Marcelo, só uma dica: Se possível, deixe para comprar tudo durante a tua trip.

Pela ordem que tu escreveu, tu começa pelo Chile, certo? Então dá uma olhada nessas lojas aqui:

http://www.andesgear.cl/index.php?route=common/home

http://www.lacumbreonline.cl/

https://tatoo.ws/cl/home

Essa última tem também lojas nos outros países que tu vai visitar.

Vai te custar mais barato e te oferecer qualidade superior! Essa diferença tu usa pra gastar na viagem! :)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.