Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Peru, Bolívia e Chile. Um Mochilão de “Mendigo Macho”. (VIDEOS + FOTOS) - Jan/2013

Postado
  • Membros

Fala, galera. Chegou a nossa vez de contribuir com a comunidade do Mochileiros fazendo o nosso relato da trip de 18 dias que fizemos pelo tradicional roteiro Peru, Bolívia e Chile. Foi um Mochilão ao melhor estilo “Mendigo Macho” e com o decorrer do relato vocês vão entender o por que. Apesar de termos lidos vários relatos aqui no Mochileiros, nosso planejamento financeiro foi precário mas no final tudo deu certo e a viagem foi épica! ::otemo::

Viajamos em 3, Guto Okamoto (28), Rodrigo Cunha (24) e Elyas Riachi (25). Somos amigos de longa data e sempre viajamos juntos aqui pelo Brasil mas a gente nunca tinha feito uma trip internacional juntos.

IMG_4750.jpg.f49685705b6d9b75f2016bfedd1a97a1.jpg

Quando você volta de um mochilão desses, muitas pessoas perguntam como é a viagem e a primeira resposta que vem a cabeça é:

você tem que fazer uma viagem dessas pelo menos uma vez na vida.

é foda. do caralho. animal. vale cada centavo. que saudades, táquepariu! ::hahaha::

Esse mochilão é animal porque reúne três coisas: cultura, paisagens surreais e baladas! Você enriquece muito sua bagagem cultural com a história dos incas, visita lugares que provavelmente você não vai encontrar de novo na sua vida e cai em baladas iradas, conhece pessoas do mundo inteiro e se diverte demais.

bom, primeiro um resumão da trip e depois vamos detalhando o dia-a-dia da viagem.

Panorama Geral:

18 dias - 10 a 28 de janeiro

Peru: Cusco e Machu Picchu

Bolívia: La Paz, Isla del Sol e Salar de Uyuni

Chile: San Pedro de Atacama

Custos:

Passagem Aérea: R$ 1.538,70

Hospedagem, alimentação, passeios e baladas: Aproximadamente R$ 1.960,00

Total Gasto: Aproximadamente R$ 3.500,00. Eu levei US$ 880,00 e voltei com 3 dólares. muy bueno.

Cotação:

Soles: US$ 1,00 = 2,52 Soles

Pesos Bolivianos: US$ 1,00 = 6,92 Pesos Bolivianos

Pesos Chilenos: US$ 1,00 = 420 Pesos Chilenos

Vídeo da trip:

Resumo da viagem em 11 minutos. não deu pra filmar tudo, mas dá pra ter uma idéia de como é o mochilão.

Assista em HD ::cool:::'>

Roteiro:

10/01: São Paulo > Lima > Cusco

11/01: Cusco > 1º dia de Inka Jungle (Bike)

12/01: 2º dia de Inka Jungle (Caminhada)

13/01: 3º dia de Inka Jungle (Caminhada)

14/01: 4º dia de Inka Jungle > Águas Calientes > Machu Picchu

15/01: Cusco

16/01: City Tour em Cusco

17/01: Copacabana > Isla del Sol

18/01: Isla del Sol > Copacabana > La Paz

19/01: La Paz

20/01: La Paz

21/01: La Paz > Uyuni

22/01: Uyuni

23/01: Salar de Uyuni

24/01: Deserto do Atacama

25/01: Deserto do Atacama

26/01: San Pedro de Atacama

27/01: San Pedro de Atacama > Calama

28/01: Calama > Santiago > São Paulo

Dicas Gerais:

Preparativos: tome a vacina de febre amarela com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem. Se você já tomou e precisa da segunda via, é só ir em um dos pontos da Anvisa e solicitar. Eu perdi a minha carteira de vacinação no meio da viagem, mas por sorte nem pediram. É melhor levar por precaução.

Dê um pulo em lojas de material esportivo e compre coisas que você ainda não tem e podem ser bem úteis na viagem.

Em nosso caso, compramos:

Segunda-pele: aquelas roupas de manga comprida que jogador de futebol usa quando tá muito frio. Foi bem útil em lugares que são muito frio, como Chacaltaya na Bolívia e no deserto do Atacama

Toalha esportiva: elas são bem úteis porque secam bem rápido e são bem pequenas, não ocupam muito espaço na mochila.

Capa de chuva: compre uma boa, não aquelas de plástico que camelô vende em estádio. Época de chuva em Machu Picchu é tenso. Nós estávamos com boas capas de chuva mas vimos uma galera com umas capa de chuva bem vagabunda no meio de um temporal e com uma longa caminhada pela frente.

Outras coisas: como lanternas, cadeados, etc.

Passeios: compre com pelo menos um dia de antecedência. Se for fazer Huayna Picchu, compre com mais dias de antecedência (mais pra frente detalhamos uma decepção nossa). Dá até pra comprar na hora a maioria dos passeios, mas é melhor sempre garantir e ficar tranquilo no dia. Em alguns casos é legal você já ir com uma turma e fechar com a agência.

Negocie: dá pra negociar em tudo. No táxi, na comida, nos passeios. Nossa tática funcionava mais ou menos assim:

NÓS: - “Quanto custa?”

VENDEDOR: - ”50 bolivianos”

NÓS: “Pagamos 25 bolivianos”

VENDEDOR - “40 bolivianos”

NÓS - “Fechado por 30.”

Cara de pau funciona e funciona bem.

Taxas: sempre ande com um dinheirinho a mais. No Peru e principalmente na Bolívia existem umas “taxas” extras que ninguém fala nada. Andar com dinheiro contado é uma roubada. As taxas não são nenhum absurdo, mas as vezes você quer zerar seus Soles antes de ir pra Bolívia e percebe que tem uma taxa pra pagar, mas já não tem mais grana. É, aconteceu com a gente. Tivemos que vender umas bolachas pra pagar umas taxas!

Temporada: fomos em janeiro que é na alta temporada e as coisas são mais caras. Só em termos de comparação nós pagamos R$ 1.538,70 na passagem e em junho ela fica por volta de R$ 655,00. Fomos em Janeiro porque foi a época que conseguimos tirar férias.

Roteiro: não faça seu planejamento com o objetivo de economizar. O objetivo da sua viagem é conhecer pessoas e lugares irados e voltar pra casa com histórias pra contar. Gaste bem seu dinheiro. Lemos em alguns relatos que San Pedro é uma cidade cara e que deveríamos passar pouco tempo lá. Sim, é mais caro do que La Paz e Cusco, mas foi a melhor cidade da viagem, deveríamos ter deixado mais dias para San Pedro. Essa é uma lição importante que levamos da trip. Leve em consideração a máxima, “quem converte não se diverte”.

Nos próximos tópicos iremos detalhar o dia a dia da trip!

• Respostas 264
  • Visualizações 83.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• guto_okamoto
    guto_okamoto

Percebi agora há pouco que pulei um dia de viagem, não lembro qual foi, provavelmente um dia em La Paz. Vou ficar devendo um dia de relato para vocês.   O sonho estava chegando ao final, foram 17

• guto_okamoto
    guto_okamoto

Mochileiros, chegou ao fim o relato da nossa viagem de "Mendigo Macho" por Peru, Bolívia e Chile. Gostei demais de compartilhar as histórias com vocês e espero ter ajudado um pouquinho no planejamento

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Mendigo Macho, Parabéns!! Sensacional este relato!! Acho que as dicas de preços e indicação de hospedagem e restaurantes são importantes, mas acho que o mais importante de tudo é conseguir transmitir a emoção que vocês conseguiram passar neste relato...isso sim é muito motivador, tenho certeza que com esta contribuição vai servir de inspiração para muitas pessoas que ainda tem dúvida que está viagem é imperdível...Grande Abraço!! ::otemo::

Postado
  • Autor
  • Membros
Anotado o nome do hostel em SPA. Só por causa da vista belíssima, com certeza vou querer ficar por lá!

Sobre o banheiro de gato, não sei se te falaram, mas já me intrometendo, hehehe... esse tipo de banheiro (banheiro seco) serve também para pegar os "restos" e transformar em adubo para as plantações. Nunca usei banheiro seco, mas deve ser no mínimo estranho mesmo. :x

A propósito, ótimo relato! Ri alto! :lol:

Heyanita, to ligado que eles usam pra transformar em adubo mas digamos que é uma experiência um tanto quanto bizarra usar esses banheiros hehehehe ::lol3::

Mendigo Macho, Parabéns!! Sensacional este relato!! Acho que as dicas de preços e indicação de hospedagem e restaurantes são importantes, mas acho que o mais importante de tudo é conseguir transmitir a emoção que vocês conseguiram passar neste relato...isso sim é muito motivador, tenho certeza que com esta contribuição vai servir de inspiração para muitas pessoas que ainda tem dúvida que está viagem é imperdível...Grande Abraço!! ::otemo::

Obrigado, Luiz Chianca! Concordo plenamente com você, detalhes financeiros tem sua importância mas o mais legal é contagiar a galera! Obrigado pelos elogios ao relato! ::otemo::

Postado
  • Membros

Mais uma vez, parabéns! Um dos melhores relatos do mochileiros. Quase todos os dias acesso os mochileiros esperando alguma novidade do "mendigo macho". Simplesmente sensacional! Minha trip será de 42 dias, com certeza levarei um pouco do "mendigo macho" na mochila. Se eu encontrasse malucos iguais aos "mendigos macho" faria questão de pagar as bebidas! hehehe Não bebo mesmo!!!!

Postado
  • Autor
  • Membros

Mochileiros, chegou ao fim o relato da nossa viagem de "Mendigo Macho" por Peru, Bolívia e Chile. Gostei demais de compartilhar as histórias com vocês e espero ter ajudado um pouquinho no planejamento de suas viagens. Acho que mais importante do que valores de hostels, dicas de passeios é tentar transmitir a emoção de uma viagem dessas e contagiar as pessoas a embarcarem nessa trip. Foi isso que tentamos fazer para retribuir o favor dessa comunidade de mochileiros.

Fiquei feliz pra caramba quando um amigo meu (Ae Caicão!) que estava lendo o relato sabia das histórias como se ele tivesse com a gente! Po, que irado que é isso! ::otemo::

Ele ria como se tivesse visto as cagadas que a gente fez!

Não sei como uma viagem de apenas 18 dias pode mexer tanto com as pessoas, nessa viagem repensei várias coisas de minha vida e comecei a dar muito mais valor para as coisas simples. Passar perrengue é bom por isso, você percebe como alguns problemas que emputecem a gente aqui no Brasil são ridículos. Você aprende muito em uma viagem dessas. Só de relembrar pra escrever cada dia do relato bateu uma saudade, as vezes não dá nem pra acreditar que eu visitei todos aqueles lugares fantásticos, conheci muita gente bacana e passei 18 dias com meus brothers aproveitando de verdade a vida.

Obrigado a todo mundo que leu, comentou e se divertiu aqui lendo as besteiras que a gente escreveu e um agradecimento especial aos meus parceiros Guéli e Liba que me convenceram a fazer essa trip. Se não fosse todos os finais de semana que a gente saia e fazia umas cagadas e eles falassem "Agora imagina fazer isso só que na América do Sul" talvez eu não teria vivido alguns dos melhores dias da minha vida. Tenho certeza que vamos contar e recontar essas histórias para os nossos netos e eles irão juntos fazer essa trip representando os avós mendigos machos.

Considerações gerais sobre os lugares que visitamos:

Machu Picchu: em janeiro, de manhã, é bem nublado. se for para puerta del sol ou para huayna picchu, prefira ir mais tarde para conseguir ver um visual melhor! leve bastante comida e água porque os preços lá são exorbitantes ::essa:: . em umas 3 ou 4 horas você consegue ver tudo, então nem precisa ter pressa. se tiver pique, suba as escadas ao invés de pegar a van. quanto maior o esforço pra chegar lá, maior a satisfação ::otemo:: ah, águas calientes não tem nada demais, nem perca muito tempo lá. pesquise um pouco sobre Machu Picchu antes de ir e você vai ficar pilhado quando chegar lá. Nenhuma foto ou vídeo consegue transmitir a energia daquele lugar! ::cool:::'>

Cusco: tem alguma coisa de especial nessa cidade que eu não sei exatamente o que é, talvez seja a quantidade de mochileiros que tem por lá e torna a vibe muito boa. as baladas são muito boas (Mama África \m/), o hostel Wild Rover é bem legal, preço justo, confortável e bem animado e o melhor resturante é o do Luís, o GARÇOM FOFINHO DO CARALHO. Olha ´so, o relato teve umas 15 mil visualizações, pelo menos algumas centenas e talvez milhares de pessoas leram isso aqui e sabem do LUIS, quem puder, dê um alô pra ele, já pensou ele recebendo a visita de mil pessoas que conhecem ele sem ele saber que irado que seria? 1.000 fotos dele com pessoas diferentes? Ia ser DEMAAAAAAAAAIS! ::otemo::

La Paz: cara, dei altas risadas em La Paz, conheci muita gente bacana e tem uns passeios bizarros pra fazer lá. Dá pra fugir do roteiro tradicional de lá e fazer uma corrida de touros na rua, coisa que você não consegue fazer em nenhum outro lugar da trip. Aliás, as coisas bizarras são em El Alto, mas é ali do lado! La Paz acho que foi a cidade que a gente mais deu risada, afinal, vale tudo em La Paz ::lol4::

Uyuni: coisa linda de Deus. acho que é o lugar mais surreal da trip, dificilmente você vai ver uma paisagem como essa de novo na sua vida. a travessia do Salar em si dura muito pouco, então aproveite cada segundo, tire muitas fotos e pare 10 minutos sem ninguém do seu lado pra apreciar esse lugar.

Deserto do Atacama: as lagunas são animais e toda a travessia é irada, principalmente se você viaja com uma galera sangue bom. dica, evite uma ressaca pesada no deserto do atacama. é o deserto mais seco do mundo e você vai querer se matar! as Lagunas são lindas, me surpreendeu demais esse deserto!

San Pedro: ::love::::love::::love::::love::::love:: . Acho que isso é o suficiente pra falar da cidade. Além dos corações, tem sandboard, o melhor por do sol da viagem e uma dúzia de outros passeios legais pra fazer.

Ah, último pedido. Meu sonho e objetivo de vida agora é substituir o BRUNO DE LUCA naquele programa de viagens do Multishow. É isso mesmo, quero tirar aquele cara chato de lá e substituir pelos "Mendigos Machos" pra filmar todos os rolês, tenho certeza que seria muito mais engraçado ::lol4:: Por favor mandem e-mail pro Multishow, postem na fan page do Facebook e me ajudem a tornar esse sonho em realidade. Prometo que levo mochileiros daqui como convidados especiais pra Thailândia, Grécia, Japão, Holanda, Austrália e etc ::lol3::::lol3::::lol3::::lol3::::lol3::

Ah, as negociações pro segundo mochilão de mendigo macho já começaram. Sudeste Asiático que nos espere!

Chega de bobagem, se tiverem alguma dúvida sobre o roteiro, custos, opiniões, estamos a disposição para ajudar! ::otemo::

Se quiserem meus contatos:

https://www.facebook.com/guto.okamoto

guto.okamoto@gmail.com

Mas prefiro que postem aqui pra compartilhar com todo mundo as informações ::cool:::'>

Agora bota essa mochila nas costas e vá viver os melhores dias da sua vida ::otemo::

Postado
  • Membros

Parabéns Guto, não sei o que vc faz da vida, mas devia viver viajando ou escrevendo, ou melhor ainda, viajando e escrevendo sobre elas. essas viagens mochileiras realmente tem outra vibe, outra energia. Meus amigos não entendem pq fico em hostel, pq viajo assim, mesmo podendo pagar um pouco mais num hotel ou numa "excursão" (que tedio!!!). isso é estilo de vida, viver no improviso, tentar o inesperado. muito bom ver que vcs, apesar da mendicância, se divertiram, nós tambem, lendo teu relato.

Postado
  • Membros

Vou ficar repetitiva, mas dane-se: SENSACIONAL! Todo o relato, tudo! Ri demais com as histórias de vocês e me empolgou mais para viver a minha (daqui 23 dias ::ahhhh:: )!

Tenho certeza que vocês vão amar o Sudeste Asiático, aquele lugar é lindo demais e não vai faltar oportunidade para os ::love::::love::::love:: e as loucuras à parte de mendigo macho! haha

Qualquer dúvida de lá também pode me perguntar que talvez possa ajudar com alguma coisinha!

::kiss::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.