Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal!

 

Estou conversando com uma brasileira que está na Itália e que auxilia na obtenção da cidadania italiana. No entanto, tem um coisa que ela está prometendo que estou achando estranha. Ela diz que existe uma tal de Carteira de identidade italiana provisória e que com esse documento eu posso ir para Londres sem problemas (Quero ir para Londres para fazer um curso de 3 meses, depois eu volto para a Itália). Eu nunca tinha ouvido falar nessa carteira provisória, isso realmente existe? Ela sai bem antes do processo de reconhecimento ter sido concluído?

 

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá!

 

Estou tentando comprar a passagem para a Itália com validade para um ano. Será que por ser com validade maior que o tempo do visto de turista eu vou ter problemas? É que eu quero obter o reconhecimento da cidadania (espero que saia antes de 6 meses) e voltar para o Brasil, sendo assim não gostaria de perder o bilhete de volta.

 

Outra coisa, é que o vôo de 1 ano que consegui encontrar, faz conexão(ou escala, não sei ao certo) em Londres. Preciso passar por alguma imigração em Londres? Existe a possibilidade de eu ser deportado já em Londres mesmo? E quando chegar na Itália? Posso ter problemas na imigração italiana (levarei os valores em dinheiro necessários + cartão... etc).

 

Alguém poderia me responder isso?

 

Grande abraço a todos

Link para o comentário
  • Membros

Olá!

 

Estou pensando em obter o permesso de soggiorno em Milão, mas fazer o processo na cidade de Padova, alguém sabe se Padova é um comune complicado?

 

Consigo encontrar casas/ap (onde seja possível obter a RESIDÊNCIA) para dividir entre 2 ou 3 pessoas?

 

Qualquer outra informação sobre Padova seria bem vinda.

 

OBS: Não tenho as certidões de óbito, por ouvir falar que elas não são necessárias... Padova é diferente?

 

Obrigado pessoal

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal!!! Tenho a seguinte dúvida!!

 

Meu bisavô nasceu na Itália - Luigi Bernardino Campana, ao falecer no Brasil, tem seu nome somente como Luigi Campana - devo corrigir a certidão de óbito, bem como as certidões de seu filho em que constam o nome do pai??

 

Faço isto via advogado? quanto custa este tipo de processo? e quanto tempo leva???

Link para o comentário
  • Membros

Olá, De_Marcondes,

Talvez eu não tenha me explicado bem... Realmente a cidadania não é transmitida através do casamento e sim a naturalização (tanto para homens quanto mulheres casados após 1983), após 6 meses de casados caso morem na Itália e após 3 anos caso morem em outros países... Se vc quiser saber mais, pode ver o site www.italconsulpoa.org.br, tem muitas informações úteis, toda documentação necessária, o que pode, o que não pode, etc. Só não explica a diferença entre cidadania e naturalização(que não sei bem qual é...). Vantagens e desvantagens, etc. Acho que não é necessário abrir mão da cidadania brasileira. Se alguém puder me esclarecer, ótimo... Justamente pela possibilidade de naturalização, penso que o marido ou esposa, num caso como este, pode ter um tratamento especial com relação ao visto de permanência durante o processo... Agradeço que possa me dar qualquer informação a respeito!

Valeu!

 

 

Originally posted by de_marcondes

 

Originally posted by Flama

 

Oi, pessoal, tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a esclarecê-la. Se eu for para a Itália tirar a

E acho q no seu caso (q tb é bem parecido c o meu) a sua cidadania n passará para ele, mesmo vcs estando casados, se fosse contrario (ele fosse descendente e vc n), aí sim dava pra passar a cidadania!!!! Complicado!!! Mas ainda tem uma chance!! Eu ainda vou pesquisar direito, mas acho q ele pode conseguir a cidadania voluntária na Italia, e ele perde a cidadania brasileira... Mas como eu te disse temos q pesquisar direito!!!

Link para o comentário
  • Membros

Dae pessoal, fiquei sabendo de uma pessoa que auxilia nesse processo de cidadania, que a partir de 1 de janeiro de 2006 os brasileiros precisarão de visto para entrar na Italia, tornando mais difícil ir para la, alguém sabe alguma coisa sobre isto.

Bom, estou querendo ir no mês de Dezembro para la se alguém do forum esta pensando em ir para Italia no mes de desembro e presisar de alguém para dividir despesas entre em contato comigo no e-mail ducarmo3@ibest.com.br

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by faveri

 

Dae pessoal, fiquei sabendo de uma pessoa que auxilia nesse processo de cidadania, que a partir de 1 de janeiro de 2006 os brasileiros precisarão de visto para entrar na Italia, tornando mais difícil ir para la, alguém sabe alguma coisa sobre isto.

Bom, estou querendo ir no mês de Dezembro para la se alguém do forum esta pensando em ir para Italia no mes de desembro e presisar de alguém para dividir despesas entre em contato comigo no e-mail ducarmo3@ibest.com.br


id="quote">
id="quote">

 

Resposta:

 

Nunca vi nada sobre isso não.

Acredito que seja mais um boato plantado para que os 'consultores' se dêem bem às custas do desespero dos descendentes.

 

Wagner, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Resposta:

 

Cônjuges de italianos podem solicitar a NATURALIZAÇÂO POR MATRIMÔNIO.

 

Naturalização não é cidadania originária.

Cidadania adquirida por descendentes é originária.

 

Naturalização é uma solicitação da concessão da cidadania.

Cidadania de descendentes é o reconhecimento da cidadania adquirida no desde o nascimento.

 

Na prática a pessoa que se naturalizou não perde a cidadania brasileira.

- Porque a perda é um ato bastante formal e que envolve decisão das Altas Cortes.

 

- Porque mesmo que de fato perdesse, os governos não cruzam seus dados. O BR nunca ficará sabendo na naturalização.

 

- Há o entendimento dos juristas que a imposição da perda não deve ser imposta ao cidadão brasileiro.

(Há muitos jogadores de futebol naturalizados e todo mundo sabe disso).

 

Wagner, Rio de Janeiro.

 

quote:Originally posted by Flama

 

Olá, De_Marcondes,

Talvez eu não tenha me explicado bem... Realmente a cidadania não é transmitida através do casamento e sim a naturalização (tanto para homens quanto mulheres casados após 1983), após 6 meses de casados caso morem na Itália e após 3 anos caso morem em outros países... Se vc quiser saber mais, pode ver o site www.italconsulpoa.org.br, tem muitas informações úteis, toda documentação necessária, o que pode, o que não pode, etc. Só não explica a diferença entre cidadania e naturalização(que não sei bem qual é...). Vantagens e desvantagens, etc. Acho que não é necessário abrir mão da cidadania brasileira. Se alguém puder me esclarecer, ótimo... Justamente pela possibilidade de naturalização, penso que o marido ou esposa, num caso como este, pode ter um tratamento especial com relação ao visto de permanência durante o processo... Agradeço que possa me dar qualquer informação a respeito!

Valeu!

 

 

Originally posted by de_marcondes

 

Originally posted by Flama

 

Oi, pessoal, tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a esclarecê-la. Se eu for para a Itália tirar a

E acho q no seu caso (q tb é bem parecido c o meu) a sua cidadania n passará para ele, mesmo vcs estando casados, se fosse contrario (ele fosse descendente e vc n), aí sim dava pra passar a cidadania!!!! Complicado!!! Mas ainda tem uma chance!! Eu ainda vou pesquisar direito, mas acho q ele pode conseguir a cidadania voluntária na Italia, e ele perde a cidadania brasileira... Mas como eu te disse temos q pesquisar direito!!!

 


id="quote">id="quote">
Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by linalinabr

 

Pessoal!!! Tenho a seguinte dúvida!!

 

Meu bisavô nasceu na Itália - Luigi Bernardino Campana, ao falecer no Brasil, tem seu nome somente como Luigi Campana - devo corrigir a certidão de óbito, bem como as certidões de seu filho em que constam o nome do pai??

 

Faço isto via advogado? quanto custa este tipo de processo? e quanto tempo leva???

 

 


id="quote">
id="quote">

 

Resposta:

 

Se o processo de retificação não for te complicar muito, é importante fazê-lo. Terá todas as certidões regulares entre si e a história da família recuperada.

 

Se o objetivo maior for a cidadania, não há obrigação de retificar.

De Luigi Bernardino Campana para Luigi Campana houve a omissão do segundo nome e a manutenção do primeiro (esse é o mais importante na identificação da pessoa). O sobrenome aí é apenas o Campana.

 

Wagner, Rio de Janeiro

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by jfbarro

 

Olá Pessoal!

 

Estou conversando com uma brasileira que está na Itália e que auxilia na obtenção da cidadania italiana. No entanto, tem um coisa que ela está prometendo que estou achando estranha. Ela diz que existe uma tal de Carteira de identidade italiana provisória e que com esse documento eu posso ir para Londres sem problemas (Quero ir para Londres para fazer um curso de 3 meses, depois eu volto para a Itália). Eu nunca tinha ouvido falar nessa carteira provisória, isso realmente existe? Ela sai bem antes do processo de reconhecimento ter sido concluído?

 

Grande abraço a todos.


id="quote">
id="quote">

 

Resposta.

 

Amigo, eu já te respondi isso no Orkut nas Comunidades de Cidadania IT ou na Genealogia busca de certidões.

 

Qualquer estrangeiro (antes do processo terminado, somos estrangeiros) residente na IT pode pedir a Carta d'Identità.

Naturalmente vira cittadinanza: brasiliana.

Ou seja, sem nenhum tratamento diferenciado (como existe para os europeus) pela Europa.

 

Wagner, Rio de Janeiro

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...