Ir para conteúdo

Vale do Loire - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 130
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 1 ano depois...
  • Membros

Vale muito a pena conhecer um pouco do Vale do Loire por pelo menos 1 dia!

É lá que tem os castelos mais famosos da França!

Você pode sair de Paris com um ônibus de excursão de 1 dia com uma agencia chamada Paris Vision..

Você sai por volta das 9 da manhã e retorna a noite. Paris Vision fica do lado do museu do Louvre (Rue de Rivoli).

http://fr.parisvision.com/25-chateaux-loire.htm

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal..

 

Vou estar em Paris no início de junho e quero fazer um bate-volta no Vale do Loire. Pretendo ir de TGV e pegar uma excursão pelos castelos na estação de Tours, como foi sugerido anteriormente pelo Bruno. A minha dúvida é a seguinte. O Bruno disse para comprar as passagens de trem com uma semana de antecedência no site da companhia férrea francesa. Acontece que pretendo usar o Eurail para esse passeio. Sei que tenho que pagar a reserva, mas aí eu devo também fazê-la pelo site com uma semana de antecedência ou posso resolver isso uns dois ou três dias antes na estação de trem em Paris?

 

Obrigada pela ajuda,

 

Ellen

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Estou indo para Europa em Maio com minha mãe e cunhada e vamos de carro de Bruxelas para Blois, onde ficaremos duas noites antes de seguir para Paris por 3 noites.

 

Minha idéia inicial é que de Bruxelas para Blois são 492 Km, então vamos chegar já de noite no hotel. No dia seguinte pretendo visitar os seguintes castelos:

 

Château de Villandry (visitar o jardim 6 euros por pessoa)

Chateau de Chenonceau (10.50 euros por pessoa)

Chateau de Amboise (Clos-Lucé)

Chateau de Chambord (9.50 euros)

Chateau de Cheverny

Chateau de Chaumont-sur-Loire

 

Mas só pretendo entrar mesmo no Chenonceau, nos jardins do Villandry e no Chambord. Será que dá pra fazer em um dia, dormir de novo em Blois para no dia seguinte cedo ir direto visitar Versailles antes de ir pro centro de Paris deixar o carro no hotel?

 

Inicialmente pensei que ia ter que ver alguns castelos no segundo dia cedo e ver Versailles à tarde, mas se a gente conseguisse ver Versailles na parte da manhã poderíamos ter umas horinhas no fim do dia para ainda ver alguma coisa em Paris (como fazer o passeio do Senna, ou algo assim).

 

O roteiro no momento está assim:

 

 

Dia 05: 16/05 - Domingo

 

Passeio curto Bruxelas.

Grand Place

 

Bruxelas - Blois

viagem: 492 Km. Ap. 5 hrs.

Pernoite em Blois.

 

Dia 06: 17/05 - Segunda

 

Vale do Loire em direção a Tours.

Château de Villandry (visitar o jardim 6 euros por pessoa)

Chateau de Chenonceau (10.50 euros por pessoa)

Chateau de Amboise (Clos-Lucé)

Volta para pernoite em Blois.

 

Dia 07: 18/05 - Terça

 

Chateau de Chambord (9.50 euros)

Chateau de Cheverny

Chateau de Chaumont-sur-Loire

Blois - Paris

Viagem: 185 Km. Ap. 2 hrs.

Versailles.

Pernoite em Paris.

 

Se der para ver os castelos em um dia inteiro então o dia 18/05 seria só ir de Blois para Versailles e chegar cedo no hotel em Paris.

 

Opiniões? Ajudas? Idéias? Dicas?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ladylethal

Eu não tenho muita noção da distância entre os castelos, tem que ver quanto tempo vai levar nos deslocamentos. Mas se você pretende entrar só no Chenonceau acho que dá tempo em um dia só sim.

Como vocês estarão de carro dá para estabelecer uma ordem de prioridade entre os castelos e assim se não der tempo vocês não deixaram de passar por um muito legal.

Então a questão principal é ver o tempo dos deslocamentos (tenta dar uma olhada no google maps) porque nos castelos em si não se gasta muito tempo não.

Link para o comentário
  • Membros

Eu estava vendo no Google Earth e em mapas do Vale do Loire, e os castelos que escolhemos ficam todos na mesma região, entre Tours e Blois, que ficam à somente 50 km de distância uma da outra, não vamos para os mais longe então acredito que não vá ser muito difícil ver os 6 em um dia, mas se alguém que tiver visitado o Loire e os castelos que citei poderia me dar mais dicas, ia achar ótimo.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ver os seis castelos num só dia deve ser uma tarefa bastante cansativa.

Até porque apesar das diferenças entre eles vocês passarão o dia vendo somente castelos de uma só região.

Eu fui de carro também, mas fui apenas ao castelo de Chambord.

Almocei em Tours, andei pela cidade, fui nas ruínas romanas, etc.

A cidade de Tours já era um destino turístico da realeza muito antes de haver esse conceito de se viajar, passar férias em outra cidade.

Ao menos por isso já vale a pena conhecer a cidade, na volta a Paris passei por Blois, a minha sensação foi de estar numa cidade medieval sem as muralhas como as que existem em St Malo.

Passei em Orleans para jantar, ver a estátua de Joanna D'Arc, e estrada para Paris.

O tempo que levei no Castelo de Chambord foi fácil de medir, o bilheteiro avisou que o castelo ia fechar dali a uma hora e meia, e perguntou se queria mesmo comprar o ingresso.

A vantagem é que avisam quando o tempo está por terminar e quase todos os que estavam no castelo estavam saindo, assim o castelo ficou quase vazio. E o tempo curto foi suficiente para visitar todas as salas, e pouca gente significa menos confusão. O castelo estava quase à minha disposição.

Foi uma visita de turista, depois lendo e me informando mais sobre o castelo vi que passei sem perceber por soluções de engenharia e arquitetura inovadoras para a época, e vários detalhes que por si só valeriam a pena ter passado mais tempo por lá.

Não é o mais decorado, é justamente o com a construção mais imponente, várias salas são vazias - sem um móvel sequer. Tem a escada em caracol bolada por Da Vinci: uma parte da escada nunca se encontra com a outra e assim os reis podiam fugir dos convidados indesejados.

Se eu não tivesse andado tanto por Tours, almoçado lentamente saboreando um vinho local, etc., daria tempo de visitar mais cidades e ao menos mais um castelo.

Mas se esse relato servir de ajuda, fico satisfeito.

 

Tenho algumas fotos publicadas no fotolog começam em http://www.fotolog.com.br/constant_/19788115

Link para o comentário
  • Membros

O que tenho vontade de conhecer por dentro mesmo é o Chaneanceau, pois dizem que é o que tem mais móveis medievais, etc. Villandry dizem que o jardim é lindo mas dependendo do tempo nem visito também. Nos outros tirar foto e ver pelo lado de fora acho que já vale, por isso que imaginei que fosse dar tempo, já que vamos acordar já em Blois, que fica pertinho do Chambord, do Clos Lucé, etc.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ladylethal,

 

Uma solução é ver o roteiro das agências locais que oferecem passeios pelos castelos.

Veja a programação dessas agências, ou seja quais os castelos visitados, e tente fazer igual.

Veja aqui mesmo no Brasil, se não conseguir entrar nos sites, vá a uma Agência de Viagens e peça para mostrarem o que elas tem sobre essas visitas.

Apenas dê uma folga na tua programação, porque é mais fácil para uma AG que para um particular.

Eles tem motorista que conhece a região, vc teria que estacionar o carro, andar até os castelos, etc.

Isso para ver a maior quantidade possível de castelos. Ou então siga a tua própria programação, escolha o que ver e vá visitar apenas eles.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...