Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
quote:Originally posted by pauloldc

 

Olá,

 

estou querendo tirar cidadania italiana e gostária de umas informações básicas.

 

Eu irei até a Itália com visto de turista e entrar lá mesmo com o pedido de Permesso di Soggiorno.

Toda a linha de descedência do meu pai (inclusive ele) é italiana.

Meu pai é de Frosinone, uma provincia entre Napoli e Roma (bem no meio do caminho). Gostária de saber com quais documentações eu preciso sair daqui do Brasil, tanto as minhas quanto as dele e se preciso da documentação de mais alguém, como meus avós, minha mãe (minha mãe é Brasileira).

Eu iria para a casa de um familiar de meu pai em Frosinone e gostária de saber qual a melhor cidade na proximidade para entrar com o pedido de cidadania, já que Roma deve ser um pouco mais demorado.

Estou mais confuso sobre a documentação. Eu preciso entrar com pedido em algum cartório sobre as documentações do meu pai ou é só ir atrás mesmo do processo de tradução?

 

obrigado pela atenção.


id="quote">
id="quote">

 

Ola Paulo ....

 

Se entendi certo seu pai è italiano ... certo??

 

Na primeira pagina deste forum tem a relaçao dos docs ... qualquer outra duvida pode postar aqui!

 

Abraços

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Olá pessoal, estou encaminhando meus docs para tradução em um patronato em São Paulo e a moça verificando as minhas certidões disse o seguinte: Na certidão de casamento de meu bisavô italiano aqui no brasil, consta que ele casou com 27 anos sem a data de nascimento no registro. Na verdade ele tinha 28 anos. No óbito é a mesma situação, 63 e o correto era 64 anos. Eu retifiquei todas as certidões, os nomes de pais estão todos perfeitos, porém o advogado na época falou para não mexer na idade pois não haveria problema e talvez o juiz ia esbarrar nisso, resolvi não mexer. A moça do patronato disse que se eu fizesse a cidadania por São Paulo eles iam mandar eu retificar de novo, e disse também que na Itália eles não deixarão passar pois são dados importantes do Italiano. Vão mandar eu colocar a idade certa e também a data de nascimento no casamento. Será esse pequeno detalhe vai me prejudicar lá. Se esbarrar o processo lá e eles pedirem para eu mudar aqui no Brasil, vencerá meu soggiorno, como funciona isso, terei q sair do país e entrar de novo, muito obrigado pessoal e boa sorte......

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by 2xdee

 

Fiquei confusa, afinal reconheço ou não a

firma de quem traduziu...?

sim, vou contratar um tradutor juramentato e sim sou de SP

hehe

id="purple">id="size1">id="Verdana">


id="quote">
id="quote">

 

Oi

 

Eu entendo você porque quando fiz o processo todo também fiquei um pouco confusa.É um processo simples,mas deve-se dar um passo de cada vez.

 

1-Juntar todos os documentos.

 

2-Verificar se os dados estão corretos(datas,nomes,etc)

 

3-Caso haja erros,fazer a correção(retificação)desses erros(atraves de um processo jurídico,com um advogado)

 

4-Se seu caso precisar desse processo de retificação,assim que o juiz assinar esse processo,o advogado deve devolver o mandado para você,que deve levar a cada cartório onde estão os documentos para o "cumpra-se" do juiz.

 

5-Ainda nesse assunto,o cartório vai fazer novo(s) document(s),agora já corrigidos,e você terá que pagar nova via desse documento(esses documentos não devem ter a firma reconhecida quando forem emitidos.Será dinheiro gasto sem necessidade.)

 

6-Depois de todos documentos emitidos, já corrigidos(retificados) e sem firma reconhecida,você levará todos para terem a firma reconhecida num "TALELIONATO de NOTAS DA CAPITAL" do estado onde você reside.Isso torna os documentos legais no Brasil.

(lembre-se que o consulado tem os estados certos para atender.Veja nesse site

http://www.italconsul.org.br/bilingue/pag/_rete_cons_in_Brasile_.htm

 

7-Depois das firmas dos cartórios já reconhecidas,você vai levar para um "TRADUTOR PÚBLICO JURAMENTADO" traduzir todos os documentos para o italiano.

 

8-Assim que o tradutor terminar as traduções, você vai novamente ao

"TABELIONATO DE NOTAS DA CAPITAL" e reconhece a firma do tradutor.

Isso torna os documentos legais aqui no Brasil.

 

9-Organize os documentos, tendo como primeiro, o nascimento do

italiano,depois da mulher do italiano,casamento,óbitos e assim por

diante,cada um com sua tradução,grampeados,bem organizados.Os consulados gostam dessa organização.

 

10-Com esses documentos você deve juntar um comprovante de residência(conta de luz,recibo de escola,faculdade,claro que deve estar em seu nome)

 

11-Para não ter surpresas(dificilmente acontece de se perderem)seja

prevenido e tire cópias autenticadas de todos documentos e guarde com você.Isso é só sugestão.

 

12-Levar tudo ao consulado que atende seu estado,e pedir para legalizarem os documentos(isso torna os documentos legais na ITALIA).Em São Paulo perguntam se vai para Itália,mandam preencher um papel com nome,endereço e telefone para contato, da pessoa que vai para Itália.Tiram um xerox desse papel que tem um número para simples cadastro de atendimento.Não é número de fila para atendimento.Esse xerox será solicitado quando for buscar os documentos.Guarde bem.

 

13-Quando o consulado ligar dizendo que está pronto,esteja com o dinheiro preparado,pois esse pagamento das legalizações só deve ser feito diretamente no caixa do banco,nada de pagamento eletronico.Vá no dia marcado ou corre o risco de ir para o fim do atendimento, de novo.

 

14-Chegando ao consulado você vai pegar um boleto,pagar no banco,levar o boleto novamente para o caixa do consulado.Só depois de dois dias vai voltar ao consulado para buscar os documentos legalizados.Isso acontece no consulado de São Paulo,onde fiz as legalizações.

 

15-Depois é partir para a Italia,fazer o permesso,dar entrada no comune e aguardar.Alguns dias e festejar com os amigos.

 

Acharam difícil?É trabalhoso,não difícil.

Será que agora há dúvidas?Vamos esperar para ver.

Abraços

Maria

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by pauloldc

 

Olá,

 

estou querendo tirar cidadania italiana e gostária de umas informações básicas.

 

Eu irei até a Itália com visto de turista e entrar lá mesmo com o pedido de Permesso di Soggiorno.

Toda a linha de descedência do meu pai (inclusive ele) é italiana.

Meu pai é de Frosinone, uma provincia entre Napoli e Roma (bem no meio do caminho). Gostária de saber com quais documentações eu preciso sair daqui do Brasil, tanto as minhas quanto as dele e se preciso da documentação de mais alguém, como meus avós, minha mãe (minha mãe é Brasileira).

Eu iria para a casa de um familiar de meu pai em Frosinone e gostária de saber qual a melhor cidade na proximidade para entrar com o pedido de cidadania, já que Roma deve ser um pouco mais demorado.

Estou mais confuso sobre a documentação. Eu preciso entrar com pedido em algum cartório sobre as documentações do meu pai ou é só ir atrás mesmo do processo de tradução?

 

obrigado pela atenção.


id="quote">
id="quote">

Paulo,

Que diabo é gostária de que você tanto fala?

Se você é filho de italiano será muito mais barato fazer aqui mesmo e gastar seus Euros depois. Como você não diz de onde é, não sei a que Consulado está jurisdicionado. Os sites dos Consulados tem itens específicos sobre isto. O Consulado de São Paulo esconde mas filhos até 35 anos conseguem através do Latronatos... ops, Patronatos em cerca de 2 meses.

Por exemplo, no Rio http://www.conrio.org.br/ConrioPortugues/cidadania.htm o item 2 da Apresentação dos Documentos diz:

2. Os requerentes maiores de 18 anos , cujo pai e cuja mãe já são cidadãos italianos há pelo menos 90 dias, poderão apresentar as proprias certidões de nascimento, de casamento e de nascimento dos filhos menores, sem nenhum agendamento, diretamente no Setor "Stato Civile" deste Consulado Geral, se forem residentes no Estado do Rio de Janeiro, ou, no Vice Consulado de Salvador, se residentes no Estado da Bahia, ou, no Vice Consulado de Vitoria, se residentes no Estado do Espirito Santo.

De qualquer forma poderá pedir o reconhecimento diretamente num Comune italiano se for o caso, mas não exatamente como você está pensando, morar num lugar e "tirar" nas proximidades.

Link para o comentário
  • Membros

Rodrigo, antes de tudo, parabens pelo forum.

Pode me informar qual a melhor cidade em termo de rapidez para eu conseguir a naturalização? Outra coisa, a certidão negativa de naturalização que posso pegar aqui no Brasil não seve para o processo lá na Italia não? É porque estou vendo gente dizer que o comune pede pro consulado aqui, então adianta eu levar ou não a certidão de naturalização?

Link para o comentário
  • Membros
quote:Originally posted by gandolfi

 

ciao lega

 

alguem sabe me dizer um lugar bem barato para comprar passagem aerea para a italia

 

Eu devo pedir visto de 3 meses ou tanto faz

 

auguri i distinti saluti i tutti siete


id="quote">
id="quote">

 

 

Seguinte, os valores das cias aereas sao os mesmos para todas as agencias do Brasil, sao valores de sistema....o que acontece eh que algumas tem maior poder de negociacao....conseguindo entao bloqueios (onde vc tem que embarcar em dts e destinos especificos)...ou agentes de viagens que abrem mao da comissao pra ganhar a venda......mas no geral, qualquer agencia tem acesso aos menores preços das cias aereas. Ou procure na internet, nakeles sites de viagens e tal...mas naoa conselh, pois primeiro teria q ser um de confiança e segundo se da algum pepino lah no seu embarque vc ira ligar par quem nao eh?

 

Abraços

 

Renata

Link para o comentário
  • Membros

Esqueci de colocar a minha duvida.....

 

Tenho um documento de nascimento (do meu bisavo) que esta constando somente o primeiro nome dele....nao tem o sobrenome na tal da certidao!!! isso pode dar problemas lah na Italia?? Liguei no cartorio (fim de mundo) e disseram que esta conforme a original...

Alguem tem algum caso assim? Pois na verdade confirma-se pela sua filiacao certo? E estou tirando a partir do meu tataravo a cidadania...

To entrando com a retificacao de outros erros e tal...e ja vou tentar arrumar isso.....mas nao sei se vou conseguir sabe...

 

Agradeço desde jah!

 

Renata Vivan

Link para o comentário
  • Membros

ciao lega

 

gostaria da opnião de vocês , eu posso entrar com o processo de cidadania em qualquer comune?

 

Se sim, esse processo vai demorar mais ou a mesma coisa?

 

E se eu posso morar por exemplo na comune de roma e e ir tirar a cidadania na comune de rimini que seria a comune de meu bisavô?(Posso residir em uma comune e dar entrada em outra)

 

 

E se alguém sabe qual comune demora menos pois tenho pressa?

Link para o comentário
  • Membros de Honra
quote:Originally posted by gandolfi

 

ciao lega

 

gostaria da opnião de vocês , eu posso entrar com o processo de cidadania em qualquer comune?

 

Se sim, esse processo vai demorar mais ou a mesma coisa?

 

E se eu posso morar por exemplo na comune de roma e e ir tirar a cidadania na comune de rimini que seria a comune de meu bisavô?(Posso residir em uma comune e dar entrada em outra)

 

 

E se alguém sabe qual comune demora menos pois tenho pressa?


id="quote">
id="quote">

 

Gandolfi!!

 

Vc pode sim dar entrada em qualquer comune da italia, mas tem que ser na comune onde vc fixou residencia, ou seja, se vc fixar residencia em Roma, entao tera que fazer o processo em Roma.

 

Veja bem, vc pode FIXAR a residencia em Roma, depois do vigile passar e vc der entrada no processo, vc pode sim ir morar em outro local (ou ate retornar para o Brasil).

 

O prazo varia muito de Comune para Comune ... Geralmente as maiores cidades demoram mais, mas tem cidades pequenas q tb demoram ... Aconselho vc escrever para a comune q escolheu perguntando sobre o tempo que normalmente demora!!!

 

Abraços!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...