Ir para conteúdo

[Arquivo] Roma - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

przcareca,

 

 

Especifique melhor qual lugar no Vaticano vc se refere, já que ele é quase um bairro (ok, tecnicamente é um país).

 

Imaginando que vc está falando do Museu do Vaticano, acho que todo dia sempre tem fila. Num domingo de cada mês (não lembro se no primeiro ou no último) a entrada é gratuita, por outro lado a fila deve ser maior. Pros outros dias dá pra comprar o ingresso pela internet, o que te possibilita cortar a fila da bilheteria. No meu caso, eu fui sem ingresso pra fila às 08h30 de uma sexta-feira de outubro, o Museu abria às 9h e às 9h15 eu tava lá dentro.

 

 

Já se vc se refere à Igreja de S. Pedro, eu cheguei lá só às 14h, vindo direto do Museu, e pra entrar nela devo ter pego uns 10 minutos de fila. Como depois, já lá dentro, eu resolvi subir à cúpula, peguei outra fila de quase uma meia hora.

Link para o comentário
  • Respostas 1.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Amigos, eu, minha namorada e minha mãe faremos nossa primeira viagem à Europa em setembro, sendo que ficaremos 5 noites em Roma, 2 noites em Veneza, 6 noites em Paris e 5 noites em Londres.

 

Assim, gostaria da ajuda de vocês para aproveitar ao máximo a viagem, no sentido de conhecer o maior número de lugares interessantes possíveis.

 

Chegaremos em Roma em 01.09, por volta das 14:10 (horário de Roma), sendo que ficaremos na cidade nos dias 01.09, 02.09, 03.09, 04.09, 05.09, sendo que, em 06.09, sairemos de manhã cedo (07:45) de trem rumo a Veneza).

 

Ao menos em um desses dias, gostaria de fazer alguma viagem "bate e volta" para outro lugar. No dia 01.09, como chegaremos as 14:10, acredito que não dê para fazer muita coisa, até porque temos que fazer o check in no hotel, deixar as bagagens, etc e tal. Assim, pensei em deixar um dia inteiro para visitar o Vaticano, outros dois dias (e, também, o restante do dia 01.09) para conhecer as atrações de Roma, sendo que, deste modo, sobraria um dia para fazer o "bate e volta".

 

Pelo que vi no sitem, as opções mais cotadas seriam Nápolis + Ilha de Capri ou Pompéia, correto? O que vocês sugerem? Fora destas opções, teria algum outro lugar que desse para fazer uma viagem estilo "bate e volta"?

 

E o que vocês acham dessa divisão de dias que eu fiz? Dá para ser desta forma?

 

Por fim, como estará o tempo em setembro? Calor? Frio? Meia estação?

 

Obrigado!

Link para o comentário
  • Membros

Olá, Alerau.

 

A divisão de tempo tá boa, inclusive para fazer seu bate-e-volta.

 

Não sei de outros bate-e-volta interessantes para Roma. Das duas opções que vc postou, eu preferiria Pompeia. Sou meio suspeito pra falar, pq foi a que eu fiz. Mas não só por isso: Capri fica uma besteirinha mais longe. Nada que planejando bem e saindo cedo não resolva.

 

Em setembro acho que vc não pega frio, não. Mas leve agasalho, até pq vc tb vai pra Paris e Londres.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

Pelo que vi no sitem, as opções mais cotadas seriam Nápolis + Ilha de Capri ou Pompéia, correto? O que vocês sugerem? Fora destas opções, teria algum outro lugar que desse para fazer uma viagem estilo "bate e volta"?

 

 

Alerau,

 

Ou você faz Napoles ou Ilha de Capri, não dá pra fazer os dois num bate e volta. Se planejado bem, dá pra fazer Pompeia + Vesúvio como uma opção.

 

Acontece que de Roma pra Napoles você faz em 1:10h se pegar o trem Frecciarossa, que é mais caro, ou por volta de 2h se pegar um Eurostar (ES) ou Intercity (IC). Daí são de 2 a 4h só de deslocamento (contando ida e volta) pra Napoles. E de Nápoles você ainda tem que pegar uma balsa, variando entre 40 e 80 minutos cada trecho. Daí, você tem de 2 a 4h gastos num trem e de 1h20 a 2h40 a mais no trajeto de barco, perdendo, no total, entre 3h30 a 6h40 só em deslocamento, sem contar o tempo de espera dos trens e embarcações, além de possíveis atrasos. Na minha opinião, péssimo custo x benefício.

 

Não sei se você já reservou tudo, mas se for possível, uma alternativa melhor seria ficar umas duas noites pelo menos em Sorrento, cidade bonita e bem próxima de Napoles, Capri e Pompeia. Daí você pode fazer mais ou menos assim:

 

Dia 1 - Roma - atrações

Dia 2 - Roma - Vaticano

Dia 3 - Roma - atrações

Dia 4 - deslocamento pra Sorrento bem cedo. Parar em Pompeia, deixar as malas na estação, ver tudo até 13h +-. Dali, ir para o Vesúvio. Pegar as malas na estação, ir pra Sorrento (fique atento ao horário do último trem).

Dia 5 - Ida de manhã até Capri, passar o dia todo lá, voltar pra Sorrento.

Dia 6 - ida de manhã pra Napoles, de lá você pega o avião ou trem pro destino desejado.

 

É possível fazer variações disso aí também. No dia 3 já fazer o que faria no dia 4. No dia 5 você voltaria pra Roma, ficaria mais uma noite lá e, de lá, iria pro próximo destino.

 

O clima em setembro é intermediário, nem muito calor, nem muito frio. Começa a estação das chuvas. Pesquise as médias de temperatura dos locais e as médias de dias de chuva. De cabeça, acho que fica entre 13 e 25 graus e aproximadamente 7 dias de chuva num mês.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Shirlei, vou responder por aqui porque pode ajudar mais pessoas com a mesma dúvida... Tudo o que vc precisa saber e como fazer para o tour da Necropolis vc encontra nesse site abaixo:

 

http://www.vatican.va/roman_curia/institutions_connected/uffscavi/documents/rc_ic_uffscavi_doc_gen-information_20080204_en.html

 

Ele não é muito divulgado mesmo no site do Vaticano, vc precisa vasculhar um pouco para achá-lo...

 

Quando fiz esse passeio em 2009 eu mandei um email para eles fazendo a solicitação, liguei em seguida... e conversei com o responsável pelo escritorio de reservas. Tudo isso para mostrar interesse mesmo em fazer o passeio. Eu tb havia visto um documentário na tv e achei impressionante... o que se confirmou após ter feito o tour. Logo apos a minha ligação eles me enviaram um email pré-confirmando e informando que deveria pagar antecipadamente. Mas como não gosto muito de fazer pagamentos antecipados, liguei novamente para eles e perguntei se poderia pagar na hora, e depois de muita insistencia eles liberaram o pagamento em especie na hora (disseram que seria uma exceção).

 

Se não me engano os tours ocorrem todos os dias com exceções de algumas datas que eles informam... não me recordo também se eles fecham às 2feiras. De qualquer forma quando vc passar a data e horario que vc quer eles vao te informar se dá ou não, e se não der vao te passar alternativas próximas.

 

O tempo do tour é mais ou menos 1,5h e é guiado o tempo todo, vc tb escolhe na requisição o idioma que vai querer, mas não tem em portugues... pelo menos naquela epoca.

 

Deixe para visitar a igreja após o tour pq ele acaba exatamente dentro da igreja na parte dos tumulos dos papas, aí é so andar um pouco e voltar ao inicio da igreja. O guia te explica como fazer isso. Desta forma vc poupa algum tempo (as vezes horas) da fila que se forma na praça para entrar na igreja.

 

Para mim foi o melhor "tour" que fiz em todas as minhas viagens, realmente é incrivel eu faria novamente sem duvida nenhuma!

 

Se tiver mais alguma duvida email-me!

 

Abs

 

Mauricio.

Link para o comentário
  • Membros

ANDRÉ, para ir a Pompéia, tenho que ir de trem até Napoles, é isto? E, chegando em Napoles, como faço para ir até Pompéia? Ou já pego o trem para Pompéia de Roma mesmo?

 

NOMESENUSO, agradeço pela alternativa data; porém, já reservamos tudo e não tem como trocar agora. Aliás, como também vamos estar em outras cidades (Veneza, Paris e Londres), quis evitar mais uma função de check in / check out do hotel, carregar malas, ..., para Sorrento, preferindo um "bate e volta" nesse local. No entanto, são "ossos do ofício" e, mesmo sendo um pouco corrido, tentarei fazer o possível para um "bate e volta" ou pra Capri ou pra Pompéia, ou, então, para Assis.

 

Como faço para ver os horários dos trens? Sabes em qual site eu posso ver isto?

 

Pelo que vi, tanto para Pompéia quanto para Capri, eu terei que ir até Napoles, sendo que a diferença é que, para Capri, ainda preciso pegar uma balsa, correto?Sabes qual é o primeiro e o último horário dos trens Roma - Napoles?

 

Por fim, quanto ao Vaticano, tem algum dia da semana que é melhor de ir lá ou é tudo igual? Parece que tem um dia que o papa reza uma missa pública ou dá uma benção. Sabem que dia é esse? Nesse dia é muito mais tumultuado o local ou é como os outros?

 

Abraço!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...