Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 286
- Visualizações 58.4k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
MauroBrandãoo 125 posts
-
LeticiaGLeite 11 posts
-
Aletucs 10 posts
-
Marcos Hoffman 7 posts
Fala Galera !!
Mais uma vez, outro mochileiro perdido desse Brasil fez o nosso querido roteiro clássico Bolivia Chile e Peru ! E dessa vez, eu estava na fila ! Esse é o relato dia a dia da minha experiência Breve mas inesquecível
desses três países. Eu acabei de chegar de viagem (hoje é 13/02/2013, to aqui escrevendo, e daqui a pouco vou trabalhar
) mas fiquei viajando por esses países do dia 9 de Janeiro a 01 de Fevereiro de 2013. Depois Fui para Porto Alegre e Depois Passei o Carnaval acampando com uns Mochileiros na Praia da Lagoinha em Floripa. Realmente gostaria de ter ficado bem mais, mas por alguns imprevistos no final da viagem, retornei mais cedo da Bolívia. Foram 6 meses planejando essa viagem, que a princípio seria somente Bolívia e Peru, mas por ler o Relato do Ovídio (Sorrent), que me animou muito, extendi ela até o Chile também. E garanto a todos, que foi a melhor coisa que fiz, pois você nunca repete a mesma cidade, economizando tempo e dinheiro. Bom, então, vamos começar ?
Preparativos
Como eu não tinha nada para o mochilão, tive que comprar tudo antes ! Fiz o Passaporte, que não é nescessário, mas que queria ter para carimbar, e também porque ano que vem vou para Europa Mochilar. Comprei Minha Mochila, Bota, algumas camisetas DryFit na Decathlon, Óculos de Sol na Chillibeans, Carteirinha de Estudante, Money Belt. Bom, no geral gastei uns R$ 1.000 com tudo isso. Depois de tudo comprado, juntei a grana e fui. Eu levei USD 800,00 Dólares no Moneybelt(Curtlo) e USD 500,00 no CashPassaport da master, e tive que sacar ao final da viagem mais U$ 50,00 Resumindo, gastei USD 1.350,00. Isso foi com tudo. Comprei em Sucre uma Blusa muito boa de frio por Bs.300, que daria uns R$ 90,00 reais !
(Só um adendo, não encontrei nenhuma dificuldade em sacar. Mas vale lembrar, que saquei primeiramente em Arequipa, Cusco e La Paz !
Roteiro Final ficou assim :
Londrina > Campo Grande > CorumbáPuerto Suarez
Santa Cruz de la Sierra
Sucre
Potosí
Uyuni
San Pedro do Atacama
Callama > Antofagasta > Iquique > Arica
Tacna
Arequipa
Cusco
Copacabana
La Paz (Fim deste relato, o do carnaval vou montar outro tópico)
Santa Cruz
Puerto Suarez > Corumbá
Campo Grande
Novo Hamburgo
Praia da Alagoinha Florianopolis
Londrina
Dicas
- Muitas pessoas dizem por aqui isso, mas vi muitos mochileiros fazendo ao contrário. LEVE DOLÁR.
Vou explicar Rapidamente : 1 Real é igual a 3,15 Bs, então 2 Reais é igual a 6,30 Bolivianos Com 2 Reais tu compra 1 Dólar. E 1 Dolár é igual a 6,90 Bolivianos.
É uma diferença de 60 Centavos, que durante 1 mes Faz toda a diferença, tanto Na Bolívia quanto no Peru !
- Eu aconselho realizar essa viajem com alguém muito parecido com você, que goste das mesmas coisas e tal. Para fazerem tudo juntos. Eu marquei de ir com uma pessoal, mas não nos demos muito bem, e nos separamos depois de um tempo. E, sinceramente, foi a melhor coisa que fiz. Então, se não tiver ninguem pra ir, vá sozinho. Mas chegando la fora, tu nunca vai ficar sozinho. Sempre conhece pessoas novas e faz amigos que parecem estar com você a muitos anos.
- Não é necessário saber falar Espanhol nem Inglês, mas aconselho você a aprender um pouco de Espanhol e Inglês se puder.
Falo com propriedade que não teria conhecido metade das pessoas que conheci se não soubesse Inglês. Nesse roteiro, como na maioria dos roteiros da américa do sul, existem gringos que não falam absolutamente nada de espanhol, muito menos Português. E também falando inglês e um portunhol bem esperto, surgem várias oportunidades
:twisted: "If you know what i mean". Então, tente falar um pouco de Inglês pelo menos !! No Portunhol da pra enrolar Bastante.
- Não tenha medo de conversar ou tentar conversar em inglês e espanhol. No começo da viagem, conhecí a Sunny em Sta. Cruz. Uma Californiana. Disse a ela pra me desculpar pelo meu inglês, que era péssimo e ela me disse que a maioria dos estrangeiros não falavam nem espanhol, então eu não tinha que ter vergonha, pois estava me esforçando, e além do mais, eu falava também espanhol, e isso ja me deixava em vantagem. Então, não tenha medo de conversar com seu inglês ruim. É errando que se aprende ! O importante é saber se comunicar e se esforçar para isso.
- E não se prenda ao seu roteiro. Eu aprendi uma coisa nessa viagem, que é " Deixe a viagem te dizer pra onde ir "
:'> . É sério, se surgir a oportunidade de ir para algum lugar, e tu tiver grana pra ir, então vá ! Tenho certeza que tu não vai se arrepender ! 
Observação
Cotações da minha Viagem(Janeiro/2013)
1 Dólare é igual :
Bs 6,90 (Bolivianos)
U$ 0.465(Pesos Chilenos)
S/. 2,50 (Soles)
1º e 2º Londrina > Campo Grande > Corumbá e Trem da Morte
Último dia de trabalho, e começo da minha tão sonhada viagem. Ja tinha deixado tudo pronto em casa, então, só cumpri a carga horário do dia, fui pra casa, me arrumei, e parti pro abraço
.
Peguei o ônibus as 21:00 hrs de Londrina até Campo Grande, chegando as 06:25 hrs da madruga em Campo Grande. Tentei conseguir passagem para o Bus das 06:30 para corumbá, mas ja estava Lotado !! Nisso dei um tempo na rodoviária até o próximo ônibus que era as 07:30. Quando sentei na rodoviária, comecei a perceber que haviam alguns bolivianos lá, e muitos mochileiros ! Ai a Ansiedade foi aumentando cada vez mais !
!!
Peguei o ônibus as 7:30 rumo a Corumbá, dentro do Bus, na primeira parada conheci o Gustavo, um mochileiro muito bacana. Conversamos muito sobre roteiro, grana, e expectativas. Chegando em Corumbá, tu pode pegar um taxi até a fronteira (
) que custa 40 reais e demora uns 10 min até a fronteira, o taxi te deixa em frente a Polícia Federal. Sempre tem gente indo pra fronteira, e tu consegue rachar o Taxi, ai fica 10 dilmas pra cada !Também pode ir de ônibus, se tiver com tempo e não tão apertado como eu estava !
Quando Chegamos na fronteira, eu vi a fila enorme e pensei : VISH !!
Devia ter umas 150 pessoas na Fila para entrar na Bolívia, nisso já era umas 14 hrs quase 15 hrs, e o trem saia as 16:00. Entrei na fila com o Gustavo, e nisso vi um grupo de Mochileiros um pouco mais na frente na fila !!
E como todo bom Brasileiro, cheguei com minha Cara de Pau, na maior amizade
, e ja se agregamos mais na frente ! Isso ajudou muito.
De repente, uma boliviana(folgada) simplesmente entrou na nossa frente e ficou lá ! Quando eu vi aquilo, avisei o pessoal para eles se tocarem( eu não ia fazer nada, porque eles tinham me dado fila, ai eu ja ia folgar muito né?). Quando eles se tocaram, começaram a discutir com ela na frente, e começou uma confusão.
Nisso, saiu um Policial para ver o que estava acontecendo. Viu a situação, tirou a mulher da fila, e pegou todos os nossos passaportes para carimbar! Passamos mais rápido pela fronteira do Brasil, e a Boliviana folgada ficou por último
.
Chegando na Polícia da Bolívia, para dar entrada no país, outra fila, dessa vez menor ! Encontramos câmbio ali mesmo, ai algumas pessoas já compraram ! Me lembro que o câmbio do dólar estava em USD 1 = Bol 6,85 ( Lá é um pouco menor que em casa de câmbio, se tu não tiver nada de Boliviano, te aconselho trocar uns 20 dólares lá, tu não vai perder muito).
Bom, passando pela Aduana, carimbamos o Passaporte e finalmente estávamos na Bolívia(oficialmente).
Quando olhei no relógio, já eram 15:40. Ai pensei, VISH !!!
Pegamos um taxi mais que depressa para o terminal Bimodal ! O motorista cobrou uns 10 bs por cabeça, se eu me recordo bem !
Chegamos faltando 5 minutos para o trem sair, e por um milagre divino, conseguimos comprar as passagens e embarcar no Famoso TREN de La MUERTE !! Muahahaha
Embarcamos rapidamente, falo embarcamos, porque nessa altura, já estava junto com o Gustavo(que conheci no bus), mais o Leandro e o Otto ("Os Gêmeos) que conhecemos na Fila da Fronteira do Polícia Federal !
Sentamos no último vagão, e conhecemos mais 3 cariocas que estavam também começando a mochilar !
Fui procurar um banheiro no tren, e no vagão da frente, encontrei mais uns 15 Mochileiros !!
Na verdade, Mochileiros e mochileiras !!! Ai virou festa !! Eu que ja tenho essa minha cara de Pau Mochileira, cheguei cumprimentando a todos, e ja começamos a conversar !! E foi muito bom, por que teríamos 16 horas dentro do Trem !
Eles oferecem janta no trem(SuperPullman), uma Janta típica Boliviana, que é Pollo con Papas(22bol) !!
O tempo foi passando, ai ja conheci mais uns 3 Franceses, 1 Argentina e uns 2 australianos, ai ja foi parceria !
Não me lembro a hora que o trem parou, mas ja deu tempo de descermos e comprar pacenas
!!! Na parada, consegui negociar por 5 bol cada latão !!! Fiz um ótimo negócio
!!
Ai a noite foi chegando, a galera acalmando os ânimos, e todos esperando o próximo dia chegar logo !!
Dicas/Observações
Bom, nesse dia não aconteceu tanta coisa que valha nota aqui. Mas vou deixar algumas dicas !!
Editado por Visitante