Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Galera quero um GPS para trekking, ou seja lugares abertos, mas as vezes no meio de vales, vi um eTrex Legend Cx por R$ 520,00 achei um valor razoavel visto que os mais complexos estão na faixa de mil a dois mil reais. Esse seria meu primeiro GPS, não entendo nada de GPS, o que me atraiu, que parecem funções legais são: tela colorida, possibilidade de expansão da memória com cartão, leve, à prova d'água (ou seria resistente?),...

 

Ou seria melhor juntar mais dinheiro e investir em um melhor, como eTrex legend HCx (R$ 840,00) que parece ter um receptor mais moderno e melhor. Ou mesmo um eTrex Vista HCx (R$930.00) com bússola eletrônica e altímetro barômetro.

 

O que vocês acham? Os preços estão bons?

 

 

Batata, recomendo juntar uma graninha a mais e comprar algum equipo com especificação HcX ou CSX. São gps que agregam em seu sistema antena de alta sensibilidade. Mas veja, mesmo os melhores( 60csx e o 76 csx) quando percorreres dentro de algum vale muito estreito, greta ou linha dágua de montanha, podem perder um pouco de precisão ou até mesmo perder o sinal por alguns instantes.

O 60csx e o 76csx são muito bons na minha opnião. São melhores que os etrex Vista e legend. Fiz já uma comparação entre a semsibilidade de um 6ocsx e um 76 csx através do tracklog feito por estes aparelhos( ''rastro'' do caminho percorrido). O 76csx mostrou-se mais fidedigno ao caminho real percorrido.

 

No mais, quando a garmim informa a prova dágua, eu prefiro usar o termo resistente a água, pois a prova dágua para mim seria os aparelhos aceitarem mergulhos e usarem aparatos adicionais para mantê-los hermeticamente fechados e com alguam resistência a pressão. Todos os modelos que foram citados aqui aguentam chuva numa boa e imersão até 1 metro de coluna dágua. O 76csx fultua na água, estendento seu uso ao meio náutico. O pessoal Motocross e Bike adora o 60csx, contudo a antena dele ( que no caso fica na parte externa) pode quebrar com facilidade em caso de queda, já vi algumas pessoas reclamando disso.

 

Então se for investir num gps, recomendo juntar mais uma grana e ficar com o 60csx, ou 76csx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Tenho um 60CS e as vezes passo raiva por causa da recepção fraca. Vi um comparativo entre o 60CS e o CSX e fiquei extremamente tentado a troca-lo.

Danilo, o "X" não é só a questão de expansão de memória (cartão micro SD?)? Pq até onde sei o 60CSX pode até ter melhor recepção, mas não pelo fato de ser "X", e sim por usar uma outra tecnologia que o 60CS...

 

Outar coisa, para o uso exclusivamente em trilha, quer dizer, marcar um ponto via software (Google Earth, Mapsource) e depois sair com o GPS na rua para "achar" onde ele fica, só com flecha apontando, ou então marcar um trilha e alguns pontos nela, vale a pena partir pra um GPSMAP 60CS ou CSX ou um da série Etrex já tá de bom tamanho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cacius,

Não sei te dizer se a nomeclatura "X" tem algo relacionado a nova tecnologia SiRF III.

No 60CS, é SiRF II, o CSX já vem com III.

 

Eu uso o Tracksource, Mapsource e Google Earth para brincar com os tracklogs, mas não sei se existe essa interação com os ETrex. A diferença de $$ vale a pena investir nos ETrex, só não sei as funcionalidades.

 

Esse meu 60 foi quase um "brinde" de um amigo de família, R$300 :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Tenho um 60CS e as vezes passo raiva por causa da recepção fraca. Vi um comparativo entre o 60CS e o CSX e fiquei extremamente tentado a troca-lo.

Danilo, o "X" não é só a questão de expansão de memória (cartão micro SD?)? Pq até onde sei o 60CSX pode até ter melhor recepção, mas não pelo fato de ser "X", e sim por usar uma outra tecnologia que o 60CS...

 

Outar coisa, para o uso exclusivamente em trilha, quer dizer, marcar um ponto via software (Google Earth, Mapsource) e depois sair com o GPS na rua para "achar" onde ele fica, só com flecha apontando, ou então marcar um trilha e alguns pontos nela, vale a pena partir pra um GPSMAP 60CS ou CSX ou um da série Etrex já tá de bom tamanho?

 

 

Assim, a sigla X realmente é referente extensão da memória com o uso de cartão microSD. Já o Sigla H refere-se ao sensor chipset de alta sensibilidade, o que melhora a recepção do sinal.

Quanto ao modelo que desejas, se não queres algo a mais no aparelho como altimetro barométrico e bússola um da série etrex já tá de ''bom tamanho''. Mas gostaria de salientar duas coisas:

1.Muitas pessoas acham que pre precisam ter um cartão de memória de 1gb, 2gb, ( ou mais) para carregar zilhões de mapas no GPS. Isso é desnecessário, posto que basta carregar os mapas específicos da viagem ou trilha que desejar fazer.

 

2.Carregar vários mapas de uma vez no gps( princilamente se forem mapas com base de dados diferentes) pode gerar comportamentos estranhos no aparelho, ou mesmo ``Bugs``, por isso é desaconcelhável tal prática. Um cartão microSD de 500mb é suficiente. E se pensar que quanto mais memória mais waypoints, é engano também, pois todos os aparelhos tem limites específicos para a quantidade de waypoints e rotas que podem ser carregados e ou salvos. Alguns até limitam o número de waypinsts por rota/trilha.

 

Espero ter ajudado

Bons tracklogs... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Se alguém puder tirar minha dúvida, eu agradeço.

Quero comprar um GPS q eu possa usar tanto numa trilha qto na moto ou no carro, e eventualmente no mar, já que eu mergulho.

Penso num Garmin 76 CSX. Minha dúvida é a seguinte: Com ele fixado na base, no painel do carro, é tranquilo de seguir o caminho indicado? Não tenho problemas de vista, nem uso óculos, mas meu receio é que não se consiga enxergar as indicações pelo tamanho reduzido da tela.......

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Se alguém puder tirar minha dúvida, eu agradeço.

Quero comprar um GPS q eu possa usar tanto numa trilha qto na moto ou no carro, e eventualmente no mar, já que eu mergulho.

Penso num Garmin 76 CSX. Minha dúvida é a seguinte: Com ele fixado na base, no painel do carro, é tranquilo de seguir o caminho indicado? Não tenho problemas de vista, nem uso óculos, mas meu receio é que não se consiga enxergar as indicações pelo tamanho reduzido da tela.......

Valeu!

 

Olá Mauricio,

Possuo o map 76csx, dos modelos portáteis este é o que possui maior visor, perdendo apenas para os novos ( como o oregon). O 76csx é bem versátil, dá para usar em moto, bike, para fins náuticos ou aeronáuticos amador ( voou livre), terrestres ( apesar de ser meio ''trambolhudo'' ::lol3:: ) e em carro também! Este modelo é o único que flutua na água, e pode ser submergível a até 1metro apenas. Usando com suporte em carro dá para ver legal, dependendo do zoom que vc der no aparelho, e se a opção mudança de direção estiver ativada, quando estiver para entrar numa rua, ou fazer uma mudança de faixa, pegar curva etc, a tela muda, ficando maior automaticamente, com as indicações das setas bem vizíveis. Verdade que vez ou outra peno para enxergar algum detalhe, neste momento dá para remover do suporte com praticidade e ver mais de perto. Outra opção seria usar ele em modo de auto estrada, onde a perspectiva fica meio 3d ( não 3D de verdade, mas dá uma boa perpectica e melhora a visualização ) Ademais, podes fxar o suporte proximo a direção, facilitando a visada. Tem pessoas que fixam ele proximo a direção só que do lado esquerdo ( perto da porta do motorista) ou ainad no teto ( perto da viseira para sol ou retrovisor central)

 

Para os fins que desejas ( multi uso) é recomendado. Se for para usar so em carro, indicaria um outro modelo...

 

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...