Ir para conteúdo

Moçambique


Manuela

Posts Recomendados

  • Membros

Como acabei de passar por Moçambique (fevereiro/13) vou postar algumas dicas fresquinhas para quem vier por estes lados:

 

Viagem Maputo - Tofo: o melhor jeito de chegar é através de Chapas (mini bus). Vá pela manhã no terminal intermunicipal e procure por alguém gritando "Inhambane / Tofo". A viagem sai por 350 meticais. Mas prepare-se para ir espremido entre caixas, sacos de batata, sacolas e malas... mas é bem divertido viajar com locais!

A volta de Tofo para Maputo é mais facil ir até Inhambane e do terminal de chapas buscar a van para Maputo

 

Viagem Maputo - Vilanculos: há onibus diretos de Maputo... eles saem a partir das 4h da manhã do mesmo terminal de chapas (não dentro... fora mesmo!). Pergunte pelos onibus "chineses" para Vilanculos. No final do dia eles ficam parados proximos ao terminal. De Vilanculos, os onibus partem a partir das 3h30... com o som em altissimo volume...rs

 

Viagem Tofo - Vilanculos: quase uma odisseia, rs! Em Tofo pegue a van no ponto próximo ao mercado. Desça no ponto final, no terminal de chapas. Desça a rua (uma suave ladeira) que leva até o cais de Inhambane. Pegue o barco (10 mtc) até Maxixe. Em Maxixe, siga reto a avenida do cais. Vc vai ver chapas paradas mas estas NÃO levam a Vilanculos... Siga mais 1-2 quadras e à sua direita terá outro ponto de chapas, com placas que indicam o destino. Para Vilanculos a Chapa custa 150 mtc.

 

Vilanculos e Ilhas Bazaruto: não tem jeito - para conhecer as ilhas só se juntando a um tour ou pegando carona em um veleiro (pagando, é claro). E prepare o bolso: os tours com almoço custo a partir de 150 mtc, podendo passar dos 300 se for mergulhar... Mas vale MUITO a pena.

Recomendo não ir de veleiro: as viagens são mais demoradas... prefira alguém que tenha barco a motor, para ficar mais tempo nas praias.

 

 

Caixas Eletrônicos (ATM): Moçambique está com excassez de papel moeda no momento. Por isso todos os bancos limitam o saque. Considerando que os bancos no Brasil cobram por saque, isso pode ser um custo considerável...

Por isso prefira efetuar saques ou no Standard Bank (limite de 4000 MTC e não cobram taxa) ou no Barclays (limite de 10000 no horário comercial e 5000 fora do horário comercial, mas cobra taxa).

Tofo há um caixa eletronico no posto de gasolina na entrada da cidade. Inhambane, Maxixe, Maputo e Vilanculos contam com diversas opções.

 

Cartões de crédito: Visa qualquer banco aceita. Mastercard apenas no Barclays, Millenium BIM e Standard.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Mochileiros!!!

Estou partindo para Moçambique no próximo dia 21/03.

Esse é o roteiro

Day 1 South Africa - Swaziland

Day 2 Hlane Royal National Park - Swaziland

Day 3/4 Mozambique – Inhambane

Day 5 Inhambane- Praia do Tofo

Day 6 Inhambane- Praia do Tofo

Day 7 Maputo

Day 8/9 South Africa – Kruger National Park

Day 10 Panorama Route - Johannesburg

 

Estou muito animada, mas morrendo de medo da Malária. O que devo fazer? Quanto tempo antes preciso tomar os medicamentos? quais são os medicamentos? quanto tempo depois preciso continuar tomando?

Mil perdões pelas milhares de perguntas, mas é que estou em Cape Town no momento, então não posso consultar meu médico antes de ir, não sei absolutamente nada em relação as contra-indicações do remédio e tals. Sei que não sou alérgica a nada.

 

Aguardo a resposta de vcs, viajantes experientes ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Priscilla,

 

Morei 3 anos em Mocambique e moro no Malaui ha um ano. Nunca fiz nenhuma profilaxia para malaria!

TODOS que moram aqui evitam tomar os remedios... pois a maioria mascara os efeitos da malaria, nao evita 100% a possibilidade de contrair a doenca, te deixa com efeitos colaterais chatos e pode ate estragar a sua viagem.

O melhor conselho que posso te dar e' usar repelente, tentar usar rede de mosquitos (principalmente no litoral de Mocambique) e desencanar!!!

Ao menor sinal de uma febre ou dores nas juntas va ao medico fazer o teste... os sinais podem vir ate depois da sua volta para casa.

 

Viaje tranquila!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Sheila, depende de onde você vai. Em Maputo a situação está tranquila, o problema está acontecendo mais no centro do país, na provícia de Sofala (onde fica a cidade da Beira).

 

Apesar da eleição ter passado, ainda se ouve falar de alguns problemas naquela região. Ano que vem tem eleições presidenciais (a que houve esse ano foi municipal), então pode ser que aconteça algo parecido novamente, mas acredito que seja difícil chegar na capital (ou sair da região rural do centro do país).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...