Ir para conteúdo

GPS - Marcas, Modelos e Dicas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Para quem como eu queria colocar TRC (mapa do Brasil do Projeto Tracksource) junto com o Mogeo (mapas de curva de nível) no Etrex e não conseguia segue a dica:

Use o MapInstall da Garmin, com ele é super fácil instalar o conjunto de mapas, é só ir selecionando os mapas que quer inserir e o programa faz o resto.

Lembrando que nos Etrex é necessário "fundir" os mapas num único arquivo de imagem gmapsupp para dar certo, nos outros aparelhos talvez seja diferente.

 

 

Lembrando que o "eTrex" que o Otávio utiliza e cita no texto é o Garmin eTrex Vista HCX. Nos Garmin eTrex da nova geração (modelos 10, 20 e 30) a coisa é diferente. O processo que ele citou continua válido, mas não é a única e nem a melhor opção. "Montando" um único mapa de fundo com a mixagem de vários mapas a tendência é ter um mapa enorme (em Mbytes) e carregar bastante a memória e a capacidade de processamento do aparelho (que em alguns modelos já é por si bastante lenta). Dependendo do nível de detalhamento dos mapas envolvidos no processo, prepare seu saco de paciência... Rsrs!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal!

 

Acabei de entrar no grupo porque percebi que o pessoal tem bastante interesse no assunto GPS.

A minha pergunta é simples: em termos de recepção, percebo que o meu velho de guerra Legend HCX é mais eficiente que o 62s que comprei para substituí-lo.

É isso mesmo ou só impressão minha: por exemplo, numa garagem de mercado, o legend dá precisão de cerca de 12m e o 62s apanha pra chegar nos 30m. isso um GPS ao lado do outro. Faço trilha de moto e carro e muitas vezes a mata é tão fechada que o legend faz a diferença por ser H.

 

Será que é só impressão? Já por umas 8 ou 10 vezes liguei os 2 juntos e fui para a tela que dá a recepção dos satélites: SEMPRE o legend mostra as barrinhas mais altas que o 62s.

 

Abraços, Lucas Lee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Lucas,

 

 

Só se este GPS MAp 62s que comprou está com problemas... Sua recepção é muito, muito superior à das gerações mais antigas das séries Legend e eTrex HCX e principalmente da CX. É superior também às séries mais novas, como os novos eTrex (10, 20 e 30) e mesmo os Oregon, Dakota e Montana em regiões de mata fechada. Também me desculpe a observação, mas garagem de mercado não é parâmetro de teste. Os aparelhos de GPS não são projetados para uso em ambientes fechados dentro de construções...

 

Outra coisas a ponderar: 1) em locais densamente construídos, aparelhos com maior sensibilidade (melhor recepção) tendem a ter mais problemas por reflexão dos sinais de radiofrequência recebidos de fontes decundárias (antenas mais sensíveis captam sinais mais tênues) que não diretamente dos satélites, causando variações de posição, que interferem na precisão; 2) a "precisão" ou acurácia "medida" pelo seu aparelho GPS é sempre relativa e não precisa, não é um parâmetro confiável para qualificar ou desqualificar um aparelho, apenas um indicativo. A precisão 2D (horizontal) intrínseca do sistema sempre oscilará em média 15m em áreas urbanas e em média 5 metros em áreas abertas, na maioria das situações, mas pode variar para mais ou menos conforme as condições do local, condições atmosféricas, número de satélites "visíveis" pelos aparelhos e sua geometria no céu no momento da leitura, entre outras coisas.

 

Tenho ministrado cursos de GPS atualmente e tenho visto e estudado em campo o desempenho em paralelo de diversos modelos de aparelhos de navegação por GNSS, tanto os da Garmin quanto de outras marcas e atesto categoricamente que NÃO HÁ atualmente aparelho melhor para uso em trilhas que os GPS Map 62s ou stc. Robusto e preciso!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiquei alegre e triste ao mesmo tempo. Espero que não esteja com um gps com problemas....mas se não tiver , então estou contentíssimo com o 62s!

 

Obrigado.

 

Aproveitando e dando uma de cachorro magro: tenho que mudar algum parâmetro no Formato da Posição ?? :

- Formato da Posição/ Dados Refer. Mapa / WGS72 (este é que está sendo utilizado)

- Formato da Posição/ Esferóide do Mapa / WGS72 (este é que está sendo utilizado)

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Lucas!

 

 

Os parâmetros de datum (WGS72) que está usando não são os adequados.

 

Use o WGS 84 que é o formato usual de datum para o sistema GPS. Mude-o no menu de configurações do aparelho. Se for preciso poderá utilizar outros datum (se trabalhar com cartas topográficas brasileiras impressas em conjunto, como alguns fazem) - como o SAD69, o Córrego Alegre, AstroDatum Chuá ou o SIRGAS2000 (conforme o caso, verificar na carta a ser utilizada).

 

Como bem lembrou o Bullseye, é importante também registrar seu aparelho no site da Garmin e verificar as atualizações de firmware - responsáveis pela correção de vários erros detectados na operação do software dos aparelhos. Há uma feramenta que faz isso automaticamente para você, basta acessar o site com o GPS conectado ao micro.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Eu uso dois Garmin Rino 650 essencialmente um 62 com radio comunicador e tela touch... Eles sao disparado os melhores na recepção de sinal imbativeis pela sua antena externa de ótima qualidade.

 

Vc fez o update de firmware?

 

ola colega. desculpe me a ignorancia mas esse comunicador utiliza o mesmo tipo de frequencia daqueles talkabouts da motorola ou eh algo diferente? ou usa os satelites para a comunicacao o que acho pouco provavel... Abracos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ele usa as mesmas freqüências FRS/GMRS dos talkabout, da para usar eles em conjunto sem nenhum problema. O Rino a potência de saída e de 0.5, 2 e 5 watts.

 

A grande vantagem do uso combinado Rino com Rino e mandar sua posição exata para outro usuário. Como faço trilhas solo basicamente me da segurança maior no resgate. A pessoa que me copia sabe exatamente minha posição.

 

Com GPS ele ate o momento foi o mais preciso de todos que utilizei.

 

Comprei também o suporte para uso com pilhas mas ainda não precisei usar.

 

O único ponto que não gostei ate agora e que não vi nenhum carregador solar com conector do mesmo padrao.

 

Outra coisa e o preco, cada um saiu em torno de 1300 reais mas como disse so ando sozinho essa seguranca a mais naomtem preco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá Bullseye,

 

Ele usa as mesmas freqüências FRS/GMRS dos talkabout, da para usar eles em conjunto sem nenhum problema. O Rino a potência de saída e de 0.5, 2 e 5 watts.

 

A grande vantagem do uso combinado Rino com Rino e mandar sua posição exata para outro usuário. Como faço trilhas solo basicamente me da segurança maior no resgate. A pessoa que me copia sabe exatamente minha posição.

 

Com GPS ele ate o momento foi o mais preciso de todos que utilizei.

 

...

 

Me perdoe a observação. O Rino é um ótimo aparelho, porém com limitações a um uso mais árduo e prolongado. Pelo menos eu vejo assim. Sem o pack para adaptação com uso de pilhas a sua bateria (que comprada avulsa é bem carinha) não dura mais do que um dia de trilha. Se fizer uma travessia longa, de 3-4 dias ou mais, já era, ou compra várias baterias ou o pack de pilhas - que na minha humilde opinião é mais vantajoso nessas situações.

 

Quanto ao envio da posição entre Rino-Rino, que permite inclusive a visualização no mapa de várias unidades, realmente é excelente para muitas aplicações. Porém, como ele usa os canais GMRS para isso (via texto), ele transmite via rádio a posição, portanto está sujeito às limitações sérias de alcance, especialmente em áreas fechadas, montanhosas ou vales profundos. Se faz trilha apenas em ambientes abertos e próximas ao usuário que te copia, ótimo, senão estará ralado caso precise efetivamente de resgate e que te localizem mediante este recurso... :mrgreen:

 

Outro ponto que não me agrada, e isso não é uma particularidade dos Garmin Rino 610/650/655, é a tela touchscreen. Para uso em ambientes "limpos" e de mãos "limpas", ótimo. Para condições de trilhas enlameadas, onde fatalmente você estará com as mãos sujas ou mesmo de luvas, operar um display touchscreen torna-se um pesadelo, especialmente porque é difícil mantê-lo limpo durante o uso, com mãos sujas. Você acaba tendo que lavar as mãos ou limpá-las em algo (o que nem sempre é simples ou fácil) para poder trabalhar com o aparelho.

 

[...] Com GPS ele ate o momento foi o mais preciso de todos que utilizei.

...

 

A propósito, antes que me esqueça, a antena do Rino e do GPS Map 62 são do mesmo tipo, bem como a eletrônica e o chipset receptor, o que faz deles aparelhos em tese equivalentes em capacidade e sensibilidade de recepção de sinais, ou seja, de mesma precisão. Na prática de campo não notei diferenças de precisão entre os Rino 650, Map 62 e Colorado (citei estes 3 por utilizarem o mesmo tipo de antena - quad helix), a não ser numa maior velocidade de aquisição de sinais de satélite nos 2 primeiros citados. Mesmo em terreno acidentado ou sob vegetação densa se comportam bem e mantém suas posições com fidelidade. Já não posso dizer o mesmo em relação aos novos eTrex 10-20-30, que apesar de serem de uma geração mais nova de aparelhos já não possuem as mesmas capacidades de manutenção de sinal sob coberturas densas de vegetação, além de apresentarem alguma variação de precisão, que não me agradou muito... ::quilpish::

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...