Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão da fubazada! Equador e Colômbia em 25 dias.

Postado
  • Membros

Existem muitos tipos de pessoas nesse mundão, mas podemos classificar todo mundo de forma BEM GENÉRICA em duas categorias: o povo filé e o povo fubá. Não preciso explicar muito, né? O povo filé é a galera fina e elegante (não necessariamente rica) e que sabe se comportar bem em qualquer ambiente. O povo fubá é nóis galera!!! Kkkkkkkkkkk (sempre prontos pra qualquer presepada da vida!!)

Em 2012 fizemos uma aventura juntos por Bolívia e Peru, (link do relato aqui) num grupo um pouco maior e a galera se empolgou e quis ir novamente pra algum outro lugar em 2013... Só que entre a “empolgação” e o “vamos ver” alguns desistiram, por vários motivos. Mesmo assim fomos em 6 pessoas: Eu, a minha esposa Tina, o Wesley, a Janete e o casal Orlando e Ângela.

Nesse relato vou postar os valores de alimentação, hospedagem, transporte e passeios, que acho que são informações fundamentais pra quem planeja um mochilão.

Preparativos:

Antes de partir a gente não sabia se ia conseguir levantar vôo, pq o aeroporto da nossa cidade não tem vôo por instrumentos e quando o tempo tá fechado os aviões não pousam. Nosso vôo seria as 3:30 da madrugada e dependia da chegada do avião às 23:45 da noite anterior. Mas naquela semana da viagem, todos os vôos noturnos foram cancelados. Então o que fazer? A gente simplesmente comprou passagem de busão com saída na noite anterior e decidimos ir pela estrada, pq perder o vôo em SP significaria perder boa parte da viagem e pior, boa parte da grana já gasta!!

É nóis de busão!!

Dia 19/09/2013 – Saída:

Embarcamos às 17:50h do dia 19/09 rumo a SP. Ainda dentro do busão, quando foi próximo da meia noite um amigo que trabalha no aeroporto municipal avisou que o avião tinha descido... ou seja, certamente iria levantar voo para Campinas e nós perdemos o vôo! A gente já sabia dessa possibilidade e não ficamos de lamentação! Essa foi a primeira surpresinha ruim da viagem...

Paramos para jantar pouco tempo depois em Rio Brilhante. Foi uma janta muito simples na rodoviária mesmo, mas o suficiente pra nós! Depois da janta PUTZ... esqueci minha escova de dentes!!!

Dia 20/09/2013 – Primeiros contratempos:

Umas 15 horas depois desembarcamos no Terminal da Barra Funda em SP. Fomos comer alguma coisa e ver o transporte (Airport Serviçe) até o aeroporto de Cumbica. O próximo ônibus ia demorar pra sair, então resolvemos almoçar em uma lanchonete em frente ao guichê da Airport Service.

Depois do almoço pegamos o outro busão, caro pra cacete (R$ 38,00), para o aeroporto de Cumbica. Depois de uma hora e pouco chegamos.

A primeira coisa que fizemos foi ir até o famoso “puxadinho” (terminal 4) e procurar pelo escritório da Azul. A gente queria saber se teria possibilidade de receber pelo menos uma parte do valor da passagem perdida...

Lá, de cara, ficamos sabendo da 2ª surpresinha! Além de não termos direito a nenhum ressarcimento, pq a passagem era super promocional, ainda tinha uma multa de 150 dilmas por pessoa por motivo de “no show”, ou seja, para garantir nosso vôo de volta a gente teve que desembolsar mais essa graninha que não tava no previsto!!

Voltamos para o terminal onde a gente ia embarcar e fizemos nosso check-in. Ainda deu tempo de passar numa farmácia e comprar um kit com escova, creme e fio dental. Tomamos mais um lanchinho (só pra variar) e embarcamos.

Tudo ok, partimos após as 17:00 no vôo direto a Bogotá. Pouco depois de 5 horas de viagem chegamos e, depois do desembarque lento, pegar as mochilas (mais lento ainda) e passar pela migração conseguimos sair da área de desembarque. Ficamos igual baratas tontas andando de um lado pro outro atrás de fazer câmbio, pq só tínhamos dólares e reais. Enfim um carinha começou a falar com o Wesley e foi atrás de um conhecido que trocaria grana pra gente! Claro que ficamos com o pé atrás, então decidimos trocar somente o básico pra poder pegar um táxi e pagar o hostel. O cambista chegou e ofereceu uma cotação de 1.800 pesos por dólar, bem abaixo do esperado, mas no fim o cara se enganou e pagou 1.875 pesos por dólar, o que já ficou bem melhor! Ficamos de boca fechada e pegamos a grana rapidinho. Combinamos de apenas um trocar grana e depois a gente dividiu o valor por todos até o dia seguinte, quando cada um trocaria suas doletas!

598dad8e4c9b1_Viagem2013(5).JPG.1724115c7568dad2cb764fba90b60d49.JPG (Aeroporto El Dorado em Bogotá. Desembarque)

O mesmo carinha que conseguiu o cambista foi atrás de um taxista pra nos levar ao hostel. Eu sempre fico com o pé atrás com essas coisas, pq eu gosto de escolher (geralmente ao acaso) um taxista oficial, pq já tivemos situações desagradáveis antes....

Mas como era tarde e todos muito cansados, resolvemos ver no que ia dar...

Eis que surge o Sr. Ernesto Soares, dizendo que ia levar os 6 pq tinha uma caminhonete grande e tal... Fomos atrás do dito cujo com nossas mochilas pesadas... Ele foi em direção a duas vans novinhas daquelas Hyundai pra 10 passageiros (quem já foi pra Peru, Chile ou Colômbia, sabe qual é). Aí e eu perguntei: é uma dessas? Ele disse: não, mas a que eu tenho é igual!

Fiquei animado, pq essas vans são grandes e confortáveis... Chegamos ao estacionamento e aí veio a grande surpresa! Aliás, chamar de grande só pode ser piada! O cara tinha uma micro van daquelas do tamanho de uma Towner! Só faltava ter uma placa de anúncio de hot-dog!

Não tinha nem bagageiro e o cara colocou todas as mochilas cargueiras no banco da frente ao lado do banco dele e nós viemos amontoados naqueles bancos de trás super pequenos.

598dad8e52fe8_Viagem2013(15).JPG.b3ea011be8b5c2fb6191f2dd6278a515.JPG (Quarto de casal no Alegria's Hostel, Candelária, Bogotá)

Até o hostel foram 35 minutos que duraram uma eternidade naquele aperto! Mas enfim, o valor cobrado (30 dólares) dividido pelos 6 seria um bom preço.

Chegamos ao Alegria’s Hostel (COP 22.000 em quarto coletivo sem wc), na Candelária, onde o recepcionista Eduardo já aguardava a gente. Cara bem gente boa e educado! Nossa reserva era para um quarto com 6 camas, mas houve algum contratempo e ele colocou 4 em um quarto com 2 beliches e eu e a Tina em um quarto de casal (saí no lucro hehehe). Todos os quartos eram com wc compartilhado. Aliás a água era bem quente e não tivemos problemas com filas pra usar o banheiro.

Comprei duas garrafas pequenas de água (COP 4.000) e fomos dormir, afinal a gente já estava bem cansados!

Editado por Visitante

• Respostas 42
  • Visualizações 12k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Parabéns, Péricles. Copiei tudo, vai ser de grande ajuda para eu e minha esposa. Vamos fazer quase o mesmo percurso em janeiro de 2015.

Vou ler seu relato sobre o Peru, que é o nosso começo de viagem.

Valeu!

Postado
  • Membros

Parabéns! Fez eu repensar em incluir o Equador pra 2015! Pretendo Colombia mas tenho q decidir se estico a San Andres ou para o Equador. Questao de dinheiro e tempo...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.