Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Filé do Caminho da Fé - Águas da Prata a Campos do Jordão

Featured Replies

Postado
  • Membros

rnimg_4880.jpg

Há alguns anos eu planejava fazer o CdF, que por uma razão ou outra acabava não dando certo.

Este ano, eu e meu irmão programamos de fazer uma versão resumida, em 4 dias, que chamamos de Filé do Caminho da Fé.

Com o tempo que tínhamos, resolvemos sair de Águas da Prata (AdP) e acabar em Campos do Jordão (CdJ), já que não tínhamos nenhum objetivo religioso de chegar a Aparecida e a parte de terra e montanha acaba em CdJ.

Apesar de não ter uma conotação religiosa, fiquei bem tentado em chegar até Aparecida pela sensação de cruzar a linha de chegada e cumprir o Caminho. Entretanto, alguns amigos que já tinham feito disseram que teríamos diversão suficiente neste trecho da AdP até CdJ, o que foi a mais pura verdade.

Aproveitamos o feriado paulista de 9 de julho (segunda) e matamos a sexta-feira anterior para fechar os quatro dias.

Na quinta a noite peguei a Viação Cometa de Campinas até AdP e encontrei meu irmão que vinha de Ribeirão Preto já na Pousada do Peregrino, sede do CdF.

xrnP1010982.jpg

Além de nós, tinham outros 3 ciclistas. Além destes, somente encontramos mais um durante os 4 dias de caminho. Imaginei que encontraria mais bicicleteros (como dizem os moradores das cidadezinhas do CdF).

O planejamento de roteiro foi:

Dia 1: AdP até Inconfidentes, 85 km, 2.100 m de ascensão.

Dia 2: Inconfidentes-Estiva, 58 km, 1.900 m de ascensão.

Dia 3: Estiva-Luminosa (Pousada da Dona Inês, já na subida da serra), 65 km, 2.000 de ascensão

Dia 4: Pousada da D. Inês-CdJ, 35 km, 1.400 m ascensão

xrnP1010986.jpg

O clima estava perfeito, seria difícil melhorar. Dias de céu azul, quase sem nuvens, clima fresco (20-25 graus) e chão compactado, sem poeira ou barro.

xrnP1010994.jpg

A viagem foi muito melhor do que eu poderia esperar em termos de paisagens, pessoas e a experiência de ficar 4 dias somente pedalando, distante das preocupações cotidianas. Foi uma verdadeira terapia mental e física.

xrnP1020025.jpg

As cidadezinhas do roteiro são muito bacanas e tem também muitos bairros rurais, onde a vida segue num ritmo de muitos anos atrás.

Tivemos quase nenhum problema durante os 4 dias, somente 2 pneus furados (na minha bike) e meu irmão perdeu o ciclocomputador dele.

xrnP1020011.jpg

Outra dica de um amigo que já fez o CdF foi se poupar nas grandes subidas, empurrando a bike logo no começo. Aliás, subida é que não falta no CdF, para citar as maiores: Serra dos Limas, Serra de Tocos do Moji, Serra do Caçador e, a mais temível, Serra de Luminosa.

Se você conseguir subir todas elas pedalando, parabéns! Nós empurramos bastante nessas e em outras também.

rn2012-07-08-173632.jpg

No penúltimo dia chegaríamos e dormiríamos em Luminosa, mas decidimos continuar além do vilarejo e dormir na Pousada da Dona Inês, uns 4 km após Luminosa, já subindo a famosa serra. O objetivo foi dividir a subida em duas partes, o que foi muito acertado.

xrnP1020097.jpg

Em termos de gastos, a viagem é barata. Para dormir custa entre R$ 30 e R$ 40 por pessoa e as refeições ficam abaixo de R$ 10. Além disto não tem muito mais onde se gastar. Ou seja, por dia você gastará uns R$ 70.

xrnP1020125.jpg

Todos os 3 ônibus que peguei levaram a bike no bagageiro sem problemas ou taxas extras.

Seguem algumas fotos:

https://picasaweb.google.com/106721644794220114823/CaminhoDaFe2012

Editado por Visitante

• 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.