Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Kratky,

 

Você havia perguntado acima sobre o tempo que leva para retificar os nomes na justiça né. Pois bem, depende do tamanho da cidade. Aconselho você a verificar onde nasceram teus antepassados, e propor a ação lá mesmo, pq se por exemplo você propor a ação em uma cidade de tamanho médio é complicado, pois tudo vai demorar mais.

Quanto ao VISTO, a Itália é um dos países com os quais o Brasil tem tratado sobre isso, e NÃO PRECISA DE VISTO. Basta ir com o passaporte.

Valeu!

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

valeu mborto.

 

outra pergunta:

minha professora de italiano me disse que o seu irmao está morando numa cidadezinha de 400habitantes,maioria de idosos chamada san marino,do lado de veneza e disse q ele sua esposa e dois filhos ce mantem lá com 300 euros de despezas contando aluguel e alimentação,e por isso q ele tá lá,por causa do aluguel barato,alguem já ouviu falar dessa cidade?

Link para o comentário
  • Membros

AÇÕES DE RETIFICAÇÃO DE NOME (mais alguns toques)

 

Então... O Kratky perguntou sobre o tempo que demora para ter uma sentença. Eu fiz uma ação dessas no mês passado e já obtive a sentença favorável. Vou explicar: meus antepassados vieram todos de Santa Catarina, e minha família se estabeleceu em uma pequena cidade do Paraná (cerca de 30 mil habitantes). Mas eu moro em uma cidade maior, com cerca de 300 mil habitantes (10 vezes maior), aí vocês já podem ter uma idéia de que os processos são mais demorados do que naquela cidadezinha. Tudo em termos de justiça é mais demorado aqui. Acontece o seguinte: aproveitei o fato de que minha avó reside lá e dei entrada no processo por lá... Sorte a minha, porque se não fosse por isso eu teria que entrar por aqui.

Agora vou explicar o que tem a minha avó a ver com a história: ela é a única pessoa viva de todas que aparecem nos registros que pretendo retificar. Na linha de meus ascendentes, ela é a única que restou, por isso pedi uma procuração dela e nós dois propusemos a ação juntos, pela comarca da cidade dela. Quem quiser retificar nomes, antes de tudo, procure um parente que more em um lugar pequeno - um parente que tenha o antepassado italiano em comum contigo, é claro. É um bom meio de minimizar a espera.

Abraços a todos.

Link para o comentário
  • Membros

Boa tarde pessoal,id="size4">

 

 

Bom então, comecei minha busca na cidadania italiana, a respeito de meu sobrenome o Fontebasso, pelo que já encontrei a existem duas formas de escrita deste sobrenome, Fontebasso e Fonte Basso, pelo que pesquisei Fonte Basso "separado" é um erro de grafia nos cartórios (deve ter cido a forma que eles entenderam e registraram assim)... Alias meu nome é Diego Fonte Basso Resende, com o erro de grafia, sou de Campo Limpo Paulista/SP, meus antepassados são imigrantes da Itália que desembarcaram no Brasil em 1898.

 

Vieram meu Tetravôs Luigi Fontebasso com sua esposa Caterina Fontebasso (sobrenome de solteira desconhecido), seu filho Fortunato Fontebasso com sua esposa Constanza Fontebasso (sobrenome de solteira desconhecido) meus Trisavôs e sua filha Virginia Fontebasso.

No Brasil Fortunato Fontebasso e sua esposa Constanza tiveram mais cinco filhos dentre eles meu Bisavó Antonio Fontebasso, que na verdade (contado por familiares) ele era italiano, veio da Itália com mais ou menos dez anos, mais seu registro de nascimento é aqui no Brasil, portando um cidadão brasileiro.

Antonio Fontebasso casou-se com Josepha Gessi Fontebasso que com ela teve nove filhos, dentre eles meu avó Antonio Fontebasso Filho, que por fim casou-se com Maria Aparecida Fontebasso e com ela teve duas filhas, sendo uma minha mãe Marinês Fonte Basso, que se casou com meu pai Valdemiro Luciano de Resende.

 

Agora depois de ter conseguido chegar neste ponto, buscar minha arvore genealógica, busco agora todos os documentos para me tornar um cidadão italiano. Alem desta arvore que montei, conheço também todos os filhos Luigi, de Fortunato, e de Antonio, com suas respectivas esposas e/ou marido.

 

Ps. O sobrenome de minha trisavô também é italiano "Gessi", e é encontrado nas cidades de Bolonha e Faenza.

O sobrenome Fontebasso, é encontrado em varias cidades da Itália, mais não sei o correto qual é da minha família.

 

Se alguém puder me dar uma dica de como ou onde conseguir documentos antigos como certidões de nascimento e casamento de meus bisa-tri-tetra-avós, de como buscar documentos da Itália, certidões de batismo e nascimento eu ficaria muito grato. Tenho em anotações a data e local de óbito de todos, acho que a partir dai já da para iniciar uma busca mais precisa.

 

Será que não tem ninguém aqui que fala português e esteja residindo no Itália? E que possa me ajudar ???

 

Ah! Caso haja alguém aqui que seja desta família Fontebasso ou Fonte Basso e queira seguir na pesquisas de documentos e antepassados, na busca da cidadania italiana, gostaria que entrasse em contato diego.fonte@gmail.com para podermos concluir essa pesquisa.

 

Pessoal vou sempre estar postando aqui, o andamento de minha busca, até o ponto em que eu conseguir minha cidadania italiana... É claro que se vcs permitirem.

 

Fico no aguardo da resposta de alguém..

 

Grato Pessoal

Até um próxima.

 

Diego Fonte Basso Resende [Dance]

Link para o comentário
  • Membros

para Rod.Mar :

vc escreveu q com o permesso "attesa" podemos trabalhar tempo integral; vc tem certeza dessa informação ? pergunto isso pois li em diferentes lugares q legalmente falando não temos direito a trabalhar nem mesmo 20hs/semana...

obrigado,

abraços

Danilo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Para DIEGO FONTEBASSO,

 

- Tenha acesso a TODOS os documentos possíveis da família (certidões civis e religiosas, como batismos e casamentos, de todos esses parentes).

 

- De onde voce conclui que eles chegaram exatamente em 1898?

Tenha acesso ao registro de desembarque deles e passaportes.

 

- O sobrenome é Fontebasso mesmo, junto.

 

- Se Antonio Fontebasso nasceu na IT e veio para o BR, apesar de talvez existir um registro de nascimento dele no BR, ele tem um registro de nascimento italiano no comune (município) de origem dos pais. Não se viajava com uma criança SEM REGISTRO.

 

- Para conseguir documentos, voce tem que identificar o comune EXATO de origem deles. Isso voce consegue com muita pesquisa concreta mesmo. Faça o que falei: veja todos os documentos.

Verifique se na sua cidade ou região não tem instituições históricas com acervo da população da cidade, recenseamento de imigrantes etc.

 

- Recorra também ao acervo do Memorial do Imigrante (SP), Projeto Imigrantes (RS) e Arquivo Nacional (RJ). Todos têm site.

 

Wagner Maiolino, RJ.

Link para o comentário
  • Membros

Boa Tarde a todos !

 

Hoje (12/04/2006) fui ao Consulado de São Paulo, e dei entrada na legalização das minhas certidões. Lá, fui informado que o prazo para a devolução é de cerca de 5 a 6 meses. Bem, fiquei mais contente, pois já haviam me dito que se poderia levar até 10 meses para a legalização.

 

Peço uma ajuda ao pessoal: já existe uma pasta aberta para os meus familiares no Consulado. Um patronato havia me informado que eu deveria destacar a informação que o meu processo de cidadania na Itália seria de "inserimento familiar" e assim informar o número de nossa pasta no Consulado.

 

No entanto, a funcionária do Consulado disse que isso não seria necessário, uma vez que o processo será conduzido na própria Itália. Além disso, as fichas de requerimento para cidadania e cadastro junto ao Consulado, fornecidas pelo Patronato, também não eram necessárias.

 

Minhas dúvidas:

 

> quando eu estiver na Itália, eu devo informar que já existe uma pasta aberta no Consulado de São Paulo para os meus familiares ?

 

> Como a comune (onde estarei residindo) irá proceder junto ao Consulado de São Paulo, no tocante à legalização e reconhecimento da cidadania, especialmente quanto à comprovação de quem estou herdando a cidadania (no caso, seria meu avô, pai de meu pai, que nasceu em Caserta) ?

 

> Não seria importante mencionar o número da pasta já aberta no Consulado ?

 

> Bastará apenas a documentação que estarei levando (minha certidão de nascimento, certidão de nascimento, casamento e óbito de meus pais) ?

 

Gente, muito obrigado pela ajuda. Encontro aqui um ponto de apoio e referência com excelência para o suporte aos processos de cidadania.

 

Um abraço,

 

Fabio.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Para VISCONTI,

 

quanta maluquice que te aconselharam: não existe nenhuma comunicação entre uma prática de um consulado no BR e uma prática feita na IT. Ainda falam bonito: 'inserimento familiar'!

 

Suas dúvidas:

 

1- Não.

 

2- O certo é "O" comune.

A prática será feita pleo comune.

Através das certidões, eles vão comprovar que seu avô era italiano (Estratto di Nascita dele), que ele se casou com sua avó (certidão de casamento), que depois teve seu pai (cert. Nasc), que se casou com sua mãe (cert. Casam.) e que tiveram voce (sua cert. Nasc.).

 

Não há comunicação específica entre o comune e o consulado em relação aos documentos arquivados no consulado por ocasiao da prática já existente.

 

O que o comune vai solicitar ao consulado é a Dichiarazione di non rinuncia referente a todos os seus ascendentes (avô e pai) comprovando que eles nunca renunciaram à cidadania italiana. Isso existe em TODAS as práticas, independente de já haver uma prática anterior num consulado BR. Voce não precisa avisar nada, isso é procedimento formal do processo. Não se preocupe.

 

3- Não.

 

4- Sua documentação é:

Estratto di Nascita de seu avô + Certidão de Casamento dele

Certidão Negativa de Naturalização em nome de seu avô

Certidão de Nascimento de seu pai + Casamento

Sua certidão de Nascimento + casamento (se for o caso)

 

Wagner Maiolino, RJ.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...