Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros

vai lá, leva seus documentos e explica isso pra eles.

não há outra solução.

 

quote:Originally posted by pauloldc

 

Ola a todos...

Preciso de uma ajuda, meio que urgente...

Estou aqui na Italia e jah tirei o meu Permesso como turista e agora que fui entrar com o pedido de cidadania, o pessoal do Comune esta tentando dar entrada na minha cidadania como CIDADANIA POR RESIDENCIA, e com isto eu preciso ficar aqui por 1 ano sem poder sair do pais. Soh que eu trouxe todos os meus documentos para realizar a cidadania por descedencia. Alguem ja ouviu falar disso, sabe como eu devo proceder com o pessoal do comune??


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi, pessoal, alguém já fez ou conhece quem tenha feito o reconhecimento da cidadania em Livorno? Estou me programando pra ir para lá, mas sei que algumas cidades não são indicadas, por ter uma procura muito grande... Alguém tem esta informação?

Aguardo. Valeu1

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Flama

 

Oi, pessoal, alguém já fez ou conhece quem tenha feito o reconhecimento da cidadania em Livorno? Estou me programando pra ir para lá, mas sei que algumas cidades não são indicadas, por ter uma procura muito grande... Alguém tem esta informação?

Aguardo. Valeu1

 


id="quote">
id="quote">

 

Não vá sem reunir o máximo de informações possíveis sobre o processo lá, como conseguir residência etc e obter do Comune a certeza de que eles fazem a prática lá.

 

Há comunes que não fazem e outros que fazem só para os descendetes de italianos do próprio comune.

 

Wagner, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by rawpunk

 

vai lá, leva seus documentos e explica isso pra eles.

não há outra solução.

 

quote:Originally posted by pauloldc

 

Ola a todos...

Preciso de uma ajuda, meio que urgente...

Estou aqui na Italia e jah tirei o meu Permesso como turista e agora que fui entrar com o pedido de cidadania, o pessoal do Comune esta tentando dar entrada na minha cidadania como CIDADANIA POR RESIDENCIA, e com isto eu preciso ficar aqui por 1 ano sem poder sair do pais. Soh que eu trouxe todos os meus documentos para realizar a cidadania por descedencia. Alguem ja ouviu falar disso, sabe como eu devo proceder com o pessoal do comune??


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">

 

Eu te respondi no Orkut. Espero que tenha lido a resposta.

 

Há comunes que não fazem a prática da cidadania ou fazem só para descendentes de italianos desse comune.

 

Sua cidadania é por descendência, jus sanguinis, e nao pode residência (naturalização).

 

Wagner, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Para fazer na IT tem que ser sim residente, com casa alugada em seu nome ou ser acolhido em casa de familiares ou amigos que formalizem a Dichiarazione di Ospitalità, documento que comprova que a pessoa que te recebe se responsabiliza por você. É muito comprometor e as pessoas não se sentem muito à vontade para fazê-lo.

 

 

NÂO, não burle a residência na IT de jeito nenhum:

 

1 - Por que isso é um trabalho sujo de máfias de cidadania espalhadas por lá, a maioria conduzida por brasileiros. Dizem que tudo é fácil, e não é, te cobram $$$$$.

 

2 - Isso é CRIME. A prática da cidadania é um direito que os RESIDENTES no comunes têm. Inclusive o Vigile vai ao local de 'falsa residência' tantas vezes quantas forem necessárias para comprovar a permanência da pessoa.

 

OBS: Vigile é o policial que vai CONFIRMAR se realmente você mora na residência e em que condições (há limite de pessoas em relação ao tamanho da casa), que deve "visitar" o local de residência para a pessoa poder ser incluída na Anagrafe della populazione residente do Comune.

 

3 - Se o descendente for pego, isso configura crime e a pessoa será deportada.

 

Wagner, Rio de Janeiro.

 

quote:Originally posted by rawpunk

 

a residência na italia é mais tranquila, isto é, existem os "vendedores" de residência. pagando o preço ela consegue residência fácil... até mesmo de italianos natos. isso seria o menor dos problemas.

 

quote:Originally posted by de_marcondes

 

Boa idéia, até mesmo porque a passagem aérea dentro da europa, dizem, q é mais barata!! Mas eu acho q para ela dar entrada no processo lá na Itália de qualquer forma ela teria q comprovar q tem residencia por lá... Ou n???

 

quote:Originally posted by rawpunk

 

se os documentos estão certos então um processo não tem nada a ver com o outro.

ela até pode fazer na inglaterra, porém têm que estar morando lá LEGALMENTE e com visto com tempo suficiente para o processo. é complicado... já li muito sobre o assunto, mas até hoje me confundo com isso. vamos ver se alguém te explica melhor...

 

mas mesmo que não dê certo assim, ela poderia ir pta italia, dar entrada no processo e ir pra inglaterra. quando saísse a cidadania ela ia pra italia novamente só para assinar e pegar os documentos.

 

quote:Originally posted by de_marcondes

 

Digamos q os documentos dela estão certos... Um processo vai depender do outro???

Tem problema em abrir esse processo na Inglaterra??? Demora muito mais??? É que na Inglaterra teria onde ela morar enquanto o processo não sai!!!


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Rawpunk,

 

é o seguinte:

 

O setor consular da Embaixada da IT em Londres só atende aos residentes legalmente na Inglaterra e portadores de visto de longa duração (Indefinite Leave to Remain).

 

 

Ah, e quem dá entrada na IT tem que permanecer lá até o final do processo. Há sim a possibildade de pequenas saídas do país, mas a deve ficar o maior tempo possível na residência.

 

Além disso, qualquer problema no processo (acontecem muitos) o comune aisará a pessoa na residência declarada.

 

Wagner, Rio de Janeiro.

quote:Originally posted by rawpunk

 

se os documentos estão certos então um processo não tem nada a ver com o outro.

ela até pode fazer na inglaterra, porém têm que estar morando lá LEGALMENTE e com visto com tempo suficiente para o processo. é complicado... já li muito sobre o assunto, mas até hoje me confundo com isso. vamos ver se alguém te explica melhor...

 

mas mesmo que não dê certo assim, ela poderia ir pta italia, dar entrada no processo e ir pra inglaterra. quando saísse a cidadania ela ia pra italia novamente só para assinar e pegar os documentos.

 

quote:Originally posted by de_marcondes

 

Digamos q os documentos dela estão certos... Um processo vai depender do outro???

Tem problema em abrir esse processo na Inglaterra??? Demora muito mais??? É que na Inglaterra teria onde ela morar enquanto o processo não sai!!!


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by Flama

 

Alerta: Oi, pessoal... Estou enviando esta mensagem para lembrar mais uma vez que é importante escolher bem a cidade onde você pretende tirar a cidadania... Quem pesquisa na internet sobre isto frequentemente deve se deparar com dicas como esta. Para reforçar a informação segue trecho de um email que recebi hj de um conhecido que está morando em Trevis: "Porem, tambem aproveito para informar que Treviso nao è indicada para se fazer a cidadania, porque lotou de brasileiros e o prefeito nao esta mais assinando cidadanias, ou seja, existem pessoas esperando meses somente uma assinatura dele. Isso devido a diversos problemas que ocorreram, como inclusive documentos falsos, nao ha previsao para emissao."

Da mesma forma, sei que no consulado de POA já há a exigência de uma declaração feita em cartório da pessoa que transmite a cidadania ao seu descendente caso ela não tenha estado no cartório no momento do registro de nascimento, justamente pelo fato de estarem ocorrendo vários casos de falsificação de documentos...

Infelizmente as pessoas honestas acabam pagando pelo péssimo hábito do "jeitinho" muito difundido em nosso país.

Boa sorte a todos!

 

 


id="quote">
id="quote">

 

Sim, Flama, é IMPORTANTÌSSIMO saber tudo do processo no Comune escolhido.

 

Inclusive se de fato o Comune faz a prática da cidadania, há os que não fazem e há os que fazem apenas para descendentes originários do próprio comune e há os que podem fazer mas sequer sabem como (há sim).

 

Deve-se confirmar diretamente com o Comune também a lista de documents exigidos. Sim, também há variações!

 

Treviso está problemático sim para fazer a cidadania.

Tudo fica complicado, não so o processo em si, mas a busca por residência, a visita do Vigile para confirmar a residência etc...

 

Sobre o que você relatou do Consulado de Porto Alegre, você está totalmente CONFUSO.

 

Você está se referindo à exigência OFICIAL existente em TODOS os consulados de uma DECLARAÇÂO DE FILHO NATURAL (filhos havidos fora do casamento, ou seja, os pais não eram casados no civil) assinada pelo GENITOR italiano originário da cidadania (o italiano emigrado, ou o descendente dele que teve o filho) confirmando que a pessoa é filha dele caso na CERTIDÂO DE NASCIMENTO da pessoa esse genitor italiano NÂO conste como o DECLARANTE.

 

Quando não há vínculo CIVIL entre os pais, em TODO ato referente ao filho deve haver a manifestação de AMBOS os genitores para toda as conseqüências de efeito civil.

 

No caso da cidadania, caso o genitor italiano não conste como declarante e seja FALECIDO, seu filho PERDERÀ definitivamente o direito à cidadania, bem como seus netos etc.

 

Isso NÃO existe porque estão ocorrendo falsificações.

Isso é exigência OFICIAL.

 

Wagner, Rio de Janeiro.

Link para o comentário
  • Membros

Olá!

Alguém sabe me dizer:

 

Uma pessoa já tendo dado entrada no seu processo de cidadania na Comune, tendo pedido a troca de seu soggiorno para atezza, mas ainda não tendo retirado este documento (atezza) pode retornar ao Brasil?

 

Ela corre o risco de perder seu processo no caso de precisar voltar ao país antes disso??

 

Obrigada,

Celi.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...