Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Panamá - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

Em setembro de 2007 fui com minha namorada para o Panamá e anotei estas peculiaridades para compartilhar com este fórum já que antes de ir achei poucas informações a respeito deste país.

• HISTÓRIA – Mal chegando tivemos problemas com o taxista do aeroporto pois havia dois preços (US$ 25 por um carro particular onde poderíamos ir os dois ou US$ 11 cada um de nós para irmos numa van com mais gente). Além disso havia dois caminhos, um sem passar pela estrada boa e conseqüentemente sem passar pelo pedágio e a outra que passava pela estrada boa e conseqüentemente pelo pedágio e que era cerca de US$ 2 mais cara. Fizemos a opção de ir pela estrada sem pedágio e num carro particular e o primeiro motorista da fila possuía uma van e o mesmo ficou putíssimo com a gente pois se tivéssemos escolhido a opção de US$ 11 cada poderia ir mais gente e assim ele ganharia mais $. Fizemos a opção não para sacanear ele mas porque achamos que era a mais cômoda. Aí quando ele arrancou eu só confirmei o preço com ele e ele começou a reclamar dizendo que os turistas sempre que chegam já começam a barganhar e que aquilo irritava ele. Falou em tom alto e ríspido e eu disse a ele que se ele não estava contente poderia nos deixar ali mesmo que pegaríamos outro táxi. Ele fingiu que não ouviu e eu repeti ao que ele respondeu brabo que nos levaria. Foi puto e correndo muito até chegar no hotel e depois arrancou correndo de forma grosseira...

• Os panamenhos adoram beisebol. Há campos públicos em algumas partes.

• No dia 03/09/2007 presenciamos a explosão simbólica que deu início às obras de ampliação do Canal após aprovação em plebiscito popular. Estavam presentes Jimmy Carter, o presidente Torrijos do Panamá e mais dois presidentes sul americanos.

• O Canal tem diversas peculiaridades tais como preços que podem a chegar a US$ 300 mil por travessia para navios cargueiros; durações das travessias entre 8 e 12 horas; o canal já chegou a responder por 15% do PIB panamenho mas hoje responde por cerca de 6%. O preço médio da travessia é de cerca de US$ 30 mil mas varia muito.....as travessias são feitas por turno sendo que na parte da manhã ocorrem as idas de um oceano a outro e na parte da tarde ocorre o contrário. Os portões das eclusas são originais de 1914.

• As cervejas locais, Atlas, Balboa, Panamá e Soberana são boas sendo que tanto no meu gosto quanto no gosto da Marina a Soberana é melhor.

• Há no shopping Multiplaza um restaurante chamado Tony Romas que é muito semelhante ao T.G.I Fridays e ao Outback. Muito semelhante mesmo, até os comentários nos cardápios...

• Não fomos a Zona Livre de Colón por isso fica difícil dar palpite mas dizem que vale muito a pena para quem vai fazer compras no atacado. Dizem que é muito perigoso nos arredores da Zona Livre mas mais uma vez não presenciei para poder confirmar o fato.

• DICA: Passeio de teleférico pela mata no Gamboa Resort (dispensa-se as visitas ao orquideário, ao borboletário e ao aquário). É meio caro mas legal. (US$ 42 por pessoa)

• Em 2007 os aparelhos eletrônicos custavam a metade ou até menos do que no Brasil.

• No Panamá é muito mais comum ouvir músicas em inglês do que na Colômbia mas ainda assim as músicas em espanhol dominam com ampla folga.

• A gasolina no Brasil é cerca de 70% mais cara do que no Panamá.

• Por este motivo os táxis por lá são muito baratos. No Panamá não há taxímetro. As corridas estão sujeitas a livre negociação.

• No Panamá os carros são muito baratos. Dizem que são os carros mais baratos de toda a América Latina.

• Há uma proporção enorme de camionetes (SUV’s) em relação aos demais tipos de carros. Uma proporção descomunal se comparado com o Brasil por exemplo.

• DICA: Isla Drake em Portobello no Departamento de Colón (nos arredores do forte de Portobello). Muito linda! Só havia eu a Marina e mais um casal de americanos na ocasião. Um táxi para lá custou US$ 90 ida e volta. A distância é um pouco superior a 100 Km.

• Em 2007 a Ciudad Vieja estava sendo restaurada.

• A moeda local, o Balboa, só existe em moedas. De resto, só o dólar americano mesmo.

• O Panamá se parece muito com os EUA.

• Ótimo lugar para comprar.

• Há diversos cassinos.

• Um dos shoppings, o Albrook Mall é simplesmente gigantesco. Para quem quer comprar um dia não é suficiente para conhecer este shopping todo.

• Salários maiores que no Brasil. Em setembro de 2007, salários mínimos: Brasil: US$ 180/mês – Panamá: US$ 300/mês.

• No Panamá ainda não há uma cultura generalizada de TIP’s/gorjetas/propina que nem nos EUA.

• Os táxis rodam com mais de um passageiro indo a diferentes destinos ao mesmo tempo.

• Num dos táxis havia uma panamenha que falava dos ex-presidentes americanos como se fossem presidentes panamenhos ou como se ela fosse americana. Frase da dita senhora: “Para mim depois do Lincoln e do Kennedy o Carter foi o melhor presidente” ou “nós adoramos o Carter, aqui é a casa dele...”.

• DICA: comer no restaurante do Canal do Panamá vendo os navios passarem pode ser uma boa pedida. Os preços não estavam tão caros mas a qualidade da comida estava bem fraca. Vale pela vista mesmo.

• A impressão que tivemos é que o Panamá é um país sem muita identidade. Um país com pouquíssimo passado, até porque a independência da Colômbia só foi conseguida no início do século XX.

• Respostas 492
  • Visualizações 256.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Gilmar voce ajudou e muito com essas dicas preciosas. Obrigado!

Meu espanhol nem pode ser chamado de espanhol... rs rs...mas eu entendo razoável.

Colon realmente eu não vou. Já li várias pessoas falando que não compensa, pois é mais distante, mais arriscado e ainda tem aquele esquema para sair com as mercadorias, que é totalmente incerto.

Voce achou a cidade segura? Tipo ao parar no farol ou pra sair de carro de noite pra dar umas voltas pela cidade...

Eu to é com medo de usar um táxi lá... rs rs. Com tudo que voce disse fiquei encorajado a locar um carro.

Essa Budget fica no aeroporto né? Por que vi que a distancia do aeroporto para a cidade é considerável...

Eu so posso fazer viagens curtas de no maximo 5 dias (so posso viajar durante a semana). Voce acha que uns 4 dias dá pra conhecer os Albrook e o Multiplaza, mais o Canal do Panamá? Por que na verdade são só essas tres coisas que me interessam...

Desculpe o excesso de perguntas.

Obrigado novamente.

Abraço

Postado
  • Membros

Olá Pessoal, acabei de me registrar no Fórum!

Bom, estarei eu e a minha esposa, de férias no Panamá em janeiro de 2012. Quanto ao Roteiro Turístico, já fechamos. Vamos ficar dois dias na cidade do Panamá e dois dias em San Blás! Depois vamos a Cuba e Punta Cana. Voltamos para ficar mais um dia na cidade do Panamá antes de voltar para SP.

A ideia desse ultimo dia é fazer compras. E nesse ponto, meu principal interesse são eletrônicos. Sou professor e pretendo comprar equipamentos para me auxiliar nas aulas. Um notebook, um projetor (datashow daqueles pequenos, minis) e algo para lazer como um IPOD e um Iphone.

Vi que tem uma loja a Panafoto que tem uma parte especializada da Apple. Uns amigos meus, que trabalham na área de informática me indicaram comprar um Mackbook Air, da Apple, que é pequeno, potente e será muito util para mim.

Tenho algumas dúvidas em relação a comprar esses itens no Panamá. Vejam se podem me ajudar:

1) Vale a pena, em relação ao $$$ comprar esses produtos no Panamá ?

Li alguns tópicos aqui neste fórum, falando que não é rtão recomendado comprar computadores lá, que a diferença de preço não é tão grande assim. Se comprar aqui no Brasil terei a garantia, assitencia e tudo mais. Além do risco de ter que pagar a taxa extra de impostos quando retornar ao Brasil.

Considerando essa hipótese do imposto extra, me parece que fica quase a mesma coisa!

O que vcs me aconselham?

2) Também estou pensando em comprar um Iphone e esse é o principal motivo deste tópico:

Existe Iphone desbloqueado no Panamá? Vou conseguir utilizá-lo normalmente aqui no Brasil? Ou vou precisar mandar para alguem desbloquear?

3) Qual o melhor lugar para comprar esses eletronicos na cidade do Panamá? seria na Panafoto mesmo?

Bom é isso.

Agradeço o auxílio de todos!

Abs

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Thiago,

Aluga um carro! Vai na fé! A locadoras de carro ficam a sua esquerda assim que passar no Raio X das Malas.......é só ir a esquerda e terá umas 5 opções...e pense num role do Aeroporto para a cidade....fui de Budget por indicação e não me arrependo nada.....Dica...se devolver o carro na Budget até as 12:00 AM vc não paga o dia!!! Já economiza uns 40 dolares rsrsrs

Dá pra andar tranquilamente pelas ruas do Panamá!!! Tanto de dia como a noite!!! Eu sou brasileiro e folgado pra caramba kkkk andava de carro a noite com o som ligado...vidro aberto e escutando muito reggaeton!!!!! É só o que toca lá viu!!! Rsrsr parava no farol tranquilamente...alias nem tem ninguém pedindo dinheiro como no Brasil....

4 dias dá tranquilamente para fazer o trajeto que vc quer, Shoppings (todos eles so abrem a partir das 10:00AM), Canal e por favor passe no Panamá Viejo (é o único lugar fora do comum na minha opinião no Pais..Lindo)! Em frente ao Multicentro está o Oceano Pacifico, faça suas compras coloque as sacolas no carro e vá dar um role na Orla que é uma espécie de Pista de atletismo/caminhada/bike....é bonito....mas não tem contato com a água!!! Pois todo esgoto deságua ali!!!!......Fora isso não tem mais o que fazer na cidade.

Fernando!

Iphone não tem! Rsrsrsrsrsr isso mesmo!!!!

Se vc for na loja da Apple não terá Iphone!!! Hauhaua nem eu acreditei rsrsrsr

Eles não comercializam....vc não irá achar..se achar será de alguma lojinha de produtos vindo de vc sabe donde “China”.

Notebook !!! no Brasil vc compra note bom por 1200 reais e parcela em até 12x..lá pagará no Cash e esse mesmo note sairá por volta de R$1000....um ipad 2 la custa 600 doleta!! Vamo calcular que daria uns 1100 aqui no Brasil na Fast ta saindo por 1400...e se vc for tributado? Ta ferrado irmão!! Vai sair mais caro que aqui!!

Entra no Site da Panafoto e veja o preço dos Macs e traga pelo amor de deus apenas 1!!! Se compensar o risco não pense 2 vezes..

Existem mais lojas de eletrônicos La dentro..so que a Panafoto é uma espécie de Best Buy para eles!!! Qualidade garantida! Obs: fique atento com o teclado....ele possui alguns carcteres em espanhol !!! tipo Ñ, ?(invertido)

Postado
  • Membros

don gilmar,

Mais uma vez obrigado pelas dicas. Estao ajudando demais.

Abraço

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi pessoal!

Estou indo pro Equador dia 4, e faco escala na cidade do panama, onde fico por volta de 5 horas ate embarcar para Quito.

Gostaria de saber se me aconselham a sair do aeroporto durante esse tempo, e se sim, algum lugar interessante para ir, de preferencia bem perto do aeroporto!

Muito obrigado!

Postado
  • Membros

Gabriel eu não fui ainda. Mas estou planejando minha viajem pra Cidade do Panamá.

O aeroporto fica fora da cidade, distante das regiões "turísticas", como o Centro, Casco Viejo ou o famoso Canal do Panamá. Se não me engano uns 40km.

Dá uma olhada nas páginas seguintes que a galera comenta sobre sair do aeroporto pra quem tá de conexão. Particularmente acho pouco tempo, voce pode acabar perdendo o voo. O jeito é aproveitar o enorme free shop dentro do aeroporto mesmo. :wink:

Postado
  • Membros

Pessoal, acabei de voltar do Panamá. Fiquei 11 dias com a patroa. Foi mto bom!

Começamos com um dia na cidade do panamá. Casco Viejo, Canal, e Albrook. Foibom q comprei minha camera para tirar fotos debaixo d'agua. Fez toda a diferença. Dormimos no hotel Marbella. USD55 / casal com ar, sem frigo, sem café. Paralela aa Calle Spaña. Ponto bom, perto de tudo.

Dpois, 3 dias em Bocas. Parece com Ilha grande, guardadas as devidas proporções (ilha um pouco mais bonita). Primeiro dia Cayo delfines legal e Cayo coralles legal. Um dia só para islas zapatillas foi show! Terceiro dia bocas del drago dispensável. Mas valeu para conhecer, ainda mais q fomos de onibus, no meio do povo panamenho.

A ida e volta da bocas del toro foi de avião. Air Panama. Mto caro, mas eu, que não queria perder tempo em onibus, achei q compensou.

Voltamos ao panama, dormimos uma noite, e logo cedo fomos pra San Blás / Kuna Yala. O trajeto está praticamente todo asfaltado. Eu diria q não é mais necessário ser um 4x4. O nosso mesmo naum usou hora nenhuma. A ponte já está completa.

Mas tem um trecho, quase chegando, que tá abrindo uma cratera, desmoronando uma parte da rodovia. Com o tanto de q tem prakeles lados, não sei qto tempo dura naum.

5h o motorista da equipe do Miguel nos apanhou. Pegamos mais um casal no hostal Marmanella e partimos. A estrada é muuuuito sinuosa. Vale a pena comprar comidas e bebidas para deixar no hostal.

Passamos pela garita dos indios e do exercito do panama. Conferiram os passaportes. USD6 de entrada por pessoa.

Ficamos no Hostal Nadi. Mais caro que os demais, mas com banho privado, cabaninha legal sobre a água. É mais caro, mas acho q foi melhor para a dona patroa!

Realmente era como eu imaginava. Uma parte do ceu (normalmente a que aparece nas fotos) é bem cheia de nuvens. Mas a parte alta do ceu, das 10h aas 15h, é bem limpa, sem quase nada de nuvens.

Conhecemos basicamente a Isla Perro, Isla Pelicano, Isla Perro Grande, e Isla Diablo. Muito show!!!!

O hostal é muito bom. 3 refeições inclusas, e os transportes para as ilhas incluidos. O Sr Jose e a Sra Xilmara foram perfeitos! Uma janta teve lula, outra lagosta, outro frango, e outro polvo com arroz com coco. Divino!

Ficamos 4 dias em san blas. Descanso total! Sem internet, sem televisão. É dormir cedo e acordar cedo pra ir passear. E tudo muito bonito!!!

Nos dois ultimos dias, ficou o Panama Viejo e as compras da muié. Caminhamos pela Via Spaña (os preços são todos iguais! Não adianta procurar muito nao). Só os produtos da apple, q são mais baratos na MacStore e na Panafoto (do albrook mall). E compras tbem no free shop q, além de terem preços bons, ainda não tem q pagar impostos.

Panamá: fortemente recomendado! San Blás: simplesmente maravilhoso! Igual Los Roques: o Caribe nú e crú, do jeitinho que ele veio ao mundo, sem cassinos, gringolandia, sujeiras....

Esse foi só um relato rápido (antes que caia na rotina do trabalho e me esqueça de registar). Em caso de dúvidas, estamos aí.

Compras:

iPad 64Gb MacStore

Ipod

Canon sx30

canon D10

Maquiagens da muié

Roupas da muié

Roteiro:

1 dia Panama City

3 dias Bocas del Toro

1 noite Panama city

4 noites San Blas

2 noites Panama

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi pessoal, queria saber se tem como ir de Bogota ate a Cidade do panama de onibus, ou barco... alguem tem nocao de quanto custa, e se é seguro? estou indo agora final do ano para colombia e panama, mas ainda nao estou decidida sobre a quantidade de dias em cada lugar! obrigada!

Postado
  • Membros

Parece q eu li em algum lugar q esse trecho Soh eh feito de avião ou barco. Parece q não tinha estrada. Pode ser q alguém mais bem informado possa t dar uma info mais precisa

Abraços.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

olá pessoal!

Li alguns relatos, e percebo que tem bastante coisa interessante! Vou ler mais, com mais tempo, depois.

Gostaria de saber se alguém tem informação sobre a passagem do canal para pedestre. Como funciona isso? Toma-se um ônibus no terminal da cidade local?

Alguém sabe? Valores?

abraços! :)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.