Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
8 horas atrás, edu_edu disse:

 Lembro que para mapear linhas é necessário localizar todos os pontos de parada. Quem tem essas informações geralmente são as prefeituras dos municípios e/ou as empresas que operam as linhas municipais no geral.

Creio que não seria um problema um mapa de linha sem os pontos de parada - isso pode até ser feito pelos usuários - basta se atentar a cada ponto de parada possível, e lembrar que em certas linhas não há realmente pontos oficiais. Verei se paro de preguiça e começo a contribuir, a propósito - a discussão aqui recairia em comunidades OSM. O ruim é que não tenho celular bom (a.k.a. GPS bom funcionando) para isso.

E novamente grato. Não sei se da próxima vez que eu viajar incluo aqui ou se crio um tópico novo. Acho que este é legal para servir de base para interações em serviços assim.

Em tempos: Espero uma hora poder pegar o serviço entre Peruíbe e Pedro de Toledo. Não me lembro se já peguei - sei que fiz a rota entre Peruíbe e Juquiá, mas me falha a memória se fiz baldeação em Pedro de Toledo (não me lembro se existe suburbano entre Peruíbe e Juquiá) ou se fui em um rodoviário. Entre Miracatu e Juquiá fiz uma vez (e visitei a antiga estação de Juquiá). Espero também fazer uma rota entre Miracatu e Registro com serviço urbano.

O meu desejo mesmo é fazer pinga-pinga urbano entre São Paulo e Florianópolis, mas caberia em outro tópico.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 28/04/2022 em 00:25, VagLigeiro disse:

Creio que não seria um problema um mapa de linha sem os pontos de parada - isso pode até ser feito pelos usuários - basta se atentar a cada ponto de parada possível, e lembrar que em certas linhas não há realmente pontos oficiais. Verei se paro de preguiça e começo a contribuir, a propósito - a discussão aqui recairia em comunidades OSM. O ruim é que não tenho celular bom (a.k.a. GPS bom funcionando) para isso.

E novamente grato. Não sei se da próxima vez que eu viajar incluo aqui ou se crio um tópico novo. Acho que este é legal para servir de base para interações em serviços assim.

Em tempos: Espero uma hora poder pegar o serviço entre Peruíbe e Pedro de Toledo. Não me lembro se já peguei - sei que fiz a rota entre Peruíbe e Juquiá, mas me falha a memória se fiz baldeação em Pedro de Toledo (não me lembro se existe suburbano entre Peruíbe e Juquiá) ou se fui em um rodoviário. Entre Miracatu e Juquiá fiz uma vez (e visitei a antiga estação de Juquiá). Espero também fazer uma rota entre Miracatu e Registro com serviço urbano.

O meu desejo mesmo é fazer pinga-pinga urbano entre São Paulo e Florianópolis, mas caberia em outro tópico.

Desculpe a minha ignorância, o que é OSM?

Boa parte das linhas que mapeei no MyMaps do Google utilizei um app de GPS básico no meu celular e/ou filmava a paisagem pela janela também. Como já coloquei muitas linhas nesse mapa, vou pensar em colocar algumas delas lá no Open Street Map. No período mais tenso da pandemia, a linha Miracatu x Pedro de Toledo (via bairro Pedro Barros) tinha sido paralisada, não sei se voltou a ativa. E não existe linha urbana entre Peruíbe e Juquiá, mas tem rodoviária que é a Peruíbe x Registro. Nas minhas férias em Julho, vou tentar fazer vários bate-voltas na região de Avaré, pois ali tem várias suburbanas e se der tempo ir pra região de Bauru também.

Link para o comentário
  • Membros

OSM é justamente o Open Street Map 😁

Putz, não sabia que a Miracatu - Pedro de Toledo ficou paralisada. O ruim é que é difícil conseguir informações dos suburbanos da Artesp, como você já demonstrou.  Fui no site da ValleSul e ao fazer a busca da passagem, ela direciona para a ClickBus (eca!). Lá consta 5 horários no chamado "Convencional" - no que me pergunto se seria o serviço urbano ou rodoviário.

Avaré é interessante. Ah, passa o link do canal que tu falou, não achei.

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Mais pra o interior, temos vastas opções de transporte suburbano, porém, é quase impossível encontrar informação segura sobre linhas, preços e horários!! Na minha cidade (Bauru), temos linhas da Expresso de Prata para Areiópolis (para em Agudos, Lençóis Paulista) a passagem custa R$ 15,40 e, descendo nas demais cidades, o valor é de R$5,85 (Agudos) e R$ 10,80 (Lençóis). De Areiópolis, se vai à Botucatu (R$ 7,90), parando em São Manuel (R$5,00). Ainda há transporte suburbano para Duartina, Jaú, Piratininga e Marília. Mas precisa conseguir a informação na base do garimpo, e correndo o risco de nem os SACs das empresas serem capazes de orientar corretamente. As campeãs são a Expresso Adamantina e a Viação Garcia, que têm em seu site link para acesso às tabelas de linhas e horários de suas rotas (Paraná, na região de Londrina/ Maringá/ Apucarana, no caso da Garcia, e Noroeste de SP, até o MS, no caso da Adamantina).

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros
2 horas atrás, andreiazaik disse:

Mais pra o interior, temos vastas opções de transporte suburbano, porém, é quase impossível encontrar informação segura sobre linhas, preços e horários!!

Creio que este é o maior problema, inclusive para planejamento de viagens ou passeios.

A Artesp falha bastante neste quesito, pois as informações existentes são bem escassas, ou ao menos básicas até demais.

Para quem está curioso, aqui: http://extranet.artesp.sp.gov.br/TransporteColetivo/OrigemDestino

(Caso Falhe, entre no site da artesp, seção Passageiros, sub seção Origem e Destino)

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Olar a você que veio aqui via busca do Google seja sobre a rota do @edu_edu, seja sobre pesquisando sobre ônibus da Artesp!

Peço licença ao Edu que criou o tópico para complementar umas rotas que fiz nos últimos tempos. Umas das viagens fiz em um tópico à parte, então só clicar aí no cachorrão do meu perfil para ir e achar o tópico. Mas como fiz algumas rotas parecidas com a do Edu, então esta que fiz nos últimos tempos passo aqui. Espero que o mesmo não se incomode.

Entre Mogi das Cruzes à Franco da Rocha via Nazaré Paulista

- Fiz no último dia 2 de outubro e por enquanto peço desculpas por não trazer fotos, mas quando possível já trago. Esta rota na verdade tem um "cheat" - entre Mogi das Cruzes e Nazaré Paulista existe um ônibus rodoviário (mas com nível próximo ao de um suburbano) com poucos horários operado pela Breda/Piracicabana (Grupo Comporte), no valor aproximado de R$ 36,00.

E o engraçado - e provavelmente o porquê do preço: Ele vai via Arujá, Santa Isabel, Igarará, assim pegando a Dom Pedro 1º e chegando em Nazaré Paulista.  É um belo pinga-pinga para quem gosta deste esporte. 😛 

A segunda etapa é com um ônibus suburbano operado pela Viação Mairiporã, no valor de R$ 7,50. Ele vai por uma das estradas que liga á alta Babilônia  Nazaré Paulista (sim, a cidade é no topo de uma montanha!) até Mairiporã. Em um dia de eleição, até que foi razoavelmente cheio (muitos idosos e residentes em sitios na região, diga-se). A paisagem é bacana, e a rodovia (provavelmente recém pavimentada) recheada de curvas.

A terceira etapa foi de EMTU entre Mairiporã e Franco da Rocha, por aprox. 5,10. A estrada segue uma das represas de ligação ao sistema Cantareira.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

ARTESP é uma autarquia que controla as linhas, sejam suburbanas ou rodoviárias. É como o DER aqui no Rio,mas tem sim.Todas as linhas que saem de Santos em ônibus comum se enquadram como suburbanas e são uma porcaria, cá entre nós. 

Andando por lá, percebi uma coisa :Esses ônibus tem um adesivo na frente Se for S é suburbano, ônibus comum que faz linha intermunicipal,R é linha regular, ônibus de viagem e F é fretamento.

Por exemplo, a linha Santos-Caraguatatuba é R,mas a linha Caraguatatuba-Ubatuba é S.As duas linhas levam mais de 2h,porém essa última é feita por ônibus comum,da mesma empresa, mas super desconfortável. Não existia a linha Santos-Ubatuba direto. 

Porém tudo que cito acima eram linhas da ARTESP.

Editado por D FABIANO
Link para o comentário
  • Membros
Em 21/10/2022 em 09:00, D FABIANO disse:

Por exemplo, a linha Santos-Caraguatatuba é R,mas a linha Caraguatatuba-Ubatuba é S.As duas linhas levam mais de 2h,porém essa última é feita por ônibus comum,da mesma empresa, mas super desconfortável. Não existia a linha Santos-Ubatuba direto. 

 

Destaquei para mostrar o ponto aqui que acho que o Edu-Edu quis mostrar quando destacou linhas ARTESP.

AVISO DE TEXTO EDITADO PARA MELHOR COMPREENSÃO E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

A EMTU opera nas regiões de forma segregada. Ou seja, ônibus de uma RM não entra na outra (no máximo, só em algum ponto de divisa). Como estamos em época eleitoral, a página relativa a como a EMTU opera está desativada.

A ARTESP, era  responsável originalmente por toda a malha de ônibus, mas com a criação da EMTU, ela opera em linhas fora de regiões metropolitanas ou em ligações inter regionais (serviços rodoviários). A página de como opera a Artesp se encontra aqui http://www.artesp.sp.gov.br/Style Library/extranet/artesp/atuacao-da-agencia.aspx

A Caraguatatuba-Ubatuba por exemplo é uma linha EMTU, que opera na região do "Vale do Paraíba" (vai desde Jacareí e São Sebastião até a divisa com o Rio). A região da Baixada Santista vai de Bertioga até Peruíbe.

Linhas EMTU operam com ônibus padronizado (cor Azul), enquanto que ônibus surburbanos Artesp operam com ônibus em cores da empresa de ônibus + o adesivo que você menciona no parabrísa (S no caso).

Tou por fora se existe linha suburbana Artesp nas praias paulistas, mas vou investigar. O que tenho notado é que as linhas surburbanas Artesp só operam mais entre ligações de regiões metropolitanas - por exemplo, existe uma linha entre Jundiaí (que não faz parte de região metropolitana) e Vinhedo (ligado à Campinas).

Pelo que pesquisei por cima, era para ter uma ligação entre Bertioga e São Sebastião pela Pássaro Marron, mas achar informações sobre é difícil. Geralmente informações de linhas surburbanas Artesp acabam bem restritas, tal como  Edu-Edu demonstra neste post.

Em tempos: tarifas Artesp tem custos mais baratos em relações a linhas que fazem rotas similares EMTU ou até mesmo municipais em algumas cidades.

Editado por VagLigeiro
melhoria do texto e adição de informações
  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...