Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Pedra Grande - Atibaia - SP

Postado
  • Membros

Olá galera,

Domingo passado, dia 06/12/2008 resolvi "escalar" com o meu carro a Pedra Grande - Atibaia.

Quem passar pela rodovia Dom Pedro (SP-65) em direção a capital, passando Atibaia, já pode observar um morro bem grande a sua direita, trata-se de Pedra Grande, uma formação rochosa de 1400m de altura.

Latidude : 23°10'7.55"S

Longitude: 46°31'40.56"O

Para chegar até o topo é necessário pegar uma estrada de terra de cerca de 11km.

Quem vem da rodovia Dom Pedro, sentido capital, deve entrar no trevo de Bom Jesus dos Perdões x Rodovia Jan Antonin Bata (SP-36).

Fazer meio balão e pegar a direita, terá uma placa indicando "Pedra Grande".

Seguir pela marginal paralela com a pista, porém em sentido inverso, entrar na terceira curva a esquerda, pronto, agora é só ir reto até avistar a placa que indica para virar a direita, para a pedra grande...isso lá na frente...

Mais ou menos 1/3 dos 11 km de pista de terra é tranquilo, sem grandes buracos, o carro pula pouco, easy.

ou outros 2/3 é alternado entre moderado à hard, isso para carro normal, para picapes 4x4 acho que o grau de dificulade fica no moderado-leve.

Perguntam para mim: "Mas com o meu carro da para ir?"

Bom, o que eu posso dizer é que... com um corsa 1.0 eu subi... gente com chevete, monza, palio, fox, gol, stilo, golf subiram tambem. Vi também uma perua velha e uma brasília subirem, ou seja, da para subir.

Tinha até uns zés de moto CG Titan lá.

Mas tenha certeza que você irá judiar muito do seu carro, o ideal é subir com um veiculo com suspenção alta e 4x4.

Existem diversas subidas que é necessário colocar primeira marcha para subir.

Muitas delas, existem grandes buracos no chão, então é necessário andar com muita atenção e ir bem devagar para não destruir o carro.

Para quem tem carro 1.0 como eu, se avistar uma subida e observar que pode subir com velocidade, pois não possui buracos... amigo, não hesite em dar uma esticada nas marchas para ganhar velocidade, isso para não correr o risco de para no meio da subida :-)

Existe um trecho, já na parte final, onde você irá avistar uma pedra grande e nela vai estar pintado "Água"... se trata de uma fonte natual de água doce, onde pode-se refrescar e matar a seco. Bom, logo após esta pedra, fica na minha opnião as 2 subidas mais hard do trajeto.

Ao ver a pedra, você irá fazer uma curva em "S", bom ...seguindo a esquerda...ok, nada d+... ae próxima a direita, agora o bixo pega... da curva saindo a direita e voltando a esquerda, é super fechada e o nível de inclinação muda, sobe muito... eu não estava preparado e ....Bum !!! Meu carro morreu no meio da subida... como nesta parte, existia muitas pedrinhas no chão.... Game Over... não tinha como fazer o carro subir ( Corsa 1.0 ) .

Tentei várias vezes sair em primeira, controlando o RPM... não tinha jeito, meu pobre carro 1.0 arriou as pernas diante de tamanha inclinação desta subida...

Tem que prestar muita atenção, pois como eu, depois de várias tentativas, o carro vai deslisando para trás... por causa das pedras no chão, ou seja, se existir carro atrás... BUM!!! para fazer merd* é muito fácil.

Solução: tive que, com muito esforço pois a pista é estreira, virar o carro e descer... eu ia desistir... mas... peralá.. ja tinha rodado muito ... me revoltei e disse para mim mesmo "agora vai"... hehehe.

Fui até a tal pedra ecrito "Água", engatei primeira... e pisei fundo.

Subi em primeira com o rpm no máximo umas 3 curvas fechadas, o motor estava chorando já, passei em uns buracos ( que quem tem 4x4 concerteza passaria devagar ) voando, pois se caisse a potencia do carro... eu tava ferrado denovo, o carro pulou várias vezes a ponto de eu dar com a cabeça no teto.

Mas enfim, passado esta parte very hard, cheguei no topo da tal Pedra Grande.

A vista é de tirar o fôlego, você consegue ver até onde sua vista enxergar.

Existe um pedaço "plano" da pedra, onde pode-se deixar o carro, a Pedra Grande em si, é um montuado de pedras em cima do morro, não tem como ir de carro até lá, será necessário fazer um mini trekking.

Da parte "plana" até o topo é facil de chegar, existe diversar trilhas.

Como toda trilha, deve-se prestar muita atenção onde e como se pisa, para evitar torções.

Como o lugar fica a 1400 metros de altitura, venta muito lá em cima, sendo então, muito friu principalmente depois das 17:00 horas, portanto... leve uma brusa de friu, óculos escuros são importantes também. Para quem for de tarde, recomendo usar protetor fator 30, pois lá não tem como se esconder do Sol, portanto, tome cuidado.

Muita gente vai assistir o Pôr-do-sol de lá, pois é uma vista incrível.

Esperei por ele, mas... não achei um pôr-do-sol muito bonito... não tinha nada d+... eu acho que sou pé friu, pois sempre que passo pela rodovia Bandeirantes ( Trampo em sampa mas moro em campinas... viajo todos os dias... LOL ) vejo sempre um pôr-do-sol lindo... mas neste dia, em cima da Pedra Grande, eu via um pôr-do-sol "normal".

O lugar é bem tranquilo, bom para ir para refletir, fazer metidação, namorar, etc... é um lugar calmo.

Claro, sempre tem algum zé beleza fazendo algum tipo de barulho ou falando besteira... mas felismente são poucos, pois a trilha é hard para ir até lá.

O lugar é ponto de saltos com asa delta, infelismente não havia ninguem saltando quando cheguei, pois como já se passava das 17:00, estava muito tarde para pratica deste esporte.

Tirei inúmeras fotos em RAW com uma Canon Kiss + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX, estou postando algumas aqui.

crw821641df7.th.jpg

crw822038mc1.th.jpg

crw822740ud0.th.jpg

crw825129zl5.th.jpg

crw825525zg8.th.jpg

crw823239aw2.th.jpg

crw826226er4.th.jpg

crw829128be5.th.jpg

Chegando a galera Heavy Metal...

crw832331zz2.th.jpg

crw832830nx2.th.jpg

crw833032jr2.th.jpg

crw827727cd6.th.jpg

crw833833jt8.th.jpg

crw834635sj9.th.jpg

crw836936cc1.th.jpg

crw837834gj0.th.jpg

crw839437ra5.th.jpg

É isso ae, abraços.

• Respostas 50
  • Visualizações 61.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros
qdo houver dificuldades para subir com o carro em algum lugar, o esquema é tentar subir de marcha a ré ( no caso dos carros de tração dianteira ).

Legal a sua descrição do passeio.

Só tem que tomar cuidado ...

Faz 02 semanas que fui lá e um astra novinho foi tentar subir de ré e quebrou a embreagem !

Em tempo, fiz um vídeo pro pessoal do Mochileiros.com demonstrando a estrada de subida até a Pedra...

Espero que ajude o pessoal !

Abraços a todos...

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Demorô! Com o dia (ou a noite) limpo o visú noturno deve ser demais!

Todo 1º de maio é organizado uma subida norturna na pedra grande!! nunca fui, porém pelos relatos que li vira uma have lá no cume kkkk para quem curti...

Oi Fabio, quem organiza essas subidas de 1º de Maio? Onde me informo melhor? Obrigado e abs!

Postado
  • Membros
Demorô! Com o dia (ou a noite) limpo o visú noturno deve ser demais!

Todo 1º de maio é organizado uma subida norturna na pedra grande!! nunca fui, porém pelos relatos que li vira uma have lá no cume kkkk para quem curti...

Oi Fabio, quem organiza essas subidas de 1º de Maio? Onde me informo melhor? Obrigado e abs!

Olá brother!!!!

pelo que eu não sei bem quem organiza... se não me falhe a memória acho que é a prefeitura.... mas não acho que seja nada tão burocrático... acho que é só chegar e subir rs

Postado
  • Membros

Fala pessoal, é meu primeir post, e realmente esse lugar é maravilhoso. E fica mais bonito a noite. Ja fui acampar numa noite, o céu contribuiu e estava uma linda noite, sem contar a paisagem.

Sou de Americana - SP , se tiver alguem aqui da região afim de viajar, add eu no msn.

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Bom, deixo aqui meus dois centavos de contribuição.

Nesse fds fomos eu e minha família de carro. O carro até que é forte (1.8) mas estava com quatro pessoas (4 x 70Kg) dentro e mais um porta mala cheio de tranqueira. Quem tem carro rebaixado, ou mais fraco, eu recomendo não tentar, pois vai passar apurado. Tem uns calombos na estrada de terra em que um motorista menos atento pode zoar o cárter.

Ah, umas curvinhas meio tensas também, tipo, em que tivemos que buzinar com medo de que alguém voltando meio rápido não nos visse na curva.

De resto, recomendo, pra quem estiver afim de uma vista muito legal. As minhas fotos são parecidas com as do autor do tópico, exceto por uma que tirei de um ponto em que as nuvens se concentram e são sugadas para baixo, parecendo um funil de ar. Naquele silêncio e chão rochoso, dá a impressão de estarmos em outro tempo ou outro planeta.

Ah, sim... se souberem de um lugar bom e barato pra comer por lá... fui num tal de "Food Service" e a comida era cara e (com alguma boa vontade) razoável.

• 10 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá!

Pretendo seguir no feriadão para a Pedra Grande, saido de São Paulo de Bike. A idéia é ficar num camping em Nazaré Paulista na primeira noite, de lá seguir pra Pousada Pedra Grande na segunda e acampar na propria Pedra Grande na terceira. As dúvidas são: rola subir de bike pra lá?? Tem como acampar de boa lá em cima?Tem algum risco de violência (roubo ou furto)?

Obrigado pela ajuda aí galera!

Att,

Gê Faria

São Paulo

11 8054-1823

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

Tb tô querendo acampar na pedra grande esse fds, alguem sabe se é possivel?

vlw

Postado
  • Membros

tem como acampar. só não acampem na chuva.

as duas ultimas vezes que eu fui, só levei isolante e saco de dormir

boa trilha

abs

Postado
  • Membros

Pra acampar é meio que na trilha mesmo, não? O pessoal chega a acampar na pedrona, lá em cima?

Postado
  • Membros

Tem uns espaços planos de pedra ou terra. Só nao acampe em cima da vegetação, que é muito sensível

Abs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.