Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Primeiro Mochilão: 29 dias sozinha na Bolívia e Peru

Postado
  • Membros

E aí povo!

Senta, que lá vem a história. Te aprochega e traz a pipoca, que agora eu vou contar como foi o meu mochilão pela Bolívia e Peru em julho desse ano.

Buenas, tudo começou quando eu descobri o Mochileiros, há alguns anos, depois que voltei de uma viagem na Argentina. Eu passava dias lendo muitos tópicos e acabei me encantando pelos relatos sobre a Bolívia. Decidi que a próxima viagem seria pra lá, depois acabei incluindo o Peru. Acontece que todo ano tinha um problema: ou tempo, ou dinheiro (ou os dois) e a companhia. Mas esse ano eu resolvi que teria tempo e dinheiro, só me faltava encontrar alguém pra ir junto. Como não se pode ter tudo nessa vida, ninguém podia ir comigo (por falta de tempo, ou dinheiro, ou os dois). Li muitos relatos, aqui no Mochileiros, de mulheres viajando sozinhas, o que me deixou bastante confiante. Decidi que isso não seria um obstáculo dessa vez.

PREPARAÇÃO

Como eu disse, eu decidi que com ou sem companhia eu iria fazer um mochilão, foi quando eu comprei a minha passagem, em abril.

Primeiro mochilão, bem mais de 2 semanas longe de casa, e ainda por cima sozinha: meu pai quase teve um AVC, mamãe ficou preocupada, minha tia achou que eu ia ser roubada, sequestrada, assassinada, estuprada, ada ada ada...

MAS, como vocês devem ter percebido, esse não é um post do além (nem sei se eles tem internet por lá hehehe) e eu estou bem viva (quase virei pastel, mas isso eu conto depois hehehe).

Pra acalmar os nervos do meu pai, fiz um seguro viagem/saúde (confesso que fiquei mais tranquila também :P). Também fiz um seguro pra minha câmera, mas esse não incluí nos gastos totais porque ia fazer de qualquer maneira.

Minha viagem começou dia 7/07 e terminou dia 4/08. Foram 29 dias incríveis.

ROTEIRO

Como eu queria pegar o Trem da Morte, resolvi ir até Campo Grande e de lá ir até a fronteira pra poder pegar o trem.

Como eu viva lendo os tópicos do Mochileiros e O Guia do Viajante Independente na América do Sul, eu já tinha um roteiro mais ou menos pronto muito antes de decidir realmente investir nisso, o roteiro ficava ali esperando uma oportunidade. Eu havia montado um roteiro todo fechadinho, com dias certinhos e etc, mas quando foi chegando mais perto eu desencanei com isso. Afinal, nem tudo acontece como a gente planeja e nós mesmos mudamos de ideia no meio do caminho. Portanto, não se apeguem demais a detalhes no roteiro de vocês.

Meu roteiro ficou assim:

Porto Alegre - Campo Grande – Corumbá – Puerto Quijarro – Santa Cruz – La Paz – Copacabana – Puno – Cusco – MP – Cusco – La Paz – Uyuni – Potosí – Sucre – Santa Cruz – Puerto Quijarro – Corumbá – Campo Grande – Porto Alegre.

GASTOS

Passagem de ida e volta POA – CGR pela Gol: R$ 570,00

Passagens ida e volta de ônibus CGR – Corumbá pela Andorinha: R$ 172,00

Seguro viagem/saúde GTA: R$ 162,00

Subtotal 1: R$ 904,00

Levei U$ 1200 em dinheiro, saquei mais U$ 200 no Banco do Brasil, em La Paz. E usei mais ou menos U$ 100 no cartão de crédito

Subtotal 2: U$ 1500

Eu já tinha comprado 1000 dólares em dezembro, antes de o dólar subir enlouquecidamente. É, sempre que eu viajo, atraio alta do dólar.

1000 x 2,00 = R$ 2000

500 x 2,40 = R$ 1200

Total: R$ 4104,00

Eu gastei todo o dinheiro que levei, tudo em hospedagem, alimentação, ônibus e avião, roupas e presentes. Eu comprei MUUUITA coisa, muita mesmo, voltei com uma malinha a mais heheheh. Algumas coisas eu não tinha e precisei comprar, tipo mochila de ataque, e algumas roupas pra atividades outdoor

Poderia ter pechinchado mais, mas não levo jeito hehehehe. Comecei a pechinchar de verdade mais lá pela metade da viagem.

No fim, gastei exatamente o que eu havia calculado, 50 dólares por dia.

Levei todo o dinheiro em doleiras, uma na cintura, onde carregava o dinheiro do dia, e uma na perna, onde carregava o resto do dinheiro e o passaporte. Também costurei um bolso interno na minha calça jeans, pra não ter que usar a doleira na cintura hehehehe.

COTAÇÕES

O real oscilou MUITO durante a viagem, principalmente na Bolívia, enquanto o dólar continuava igual. Às vezes eu perguntava no câmbio, uma hora estava valendo 2,70 bolivianos, 3 bolivianos, e em Santa Cruz o cara nem queria trocar porque o real tava valendo 2 bolivianos. No Peru eu não cheguei a ver.

O dólar foi mais estável, em média B$ 6,90 na Bolívia e S/. 2,70 no Peru.

Então, só reiterando o que todo mundo diz aqui: LEVEM DÓLAR!

O QUE LEVEI

Então meninas, eu levei uma bota de trilha, que ia no pé sempre que estava em deslocamento; um tênis ajeitadinho que dava pra sair à noite e usar durante o dia; 1 bota tipo coturno (não ocupava muito espaço, mas não precisava ter levado); 2 blusas segunda pele; 4 blusas de manga comprida; 2 de manga curta; 1 fleece; 3 blusões de malha; 1 calça jeans; 1 calça de tactel; meia-calça fio 80 pra usar por baixo; pijama (desnecessário, eu dormia de roupa mesmo, pra não encher o saco dos outros de manhã, fazendo barulho), gorro, luvas e roupa íntima.

Toalha eu levei um daquelas super-compactas-mega-absorventes-ultra-secantes.

DICAS

- Não abusem nos 2 ou 3 primeiros dias, comam coisas leves, evitem beber demais e se der, não façam coisas que exijam demais de vocês. A altitude pega. Em La Paz até foi tranquilo, caminhar por aquelas ruas pode ser cansativo, mas nada que seja impossível.Tem gente que passa muito mal, eu fiquei ok. Mas subi o Chacaltaya no meu 2º dia e fiquei mal pra caramba, tanto que não consegui subir todo. Mas depois de uns dias, o corpo se adapta.

- Deixem o passaporte sempre em um lugar seguro, o meu andava sempre comigo, na doleira da perna, eu inclusive dormia com ele. E na carteira, ou bolso do casaco ficava o meu RG. Acontece que perdi o RG uma noite e só fui encontrar uns 2 dias depois, a sorte é que foi no hostel. Mas conheci várias pessoas que perderam documentos e depois se complicaram pra sair do país.

- Levem dólar. Nem precisava dizer, mas...

- Remédios: Levei bastante, alguns foram bem úteis no final da viagem. Dorflex, Paracetamol, Neosaldina, Multigripe, Antialérgico, pastilhas e spray pra garganta, Engov, Nebacetin, Carvão Vegetal (pra não dormir no banheiro). Uma coisa muito boa de levar é a pomada Bepantol, depois de um tempo eu desisti do batomzinho da Nivea e só usava Bepantol, era a única coisa que resolvia o problema dos lábios secos (dica que eu vi no relato da Debora).

Editado por Visitante

• Respostas 196
  • Visualizações 53.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Nossa quantas fotos lindas! A propósito qual câmera você usou?

Postado
  • Autor
  • Membros
Nossa quantas fotos lindas! A propósito qual câmera você usou?

Valeu, Edu.

Eu levei uma Nikon D7000 com a lente do kit.

Postado
  • Membros

maritortorella, Continua muito bom o seu relato!!! Estou indo para Bolívia em novembro e farei tudo que você fez por la, mas não chegarei ao Peru...

Abusando de sua boa vontade, me ajuda?? rsrsrsr

Me conta uma coisa, você acha que consigo fazer Copacabana e a Isla Del Sol em um dia? Em Copacabana pretendo visitar o mirante que dizem ser lindo e Isla del Sol pretendo fazer como você fez, mas não queria passar a noite la e voltaria a Copacabana(A proposito, tem algo de bom a noite lá?)... Tenho apenas 5 dias para la Paz(Pretendo fazer o passeio de bike e o Chacaltaya) e Copacabana, e gostaria de aproveitar as noites em La Paz(que dizem ser muito boa)! O que acha?? Desde já, muitooo obrigado!!! Abraços!

Postado
  • Membros

Ronaldo, vou dar pitaco. Seguinte, um dia é bem apertado e acho que nao dá nao. Vc leva 4 horas de lá paz até copa, entao, saindo no primeiro onibus vc chega lá ao meio dia. Da pra almoçar, descançar um pouco e subir o mirante. Na manha seguinte vc faz a ilha e volta no final do dia pra la paz, e ainda aproveita a noite.

Postado
  • Autor
  • Membros

Ronaldo, sou da mesma opinião do Aletucs.

Tu até consegue fazer em um dia, mas o proveito que vai tirar disso é mínimo.

Saindo de manhã de La Paz, tu chega em Copa mais ou menos às 12h, os barcos saem pra Ilha do Sol às 13:00. Em uma hora tu consegue comprar o ingresso do barco e talvez almoçar. Chega na Ilha às 15h e o barco sai às 16h e pouco, quando chega em Copa tem que pegar o primeiro bus pra La Paz pq a balsa de Tiquina tem horário de funcionamento.

Ou seja, tu não aproveita nem Copacabana e nem a Ilha do Sol. 2 dias é o ideal.

Postado
  • Membros

Mari to adorando seu relato! Tá ajudando muito no meu roteiro... é inacreditável que quanto mais eu leio, mais acrescento dicas, horários, nomes de empresas, dicas e mais dicas as minhas anotações... ::mmm: (suando a camisa literalmente...)

Vamos lá, perguntas:

1) Nos passeios que vc fez para o Downhill e Chacaltaya + vale da lua, vc chega que horas dos passeios??? Algum deles é meio dia... dá para andar pela cidade depois ??? 2) Eu vou fazer o caminho inverso ao seu, eu venho de Cusco para Puno, depois Copa e depois La paz. Sendo assim, quando chegar em PUNO não pretendo dormir lá. é tranquilo guardar a mochila em hotéis??? O pessoal da agência ajuda nisso??? Pretendo fazer o passeio pela manhã para Uros e a tarde partir para Copa e dormir lá. Depois no dia seguinte, pegar a mochila de attack ir para ilha do sol ficar lá o dia todo... se durmo lá ou não é a grande dúvida (vou ver lá na hora), MAS SE EU DORMIR LÁ, O PRIMEIRO BARCO QUE SAI DE LÁ, SAI MAIS OU MENOS QUE HORAS ??? SERÁ QUE EU CONSEGUIRIA CHEGAR EM LA PAZ com tempo de curtir a tarde??? Não sei se vc vai poder me ajudar...mas quem puder dar pitaco também agradeço...

e por favor, continue seu relato...

beijocas

Postado
  • Autor
  • Membros
Mari to adorando seu relato! Tá ajudando muito no meu roteiro... é inacreditável que quanto mais eu leio, mais acrescento dicas, horários, nomes de empresas, dicas e mais dicas as minhas anotações... ::mmm: (suando a camisa literalmente...)

Vamos lá, perguntas:

1) Nos passeios que vc fez para o Downhill e Chacaltaya + vale da lua, vc chega que horas dos passeios??? Algum deles é meio dia... dá para andar pela cidade depois ??? 2) Eu vou fazer o caminho inverso ao seu, eu venho de Cusco para Puno, depois Copa e depois La paz. Sendo assim, quando chegar em PUNO não pretendo dormir lá. é tranquilo guardar a mochila em hotéis??? O pessoal da agência ajuda nisso??? Pretendo fazer o passeio pela manhã para Uros e a tarde partir para Copa e dormir lá. Depois no dia seguinte, pegar a mochila de attack ir para ilha do sol ficar lá o dia todo... se durmo lá ou não é a grande dúvida (vou ver lá na hora), MAS SE EU DORMIR LÁ, O PRIMEIRO BARCO QUE SAI DE LÁ, SAI MAIS OU MENOS QUE HORAS ??? SERÁ QUE EU CONSEGUIRIA CHEGAR EM LA PAZ com tempo de curtir a tarde??? Não sei se vc vai poder me ajudar...mas quem puder dar pitaco também agradeço...

e por favor, continue seu relato...

beijocas

Oi Carol, tudo certo? Que bom que está curtindo, vou ver se posto Cusco até o final de semana, a semana tá corrida na faculdade.

vamos lá então hehehe

1- Do Downhill a gente chega lá pelas 17h mais ou menos, principalmente se o caminha de volta for pela Estrada da Morte. Do Chacaltaya eu desci na Calle Illampu lá pelas 15h, e fiquei passeando, mas eu não fui no Valle de La Luna, só Chacaltaya mesmo.

2- Tu podes deixar o teu mochilão nas próprias agências, foi isso o que eu fiz. Assim que peguei minha passagem minha passagem pra Cusco, deixei o mochilão na empresa pra pegar quando voltasse do passeio naa ilhas.

3- O primeiro barco sai da Ilha do Sol, NA PARTE SUL, lá pelas 10h. Da parte Norte eles saem mais cedo, deve ser lá pelas 9h, mas não tenho certeza. Chega em Copa ao meio-dia e logo tu pode pegar o bus pra La Paz, tem vários horários.

Postado
  • Membros

Ola Maritortorella,

Seu relato é show de bola..quando irá posta cusco ?? Pretendo ir para lá em Outubro queria muito saber sua experiencia !

Um Grande abraço e ótimas mochilas pra ti!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.