Ir para conteúdo

Ushuaia - Arquivo - Perguntas e Respostas antigas e repetidas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pois é, eu subi o vale mas n consegui ver mta coisa (o clima tava escroto...) mas a vista da subida (do lago e do glaciar) ja vale a pena ja. Todos dizem que é um dos trechos mais legais do W, e eu não duvido.

 

PS: Ouça o rlciq, para mim andar do chileno até o italiano com a cargueira foi o trecho mais desgastante... imagino como não deve ser fazer o mesmo depois de ter subido e descido torres... acorde CEDO.

Link para o comentário
  • Respostas 3.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Meio dia? Não dá ou ao menos fica bem apertado. Eu fiz:

- Dormi no chileno

- 5:00am acorda, torres

- 9:00am hora de ir

- Almoço, desmonta barraca, faz a mala, foto do pica pau...

- Chega nos Cuernos as 20:00

 

Olá.

 

Obrigado pelas dicas rlciq, acho q vou na Decathlon ver essa bota. É um detalhe pequeno que pode complicar a viagem, acho que não vale a pena arriscar.

 

Deixa eu tirar uma dúvida sobre sua dica acima: vc está sugerindo q no primeiro dia eu durma no Chileno, acorde às 5:00, vá até as Torres 'só com a mochila de ataque, e depois desmonte acampamento e siga até Los Cuernos, certo? Se for isso mesmo me parece uma boa idéia. (Ah, o que é "foto do pica-pau"?)

 

Quanto ao Vale do Francês, está previsto pro dia 29 como citei (acho q vc não viu).

 

Grande abraço a todos e muito obrigado pela ajuda que estão me dando!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Gostaria que aqueles que conhecem TDP desse uma opiniao sobre o roteiro abaixo.

lembrando que as reservas ja estao feitas

Estarei de moto

 

 

06/01/2012 - 07:00 - Ir a TdP, fazer a reserva do barco para as 18h em pudeto. Visitar o parque com a moto durante o dia

06/01/2012 - 15:00 - Estacionar a moto em Pudeto às margens do lago Pehoe,

06/01/2012 - 18:00 - Fazer a travessia de barco para Refugio Paine Grande

06/01/2012 - 20:00 - Dormir no Ref. Paine Grande. Cama ja reservada

07/01/2012 - 07:00 - trekking ao mirador do Glaciar Grey e retorno ao refúgio Paine Grande - 22km ida e volta, 7h40min de duração.

07/01/2012 - 20:00 - Dormir no Ref. Paine Grande. Cama ja reservada

08/01/2012 - 07:00 - trekking do refúgio Paine Grande ao Valle del Frances

08/01/2012 - 13:00 - trekking do Valle del Frances ao Refúgio Cuernos - trajeto bem puxado durante o dia todo, total = 29km, 14h.

08/01/2012 - 20:00 - Dormir no ref. Cuernos. Barraca do proprio refugio ja reservada (Ela estara montada ou eu terei que fazer isso?)

09/01/2012 - 07:00 - trekking do refúgio Cuernos ao Refúgio Chileno - 15km, 6h40min

09/01/2012 - 14:00 - deixar a mochila no refúgio chileno, trekking ao mirador das Torres del Paine; volta ao refúgio,

09/01/2012 - 20:00 - Dormir no ref. Chileno cama ja reservada

10/01/2012 - 07:00 - 1 opção: trekking ao mirador das Torres del Paine novamente; retorno para as 12hs, 2 opção: trekking ao Hotel Las Torres onde pode-se tomar uma perua até Laguna Amarga e depois ônibus até Pudeto, local onde esta estacionado a moto.

 

 

Algum erro?

Link para o comentário
  • Membros de Honra
porque na Patagonia chove, e chove muito, e faz muito frio, e toda hora voce vai ter que contornar rios e charcos, o seu tenis ficara molhado e nao vai secar nem mesmo no dia seguinte. Siga as orientações básicas, não inventa! ::quilpish::

 

Pois é Chris, pra variar, eu esqueci de considerar uma variante importante ao te dizer que dava pra ir com tenis: o frio. ::mmm:

 

A chuva em si nem é o grande problema - tem quem faça tudo usando aqueles tenis de raid, que secam mais fácil. Mas ali o frio é variante importante - eu dei sorte no periodo que estava lá e esqueci do fator. Como tem louco pra tudo, voce vai cruzar com uns gringos que andam por torres del paine inteira de papete e meia, com chuva, no frio, etc rs... mas é gente doida rs que ou está muito acostumada a essa situação ou está má informada e vai passar perrengue.

 

No seu caso, melhor seguir o sensato conselho do rlciq: compre a bota e não tire ela do pé até chegar a torres del paine rs

 

(ah, a minha bota é a da decathlon... por "maus tratos" ela ja nao é mais tão impermeavel rs mas deu conta do tranco tranquilamente)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sergiofoz,

 

1- Do PaineGrande até o Italiano são 2 horas andando +-. de lá para o vale do francês são 2 horas para subir se n me engano, e mais 1 h pra descer. Dps mais 2 h pro Cuernos. Da pra fazer num dia sim, só vai levar mais tempo do que vc planejou.

2- Provavelmente a barraca estará armada. N vi no cuernos, mas no Chileno ja estava armada.

Link para o comentário
  • Membros
(...) vc está sugerindo q no primeiro dia eu durma no Chileno, acorde às 5:00, vá até as Torres 'só com a mochila de ataque, e depois desmonte acampamento e siga até Los Cuernos, certo? Se for isso mesmo me parece uma boa idéia. (Ah, o que é "foto do pica-pau"?)(...)

 

 

NÃO, NÃO É PRA ACORDAR AS 5:00!!!

 

Veja bem, isso foi o que eu fiz. Mas, eu fui em março. Quem vai a Patagônia no meio do verão, é outro horário.

Voce TEM que ESTAR na base das Torres no horário que o sol nascer. No meu caso, nascia as 8:00, eu saia do acampamento as 5:00.

 

http://br.weather.com/weather/climatology/ARSC0134?dayofyear=1

 

O link acima mostra os horários de nascer e por do sol de El Calafate (que é praticamente o mesmo de TDP).

Nascer do sol, funciona assim: Se o sol nasce (ou põe) as 8, significa que 30 minutos ANTES do nascer do sol, o sol não nasceu, mas o céu já está claro.

 

Antes de você ver a montanha vermelha, voce verá nuvens vermelhas. O sol já bate nas nuvens, mas não na montanha.

No horário que o sol nasce, ele surge no horizonte e tudo que ele tocar ficará vermelho. Mas ele não toca o chão, apenas as pontas das montanhas, ao tocar o chão o sol não estará mais vermelho....

 

Então, se vc for no início de janeiro, deve acordar as 3:00 da manhã (SINTO MUITO!).

Se você tiver um bom saco bivaque, diria até pra você dormir la no alto, chega as 21, janta, ve o por do sol as 22, dorme tranquilo até as 6 da matina e toma café nas torres (muita gente faz isso, acredite!).

 

 

.... quanto ao pica pau.... é que tem muito pica pau nas arvores do chileno...... alguns me disseram que tinha rapoza, mas eu não vi...

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Depois o povo se pergunta porque eu nunca tenho fotos de nascer do sol kkkk As poucas que tenho, eu acordei pra alvorada e depois, voltei pra barraca pra dormir mais um pouco kkkk

 

Chegue no Chileno, se entoque na barraca o mais cedo possivel, com protetor auricular, um "Tapa-olhos" e não esqueça do mais importante para garantir um sono tranquilo:

ceritfique-se que sua barraca não está montada do lado de um bando de israelenses ::lol4::::lol4::

Link para o comentário
  • Membros
O sol nasce no lado oposto ao da Loma e Fitz.. alí pegaria o por do sol.

 

É, pelo mapa, o sol se poe atrás das montanhas, sendo assim, acredito que aquele famoso efeito de montanhas vermelhas não possa ser visto na Loma. No máximo o céu e as núvens ficariam vermelhos. Ja o nascer do sol, deve avermelhar toda a cadeia , não apenas o Fitz, mas todas aquelas maiores. Pela manhã, com certeza, uma incrivel oportunidade.

 

(...) nao se pode acampar por lá. Mesmo que pudesse seria impossivel por causa dos ventos, seria como fazer parapente(..)

 

Fazer um bivaque na loma seria uma loucura? (Não acredito que armar uma barraca seja seguro, devido aos ventos... e tbm porque minha barraca, uma azteq nepal, não é autoportante, e o lugar parece ser rocha pura)

 

Sandman, valeu a dica do bosque, mas, pra mim o bosque "ta muito longe" 30 minutos de distância é muito para ficar procurando onde fotografar no dia seguinte ainda no escuro, pois o sol ainda não nasceu.

 

Não pretendo acampar mesmo.

Quero chegar na loma as 20:00, tirar fotos do fim do dia, jantar, etc. Quando a noite cair, e tiver escuro, fotos de longa esposição para pegar a montanha com as estrelas.

Lá pelas 23:00/meia noite, tentar achar uma pedra grande, ficar atráz dela para cortar o vento, jogar o isolante no chão, mochila como travesseiro, saco bivaque, saco de dormir, flece no corpo e acordar para a foto antes mesmo do céu ficar claro, umas 6:00.

Esses são os horários para a minha época pelo que vi em http://br.weather.com/weather/climatology/ARSC0134.htm?dayofyear=44

 

Perrengue sim, principalmente se não conseguir tirar fotos porque choveu/nevou/nublou. Mas esse perrengue vai custar barato se eu tiver lá em meio a uma "janela" (tempo ótimo sem nuvens ou vento).

De lá pretendo descer direção sudoeste, para o campamento Toro, ou "quisa" bivacar no glaciar Tunel... + são cenas do próximo capitulo....

Link para o comentário
  • Membros

Eu sei porque! Ninguém te contou que i pra la no inverno da pra dormir mais!

O mesmo ataque se acorda as 7:00 e ainda pode ir pra cama as 19! Veja:

http://br.weather.com/weather/climatology/ARSC0134?dayofyear=152

 

 

E não é tão hard quanto podemos imaginar:

 

http://patagoniandreams.com/2011/11/13/patagonia-torres-del-paine-national-park-in-winter-chile/

 

 

Tenho dó dos israelenses.... tão mal falados, mas em sua média são tão educados quanto o brasileiro médio... só que ainda mais pobres! E sempre andam em grupos, afinal, todos encerram o exercito mais ou menos na mesma idade, é é quase obrigação viajar pra "debutar" para India ou America do sul....

Link para o comentário
  • Membros

Realmente acordar as 3:00 da matina não é mole não. Mas vamos ver como vai ficar minha disposição ao chegar lá, quem sabe...

 

Tenho 2 dúvidas que gostaria de tirar com vocês antes de minha ida neste domingo dia 25/12:

 

Acabei de fazer minha mochila e estou um pouco preocupado com o peso. Vou descrever as roupas que estou levando e peço ajuda a vcs para me darem sugestões se há algo que pode ser deixado de fora:

-3 camisetas segundas-peles de grossuras diferentes+1 calça segunda-pele

-1 camiseta dry-fit

-1 calça de caminhada que vira bermuda

-1 fleece mais grosso e um mais fino (para dormir)

-uma calça de fleece

-uma calça impermeável

-um corta vento soft shell e outro impermeável

-3 meis de trekking+2 meia finas

-1 bota NovaDry (obrigado pela sugestão, Rlciq)+1 tênis leve north face

-necessaire com remédios, repelente, filtro solar e artigos de higiene pessoal

-viseira, gorro/pescoceira, luvas, lanterna

Tou parecendo minha mão viajando ou o que estou levando é realmente necessário?

 

Sem abusar da boa vontade e paciência de vocês, lá vai minha segunda pergunta:

-já li no fórum que alugar os equipos em Puerto Natales (fogareiro, isolante, sleeping bag, barraca) por uns seis dias sai um valor menor (mas não muito) de comprar estes mesmos em Punta Arenas, na Zona Franca. Estou em dúvida se adquiro estes equipos ou se os alugo. O que vocês acham?

 

De novo agradeço imensamente a todos aqui pelas suas opiniões e sugestões!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...