Ir para conteúdo

Arquivo - Cidadania Italiana - Procedimentos


Posts Recomendados

  • Membros
quote:Originally posted by Always Barbie

 

Ola..

 

Sera necesaria sim a apresentaçao da negativa de naturalizaçao..

 

O que eles estaram pedindo posteriormente, na Italia, è a mancata renuncia.

 

De uma olhada no meu post anterior..

 

Beijinhos

 

Barbie


id="quote">
id="quote">

 

Ola novamente...

Eu vou entrar com o pedido na Itália utilizando os papéis do meu pai, que é italiano. Gostária de saber se preciso da "Certidão Negativa de Naturalização", uma vez que meu pai ainda está vivo e tem o passaporte dele válido e renovado, comprovando que ele nao abriu mao da naturalização dele.

é que parece que o processo de pedido da certidão demora alguns meses e estou meio com pressa!

 

obrigado

Link para o comentário
  • Respostas 1.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Michael ..

 

Cara, naum lembro o valor certo ... Sei que foram 12 docs e o valor total foi de R$980.00 .... Vc tem que pegar o Boleto no Consulado, pagar em um banco (naum em caixas de Auto Atendimento) ... voltar e dar uma via para o Consulado ... ai a mulher marca outro dia para vc voltar e buscar!!

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros

McGrigio

 

Realmente eles sao bem sistematicos em relaçao a datas (muitos comunes nao exigem retificaçoes de nomes, porem em relaçao a datas, eles sao bem taxativos)

Mas no seu caso,vc informa nao constar a data de nascimento, e sim somente a idade, e nesse caso, eles sao obrigados a aceitar, por ser uma declaraçao do interessado.

Se constasse a data de nascimento no casamento, ou obito, e este fosse diferente ao constante no nascimento, certamente seria necessaria a retificaçao, pois nenhum comune italiano pode aceitar uma documentaçao com erros relativos a datas (somente a nomes, e mesmo assim, por criterios proprios)

No seu caso, nao se preocupe.. se todos os nomes estao corretos, vc nao tera nenhum problema..(teria se apresentasse o pedido no consulado no Brasil, pois eles exigiriam a retificaçao (no brasil, mesmo dados lavrados com idades sao necessarios retificar)

Mas vc pergunta em caso de exigirem a retifica do mesmo (o q nao acontecera, estarei explicando somente para que vc saiba qual procedimento deveria ser tomado nesse caso).

Apos ingressar na Italia, estar em posse de um permesso de soggiorno valido, estabelecer a residencia no comune, voce esta apta a fazer o pedido do reconhecimento da cidadania como todos sabemos.

Nesse momento, no ato de pedido do reconhecimento ao sindaco, ou oficial de estado civil, o mesmo estara te entregando um documento chamado "ISTANZA DI RICONOSCIMENTO DELLA CITTADINANZA ITALIANA "JURE SANGUINIS".

Este documento nada mais è do que a copia do pedido de reconhecimento da sua cidadania, e nele devera constar em em data xxxxxx a pessoa abaixo assinada entregou ao comune os seguintes documentosxxx(listagem de todos os documentos por vc entregues ao comune)

Com este documento, juntamente com o seu permesso de soggiorno turistico, voce pode troca-lo por "attesa cittadinanza" ou seja, espera de cidadania, que tem validade por 1 ano, e è renovavel 3 vezes. Ou seja, vc pode permanecer legal por ate 3 anos.

No caso do comune exigir a retificaçao, os mesmos deverao faze-lo por escrito, e este doc è valido para apresentaçao na questura tb para a mudança de permesso em caso de nao aceitarem o processo da forma que voce entregou.

PS: estou somente esclarencendo para q vc saiba os procedimentos, mas no seu caso, eles sao obrigados a aceitarem, pois nao existem DATAS, somente idades.

 

 

Beijinhos Barbie.

 

quote:Originally posted by McGrigio

 

Olá pessoal, estou encaminhando meus docs para tradução em um patronato em São Paulo e a moça verificando as minhas certidões disse o seguinte: Na certidão de casamento de meu bisavô italiano aqui no brasil, consta que ele casou com 27 anos sem a data de nascimento no registro. Na verdade ele tinha 28 anos. No óbito é a mesma situação, 63 e o correto era 64 anos. Eu retifiquei todas as certidões, os nomes de pais estão todos perfeitos, porém o advogado na época falou para não mexer na idade pois não haveria problema e talvez o juiz ia esbarrar nisso, resolvi não mexer. A moça do patronato disse que se eu fizesse a cidadania por São Paulo eles iam mandar eu retificar de novo, e disse também que na Itália eles não deixarão passar pois são dados importantes do Italiano. Vão mandar eu colocar a idade certa e também a data de nascimento no casamento. Será esse pequeno detalhe vai me prejudicar lá. Se esbarrar o processo lá e eles pedirem para eu mudar aqui no Brasil, vencerá meu soggiorno, como funciona isso, terei q sair do país e entrar de novo, muito obrigado pessoal e boa sorte......


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros

Ola Cbolsoni..

 

Nao existe problema no seu caso (como expliquei no post acima) e nao haveria mesmo se constasse a data incorreta (nao idade) pois trata-se de obito ( e conforme as normativas vigentes nao existe sequer necessidade de transcreve-los).

 

Beijinhos

 

Barbie

 

quote:Originally posted by cbolsoni

 

Olá McGrigio

 

Também tenho o mesmo problema, porém é só no óbito, que tá dando diferença de 6 anos. Os nomes estão certos, porém estão traduzidos. Será que algum desses dois casos será problema??

 

Abraços

Carlos

 

quote:Originally posted by McGrigio

 

Olá pessoal, estou encaminhando meus docs para tradução em um patronato em São Paulo e a moça verificando as minhas certidões disse o seguinte: Na certidão de casamento de meu bisavô italiano aqui no brasil, consta que ele casou com 27 anos sem a data de nascimento no registro. Na verdade ele tinha 28 anos. No óbito é a mesma situação, 63 e o correto era 64 anos. Eu retifiquei todas as certidões, os nomes de pais estão todos perfeitos, porém o advogado na época falou para não mexer na idade pois não haveria problema e talvez o juiz ia esbarrar nisso, resolvi não mexer. A moça do patronato disse que se eu fizesse a cidadania por São Paulo eles iam mandar eu retificar de novo, e disse também que na Itália eles não deixarão passar pois são dados importantes do Italiano. Vão mandar eu colocar a idade certa e também a data de nascimento no casamento. Será esse pequeno detalhe vai me prejudicar lá. Se esbarrar o processo lá e eles pedirem para eu mudar aqui no Brasil, vencerá meu soggiorno, como funciona isso, terei q sair do país e entrar de novo, muito obrigado pessoal e boa sorte......


id="quote">
id="quote">


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros

Galdolfi

 

Quando vc enviou o primeiro pedido voce fez com "aviso de recebimento"???

Se sim, ligue para la e envie um fax da copia do Aviso juntamente com a copia do novo pedido que eles emitem a Negativa (ou positiva) em 48 horas.

 

beijinhos

 

Barbie

 

 

 

 

quote:Originally posted by gandolfi

 

Rodmar eu enviei faz 4 meses e liguei lá e a menina disse que provavelmente foi incenerado meus documentos mandei outro antes de ontem e ligarei novamente na sexta agora só me falta isto para eu mandar traduzir e averba no consulado e partir para meu sonho!


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
  • Membros

Paulo ..

 

nao existe a necessidade de apresentaçao da Negativa, porem vc devera apresentar copia da Identidade, ou passaporte valido juntamente com o certificado de cidadania emitido a menos de 3 meses e a sua documentaçao a ser transcrita.

O procedimento sera o padrao.. pedido de mancata renuncia ao consulado, e transcriçao dos atos.

 

beijinhos Barbie.

 

 

 

 

quote:Originally posted by pauloldc

 

quote:Originally posted by Always Barbie

 

Ola..

 

Sera necesaria sim a apresentaçao da negativa de naturalizaçao..

 

O que eles estaram pedindo posteriormente, na Italia, è a mancata renuncia.

 

De uma olhada no meu post anterior..

 

Beijinhos

 

Barbie


id="quote">
id="quote">

 

Ola novamente...

Eu vou entrar com o pedido na Itália utilizando os papéis do meu pai, que é italiano. Gostária de saber se preciso da "Certidão Negativa de Naturalização", uma vez que meu pai ainda está vivo e tem o passaporte dele válido e renovado, comprovando que ele nao abriu mao da naturalização dele.

é que parece que o processo de pedido da certidão demora alguns meses e estou meio com pressa!

 

obrigado


id="quote">
id="quote">
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...