Ir para conteúdo

Alimentação para trekking de 10 dias ou mais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Olá André!

 

Boas dicas sobre nutrição esportiva. Muito pertinentes e as situações, reais.

 

Abraços!

 

Boas, mesmo. Eu transpiro muito e alem da água perco muito sal. Na minha estada na Ilha Grande a minha maior preocupação era repor ambos de maneira adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Macarrão instantâneo tem muita gordura vegetal hidrogenada, é somente carboidrato, sem nenhuma significância nutricional.

 

Entretanto, ingerido somente com sal de cozinha não faz tanto mal, desde que seja consumido moderadamente (01 ou 02 pacotinhos por semana).

 

O veneno é o tempero que vem naquele saquinho aluminizado! ::bruuu::

 

Tem uma coisa lá que se chama "glutamato monossódico" que é muito prejudicial a saúde.

 

Vejam abaixo um pequeno texto sobre este horrível composto alimentar.

 

http://www.nutrihealth.com.br/blog/?p=23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Excelente tópico com informações importantíssimas.

 

continuando no Off-Criado, um trecho que vale a pena no link citado pelo amigo marcosmm:

 

Porém, pesquisas científicas realizadas posteriormente não confirmaram a relação entre o consumo de alimentos contendo MSG e a “Síndrome do Restaurante Chinês”. Assim, atualmente, associar a “Síndrome do Restaurante Chinês” ao consumo de alimentos contendo MSG é considerado incorreto e ultrapassado.

 

“Síndrome do Restaurante Chinês”: dor de cabeça (cefaléia), ondas de calor, vermelhidão facial, formigamento e rigidez na parte posterior do pescoço, opressão torácica, moléstias gástricas como náuseas e vômitos, taquicardia e alterações de humor

 

MSG: "Glutamato Monossódico

 

Da mesma forma, esporadicamente tem surgido especulações sobre a relação entre a ingestão de MSG e doenças degenerativas cerebrais tais como Alzheimer, Isquemia e Parkinson. Também tem sido sugerido que o MSG é responsável por uma série de condições de saúde como hiperatividade em crianças, obesidade, reações alérgicas, asma, câncer e enxaqueca. Entretanto não existem evidências científicas que comprovem que tais doenças tenham sido causadas pelo MSG.

 

 

Lembrando-se sempre que tudo em excesso faz mau a saúde. ::otemo::

 

Voltando ao tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Excelente tópico com informações importantíssimas.

continuando no Off-Criado,...

Porém, pesquisas científicas realizadas posteriormente não confirmaram a relação entre o consumo de alimentos contendo MSG e a “Síndrome do Restaurante Chinês”. Assim, atualmente, associar a “Síndrome do Restaurante Chinês” ao consumo de alimentos contendo MSG é considerado incorreto e ultrapassado.

.... Lembrando-se sempre que tudo em excesso faz mau a saúde. ::otemo::

Voltando ao tópico...

Certíssimo Salese.

As especulações sobre o Glutamato surgiram em 1968 (!!) e até hoje todos os experimentos cientifícos não provaram nada em humanos, incluindo crianças. É totalmente aprovado pelas agências europeias e FDA americano. Não vou me estender porque surgiram as controvérsias...

E tudo em excesso faz mal, inclusive "Água". Que foi aonde surgiu a variação deste tópico. Daí se eu publicar que pacientes "morreram de água", alguns vão transformar a notícia que água faz mal !!

Só para a galera saber: No meu dia a dia não coloco sal de cozinha na refeição, pois quanto menos sal, melhor. Em casa tempero com excesso de Alho e outros sabores. "Adão e Eva" não usavam sal. E os povos primitivos hoje não usam sal. E eles têm pressão baixinha por natureza ( 9/6, 8/5 cmHg ).

Porém num trilha, com gasto energético intenso, sal saíndo pelos poros, etc. TEMOS obrigação de repor. E neste momento não tem como ficar com preocupação de detalhes de corantes, conservantes, etc. Melhor ficar em casa, e comer na perfeição de um spa.

Aliás, há pouco tempo o pessoal "da roça", trabalhador de machado, comia supergurdoroso, gordura pesada, saturada, mas queimava tudo! não sobrava para depositar nas artérias. E a gordura hidrogenada que faz mal, comprovada, é a TRANS, se não tiver trans, ainda não tem nada contra a hidrogenização das gorduras. (desde que não tenha gorduras Trans).

 

Então temos que aprender a arte de levar muita caloria, (gorduras tem mais, carboidratos tem menos calorias, vide pagina anterior...), proteinas, alguma vitaminas, sais, tudo para REPOR o gasto de 10 dias de trekking, voltando ao tópico.

 

*Lógico: nesta "arte" podemos selecionar melhor, sem levar venenos..."

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Tenho alguns amigos que pedalam e pedalam muito.. todos eles costumam comer Nutella. Falam que é energético, saudável e gostoso( que é gostoso eu nunca duvidei). Será que para o Trekking seria interessante colocar um pote na mochila ou isso é so para o pessoal do Lance Armstrong?

 

Isto é horrível! Açucar....... Esquece isto.

 

Ciclistas obesos, porquanto gulosos, é que levam estas coisas hipercalóricas no pedal.

 

Anote: barras de cereias, banana desidratada, chocolate diet, figo seco, uva passa, banana in natura (fruta), batata tipo Rufles (o sódio é tão importante quanto os carboidratos).

 

Esqueça alimentos químicos, com corantes ou com muito açucar. Um bombom tipo sonho de valsa ainda vai para as emergências.

 

Dependendo da trilha, uma lasanha ou spaghetti a bolognesa um dia antes do pedal ou trekking é muito aconselhável (glicogênio).

 

Pedalo a 30 anos - atualmente MTB - e faço cicloturismo a 2 anos.

 

Atualmente pedalo em média 180 km/semana na BR 040 (trecho da CONCER em MG). Já cheguei a pedalar 300 km/semana.

 

OBS: tenho menos de 50 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

utilize SUUM ::cool:::'>

 

 

 

Olá André!

 

Boas dicas sobre nutrição esportiva. Muito pertinentes e as situações, reais.

 

Abraços!

 

Boas, mesmo. Eu transpiro muito e alem da água perco muito sal. Na minha estada na Ilha Grande a minha maior preocupação era repor ambos de maneira adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

costumo usar tbm provolone defumado, porem me disseram que o "CURADO" eh melhor e mais resistente que o defumado, qd fiz a travessia dos lencois maranhenses, meu queijo defumado virou uma verdadeira tragedia, 5 dias de caminhada sem sombras a cerca de 40 graus o derreteram ::dãã2::ãã2::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...