Ir para conteúdo

Mochilão Dakar - Argentina, Chile e Bolívia - dez/13 - dessa vez acompanhada ¿Por qué no?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
E aí Camila, blz? Ainda tá na estrada?

Ow.. bora terminar o relato! Tá muito show!

Tô esperando o restante. E teu relato me deu várias idéias pra passear com a patroa e as crianças... hehehehe

Abraço.

 

Infelizmente já voltei a vida chata e normal ::mmm: ... rs! Já vou postar o restante, to fazendo em doses homeopáticas! =)

 

E é um super lugar família, vale muito a pena!! Me surpreendeu ::otemo::

 

Beijos!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 69
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra
valeu por mais esse relato Camila !!

vc acha que valeu a economia de pegar o busão pra salta, mesmo com as 4 vistorias da polícia e um dia de estrada?!?!

boas viagens !!

 

Obrigada por acompanhar, Pedrada! =) Logo menos eu termino... é que dá uma preguiça de escrever! hahaha

 

Olha, pela diferença de preço valeu com certeza, teríamos que ir pra Buenos Aires e de lá pegar um outro voo pra Salta pra chegar por avião. Tem um voo direto de SP pra Córdoba que estava bem caro tb (da Gol), então no fim das contas pra mim valeu, por ser no início da viagem estávamos com pique de pegar toda essa estrada. Mas talvez o Felipe não concorde... ::lol4::

 

Beijos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 5:

 

Protestos

 

Esse era um dia que no planejamento estaríamos em Cafayate, mas como mudamos tudo, resolvemos conhecer Salta decentemente, já que no domingo não rendeu muito...

 

Mas, nossos planos argentinos sempre estão nos dando uma rasteira... Não sabíamos porque ficamos o dia todo em Cafayate, mas segunda feira teve uma onda de arrastões na Argentina, com saques as lojas e muitos roubos nas regiões centrais das cidades (Córdoba, Tucuman e BsAs foram as mais críticas pelo que ficamos sabendo). A polícia argentina fez greve e a bandidagem fez a festa!!!

 

Ficamos sabendo disso na terça pela manhã mas resolvemos ir no centro mesmo assim pra ver a situação e também porque precisávamos comprar as passagens para Tilcara e San Pedro de Atacama.

 

Chegando por lá, todas as lojas meio abertas... Portas encostadas mas com uma placa de 'entre' e muitos policiais na rua, naquela quantidade que dá medo, sabe? Os restaurantes que ficam na Plaza 9 de julio, que normalmente tem mesas na rua, todos funcionando apenas dentro das suas lojas. Uma puta duma sensação ruim.

 

Já que estávamos no centro, resolvemos ir no Museo de arquelogía de alta montaña (MAAM), que fica na própria plaza e que tem as múmias das crianças encontradas no vulcão Llullaillaco. A entrada do Museu foi ARS 40 e vale a pena. Conta bem a história inca, algumas tradições e tem muitas peças bem preservadas. Fora as múmias né, que sério, estão intactas. Eles revezam as 3 crianças e no dia que fomos estava a niña. Um detalhe do museu é que te um ar condicionado do ártico, levem uma blusinha, mesmo que esteja verão!!! ::Cold::

 

Na saída, resolvemos almoçar em um restaurante ao lado do museu. Comemos uma milanesa napolitana que estava uma delícia! E muito barata tb!!! ARS 70 pra cada e era muuuuuuuita comida, dava pra dividir em 3 o prato!

 

O clima estava bem tenso e resolvemos ir ao terminal de buses, fazer o que tínhamos que fazer e voltar pro hostel antes que desse alguma merda... Não vamos dar chance ao azar, né?

 

No fim, acabamos não conhecendo Salta como ela merece, mas no geral a cidade deu uma excelente impressão... organizada, segura (com exceção aos protestos né) e com bastante estrutura para o turismo. Vale o passeio!

 

No terminal, compramos a passagem para Tilcara para quinta feira e para San Pedro para a próxima segunda.... Já deixamos combinado com o cara da Gemini que pegaríamos o ônibus em Purmamarca e ele nos indicou que esperássemos na ruta, em frente ao hotel Manantial del Silencio. Pagamos ARS 99 até Tilcara e ARS 430 na passagem de Salta a San Pedro (eles cobram o valor todo!).

 

Esse dia acabamos nos empolgando e bebendo demais... fomos dormir tarde, meio bêbados e cedo tinha o passeio a San Antonio de los cobres... cagada total! ::toma::

 

Dia 6

 

Esse foi o dia que fomos até San Antonio de los Cobres. Na real, o grande lance desse passeio é o caminho e não o destino (que mal dá tempo de conhecer). Vamos andando paralelamente a linha do Tren a las Nubes, é bem bonito mas tivemos alguns poréns..

 

Lembra que eu falei que enchemos a cara bebemos um pouco a mais no dia anterior? Isso pegou nesse dia... O Felipe acordou meio mais ou menos e saimos sem tomar café da manhã direito. Dessa vez a van da La Posada pegou a gente no hostel, até porque era caminho... mas por esse motivo ficamos lá no fundão da van, no chacoalho da estrada de pedregulho. Junta esse chacoalho todo com várias Saltas no dia anterior, pouca comida nesse intervalo e uma subida até 4000m... o Felipe passou mal boa parte da viagem! Caiu a pressão, teve que parar a van para respirar (e botar um pouco de coisa pra fora, eca! ::dãã2::ãã2::'> ).

 

Fora isso...

 

Bom, começamos o passeio em Campo Quijano, mas apenas uma parada rápida, onde vimos um trem antigo e tiramos algumas fotos. No caminho paramos algumas vezes para tirar fotos, paramos em Santa Rosa de Tastil, que fica nas margens da Ruta 51 também.

 

DSC00118.JPG.6d64aee697383df30b3c74b90b7ff9ed.JPG

 

DSC06059.JPG.aef32ef75d22b3ceaae16e420d3b106b.JPG

 

IMG_0376.JPG.a873e365424c66e1705ddf7cfa63e9c4.JPG

 

Chegamos por volta da uma da tarde em San Antonio, onde almoçamos (dessa vez no local indicado pela guia, não estávamos pensando direito). Foi até que aceitável, llama com purê de papas =) ARS 80 p cada (meio caro!)

 

IMG_0380.JPG.4c69686abf48c1fc92a35b1550585a58.JPG

 

Mas achei bem bagunçado, ficamos umas 2 horas no restaurante... a comida demorou demais e mesmo assim sobrou muito tempo depois. Cansamos de fz nada... e não tinha o que ver na cidade, pelo menos estávamos totalmente sem indicações... Meio que a guia (que foi a mesma do primeiro) falou pra gente esperar pra sair todos juntos... Ficamos lá esperando um tempão. =/

 

Depois (dessa espera infinita) fomos a um mercado de artesanato e à estação de trem de San Antonio.

 

DSC00160.JPG.c0e0e8a1f142566e6aa5f18bcae0b778.JPG

 

Bom, esse passeio foi bem mais ou menos. Achei que ia ter paisagens fantásticas e coisas muito fodas mas não tem nada demais na minha opinião. O de Cafayate bate esse de longe... Foi essa a impressão que me deu! Talvez foi a junção de um tempo feio com uma leve ressaca, mas no fim não senti aquela sensação de dinheiro bem gasto. Por sinal, se eu tivesse mais grana tinha ido de trem! (essa época não funciona, mas ok). O trem deve ser massa...

 

Esse dia foi basicamente isso, umas 5 da tarde estávamos no hostel, onde jantamos (dessa vez sem álcool como acompanhamento!) e fomos ajeitar os mochilões porque no dia seguinte iríamos em busca da Quebrada de Humahuaca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Camila o relato tá ficando show! Parabéns! ::otemo:: Me diz uma coisa, pode tirar foto nesse Museo de Alta Montaña? Quando eu fui ao Peru fiquei tão triste por não poder tirar fotos da Juanita no Museo Santuarios Andinos... :(

 

Opa, valeu por acompanhar, Daniel!

 

Infelizmente não é permitido tirar fotos nessa parte do museu, onde ficam expostas as múmias... Acho que é meio padrão, né... flash deve danificar e talz =/

 

Beijos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 7

 

Uma semana de viagem, fomos em direção a Tilcara.

 

O ônibus era bem bom, confortável e só fez uma parada em Jujuy, que foi bem rápida.

 

A vista é fantástica! Quando se chega nas proximidades de Purmamarca, Maimará... só paisagem linda!

 

DSC00211.JPG.87116cf63e9ea1f903ac6733ebea60e5.JPG

 

Chegando em Tilcara, fomos atrás de hostel. Fomos ao Malka, que é um hostel bem recomendado na Lonely Planet... mas (depois de uma puta subida), chegamos lá e tinha uma placa de 'volto em 30 minutos'. Esperamos uns 20 e desistimos. Fomos também ao hostel "Casa los Molles" mas não agradou... pareceu meio malcuidado, meio sujinho..

 

Acabamos no Alta Montaña Hostel, que foi uma excelente opção. Resolvemos economizar um pouco ficando num quarto compartilhado (ARS 80 p cada) num quarto com 3 treliches. Mas sério... era impossível alguém ficar no 3º andar porque era praticamente uma escalada! Muito alto mesmo!!! Nesse primeiro dia ficamos nós e duas meninas da Holanda.

 

IMG_0387.JPG.f919eb6e9a9f4c13721e402ac054689f.JPG

 

Nesse dia andamos bastante por Tilcara, curtimos um tempo na praça, fomos num café... Basicamente planejando os outros dias, jogando baralho e fazendo nada mesmo! (Vcs perceberam que a gente curte ficar a toa!?!)

 

Ah, tem uma coisa meio local que pra mim me surpreendeu muito. Na rua, em vários lugares, tem um povo com meio que uma churrasqueira fazendo um pao na brasa. Nessas caminhadas por Tilcara pegamos pra experimentar e é muio bom! Tem de queijo e jamon e queijo... vale a pena! É gostoso e bem baratinho (uns ARS 7). Só toma cuidado pra não ficar cheio de cinza porque as tias n tem muito cuidado nao.. ::lol4::

 

A noite fomos jantar na La Peña de Carlitos. É um lugar IMPERDÍVEL!! Como qualquer boa peña, teve música e a banda ainda tirava umas boas risadas da gente contando piadinhas. Os músicos interagiram com todo mundo e a música era muito animada.

 

IMG_0389.JPG.3c5fdb9408aa5e6f437f341b26a17670.JPG

 

O ápice da noite foi a banda tocar '60 dias apaixonado' ("viajando pra mato grosso, aparecida do taboado, conheci uma morena... "). Nossa, fiquei lá tonta, cantando... kkkk... surreal vc escutar essas músicas brasileiras, ainda mais essa que nem é assim um sucesso mundial, em ritmo local por argentinos. Fiquei tão tonta que nem lembrei de filmar!!! kkkk. Mas enfim, se tiver em Tilcara, não deixe de ir jantar lá, todas as noites tem música. A comida é muito boa, comemos humitas (vulgarmente conhecida como pamonha no Brasil!) de entrada e uma torta individual p cada um... Deu uns ARS 70 pra cada a conta, com umas duas Norte de 1L tb. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Dia 8

 

Esse dia começou bem, com um café da manhã excelente no hostel. Esse foi um dos pontos superpositivos do Alta Montaña, o café tinha pão caseiro fresquinho e uns 5 tipos de geleias caseiras (algumas bem desconhecidas e estranhas mas a maioria muito boas!). O único porém era o café, que era mega aguado... mas ok, o resto compensava!

 

Depois disso, pegamos o dia pra andar e começamos indo para a Garganta del Diablo.

 

Antes de começar a história, cito a sábia frase de Pedro Bial "Use filtro solar"... As pessoas muito espertas aqui, olharam aquele dia meio frio e meio nublado e se esqueceram da frase cheia de sabedoria (e esquecemos o protetor no hostel tb). Foi a maior cagada da viagem e estou sofrendo com isso até agora... Fui de legging e uma jaqueta fina revestida de fleece por dentro. Resultado da caminhada do dia todo: cara vermelha, a mão queimada (sim, até a mão!) e o pior... uma marca ridícula na perna, praticamente uma meia vermelha até o meio da canela... Sério, até agora não saiu, tá ridículo! Enfim... não esqueçam!!! ::quilpish::

 

Tá, depois de ter saído sem protetor solar do hostel, fomos a caminho da Garganta del Diablo. A sinalização pra chegar lá tá bem fácil! Segue em direção ao pucará, e antes da ponte, vire a direita. De lá não tem erro, tudo bem sinalizado com placas. É uma trilha fácil, bem marcada e que vale bem a pena. A vista da região é privilegiada no caminho. Creio que fomos em mais ou menos 1 hora e meia, 2 horas... a volta, que é descida, é mais rápida, uma hora você tá de volta.

 

Chegando lá, você paga uma taxa irrisória de ARS 5 para entrar. Lá dentro, tem duas coisas bem bacanas a fazer: primeiro, seguir pelo caminho do rio contra a 'correnteza' (qse não tem água nessa época) até a cachoeira e segundo, descer para o 'canion'. Fizemos os dois e vale bem a pena. Para esse canion, tem dois caminhos, tentem ir por um e voltar pelo outro para aproveitar tudo. É bem fácil, sem erro!

 

DSC06098.JPG.c77571dab00dddf475fdb1b7e7951b58.JPG

 

DSC00176.JPG.005c1531c3790560a6a70123081af6fa.JPG

 

DSC00169.JPG.fef233d1550bc13fe4be8c9e442ccfee.JPG

 

IMG_0390.JPG.ab47e0d23dcf81d122a32689ab322d0b.JPG

 

Voltamos para Tilcara para um almoço meio atrasado, comemos nesse lugar da foto abaixo. Fica próximo a praça central. É um lugar bem gracinha onde comi uma torta de quinua que tava excelente! O preço é bom tb. Super recomendo!

 

IMG_0392.JPG.1b3380830d9d7f94477738387256bfeb.JPG

 

O resto da tarde tiramos para andar mais na cidade, fomos seguindo uma rua paralela ao campo de futebol e chegamos até as Cabanas Malka. De lá, tiramos algumas fotos (não tinha ninguém lá, fomo entrando, rs) e fizemos a caminhada de volta.

 

Voltamos para o hostel para mandar algumas roupas pra lavar e nos preparar para o que fazer a noite e no dia seguinte... aí que começou a arder a perna. Sério, mal dava pra encostar no chão. Achei que ia ferrar com os planos do dia seguinte, de ir no pucará... Inclusive, estávamos em dúvida sobre o dia seguinte, se passávamos mais uma noite em Tilcara ou se íamos para Purmamarca. Decidiríamos no dia seguinte.

 

Só mais um detalhe antes que vocês me perguntem, rs, sim, é possível fazer a Garganta e o Pucará no mesmo dia. Recomendo que levem um lanchinho para o almoço (recomendo até comer em frente do pucará, que você pode comprar um suco de pomelo gelado =) ). Como estávamos planejando mais um dia em Tilcara, dividimos em 2 esse passeio mas é bem possível fazer td de uma vez.

 

A noite, fomos comer uma pizza num restaurante (que fica ao lado da peña de carlitos). Nada de excepcional, mas matamos a vontade de comer porcaria... rs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...