Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas

Postado
  • Membros

[info]Antes de formular sua pergunta leia o tópico sobre procedimentos para solicitar a sua cidadania Processo e consulte também o nosso arquivo talvez encontre sua resposta por lá Arquivo[/info]

• Respostas 161
  • Visualizações 62.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Estou pesquisando e lendo bastante sobre o assunto, de qualquer forma, ainda tenho algumas dúvidas.

Meu primo de primeiro grau tirou a cidadania dele na Itália agora em 2011 (ele mora em Augusta) e tudo foi feito lá mesmo. Ele está de férias aqui no Brasil e trouxe com ele uma espécie de ‘documento’ que é como se fosse um certificado atestando que ele deu entrada na documentação e é hoje cidadão italiano. Nesse documento tem um número de processo e uns carimbos e assinaturas, mas ele já está com seu ‘RG’ italiano e vai tirar o passaporte quando voltar para lá agora em Setembro. Com ele ta tudo maravilha.

Agora a família quer aproveitar e tirar também a cidadania (que já a parte mais cara e trabalhosa já foi feita. Reunir e regularizar todos os documentos lá na Itália demorou mais ou menos 2 anos e foi bem caro).

Liguei no consulado de São Paulo e me informaram que para dar entrada aqui no Brasil nós precisaríamos de toda documentação que comprovasse a descendência. Lendo aqui mesmo, vi estão que deveríamos pegar os documentos lá em Augusta, é isso mesmo? Eles podem dar ou se recusar a passar toda documentação para nós, não? No consulado aqui de São Paulo a fila de espera para apresentar a documentação é de 6 anos. Então, resumindo, se fossemos dar entrada na cidadania pelo consulado de São Paulo, esperaríamos 6 anos para apresentar os documentos e estes estão na Itália, é isso mesmo?

Ou, se déssemos entrada na Itália (buscando residência e tudo o mais), como seria? Eu poderia chegar em Augusta, ir ao mesmo lugar que tirou a cidadania do meu primo, apresentaria os documentos restantes e então esperaria a cidadania lá? Toda documentação está regularizada até minha avó, então eu só apresentaria certidão do meu pai, minha mãe e a minha? Pelo menos foi isso o indicado por um advogado. E esses documentos que eu acrescentaria a pasta para tirar a minha cidadania precisam ser legalizados no consulado de São Paulo? (Isso significa esperar 6 anos ou há um outro meio para isso?)

Estou um pouco confusa e agradeço a resposta de vocês para decidir qual meio menos turbulento para conseguir a cidadania. Obrigada!

Postado
  • Membros
Estou pesquisando e lendo bastante sobre o assunto, de qualquer forma, ainda tenho algumas dúvidas.

Meu primo de primeiro grau tirou a cidadania dele na Itália agora em 2011 (ele mora em Augusta) e tudo foi feito lá mesmo. Ele está de férias aqui no Brasil e trouxe com ele uma espécie de ‘documento’ que é como se fosse um certificado atestando que ele deu entrada na documentação e é hoje cidadão italiano. Nesse documento tem um número de processo e uns carimbos e assinaturas, mas ele já está com seu ‘RG’ italiano e vai tirar o passaporte quando voltar para lá agora em Setembro. Com ele ta tudo maravilha.

De fato... ::otemo:: ele ja é italiano e agora é so aproveitar !!!

Agora a família quer aproveitar e tirar também a cidadania (que já a parte mais cara e trabalhosa já foi feita. Reunir e regularizar todos os documentos lá na Itália demorou mais ou menos 2 anos e foi bem caro).

Liguei no consulado de São Paulo e me informaram que para dar entrada aqui no Brasil nós precisaríamos de toda documentação que comprovasse a descendência. Lendo aqui mesmo, vi estão que deveríamos pegar os documentos lá em Augusta, é isso mesmo? Eles podem dar ou se recusar a passar toda documentação para nós, não? No consulado aqui de São Paulo a fila de espera para apresentar a documentação é de 6 anos. Então, resumindo, se fossemos dar entrada na cidadania pelo consulado de São Paulo, esperaríamos 6 anos para apresentar os documentos e estes estão na Itália, é isso mesmo?

Seis anos ainda é pouco... O Consulado de Sao Paulo leva em media 15 anos pra conceder cidadania a quem requerer agora. Augusta fornece para o seu primo uma copia... que pouco ajuda no Brasil.

Ou, se déssemos entrada na Itália (buscando residência e tudo o mais), como seria? Eu poderia chegar em Augusta, ir ao mesmo lugar que tirou a cidadania do meu primo, apresentaria os documentos restantes e então esperaria a cidadania lá? Toda documentação está regularizada até minha avó, então eu só apresentaria certidão do meu pai, minha mãe e a minha? Pelo menos foi isso o indicado por um advogado. E esses documentos que eu acrescentaria a pasta para tirar a minha cidadania precisam ser legalizados no consulado de São Paulo? (Isso significa esperar 6 anos ou há um outro meio para isso?)

Este passo seria o ideal. Dar entrada na Italia poderia levar no maximo 3 meses. Voce pode fazer em Augusta ou em qualquer outro comune italiano. Tens que levar pra la Italia todos os documentos traduzidos e legalizados pelo Consulado de sua residencia. Se for apenas 3 documentos creio que consigas no momento, mais do que isto teras que entrar na fila que esta demorando em media de 1 a 2 anos.

Estou um pouco confusa e agradeço a resposta de vocês para decidir qual meio menos turbulento para conseguir a cidadania. Obrigada!

Seu caso é bem simples, e te aconselho fazer diretamente na Italia.

Espero te-la ajudado.

Abraçosss ::tchann::

Postado
  • Membros

Boa tarde,

Minha mãe nasceu na Itália, veio para o Brasil e se "naturalizou" antes de eu nascer, portanto até onde eu sei não tenho direito a cidadania italiana. Mas há uns tempos atrás fuçando na internet, achei uma página do governo brasileiro onde você pode consultar as certidões negativas de naturalização, e fazendo a consulta da minha mãe não consta ela como naturalizada (diferente dos irmãos dela).

Conversei com minha mãe e ela me disse que os documentos de naturalização dela estão com nomes e datas erradas o que pode ter gerado esta falha. Gostaria de saber se devido a esta falha posso entrar com o pedido de cidadania italiana, já que ela não consta como naturalizada, o que seria fácil pois ela tem todos os documentos.

P.S.: Apesar de não constar como naturalizada ela possui todos os documentos brasileiros.

Postado
  • Membros

Boa tarde!

O Avô paterno da minha Avó é Italiano. É possível que minha avó adquira a nacionalidade? Ela nasceu antes de 1948. Ela adquire? E meu pai nasceu depois de 1948, teria transmitido para o meu pai, e consequentemente, para mim?

OBRIGADO!!!

Postado
  • Membros

Esqueci de perguntar,

Com relação aos documentos necessários, basta uma Certidão de Óbito daquele ascendente ou precisa de Casamento e Nascimento também?

Postado
  • Membros

Precisa de certidão de nascimento de todos e as de casamento e óbito de todos os que forem o caso.

Esqueci de perguntar,

Com relação aos documentos necessários, basta uma Certidão de Óbito daquele ascendente ou precisa de Casamento e Nascimento também?

Postado
  • Membros

E tem um irmão do meu pai querendo a cidadania também,

nesse caso, precisaremos de duas certidões de cada documento para fazer em separado, ou pode fazer o requerimento juntos?

Postado
  • Membros

Encontrei em alguns docs a seguinte modificação... alguns nomes estão com LanJoni, outros LanGoni e até LanZoni... tem problema?

Postado
  • Membros
Boa tarde,

Minha mãe nasceu na Itália, veio para o Brasil e se "naturalizou" antes de eu nascer, portanto até onde eu sei não tenho direito a cidadania italiana. Mas há uns tempos atrás fuçando na internet, achei uma página do governo brasileiro onde você pode consultar as certidões negativas de naturalização, e fazendo a consulta da minha mãe não consta ela como naturalizada (diferente dos irmãos dela).

Conversei com minha mãe e ela me disse que os documentos de naturalização dela estão com nomes e datas erradas o que pode ter gerado esta falha. Gostaria de saber se devido a esta falha posso entrar com o pedido de cidadania italiana, já que ela não consta como naturalizada, o que seria fácil pois ela tem todos os documentos.

P.S.: Apesar de não constar como naturalizada ela possui todos os documentos brasileiros.

Esta é uma faca de dois gumes, mas que no final cortara apenas de uma lado. Se ela se naturalizou, por mais que tenha letras e datas erroneas, nao deixa de ser sua mae. POde ser que consigas, mas pode ser que voce se incomode futuramente. Nao te aconselharia. Veja possiveis formas de se resolver com um bom advogado civel. Abraços.... ::tchann::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.