Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Fil, suas dúvidas estão todas respondidas no site da Garmin:

:arrow:http://www.garmin.com/br/

Mas hoje estou bonzinho... :mrgreen:

1 - Alguém sabe sobre o Map64? Ninguém falou nada dele por aqui por ser uma versão disponível somente lá fora?

É o top de linha, a diferença entre o 64 e o 62 é que o 64 também acessa os satélites russos da Glonass

2 - Qual a diferença entre 62s e 62, ou então entre 64 e 64s? É só uma questão de ter ou não ter maior conectividade?

O "s" na linha 64 quer dizer que tem bússola e altímetro bariométrico, já na linha 62 além disso também o sem o "s" não aceita cartão microsSD.

3 - O map64 tem classificação IPX7 de prova d'água, e o map 62, alguém sabe?

Os dois tem classificação IPX7

4 - Vale a pena investir em um Map64 ao invés do 62?

Questão pessoal, se você quer ter mais satélites disponíveis sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
[...] Tudo que posso lhe dizer é que geralmente a galera não utiliza praticamente metade dos recursos de um GPS top de linha ::lol3:: Pense bem antes de comprar seu equipamento, busque comprar aquilo que realmente você vai usar ::cool:::'>

[...]

Uma dica geral que dou para a galera que vai comprar um gps, é avaliar os recursos que vai ou não utilizar no equipamento adquirido.

 

Salve Peregrino!

 

Bacana ver você por aqui!

 

Meu caro, concordo apenas em parte com você.

 

A grande diferença hoje dos modernos aparelhos de GPS de mão para trilhas não é tanto nos "recursos", mas na velocidade de processamento e sensibilidade de captação de sinais. Os recursos basicamente são os mesmos (existência ou não de bússola eletrônica e altímetro barométrico) já que o que antigamente era opcional (como as telas TFT coloridas) hoje são recursos quase que "padrão" na maioria dos aparelhos. Há alguns outros diferenciais, como tamanho da tela e recurso do "touchscreen", que são mais "cosméticos" do que práticos.

 

Hoje, um caminhante que queira comprar um bom GPS para uso em trilha tem a linha eTrex (nova), séries 20 e 30, melhor relação custo x benefício em aparelhos da Garmin neste segmento. A diferença básica neles é justamente a existência da bússola eletrônica triaxial e o altímetro barométrico existentes no modelo eTrex 30 e que o fazem cerca de R$ 200,00 mais caros (aqui no BR) que o modelo eTrex 20.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu comprei o etrex 30, tenho testado em trilhas curtas. É satisfatório, pois estou aprendendo a mexer nas funções ainda.A prova de fogo será a travessia que farei na serra dos órgãos. Baixei o mapa indicado aqui e vi tem a trilha q preciso entre outras, inclusive essas curtas q mencionei. Para a minha necessidade estou gostando. Vamos ver na prova de fogo. Caso não poste nada aqui depois da travessia já sabem que me perdi por causa do etrex30. Kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu ja fiz e tenho feito trilhas com etrex 20, 62s e Rino 650.

 

Posso dizer com toda certeza que a linha 62/64 vale a diferença de grana em relação ao etrex. A qualidade de recepção em ambientes ruins e bem melhor, tempo de aquisição do sinal e funcionalidades.

 

Eu pessoalmente adoro a tela touch screen... Muito mais rápido e prático que usar o cursor.

 

Eu pessoalmente acho que alguns pontos são essenciais.

 

1 bússola eletrônica. Ajuda muito no ajuste do curso e tomada rápida de decisões. Em uma trilha meu gps desregrou a bússola e senti na pele. Calibrei ela e na hora ja melhorou a navegação.

 

2 antena quad hélix ou outra de alho ganho. Nem precisa explicar muito.

 

3 entrada para micro sd. Também e óbvio.

 

4 uso de protocolo ant+. Exelente para usar como módulo de treinamento com a cinta cardíaca, pode usar o sensor externo de temperatura, e MELHOR E MAIS IMPORTANTE, pode transferir uma tracklog de um gps para outro sem fios pelo protocolo ant+. No meio da trilha pode passar essas informações e mais um backup.

 

 

Quando a questão 62/64 eu pensaria em ir para o 64 se a diferença de preço for pequena tipo 200-300 reais. Tem um processador mais recente mais poderoso e mais importante ele receberá atualizações por mais tempo.

 

Eu como GPS pessoal uso o Rino 650 pessoalmente não vejo nenhum concorrente a ele. Mas se ele não existisse pensaria no 62/64 indo mais para o 64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado, Mochileiro Peregrino, Otávio Luiz, gvogetta e Luizhenriquea!

Mochileiro, estou priorizando a qualidade do sinal, pois tenho duas prioridades:

1 - aquisição correta dos dados de campo para minha análises de rendimento e mapeamento mais preciso, mesmo em condições ruins (eu e minha esposa estamos gradativamente aumentando a dificuldade dos nossos "passeios de férias" e inevitavelmente iremos entrar em locais mais isolados).

2 - segurança; caso tenha que ir sozinho pedir ajuda, ou então outra situação em que o registro da trilha seja essencial.

Por isso perguntei logo do MAP62, que pelo que pude ler aqui é um GPS com excelente recepção de sinal.

 

Otávio Luiz, valeu mesmo cara!! Até entrei no site ontem mas tava trêbado de sono e não vi que dava para fazer o comparativo, lado a lado, de até 4 aparelhos. Facilitou muito!! Apesar da Garmin não dar detalhes das antenas receptoras que vcs falam por aqui (só diz que o receptor é muito sensível - para todos rsrs).

 

gvogetta, obrigato, por esse resposta e todos os outros posts que li antes. Muito elucidativos e pedagógicos! Agora em relação a custo (lá fora) o map62s ($227,5) está quase a mesma coisa que o etrex 30 ($219) - pelo site da Amazon. Senão me engano foi dito aqui que a antena do MAP62s é melhor que a do Etrex, então por enquanto vou de MAP62s.

 

Luizhenriquea, vlw, cara! Espero que vc volte! rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bullseye, obrigado pela resposta detalhista! Foi muito útil a considerar do cenário onde seu GPS predileto inexiste! Porém, li uns reviews na Amazon, de umas três pessoas relatando o mesmo bug no MAP64: o aparelho parado e registrando movimento, em um dos casos enquanto o usuário digitava o GPS já tinha "andado" uma milha e meia parado em cima da mesa... Fiquei meio bolado com isso e estou tendendo ao 62s mesmo. Vou pesquisar o teu xodó tb. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Embora eu não tenha conhecimento profundo sobre o sinal destes equipamentos, é meio lógico que Qt mais avançado o GPS, melhor é o sinal. Eu já usei muito o modelo vista, hj uso o etrex 30. Nunca tive problemas com recepção de sinal, a não ser ao lado de paredões de rocha. Já usei o vista até mesmo em meio a erupções vulcânicas, mas aí não tem jeito, não há GPS que funcione ::lol3:: a margem de erro é de 30 mts p mais ::lol3:: .

Com certeza Qt mais preciso o sinal, melhor estamos, mas nunca conheci alguém que de fato disse que modelo tal funcionou melhor que modelo x em tal lugar. Acredito que todos gps tem uns bug as vezes. Seja qual for modelo que vc escolher, volte e compartilhe sua experiência sobre o sinal/margem de erro, seria interessante saber.

Bons ventos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pela ajuda galera! GPS escolhido: MAP62s. Fatores positivos decisivos: antena quad hélix, significando melhor receptividade de sinal mesmo sob condições de obstruções significativas por cobertura vegetal e formações geológicas tipo canion; devido ao tempo no mercado, atualizações do firmware resolveram ou melhoraram vários bugs bizarros como a duplicidade dos tracklogs (acho que esse o nome o caminho gravado pelo gps, não é? rs) e registro de movimento enquanto em repouso (o que deve acontecer daqui a algum tempo para o map64); achei ele casca grossa o suficiente para aguentar desaforo por muito tempo - impressão pessoal mas só pegando para ver mesmo; em termos de manutenção, caso ocorra alguma coisa, prefiro um botão com defeito do que toda tela touchscreen, ou seja, pessoalmente acho que o risco potencial (não o real, que não faço ideia qual seja) de se perder a operacionalidade do gps com touchscreen não vale a comodidade.

 

Bom é isso aí! Vou passar férias fazendo trilhas em alguns parques nos EUA (grand Teton, Yellowstone, Zion, Bryce, Grand Canyon) e vou tentar aprender/usar o novo brinquedo lá. Se tudo der certo, ou seja, se conseguir me entender com ele durante a viagem rs, deixo relato aqui na volta. Abraço e obrigado novamente a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fil. vamos por partes...

 

Primeiro esse "bug" do 64 pode não ser bug nenhum...

 

Nenhum gps fica com o sinal estático... O sistema se baseia em diferença de tempo de recepção do sinal de radio dos satélites. Esse sinal de radio varia de acordo com vários fatores um deles a atmosfera. Variações na temperatura mudam a recepção, variações no vento solar, deflexões por nuvens todos os fatores criam micromodulacoes no sinal que gera uma flutuação na posição medida.

 

Nenhum GPS que tive nestes 16 anos que uso tinha sinal estático... E quanto melhor a antena mais essa instabilidade aparece.

 

Pq? Quanto mais fina a recepção mais o gps computa essas micromodulacoes e usam no cálculo.

 

Quando fica algumas horas parado vc tem uma teia de aranha no tracklog so dessa flutuação.

 

Segundo. Mesmo que seja um bug ele será corrigido com uma simples versão de firmware...

 

Em relação ao e bay cuidado com falsificações pois ja tem muito gps falsificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...