Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Um pulinho no Pacífico - Via Paso San Francisco/Los Libertadores (Argentina, Chile e Uruguai) 2012

Postado
  • Membros

Fala galera, blz ?

Troquei de emprego em 2010 e fiquei um bom tempo sem férias, consegui agora nesse ano realizar a "primeira viagem" nesse novo emprego.

Tinhamos tempo para fazer uma viagem de 30 dias, porém por problemas de acerto de datas, ficamos com no máximo 20 dias, inicialmente pensamos em fazer uma viagem passando pelo Paso San Francisco e voltar pela região dos Lagos, mas (putz, sempre tem um mas, não ?) D. Patroa teria que voltar de avião e com isso iria perder a passagem pelo Uruguai (seria minha terceira viagem por lá, sem contar a entrada com o Zeca em Chuy....heheheheh e ela ainda tinha tido só a primeira viagem, que na prática foi dormir e passear em Colonia e dormir e passear em Chuí, na prática só conhecia os "extremos").

Queria muito dividir essa viagem com ela e por isso, saímos com um planejamento aberto, infelizmente ou felizmente o Chile estava com um preço além do que tinhamos pensado e encurtamos o nosso tempo por lá, resolvemos curtir mais o Uruguai e foi ótimo, pois "passamos" em alguns lugares que tinhamos muito interesse em visitar.

Não tivemos problema durante a viagem com a Fazer, somente uma lâmpada que se queimou em Copiapó e só.

Como novidade resolvemos trocar os alforges da Gift por bauletos laterais da Givi, o E21, o que diminuiu a nossa "capacidade volumétrica", com isso minha capacidade de levar peças de reposição ficou diminuida, já tinha pesquisado sobre a viagem e na prática já iria levar pouca coisa.

Os bauletos laterais se mostraram bem práticos e facilitaram muito o nosso "check in e check out" dos hotéis...... heheheheheheeheheheheh.... o suporte para os bauletos laterais foram adquiridos novamente com o manivela (o bagageiro traseiro é feito pelo manivela e está conosco desde a viagem para Ushuaia em 2007) e sem dúvida nenhuma nos transmitiram a maior tranquilidade desde a hora da montagem (eu comi bola em um momento na montagem e espanei um parafuso que vai no chassi, a altura da trava do banco precisou ser "ajustada" pois não estava travando, tudo resolvido facilmente) até a hora de "abastecer" a moto com os bauletos(não, pra variar não fomos com o peso máximo recomendado....hehehehehehe.... deve ter passado um "pouquinho"....heheheh), a única dúvida seria o comportamento no rípio graúdo do Paso San Francisco, porém como previsto tudo saiu na maior tranquilidade.

Voltamos a usar o Pneu Sport Demon original da moto, já saiu com uns 2.000 km's rodados, pois o preço dela foi "promocionalmente" rebaixado (ah, pra quem não acredita na lei da oferta e da procura.... funciona...heheheh) uma vez que ficou só 40 dinheiros mais caro que o Sport Dragon e algo como 50 dinheiros mais caro que o ME Speed todos na medida original 130/70-17, já tinha aproveitado e trocado o dianteiro também, como previsto nenhum furo, nenhum problema, pra falar a verdade não conseguimos "encher o pneu" em nenhum dia da viagem (como sempre....heheheheheheh), o pneu chegou quase no fim em SP, após rodar perto de 9.000 km's (ou seja ao todo deve ter rodado entre 10.000 e 11.000), levamos dois tire repair da Motul (como sempre) pois existia o risco no Paso San Francisco.

O Paso San Francisco é um dos mais difícil de serem feitos na travessia Argentina/Chile, há quem diga que o Paso Água Negra é mais difícil, seria a nossa volta.

O problema do paso é a grande altitude que vc enfrenta durante grande parte do trajeto, sua extensão é muito grande e está asfaltada somente da cidade de Fiambalá até o Paso San Francisco isso na Argentina, começando o rípio e indo até próximo das mineradoras que ficam próximo da Ruta Via Panam (Ruta 5) onde começa um asfalto de péssima qualidade, melhorando a medida que se aproxima da Ruta 5.

Isso tudo aliado ao fato de ser um paso pouquíssimo utilizado e não ter, vou frisar bem para quem resolver ir depois da leitura desse relato, NENHUM PONTO DE APOIO, praticamente sem encontrar ninguém durante a maior parte da travessia, tendo somente cabanas de auxílio somente do lado Argentino, e no lado chileno os Carabineiros na Laguna Verde, o restante do caminho terá a Aduana Chilena no Salar de Maricunga e as Mineradoras na descida.

Li que haveria refúgio próximo ao Ojos de Salado :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ojos_del_Salado

http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/676-ojos-del-salado-chile--argentina

Sendo que caso desse algum problema na moto, esses seriam onde iriamos "correr", pois a temperatura normalmente é negativa à noite, e de antemão já sabíamos de casos de pessoas que não sobreviveram nessa travessia, fato confirmado com os funcionários da Aduana Chilena.

Então, vc vai me perguntar pq fazer esse caminho ? Sinceramente, não sei te responder, não vou ter uma resposta pronta do tipo, pq viajar é preciso, ou pq outros passaram por lá, então seria possível, lembro sempre do livro do Paulo Rollo onde os italianos falam para ele e "perche no ?".

Pois é, estavamos preparados, sabíamos dos riscos, não somos aventureiros e sinceramente estamos longe de estarmos "loucos".

Então a resposta é se tudo está em ordem, se posso dizer que confio na minha moto, e fiz uma bela e caríssima revisão nela antes da viagem, e que ao menor sinal de problemas antes de chegarmos a Aduana Argentina nós desistiríamos, chegamos a conclusão de "E perche no ?"

Ah, um detalhe o lugar é de uma beleza fora do comum, lindo, singular e certamente terá uma nova visita nossa no futuro, por conta do tempo que é relativo naquele lugar, não visitamos nada..... absolutamente nada.... perto da grandiosidade do lugar.

Tá e aí alguém já vai perguntar e porque não levou o Zeca ?? heheheheheheheheeheheheheheheheheheheh

Tentamos bolar várias maneiras de viajar com ele, mas não conseguimos realizar, o destino não quis, e sinceramente não sou tão aventureiro para brigar com o destino, fiz o máximo que podia e garanto para vcs, visitei todos os lugares possíveis para fazer um meio de levar o Zeca, infelizmente não rolou, mas ainda estamos bolando um jeito de dividir a viagem com ele, foi muito dolorido não termos ele conosco, mas logo, logo faço uma viagem "solo" hehehehehehe... com o Zeca e mato essa saudade ....

Ah, o Zeca fez uma viagem até a Argentina conosco dias antes dessa viagem e foi de carro (fomos todos...heheheh.... ok, ok, podem chamar de coxinha....hehehehehe), então a "km" dele já aumentou um tantim...hehehehehehe

Enfim, a intenção do relato é primeiro deixar mais gente a fim de viajar, de preferência de moto mas se não for possível que vc vá como for o melhor meio de viajar, mas viaje, conheça o mundo com os seus olhos, ouvidos, nariz e boca, toque as coisas, passe frio ou calor, se molhe na chuva ou se esconda do Sol, curta as pessoas que vc vai encontrar no caminho e principalmente leve para fora a nossa simpatia, a nossa alegria e o que nos faz BRASILEIROS, não deixe de conhecer outros lugares, pois há lugares fantásticos e pouco conhecidos ainda.

Amigos desculpem o texto enorme, sei que é preciso paciência para a leitura.

Muitos km's sem vento.

• Respostas 278
  • Visualizações 44.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01622.jpg

DSC01623.jpg

DSC01625.jpg

Até aqui a gente cruzou com um carro..... já tinha passado um bom tempo desde que deixamos Fiambalá..... e o carro estava no sentido oposto.....

DSC01626.jpg

DSC01628.jpg

DSC01629.jpg

DSC01630.jpg

Nos pareceu um hotel.... em pleno deserto..... não me perguntem a diária, não faço idéia.... não tive coragem de perguntar..... heheheheehehehehehehehehehheheh

DSC01631.jpg

Mas, aqui não é permitido pescar......

DSC01632.jpg

DSC01633.jpg

DSC01634.jpg

Que tipo de peixe será que daria nesse lugar ????

DSC01635.jpg

DSC01636.jpg

bom, aqueles ali devem saber..... heheheheheheheehehehhehe....

DSC01637.jpg

DSC01638.jpg

DSC01639.jpg

O surpreendente é achar um lugar assim, nesse lugar.... assim como foi surpreendente encontrar um lago no caminho do Geiseres del taltio até a Vila Machuca, mais precisamente no Rio Putana..... (sim, pode rir, eu rio até hoje do nome do lugar..... heheheheehheh) lá no Atacama.... perto de San pedro de Atacama.....

Será que falta muito ?

DSC01640.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

Galera são muitas fotos e para não ficar chato vou postando aos poucos, amanhã posto mais umas......

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala galera, blz ?

DSC01641.jpg

DSC01642.jpg

Pois é isso sempre acontece com a gente.... hehehehehehehehehheheheheheh

DSC01643.jpg

DSC01644.jpg

DSC01645.jpg

DSC01646.jpg

DSC01647.jpg

DSC01648.jpg

ainda não sei, será que são Vicunhas ou Guanacos ??? Pela altitude podem ser os dois..... hehehehehehehehehehehe

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01649.jpg

DSC01650.jpg

DSC01651.jpg

Primeiro nevado da "montanha"..... Uhuuuuuuu!!!!

DSC01654.jpg

DSC01655.jpg

Do outro lado....

DSC01658.jpg

E agora começam as placas indicativas..... Uhuuuuu!!!

DSC01659.jpg

DSC01660.jpg

DSC01661.jpg

DSC01663.jpg

O duro é bater o "desenho" da placa com a Montanha..... heheheheheheehheheheeh

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01668.jpg

E a gente continua nossa subida, esperando passar ao lado dos nevados..... já que tudo indicava que ia dar.....

DSC01669.jpg

DSC01670.jpg

DSC01672.jpg

DSC01674.jpg

DSC01676.jpg

DSC01679.jpg

E o engraçado foi ver um cara no meio desse lugar, olhando os seus bichos comendo e ele nem dar bola para gente.... se quer mexeu a cabeça.... de longe, achei que era alguma ilusão, quando chegamos perto, o cara nem se mexeu, achei que era falso..... depois vimos que ele era real, porém nem se quer virou para nos ver passando......

Ah, e até agora somente 1 carro..... heheheheheheheheheheheh

DSC01680.jpg

DSC01681.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01683.jpg

DSC01685.jpg

DSC01686.jpg

DSC01689.jpg

Nas minhas pesquisas pré viagem, esbarrei com um blog de dois caras que foram de bike para essa região, inclusive fizeram esse trekking..... bateu uma vontade.... o problema é que precisariamos ter levado uma estrutura para "acampar", já que não há nada.... absolutamente nada aqui......

DSC01690.jpg

DSC01691.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01692.jpg

DSC01693.jpg

Ok, ok, tem algo sim..... heheheheheheheheheheehehehehehhe

DSC01694.jpg

DSC01695.jpg

DSC01697.jpg

No meu mapa tinha um ponto que fiquei curioso para conhecer......

DSC01699.jpg

DSC01703.jpg

DSC01705.jpg

DSC01706.jpg

Mas, confesso que a gente não viu nenhuma....... tremenda decepção....... heheheheheheheheheeheheheheheheheheheeheheheheh

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01707.jpg

DSC01708.jpg

DSC01710.jpg

DSC01711.jpg

Pois é já estava ficando lugar comum encontra-los...... heheheheheheheheheehehehhe... como se fosse comum..... heheheheheheeheheheheheheh

DSC01712.jpg

DSC01713.jpg

Uhuuuu.....

DSC01714.jpg

DSC01715.jpg

DSC01718.jpg

DSC01718.jpg

Chegamos...... heheheheheheheehehehehehehhe

DSC01720.jpg

DSC01721.jpg

E que lugar horrível para se encontrar a Aduana, não ????

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01722.jpg

DSC01723.jpg

DSC01724.jpg

DSC01725.jpg

DSC01726.jpg

Pois é chegamos na Aduana Argentina e demos de cara com todas as portas fechadas.... fomos olhando nas janelas, quando um oficial saiu por uma porta e gritou WHAT ?..... dei risada e falei, HOLLA, QUE TAL ? e ele, respondeu, daí falou que a Aduana estava fechada para almoço e que era só esperarmos......

Como sempre Brasileiro não tem cara de Brasileiro e todo mundo acha que a gente é americano..... ou europeu..... heheheheheheheeheheheheheheheheheh

Ficamos ali parados esperando do lado de fora......

D. Patroa saiu para fotografar.... e eu senti que ia começar a passar mal, fui comer....

DSC01727.jpg

DSC01728.jpg

DSC01729.jpg

Se vc conseguir localizar os picos na foto, nos avise, até hoje e lá também não consegui entender qual era qual..... heheheheheheheheheheheheh

DSC01730.jpg

DSC01731.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros

DSC01732.jpg

Acreditem aqui bateu o Soroche.... fui comer algo salgado urgente, as bolachinhas que D. Patroa comprou em Tinogasta caírem muuuuuuito bem.... e não foi só para mim não.... hehehehehehehehe

DSC01733.jpg

DSC01736.jpg

E esse carro, era de alguém ???? A gente não viu ninguém parado esperando....

DSC01738.jpg

Bom, como todo motociclista/motoqueiro que se preze está lá a foto da placa..... assim vc vai pensando em distância no seu planejamento.... confesso que ver esses números não adiantam muito.... a estrada até aqui é de asfalto daqui pra frente.... só Deus sabe como a estrada está.....

DSC01739.jpg

E olha quem veio aproveitar as bolachas e todas as outras guloseimas que levei no bauleto..... hehehehehehehehehehe... e ficava miando pedindo atenção.... o tempo todo.... uma graça...

DSC01740.jpg

DSC01741.jpg

Olha o Merchan...... heheheheheheheeheheheheheheheh... tá, foi só para ver o tanto de guloseimas que levamos.... e conselho de amigo... levem.... vcs. vão entender o pq...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.