Ir para conteúdo

5 coisas para se fazer em La Paz - Fotos e Mapa


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bom galera, estive na Bolívia no início deste ano (fevereiro) e gostaria de deixar minha contribuição por aqui.

 

Antes de ir à La Paz passei por Santa Cruz de La Sierra. No meu blog (http://getoutside.com.br/?p=186) tem o relato das duas cidades, e também o álbum de fotos para vocês darem uma conferida.

 

Fiz uma lista de 5 coisas para se fazer em La Paz e espero que ajude o pessoal que está montando um roteiro que irá passar por lá.

 

Cheguei na Bolívia por Santa Cruz de La Sierra e, de lá, fui para La Paz em um voo da BOA, companhia aérea estatal da Bolívia. Pegamos uma aeronave certamente antiga (visto que tinha cinzeiros nos apoios de braço), mas foi um voo relativamente tranquilo, com bom serviço de bordo e tudo mais. Saímos do calor de Santa Cruz e chegamos à noite, no frio de La Paz.

 

O plano era pernoitar em La Paz e ir na manhã seguinte para Copacabana. De Copacabanairíamos para o Peru, mas depois retornaríamos à La Paz para uma estadia de três dias. Nesse pernoite ficamos hospedados noLoki Hostel de La Paz , em um quarto duplo que custou 160Bs. Apesar de passar somente uma noite, tive uma boa impressão do Loki. No entanto, na volta do Peru resolvemos ficar hospedados noWild Rover, por sugestão de uma galera que conhecemos na trilha pra Machu Picchu.

 

E na comparação, a atmosfera do Wild Rover me pareceu melhor, mas é importante saber que o hostel é uma festa só e isso significa bar lotado até tarde e barulho pelos corredores. Se você não se incomoda com isso, é talvez o lugar ideal. Pessoas de todos os lugares do mundo, clima divertido, BBQ, bebida, festas e tudo mais, além de uma boa localização (nesse quesito o Wild Rover e o Loki são iguais, já que ficam na mesma quadra).

 

DSC_0484.jpg

Churrasco organizado pelo pessoal do Wild Rover

 

DSC_0718.jpg

Quarto duplo que ficamos no Wild Rover

 

Sobre a cidade de La Paz, acredito que 2 dias sejam suficientes, talvez 3 se você pretende fazer o downhill na World’s Most Dangerous Road . Acho que o mais legal de La Paz é o povo em si, já que a cidade, na minha opinião, não tem muito a oferecer (verdade que eu vim de um tempo em Cuscoe isso provavelmente contaminou meus critérios). Uma dica que dou e que foi muito legal para nós, é caminhar. Percorremos boa parte da cidade a pé e foi o jeito que achamos de conhecer a cidade melhor. Fomos do Wild Rover até o mirador Kili Kili, depois para o Estádio Hernando Siles, depois para o Witches’ Market. Cansativo, considerando a altitude, mas acho que é um dos melhores jeitos de se efetivamente conhecer um lugar.

 

Mas enfim, vamos à lista de 5 coisas para se fazer em La Paz:

 

[googlemap]https://maps.google.com/maps/ms?msid=216558415809335500474.0004e502ee76e77a46df5&msa=0&ll=-16.510162,-68.112831&spn=0.125742,0.154324[/googlemap]

 

1. El Mercado de las Brujas (witches’ market)

 

Localizado próximo ao Wild Rover, é uma região da cidade com muitas lojas e com uma grande aglomeração de locais (e alguns turistas também). Ver os locais no seu dia a dia é que faz desse lugar uma atração interessante, na minha opinião. O nome do lugar se dá em razão das inúmeras lojas com poções, fetos de lhama empalhados, ervas e muitos outros materiais do tipo.

 

DSC_0553.jpg

 

DSC_0626.jpg

 

DSC_0647.jpg

 

DSC_0649.jpg

 

DSC_0664.jpg

 

DSC_0671.jpg

 

2. Downhill na Estrada mais Perigosa do Mundo (Worlds Most Dangerous Road )

 

Infelizmente e apesar de querer muito, não pude fazer esse downhill em razão do problema que tive no joelho na trilha pra Machu Picchu. De todo modo, aos que gostam de aventura, esse parece um programa imperdível em La Paz.

 

Pelo que vi lá, existem inúmeras empresas que fazem o downhill, e os preços certamente variam muito. A empresa que me pareceu mais confiável (e talvez ela seja a mais cara) é a Gravity, mas acho que essa não é a melhor hora para economizar. Apesar de todo o aparato de segurança, acidentes podem acontecer facilmente, e o barato pode sair caro.

 

3. Mirador Kili Kili

 

Apesar de ser uma caminhada sofrida para se chegar considerando a altitude de La Paz, a vista lá de cima é interessante. Dá para se ter uma boa ideia da geografia de La Paz, e uma boa vista do Estádio Hernando Siles. Um detalhe é que a região não me pareceu muito segura, apesar de não termos tido problema algum.

 

Talvez exista algum meio de se chegar lá sem caminhar, mas nós decidimos rodar toda La Paz a pé, praticamente.

 

DSC_0570.jpg

 

DSC_0581.jpg

 

DSC_0566.jpg

 

4. Estádio Hernando Siles

 

Para quem gosta de futebol, estádios são sempre uma atração. NO meu caso, não foi diferente. Não há absolutamente nada de especial no Hernando Siles, mas posso adicionar mais esse estádio no meu currículo.

 

A caminhada do mirador Kili Kili até o estádio é bem tranquila, pois se desce o tempo todo e a região me pareceu bem segura. Recomendo checar o horário de visitação, pois tivemos que aguardar por algumas horas até que o estádio fosse aberto.

 

DSC_0583.jpg

 

DSC_0584.jpg

 

5. Valle de la Lunna

 

Situado a aproximadamente 10 km do centro de La Paz, conhecemos o Valle de la Lunna (moon valley) como parte de um city tour que fizemos. Achamos mais proveitoso fazer o city tour para cobrir as zonas mais afastadas do centro.

 

O Valle é uma região com formações rochosas muito interessantes, que se formaram ao longo dos anos em razão da erosão.

 

Abaixo algumas fotos que tirei lá:

 

DSC_0503.jpg

 

DSC_0505.jpg

 

DSC_0532.jpg

 

DSC_0534.jpg

 

DSC_0539.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá,

tenho visto seus posts e suas fotos são fantásticas... curti :)

Vc tocou num ponto central. Eu estava pensando em começar minha trip pelo peru, mas acho que deixar la paz e o salar de uyni por último, digamos o "perrengue" e uma cidade menos bonita... me fez repensar...

Bem como vou comprar as passagens por ponto, não faz muuuita diferença por onde começar...

Só que começando por la paz, não pretendo voltar, terminando minha trip em cusco... e aí acho que copacabana e isla del sol não rolaria por causa do vai e vem.

perg: há passeios contratados de la paz para copacabana e isla del sol???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá,

tenho visto seus posts e suas fotos são fantásticas... curti :)

Vc tocou num ponto central. Eu estava pensando em começar minha trip pelo peru, mas acho que deixar la paz e o salar de uyni por último, digamos o "perrengue" e uma cidade menos bonita... me fez repensar...

Bem como vou comprar as passagens por ponto, não faz muuuita diferença por onde começar...

Só que começando por la paz, não pretendo voltar, terminando minha trip em cusco... e aí acho que copacabana e isla del sol não rolaria por causa do vai e vem.

perg: há passeios contratados de la paz para copacabana e isla del sol???

 

Que bom que você gostou das fotos! Depois dá uma olhada no blog (http://www.getoutside.com.br), tenho bastante foto por lá!

 

É sempre legal conhecer um lugar novo, mas como eu falei, eu fui para La Paz contaminado pela beleza de Cusco, e aí meu julgamento foi prejudicado hehe.

 

De todo modo, existem coisas legais para se fazer por lá e meu lugar preferido foi sem dúvida o Mercado de Las Brujas. Você vai tirar fotos muito legais por lá!

 

Existem passeios de La Paz para Copacabana e Isla del Sol sim, eu contratei o bus de La Paz para Copacabana pela Kanoo Tours (http://www.kanootours.com/ws/) e recomendo! Sei também que existem opções até mais baratas, inclusive.

 

Se você tiver a oportunidade de conhecer a Isla del Sol, vá! Achei muito legal, mas tente dormir lá que é muito bonito. Você pode fazer o mesmo roteiro que eu fiz (tem o relato da minha ida pra lá nesse link: http://getoutside.com.br/?p=1521): Chegar em Copacabana pela manhã, ir para Isla del Sol no mesmo dia, fazer a trilha Norte-Sul e pernoitar na ilha, volta para Copacabana na manhã seguinte e conhecer Copacabana e no fim do dia ir para outro destino.

 

Espero que tenha ajudado e qualquer dúvida é só perguntar!

 

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vale da Lua não vale o paseseio, um monte de barranco feio pra cacete. Carretera da morte vou fazer pela segunda vez , retorno dia 06/09 a La Paz. Chalcataya vale muito o passeio, Museus vale a pena. Tihuanaco não vale a pena, longe e cansativo e muito sem graça. Hostel prefiro o El Solário. Bem localizado, fazem os passeios, bom e barato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Trota, eu acho que Tiwanaku vale a pena sim.

1- é um dos poucos locais que se pode ver totens gigantes que guardam semelhança com os moais da ilha de páscoa.

2- é berço de uma das mais antigas civilizações do mundo;

3- é possível ver múmias como as de nazca e as que os incas faziam;

4- puma punku, ruinas ao lado do sítio, são intrigantes, embora as pessoas não deem muita importância.

5- o custo benefício é super compensador, tendo-se em vista que se terá uma aula sobre história pré-colombiana por um preço maneiríssimo.

 

Quando ao valle de la Luna, eu acho que não compensa. é preferível pegar o ônibus que vai pro valle e seguir a diante, descendo no zoológico. esse sim vale a pena, tem animais exóticos dos andes, como o urso andino e o condor, sem falar em onças, pumas, llamas, vicuñas, e tantos outros bichos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ale eu odiei Tihuana, talvez por conhecido lugares mais interessantes, tanto no Peru, como México, Guatemala e Ilha de pascoa, mesmo assim tudo é questão de ponto de vista e nesse caso respeito pacas a opinião do amigo. ::otemo:: Outra coisa: como vc esta bem perto da Bolívia pq não coloca umas roupas na mochila e encontra eu e meu amigo em La Paz para tomar uma pacenas ::lol4::::lol4::::hahaha::::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

putz, adoraria ir, mas só se eu ganhar na mega sena hj. kkkkkk do contrário, só poderei viajar no bendito recesso forense. quanto a tiwanaku eu sei como é, minha esposa acha uma chatice. tenho vontade de conhecer a ilha de pascoa, quanto ao México, adorei tbm, mas ainda prefiro o trabalho inca aos maias. abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Boa tarde.

 

Muito legal seu relato. Acessei seu blog e peguei algumas dicas!

 

Gostaria de saber se o ônibus que vai do aeroporto Viru Viru até o centro de Santa Cruz de la Sierra é o de nº 135 -> http://getoutside.com.br/wp-content/uploads/2013/08/DSC_0025.jpg

 

Obrigada.

Deborah, sinceramente não sei te afirmar se o ônibus é o 135, mas o veículo em si é exatamente igual a esse da foto e vc pega ele exatamente na frente do aeroporto, na porta de saída mesmo, não tem erro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...