Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

É isso aí, só não sei se Easyjet e Ryanair aceitam VTM. Não é qualquer cartão de débito que aceitam.

 

Pra fugir do IOF, tente reservar hospedagem em que você só precise pagar na hora.

 

Nas compras de passagem, há duas maneiras. Uma, voando pela TAP ou qualquer outra cia aérea que tenha escritório financeiro no Brasil. Outra, comprando pelos buscadores, como o Submarinoviagens. Mas veja que você troca uma taxa por outra, já que eles cobram comissão. Veja o que sai mais em conta.

Link para o comentário
  • Respostas 38
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá a todos

Pretendo viajar para a Europa em 26 de Dezembro desse ano e voltar em 02 de fevereiro 2014, mas ainda tenho algumas dúvidas

1 - Passagens para dezembro e janeiro costumam ser caras como para julho/agosto? Pesquisando passagens agora para dez e jan agora vi que está numa faixa de R$ 3.000,00, o que achei muito caro, pois eu acho um preço bom algo em torno de R$ 2.300,00 (ou por este preço nao encontrarei nem a pau?). Qual a melhor época para comprar passagens para dezembro e janeiro?

 

2 - Qual a melhor forma de comprar passagens de trem online e fazer reservas em hostels? Pretendo sair do brasil ja com todas as reservas de hostels feitas e todas as passagens de trem compradas (comprarei passagens pelo site da renfe, raileurope, eurostar, fyra e cd.cz). Conseguirei comprar pelo VTM? E caso eu compre por cartão de crédito do Banco do Brasil, como funciona? Quando eu efetuar a compra será utilizada a taxa de câmbio do dia da compra ou da fatura? Como eu posso saber a taxa de câmbio que o BB utiliza?

Comprando no crédito há incidência dos 6.38% de IOF e no VTM não?

E como está atualmente para utilizar o VTM na europa? leio relato de gente que diz que quaquer lugar aceita e foi muito prático, outros que foi uma bosta, a maquina engoliu o cartão e tal. Isso é pela falta de chip ou nada a ver?

 

Desde já obrigado a todos, gostei muito do site, é uma mão na roda e desculpem pela quantidade de perguntas, mas quem puder responder nem que seja meia pergunta ja está me ajudando :)

Link para o comentário
  • Membros

Sobre uso do VTM para reservas, padssagens, etc, vou dar meu testemunho.

 

Faz 4 dias que eu voltei de uma viagem de 31 dias pela Europa (Londres - Munique - Viena - Praga - Berlim - Paris). Não foi minha primeira viagem à Europa, pois em 2011 eu fiz um outro roteiro de 24 dias (Itália, França, Espanha e Portugal) e em 2012 eu estive em Paris por 8 dias.

 

Em todas essas viagens, eu SEMPRE usei meu VTM para fazer todas as reservas de hotéis, passagens de trem, trechos internos aéreos (low cost e companhias tradicionais), compra de ingressos para atrações turísticas e museus, concertos musicais e ópera e até mesmo eventos esportivos. Abaixo, um breve relato:

 

A) HOTÉIS: Eu procuro hotéis no booking.com e quando encontro um com preço, locaçização e ambiente que me agrade, eu verifico a resenha e fotos de hóspedes no Tripadvisor. Se vejo que as resenhas e fotos condizem com o que foi mostrato no Booking, eu entro no site oficial do próprio hotel e faço a reserva diretamente com o hotel. Em 95% das vezes, eu faço reserva do tipo cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado. Informo o número do meu VTM para garantir a reserva. Alguns hotéis não debitam nenhum valor e nunca tive problema, a reserva sempre esteve confirmada. Em outras vezes, o hotel faz um débito simbólico (entre 0,01 centavo de Euros a 2,50 Euros, dependendo do hotel) para confirmar a validade do cartão. Por fim, outros fazem um bloqueiro temporário (de 10 a 20 dias, também dependendo do hotel) do valor correspondente à primeira diária, também para confirmar a validade do cartão. Depois desse tempo de bloqueio, o valor bloqueado é liberado no VTM novamente.

 

Em todas as minhas reservas de hotel com VTM, tanto nessa última viagem como nas anteriores, somente um hotel fez o bloqueio temporário do valor da primeira viagem por 15 dias (foi o hotel de Viena). Os outros hotéis, ou não debitaram nada opu debitaram esse valor simbólico de 1,00 Euro. E também nunca ocorreu de terem bloqueado o vlaor inteiro da estadia. Espero que continue assim.

 

Com essas reservas com cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado, os hotéis geralmente cobram o valor total da estadia no check-out, mas eu prefiro pagar toda a estadia no momento da entrada mesmo e já me livro da obrigação, uma vez que eu não consumo nada do frigobar (quando há) e também não uso nenhum serviço, tipo telefone e lavanderia.

 

Nessa minha última viagem, eu fiz apenas uma reserva do tipo não reembolsável e com pagamento total na hora da reserva. Fiz isso para o hotel de Londres porque queria passar pela imigração em Heathrow com o hotel já pago, e também porque dessa forma havia um desconto muito mais atrativo financeiramente. Também usei o VTM para fazer essa reserva e pagamento on-line, sem problemas.

 

B) PASSAGENS AÉREAS E DE TREM:

 

Eu reservei todas as passagens de trem com o meu VTM, tanto nessa viagem como nas anteriores. O VTM só não funcionou na RENFE (companhia de trens espanhola). Nas outras, tudo deu certo, usando meu VTM. As companhias que eu já fiz compra de passagens aéreas e de trem sem problemas com o VTM foram as seguintes:

- Easy Jet

- Vueling

- Lufthansa

- Trenitália

- SNCF (companhia francesa)

- Deutsche Bahn

- ÖBB (companhia austríaca)

 

Na SNCF tem algumas pegadinhas: O VTM não funciona se a pessoa quiser comprar uma passagem com tarifa iDTGV (é um tipo de tarifa sem emissão de bilhete). O VTM funciona perfeitamente quando você escolhe a opção de retirar o bilhete nas máquinas automáticas de qualquer estação de trem localizada na França. E mesmo com receio desse sistema, tudo dá certo. Basta ir à uma estação um dia antes de sua partida, inserir na máquina automática o mesmo cartão que você fez a compra, e o sistema já localiza tuas reservas e imprime os cartões de embarque todos de uma vez.

 

Quanto às passagens aéreas, funcionou perfeitamente nas companhias que eu listei acima. Na hora da compra, a pessoa tem de optar pela opção "pagamento com cartão de crédito" (mesmo sendo um VTM). Essa opção de pagamento geralmente tem uma taxa maior para a emissão de bilhetes (geralmente 10,00 Euros - se fosse Visa Electron, geralmente não há cobrança dessa taxa). Não aianta tentar optar pelo Visa Electron que o sistema não vai reconhecer o VTM como um cartão de débito. Apesar de ser um cartão pré-pago que funciona na modalidade débito, os sistemas de comprars on-line o reconhece como cartão de crédito mesmo ...

 

Eu um dia ainda vou tentar usar esse VTM para comprar a passagem aérea intercontinental. Creio que na Lufthansa eu consiga, pois eu consegui comprar os trechos Londres - Munique e Berlim - Paris na Lufthansa com o VTM. Pela lógica, eu devo conseguir também na passagem intercontinental.

 

Eu tentei comprar minha última passagem interncontinental (Porto Alegre - Lisboa - Londres e Paris - Lisboa - Porto Alegre) com a TAP no VTM. Como era um valor considerável, eu liguei antes para o call center para ver se o sistema de compra on-line aceitaria o VTM. A atendente disse que não, mas não senti muita firmeza na resposta dela. Ela parecia nem saber do que se tratava. Não quis arriscar e comprei a passagem pelo call center mesmo e usando boleto. Mas como precisamos selecionar "pagamento com cartão de crédito" para usar o VTM em qualquer compra on-line, ei desconfio que seja possível, sim.

 

C) COMPRA DE INGRESSOS:

O meu VTM funcionou para a compra de todos os ingressos antecipados que eu já usei em minhas viagens. Abaixo a lista:

- Museus Vaticanos e Capela Sistina (mas desde o final do ano passado, não dá para comprar com nenhum tipo de cartão mais, por decisão do banco central da Itália ou algo do gênero).

- Galleria Borghese

- Torre Eiffell

- Sagrada Família

- London Eye

- Castelo de Neuschwanstein

- Ingressos para as óperas da Baviera (Munique), Viena e Berlim

- Ingressos para o meu irmão para jogos no O2 Arena em Berlim e no Stade de France

 

D) Compras no comércio local e em restaurantes e saques:

O meu VTM sempre foi muito bem aceito em todos os lugares que eu usei. Eu costumo usar o VTM em estabelecimentos maiores. Uso cash em estabelecimentos menores. Foi aceito em pequenas filiais de supermercados da França (como o Monoprix) e na Alemanha. Mesmo em alguns restaurantes menores, inclusive em Portugal e na república Tcheca, o VTM é aceito também (não em todos, é claro). É raro eu usar o VTM para sacar moeda local. Eu só fiz isso em Praga, porque lá a moeda não é o Euro, e outras duas vezes em Paris e Berlim. Em Praga, inclusive, eu paguei o hotel na chegada com o VTM e para a minha surpresa, o valor foi debitado em Euros e não em coroas tchecas, o que foi ótimo porque eu não perdi na conversão das moedas. E em Praga teve alguns estabelecimentos que aceitraram também o VTM para pagamento (mas nesse caso, houve uma pequena perda na hora da conversão das moedas).

 

Eu posso contar nos dedos os lugares onde esse VTM não é aceito: em pequenos comércios (tabacarias, fruteiras, etc) e nas máquinas de venda de tickets de transporte público. Nessas máquinas, em Lisboa, Berlim, Munique, Viena e Praga, dá para pagar os tickets em cash (notas ou moedas). Na França, acho que dá para usar o VTM nas máquinas de venda de tickets, sim, mas não estou bem lembrada.

 

Eu sou super fã do VTM. Algumas pessoas podem me chamar de louca, porque na hora de carregar a cotação geralmente é mais alta do que a cotação do dia para compra de papel moeda ou no cartão de crédito/débito. Mas em conpensação, eu chego de volta de uma viagem sem nenhuma fatura de cartão de crédito para pagar. E também não fico apreensiva na hora de usar o cartrão, porque depois de carregado, eu não preciso mais me precupar qual a cotação do euro/dólar no dia das compras ou do fechamento da fatura. Eu levo uma quantia X no VTM e outra quantia X em cash e assim sei exatamente o quanto eu tenho disponível para gastar e isso é uma forma muito eficiente de controlar os gastos em uma viagem.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: para o VTM funcionar da forma como o meu funciona, é preciso que esse VTM tenha chip, tenha numeração de 16 dígitos (como nos cartões de crédito), tenha os 3 dígitos de verificação de segurança no verso do cartão e tenha escrito nele o nome do portador do cartão. Até onde eu saiba, apenas a Corretora Confidence faz o VTM com todos esses itens. O meu tem todos esses itens e sempre funciona corretamente.

 

Eu odeio cartão de crédito, eu odeio bancos e suas taxas abusivas de qualquer serviço, sem contar a forma muitas vezes insuportável que os bancos tratam os clientes, direcionando tudo para uma "central de relacionamento" 0300 ou 0800, onde quem te atende é um simples atendente de callcenter que não tem ingerência nenhuma sobre o problema e não tem como solucioná-lo, e tudo que te dizem é que vão abrir uma ocorrência e que essa ocorrência tem prazo de 5 dias úteis para ser respondida (dá para se preceber que eu estou furiosa com um certo banco privado brasileiro que eu vou me abster de dizer o nome). Por isso, eu prefiro pagar um pouco mais na cotação, e não pagar os 6,28% de IOF e mais todas as outras taxas, ficar refém de um limite de cartão de crédito e ainda ter de pagar uma fatura integral na volta da viagem. Eu levo um cartão de crédito internacional furreca da CEF apenas para plano "Z" ou para super emergência, mas eu nunca o uso.

 

Tem também a opção de habilitar o cartão de débito do seu banco no Brasil para saques e débito internacionais, mas meu banco onde eu recebo os meus vencimentos (Caixa Econômica Federal) não permite essa habilitação e eu sinceramente não vou abrir conta em outro banco para ter mais taxas bancárias a pagar apenas para habilitar o saque internacional.

 

Abs,

 

Cris

 

P.S>: faz apenas 4 dias que eu cheguei de viagem, e eu já comecei a trabalhar direito e então, fiquei sem tempo de escrever um breve relato da minha viagem. Tenho algumas informações que podem ser úteis para os futuros viajantes, mas vou escrevendo aos pocuos nos finais de semana!

Link para o comentário
  • Membros

boa tarde.

uso a um tempo o vtm ja e acho uma rica ferramenta.o meu n tem nome nem chip.amex-bradesco.na maioria das vezes nao pede nem senha nas transações,e sem nome,mas amaioria dos vendedores na europa ja sabem,alguns pedem documento,mostro a xerox do passaporte e pronto,mas como conferem?nao ha nome no cartão.nunca me sumiu 1 centavo.

saques em sua grande maioria 2,5euro-caixas de rua,dentro de estabel.bancario pode ser maior.

nunca fui a inglaterra,taopouco useei em reservas de hotel por nao ter o conhecimento de bloqueios e reembolsos de valores em vtm.

chis,comprei la no norte da espanha no balcao de uma pequena estação um trecho de 5euro pela renfe com vtm sem problema

pela internet a historia e outra.

tambem a passagem continental pela tap,parece ser melhor no cartão de credito pois essa compania parcela em ate 5x no cc brasileiro,alem de mtos cartões fornecerem graciosamente o seguro-viagem(nao valid inglaterra-praga).

uma pergunta-se alguem puder levar mais de R10mil no vtm tem de declarar?

 

aguardamos relatos recentes,crisk.

Link para o comentário
  • Membros

Cris, muito interessante esse seu relato. Eu não sabia que dava pra fazer tudo isso com o VTM hehehe! Eu fui pra Europa o ano passado e tive alguns problemas de aceitação (o meu é da Confidence), mas foi mais em estabelecimentos menores mesmo, como você comentou. Eu costumo fazer as reservas antecipadas no cartão de crédito mesmo, sei que o IOF é uma facada mas pelo menos ele acumula pontos/milhas; no fim eu acho que não dá muita diferença, considerando que a cotação do VTM é sempre maior.

 

Pra minha viagem de junho eu estava planejando levar um pouco em espécie (já tenho em torno de 500 euros, que venho comprando aos poucos desde o início do ano), um pouco no VTM e fazer saques lá mesmo, no cartão de débito. Mas essa semana descobri que, por já ter um cartão múltiplo, o Banco do Brasil não me dá um cartão só de débito!! Pelo menos foi o que minha gerente disse, achei meio tosco e estranho, mas tudo bem... enfim, acabou furando meus planos, vou ter que levar tudo daqui mesmo. Mas legal saber que na Bahn dá pra comprar por VTM, esse mês eu vou comprar todas as minhas passagens de trem e quem sabe eu faça pelo VTM! :D

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ola a todos ...estou com uma duvida cruel sobre voltar a Europa... Eu fui para a Inglaterra em Agosto do ano passado e permaneci ate o meu ultimo dia de 6 meses que me deram que foi no dia 20 de Fev, e em breve quero ir para a Polônia para visitar os meus sogros e depois voltar a Inglaterra ... A pergunta é, eu realmente tenho que esperar 6 meses aqui no Brasil pra poder voltar novamente? Mesmo eu indo pra Polônia antes de ir a Inglaterra? E a outra preocupação e que antes de eu sair da Inglaterra o home office esteve na casa onde eu estava pensando que eu estava ilegal ... sendo que eu estava ainda com visto e estava pra vencer uns 5 dias depois que eles foram... eles pegaram o numero do meu passaporte e disse que era pra me deixar o pais antes do meu visto vencer... Sera que eu vou ter algum problema pra voltar la? Eu sai do pais no mesmo dia que completava os 6 meses de visto e não fiquei um dia a mais ... e na saída do pais eles nao carimbaram meu passaporte...Isso é normal? Agradeço se alguém que souber sobre isso me responder... muito obrigado ::kiss::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...