Ir para conteúdo

Caminho da fé a pé - fev /16 ( caminho inverso: De Aparecida a São Carlos -SP) + Todos Ramais em Julho/2016


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi Mario.

Seu relato tá muito bom hein.

Bateu uma saudade.

Alguns trechos me trazem boas recordações. E me faz lembrar que tenho de retornar para esse Caminho para refazê-lo, mas de bike. Prometi a mim mesmo que 1 dia faria isso e irei fazer.

 

Como é legal esse povo mineiro né. Além da bela paisagem em várias partes do Caminho, as pessoas que encontramos são muito receptivas.

Vc levou um tracklog?

Dias atras eu estava saindo de Poços de Caldas para SP e passei por Andradas.

O que vi não me agradou.

Alguns trechos as setas não existiam ou tinham sido apagadas, ou por engano ou de propósito mesmo.

Uma pena.

 

Vcs se arriscaram muito hein. Fazer o Caminho no verão.

O Sol castiga muito e até mais que a chuva.

Fui somando os gastos que vcs tinham diariamente, mas resolvi parar. Não terminei, mas cheguei a um valor bem alto.

Tá saindo caro fazer o percurso na caminhada hein.

E o que levou nas mochilas?

Tava muito pesada?

Notei que não tiveram problemas de saúde, como dores musculares ou estomacais? Foi tudo tranquilo mesmo?

 

 

Abcs e meus parabéns

Belas fotos e ótimo relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 44
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Augusto,

 

Obrigado pelo elogio, mas fiz um relato padrão, até para atualizar os preços... postei o link do seu relato, nele as pessoas têm uma visão melhor do caminho, pois vc explicou todos os detalhes.

 

O povo brasileiro é muito acolhedor, não tivemos nenhum problema sério, os paulistas também são bem acolhedores

 

Agora vc imagina a dificuldade em fazer o caminho ao contrário, erramos algumas vezes....mas valeu!

 

Somente tenho tempo para fazer essas caminhadas nas férias( jan, fev e julho), mas adotamos a estratégia de sair bem cedo, quando o sol dá as caras já estamos bem próximos.

Já fizemos no inverno e pegamos um tempo bem quente!

 

Com relação ao custo:

Pra vc ver né, subiu muito os preços de hospedagem, apesar que nas casas de famílias estavam praticando preços bem em conta, mas nos demais tive que negociar muito......

 

Mochilas:

Apesar de nossas mochilas serem grandes(75 e 60 litros), não levamos muitas coisas pessoais, só o básico mesmo.

Priorizamos em levar nossa água(tem casas no caminho que fornecem), mas sabe como é, já estamos beirando os 60 anos de idade e não podemos facilitar(é que em alguns lugares a água é de cisterna).

Levamos 3 litros de água cada um, por isso saímos com aproximadamente 12 quilos em cada mochila, mas chegamos com 9 kg(menos água)

 

Augusto, quando começamos em Aparecida tínhamos terminado o CAMINHO RELIGIOSO DA ESTRADA REAL (CRER), foram mais de 800 quilômetros, sofremos muito neste primeiro trecho, quando chegamos em Aparecida os corpos já estavam acostumados com o sofrimento....kkkkkk

 

Nesses 50 dias só tivemos um probleminha: minha esposa comeu um feijão tropeiro em Tiradentes-MG com queijo, e ela passou muito mal, devido a alergia que ela tem a lactose, no mais foi muito tranquilo!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Conhecer as pessoas ao longo desse Caminho é muito gratificante. Todos sempre querendo ajudar.

Acho que a organização do Caminho da Fé deveria se preocupar com as placas para quem faz no sentido inverso.

Pouco depois de Casa Branca encontrei uma pessoa que estava voltando de Aparecida. Aí é mais dificil ainda.

Mas a mochila parecia ser bem leve.

Fazer no verão é praticamente sempre pegar chuva. E é horrível caminhar assim.

Infelizmente o Caminho virou uma forma das várias pousadas e hoteis ganharem dinheiro. Sou contra isso. Deveria haver um desconto ou um preço menor para quem mostrasse o passaporte.

 

Vc já fez o Caminho de Aparecida?

http://www.caminhodeaparecida.com.br

 

Estava olhando ele e de visual não perde nada ao da Fé.

Mas parece que não terá aumento de cidades.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto,

 

Já vem vc me estimulando a fazer outro caminho, quer matar os veios!

 

Vc é o "culpado" de nós estarmos nesta vida de peregrino....

Não sei se vc lembra... mas em 2010 ou 2011 estávamos na Venezuela, nossa previsão era ficar lá 60 dias, acontece que aquele país está muito hostil com os turistas, conseguimos ficar somente vinte e poucos dias... tive até labirintite de tanto estressado que fiquei com as situações de perigo que passamos por lá.....tivemos que voltar!!!! traumatizante.

Naquela oportunidade ainda tínhamos uns 30 dias de férias, foi aí que li seu relato quando estávamos em Caracas.... e pronto, fomos fazer o CAMINHO DA FÉ, esse foi a nossa primeira grande travessia no Brasil........

 

 

Mas sobre o caminho de aparecida:

Estamos treinando para fazer uns caminhos verdadeiramente longos, tipo 4 mil quilômetros para cima.

Por isso precisamos treinar em caminhos longos no Brasil e, com dificuldade de navegação(sem marcos, ou fazer caminho inverso igual fizemos o CF).

Estamos treinando assim: Janeiro e fevereiro nossa meta é caminhar entre 1300 e 1600 kms e, em julho, caminhar uns 750 kms........ daqui para frente devemos aumentar o peso das mochilas, pois teremos que carregar utensílios para acampar....

 

Diante disso, foi bom vc me avisar sobre esse caminho de aparecida, devemos em janeiro e fevereiro fazê-lo, juntamente com outros trechos...... vamos fazer os outros caminhos da fé(Aguai x Divinolandia...sertaozinho x Tambau...e Fartura x Mocaca.... ai adicionamos o Caminho de Aparecida....isso deve dar uns 700 kms), se tivermos vivos até lá.....kkk

abs

 

 

Sobre hospedagem no CF: Nas pousadas de famílias, os preços são bem acessíveis, na dona natalina, por exemplo, estava $50 por pessoa com uma refeição incluída...... acontece que os hotéis das cidades estão metendo a mão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Mario.

 

Nas minhas caminhadas o que eu encontro de pessoas idosas no mesmo ritmo.

Para fazerem esse tipo de caminhada vcs botam muito jovem no chinelo viu.

 

Fiquei lisonjeado por ser o protagonista desse início de grandes travessias de vcs.

Quando escrevo os relatos minha intenção é sempre essa: incentivar outras pessoas

 

América do Sul tá cheio de opções para caminhadas longas.

E Santiago de Compostela?

Mas se quiser, não precisa ir muito longe. Caminho da Luz, Estrada Real, Caminho das Missões. Tem uma lista grande.

Se eu chegar na idade de vcs com esse pique, tô realizado.

Vcs são exemplos.

 

 

 

Gde abc e que continuem assim. Incentivando outros também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto,

 

Estamos fazendo igual vc fez, compartilhando informações para outras pessoas aproveitarem.

 

Sim, os seus ótimos relatos nos estimulam muito, principalmente o do caminho da fé e da volta a ilha grande(fizemos duas vezes..)

 

Santiago de Compostela um dia faremos, estamos planejando para fazê-lo juntamente com algumas outras travessias naquela região.

 

Na América do Sul tem grandes caminhos a serem desbravados: ruta 40 na argentina, do Atlântico ao Pacífico, de Cartagena a Ushuaia, Carretera austral.......... e tantas outras..... ah se eu pudesse, sairia hoje mesmo.

 

Sobre os caminhos no Brasil que vc citou, só não fizemos o Caminho das Missões, pois é um caminho "particular" e depois que tive uma experiência desagradável no caminho da Luz, e não farei mais eles(caminhos particulares).

 

Só pra vc ter uma ideia, depois que fizemos o primeiro "caminho da fé", vieram outros:

Caminho dos anjos(2 vezes)

caminho da fé(mais 2 vezes)

Caminho do vale europeu em santa catarina(1 vez)

Volta a ilha de florianopolis(2 vezes)

de Bombinhas as praias do Paraná

Subida da serra da graciosa

PN de Itatiaia (2 vezes)

Passa um

Pedra do Baú(2 vezes pela parte difícil)

Trilhas monte verde

Trilhas gonçalves

Trilhas extrema-MG

Caminho da luz com subida pico da bandeira

PN Ibitipoca

Volta ilha grande(2 vezes)

De Paraty a Aparecida-SP

Caminho religioso da estrada real(CRER)

 

Além da maior de todas: ESTRADA REAL

Essa já fizemos uns 4.000 Kms ao todo

Caminho dos diamantes, caminho sabarabuçú(2 vezes), caminho novo, caminho velho.... e ano passado saímos de Paraty-RJ e chegamos em Diamantina(caminho velho e dos diamantes juntos)..

 

Isso tudo depois que li um relato seu, tenho que te agradecer pela atenção que sempre dispensa a todos aqui!

brigadão mesmo!

 

Um dia nos encontraremos neste mundão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Mario.

 

Qdo vc diz caminhos particulares, quer dizer caminhos que passam por propriedades onde tem de pagar? É isso?

Que experiencias teve que não foi agradavel?

É bom saber para me prevenir de alguma roubada.

Achava que o Caminho da Luz fosse uma boa caminhada. Então não é?

 

Vcs são exemplos. Pela quantidade de caminhadas que já fizeram, fico com inveja.

Ainda chego lá. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Fico muito lisonjeado, mas não sou tudo isso.

O que faço aqui é o basico.

Já colaborei demais com o fórum. Hoje pela falta de tempo, diminuí bastante os acessos.

Nem precisa agradecer.

Eu que me espelho em vcs.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Augusto,

 

Caminho da luz:

.Quando fui, vc era obrigado a comprar uma camiseta, seguro....por R$120,00, enquanto para fazer qualquer outro caminho aqui, vc paga no máximo R$20(igual caminho de aparecida).

.Sem contar outras coisas, que eh melhor nem citar. Foi o único caminho que não fomos felizes.

Consta que quem administra esse caminho é uma Ong.

 

Por isso prefiro fazer caminho que não tem envolvimento comercail(da fé, aparecida, real, CRER, vale europeu, florianopolis..........)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

20° dia - 19.02.2016 - Sexta-feira

 

Saída do Spa Água Santa e chegada a São Carlos - SP

+- 25 kms em aprox. O5:15 hrs

Acumulado CF: 532 kms

 

Acordamos 04 horas, o hotel disponibilizou café da manhã às 05:15 hrs,  ótimo por sinal.

 

Pegamos o ônibus das 05:45 hrs da Viasol  $9,50 por pessoa.

Às 06:10 hrs desembarcamos defronte ao SPA.

 

Pequeno trecho em asfalto,  viramos à esquerda e pegamos estrada de terra com muito barro devido às chuvas da madrugada.

Caminhamos até um entrocamento e viramos à direita e cruzamos rodovia asfaltada,  pegamos pequeno trecho em asfalto até uma igreja. 

Começou novamente estrada de terra entre canaviais,  viramos novamente à direita e pegamos estrada com pedrisco que ardia os pé.

Mais à frente viramos à esquerda e entramos numa estrada de terra larga até entrada da cidade, de novo asfalto, atravessamos rodovia num viaduto e seguimos rumo ao centro seguido marcos nos poste.

Trecho do dia bem fácil,  somente umas subidas/descidas médias.

Tempo nublado ajudou bastante.

Lindo nascer-do-sol.

 

Fomos ao hotel e tomamos um belo banho(gerente autorizou nossa saída às 13 horas.

Almoçamos perto da rodoviária Self-service  $6,95 prato + $32 kg carne - ótimo sistema.

Corremos na rodoviária e ainda deu tempo de pegar ônibus da Cometa das 13:10 hrs $59 por pessoa para São Paulo.

 

 

Horários de ônibus de São Carlos a descalvado  (passa defronte ao Spa):

05:45 hrs Via sol

O8:20 hrs Via sol

06:40 hrs outra empresa

R$9,50 por pessoa

 

Hospedagem : ibis Paulista,  cama boa, tv, wifi, ar condicionado. Preço : $199 casal sem café da manhã

 

Compra supermercado  $20

Almoço São Carlos  $24

Metrô SP $15

 

Acumulado CRER + CF: 1336 kms ÷ 50 dias =

26,72 kms por dia de média.

 

Algumas fotos:

Lindo amanhecer

20160219_071410_zpszujgfb0j.jpg

Descida/subida....

20160219_085456_zpsvcqs79r5.jpg

Chegada a São Carlos-SP

20160219_101845_zpsljvguel3.jpg

Chegada à matriz de São Carlos-SP

20160219_112630_zps7uyc8izv.jpg

Depois de mais de 1.300 kms, o tênis ficou assim.....

20160219_113040_zps3tkd66jz.jpg

 

THE END

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

1° RAMAL: Sertaozinho x Tambaú

 

1° dia - 04.07.2016 - Segunda-feira

 

Saída de Sertaozinho e chegada a pousada Veronezi -Dumont  - SP

+- 21 kms em aprox. 04:45 horas

 

Pousada disponibilizou café da manhã antes da 06 horas da manhã.

 

Trecho curto e sem grandes dificuldades.

No início pequeno trecho dentro da cidade,  passamos perto do parque do Cristo,  após chegamos no portal da cidade.

Entramos numa estrada de terra dentro de fazendas de cultivo de cana de açúcar.  Logo a seguir chegamos em Dumont, atravessamos a cidade e pegamos mais 4 kms de estrada de terra até pousada.

 

Altitude pesqueiro veronezi: 550 msnm

 

Hospedagem: pesqueiro Veronezi, dona Helena recebe os peregrinos com muito amor e carinho. Camas boas, ar condicionado,  banheiro dentro casa, geladeira, tv. Preco:R$60,00 por pessoa com almoço e café da manhã.

Serve jantar por $15 por pessoa.

Ótima comida.

Tem filtro d'agua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...