Ir para conteúdo

Ilhabela – lado leste - Castelhanos até Caveiras


Posts Recomendados

  • Membros

Clique nas imagens para visualizar em tamanho real. Clique novamente para minimizar.

 

1o dia - Saímos de São Paulo – SP às 5h00 da matina em rumo ao litoral norte. Como bons paulistanos, a gente faz qualquer negócio para não pegar trânsito (rs), e no caso, o ockilupo varou 2 dias acordado e foi direto do plantão no hospital para a viagem.

 

A gente foi de carro e a viagem foi bem tranqüila e sem trânsito :-). Estacionamos o carro em frente a um prédio do governo ao lado da balsa, e já com as mochilas, começamos a caminhada.

 

Logo atravessamos pela balsa e andamos até o ponto de ônibus

 

ilhabelaabr09002.jpgilhabelaabr09006.jpg

 

A balsa é gratuita apenas para pessoas a pé ou de bicicleta, e o ônibus na ilha é R$ 2,00.

São 6km distantes a balsa do começo da estrada de terra que vai para a Praia de Castelhanos, então recomendamos pegar um ônibus para não andar à toa com peso nas costas.

 

Para chegar na estrada de ônibus, deve-se pegar qualquer um que vá por “VIA REINO”, ou se não tiver com paciência, como foi o nosso caso, um “VIA ÁGUA BRANCA”, que para aproximadamente 1km de distância do começo da estrada (e que subida).

Quando descemos do ônibus, eram 9h15, e após 1km de subida asfaltada, entramos na estrada de terra.

 

ilhabelaabr09008.jpgilhabelaabr09011.jpg

 

Depois de uma caminhada, chegamos à guarita do Parque Estadual, onde aproveitamos para nos refrescar na bica que puxa água da nascente, e encher os cantis de água. Na rápida pausa, ainda conversamos com o pessoal do parque, que indicou como pegar as 3 trilhas que cortam a estrada, e de quebra, cortam caminho, além de ser MUITO mais interessante do que andar na estrada de terra.

 

A 1ª trilha chama-se Águas Brancas, que inclusive está no programa TRILHAS DE SÃO PAULO, tem 2.2km de extensão e corta aproximadamente 1km do que se fossemos pela estrada. Ela começa atrás da casa na guarita do parque.

 

ilhabelaabr09013.jpgilhabelaabr09015.jpgilhabelaabr09016.jpgilhabelaabr09018.jpg

 

Ela é bem demarcada e totalmente facilitada por pontes e escadas, não tem como se perder. Durante a trilha, é possível avistar as nascentes e quedas, que formam poços de água transparente !

 

ilhabelaabr09024.jpgilhabelaabr09027.jpgilhabelaabr09028.jpgilhabelaabr09031.jpg

 

Em um dos poços, achamos uma pedra grande que usamos para fazer a nossa 1ª e merecida pausa para descanso ! Apesar do visual, a comida foi biscoito mesmo (rs).

 

ilhabelaabr09036.jpgilhabelaabr09039.jpgilhabelaabr09041.jpg

 

Depois da pausa, continuamos a trilha até voltarmos à estrada de terra, onde caminhamos mais alguns minutos de subida muito íngreme até o cume do morro, onde há uma bica extremamente bem posicionada para a nossa 2ª pausa :-). Aproveitem essa bica porque é a última!!!!!

 

ilhabelaabr09045.jpgilhabelaabr09048.jpgilhabelaabr09051.jpgilhabelaabr09052.jpg

 

Depois disso é só descida e a coisa fica mais fácil. E no meio do caminho encontramos com essa cobra d´água. O ockilupo estava na frente e tinha passado varado por ela hehehe. Eu que vi e chamei a atenção. No começo ficávamos um pouco assustados porque nunca tínhamos vista uma cobra selvagem de perto! Mas logo percebemos que era inofensiva.

 

ilhabelaabr09053.jpg

 

Na entrada para a 2ª trilha, que começa à esquerda da estrada (sentido descida), tiramos uma foto com o aventureiro Guilherme e sua companheira, “Dri”. Infelizmente fomos cabaços o suficiente para não perguntar o sobrenome dele, mas ele nos falou que escreveu vários livros de aventura, e na ocasião da Ilhabela, estava fazendo a meia-volta da ilha, de Castelhanos indo pela ponta Sul passando por Bonete, e marcando waypoints no GPS.

 

ilhabelaabr09056.jpgilhabelaabr09057.jpg

 

Depois disso, entramos na mata literalmente na 2ª trilha que corta a estrada de terra para Castelhanos. Essa, diferente da 1ª, não tinha as mesmas facilidades para se andar, era muito mais fechada e em alguns momentos, tivemos que nos abaixar ou pular com as mochilas por árvores caídas e outras vegetações.

 

ilhabelaabr09058.jpgilhabelaabr09060.jpgilhabelaabr09061.jpgilhabelaabr09065.jpg

 

Essa trilha é essencial para quem atravessar para o lado leste da ilha a pé, pois corta bastante caminho. Dizem os caiçaras que corta até 2 horas de viagem ! E não duvido, pois o começo dela é um abismo que vai direto para o mar hehehe, até complicado de andar com cargueira nas costas.

 

Depois de andar e andar, saímos na estrada novamente, e fizemos uma pausa já bem cansados e com quase 5h de caminhada e com a previsão de mais 1h para chegar à praia. Para a nossa felicidade, enquanto descansávamos, passou um jipe vazio, apenas com motorista e uma criança de uns 8 anos. Fizemos o gesto de carona e ele cedeu. Foram 15 minutos de puro sacolejo (rs).

 

ilhabelaabr09068.jpgilhabelaabr09073.jpgilhabelaabr09077.jpgilhabelaabr09075.jpg

 

Chegamos à Praia de Castelhanos às 14h00, onde logo montamos acampamento para uma noite de céu aberto e seguimos para a ponta norte da praia, onde fica a Cachoeira do Gato com seus 40m de altura.

 

ilhabelaabr090751.jpgilhabelaabr090752.jpgilhabelaabr090753.jpgilhabelaabr090754.jpg

 

A trilha para a cachoeira dura cerca de 40 minutos e é bem fácil. No caminho, passa-se por uma vila caiçara e alguns trechos de água corrente.

 

ilhabelaabr09081.jpgilhabelaabr09082.jpgilhabelaabr09086.jpgilhabelaabr09087.jpgilhabelaabr09090.jpgilhabelaabr09911.jpg

 

A cachoeira vale cada segundo da trilha! O visual é de arrepiar.

 

ilhabelaabr09096.jpgilhabelaabr09100.jpg

 

Na volta para o camping, passamos no Bar do Gato, do Fernandinho, e combinamos uma carona no dia seguinte para o Saco do Estáquio, já que a trilha a pé estava muito ruim e nem os nativos estavam usando. Depois de tanto andar, nossa energia só deu para preparar o jantar (o único da trip que a gente fez) e dormir.

 

ilhabelaabr09112.jpg

 

2o dia - Levantamos antes das 6h da manhã com um tremendo de um frio e um belo nascer do Sol, e então seguimos novamente para a ponta norte da praia para pegar a carona de bote.

 

ilhabelaabr09115.jpgilhabelaabr09117.jpgilhabelaabr09122.jpgilhabelaabr09125.jpg

 

Ao chegarmos ao bar, recebemos a notícia que o Fernandinho tinha se atrasado (ele levou um grupo para o lado oeste e na mesma viagem iria voltar com mantimentos). Enquanto a gente esperava, mergulhamos próximo à Ilhota de Castelhanos, localizada na ponta sul da praia, e depois no costão junto ao bar, mas não foi um mergulho satisfatório. O Fernandinho chegou somente 12h com muitas lanchas (seus clientes) ancoradas em frente ao bar.

 

O movimento foi tão grande, que ele nos avisou que só poderia dar a carona mais tarde. Concordamos e logo depois, perguntou se a gente não queria dar uma força, porque ele a mulher eram poucos para tanta gente.

 

Aceitamos! E foi uma das coisas mais divertidas que a gente fez na viagem. O ockilupo foi o garçom oficial, e ganhou até camiseta do bar para desempenhar a função. Eu cuidava do backstage limpando cadeiras, mesas e dando uma ajuda na cozinha.

 

A correria era tanta que tiramos apenas 1 foto do nosso trabalho, infelizmente.

 

ilhabelaabr09126.jpg

 

A visão do bar:

 

ilhabelaabr09143.jpg

 

Antes de anoitecer, um dos barcos de pescadores que voltavam trouxe um peixe muito esquisito que causou estranhamento geral entre os garçons e clientes do bar :-).

 

ilhabelaabr09144.jpg

 

Depois da correria, ganhamos um merecido prato de comida! Era lula à dorê, arroz, feijão, salada e até uma coca gelada, que era um incrível, pois não tem luz no bar (rs). Comemos igual dois peões de obra.

 

Quando anoiteceu e todos os barcos já haviam ido embora, montamos camping dentro do bar, com a proteção de uma lona. Antes de dormir, conversamos com o Fernandinho e sua mulher, Cris. Combinamos dele nos levar no dia seguinte de manhã até Guanxuma, uma praia ao norte depois do Saco do Estáquio.

 

Em meio a tanta prosa, a gente contou da vontade de ir até a Praia das Caveiras, onde pretendíamos passar o ultimo pernoite da viagem, e então ele nos contou uma versão da razão do nome da praia. Segundo a versão, um dos maiores acidentes navais da história, que foi o Príncipe das Astúrias, que bateu no costão na ponta sul da Ilhabela, matou 477 pessoas oficialmente, embora muitos acreditem que havia mais de 1.000 pessoas a bordo, todos clandestinos e, portanto não contavam nos números oficiais.

 

Dos corpos mortos, a corrente do mar teve o capricho de levar a maioria (dos que não sumiram em alto mar) para a Praia das Caveiras. Sem saber direito o que fazer, os nativos enterraram na mesma praia os corpos.

 

Por esse motivo, quem mora lá tem medo de dormir lá. Dizem que o clima é pesado e dá para sentir uma energia muito negativa. Razão de não haver ninguém morando por perto?

 

ilhabelaabr09148.jpg

 

3o dia - Acordamos 5h20 em pleno ritmo militar (rs) e logo arrumamos a mochila para, enfim, pegar carona no bote em direção à Guanxuma.

 

ilhabelaabr09153.jpgilhabelaabr09154.jpgilhabelaabr09155.jpgilhabelaabr09159.jpg

ilhabelaabr09161.jpgilhabelaabr09162.jpgilhabelaabr09164.jpg

 

Depois de um café da manhã patrocinado pelo bar, seguimos pelo mar. A gente gostaria de ter tirado mais fotos do caminho, mas o bote sacudiu tanto, que só conseguimos tirar no começo e no final, quando o bote não estava totalmente acelerado hehehe.

 

ilhabelaabr09165.jpgilhabelaabr09167.jpgilhabelaabr09172.jpgilhabelaabr09173.jpgilhabelaabr09174.jpg

 

Guanxuma é uma praia minúscula de no máximo 50m de extensão, porém muito charmosa. Seu traço mais característico é uma pedra em formato ovulado que fica quase ao centro da praia, mergulhado ao mar, mas sempre com a ponta para fora, mesmo em marés altas.

 

A pouca faixa de areia estava tomada por redes de pesca, que fediam peixaria, mas era o lugar que a gente inicialmente iria acampar em nossa última noite hehehee.

 

Quem nos recebeu foi o Silvio, pescador que gentilmente nos cedeu espaço para o camping e direções. Armamos uma mochila de ataque com material de mergulho e mais algumas coisas e seguimos para o Saco do Eustáquio, onde finalmente iríamos mergulhar em alto estilo :-).

 

A comunidade de Guanxuma é bem pequena e por incrível que pareça, não tem cachorros (ou pelo menos a gente não viu nenhum), somente galinhas. Acredito que não deve morar mais que 30 pessoas lá, e basicamente, as casas ficam no morro, e a subida é ignorante, só ajudada por uma escada de cimento.

 

ilhabelaabr09179.jpgilhabelaabr09181.jpgilhabelaabr09182.jpgilhabelaabr09183.jpgilhabelaabr09184.jpgilhabelaabr09186.jpgilhabelaabr09187.jpg

 

Depois de uma caminhada cansativa, avistamos o Saco do Eustáquio. Chegando na praia, a primeira providência foi conversar com alguém, pois todos estavam olhando estranho pra gente hehehe. Para a nossa sorte, a primeira casa que passamos foi do pescador Júlio, uma das pessoas mais gente fina que a gente conheceu na viagem.

 

Pedimos dicas de pontos onde o pessoal costumava mergulhar, como pegar carona para voltar para o lado oeste, etc.

 

ilhabelaabr09191.jpgilhabelaabr09193.jpgilhabelaabr09194.jpgilhabelaabr09195.jpg

 

Andamos mais um pouco e conhecemos um mergulhador que fazia caça sub de Santos chamado Lopes. Ele nos mostrou a entrada para o costão oposto ao saco, que era bom para caçar, mas pela nossa inexperiência com mergulho, resolvemos mergulhar no recife dentro da proteção do saco mesmo.

 

ilhabelaabr09196.jpgilhabelaabr091961.jpgilhabelaabr091962.jpg

 

A visibilidade estava prejudicada pela ressaca que deu na Páscoa. Apesar disso, a visibilidade era de 4 a 5 metros. Os locais juravam que a água estava “péssima” o que nos levou a sonhar que a praia deve ser um paraíso para mergulhar em condições boas.

 

Depois do mergulho, sentamos na casa do Júlio para tomar o nosso 2º café da manhã, pois tínhamos acordado às 5h da manhã (rs). Coisa de mochileiro: pão de forma com salame e biscoito. Oferecemos para o pescador e sua mulher, que retribuíram com algumas bananas gigantes hehehehehehe. Cada uma valia por uma refeição! Incrível !

 

ilhabelaabr091971.jpgilhabelaabr091972.jpg

 

Pegamos a trilha para Guanxuma e voltamos para falar com o Silvio para pedir direção para a Praia das Caveiras. Ele disse que a trilha não era usada faz tempo e achava que iria estar fechada em alguns trechos, o que preocupou a Dona Isa, a cozinheira do local.

 

A trilha de Guanxuma até Caveiras é mais longa, mas é plana e bem divertida, com trechos de mata totalmente fechada, travessias em nascentes de água e mata aberta, com a privilegiada visão de um mar azul. No caminho encontramos com outra cobra que foi prontamente enxotada para o abismo de 100m de altura com o pé de pato ehehhe.

 

ilhabelaabr09199.jpgilhabelaabr09200.jpgilhabelaabr09203.jpgilhabelaabr09205.jpgilhabelaabr09208.jpgilhabelaabr09211.jpgilhabelaabr09213.jpgilhabelaabr09217.jpgilhabelaabr09219.jpg

 

Quando saímos da mata fechada, avistamos muitos pássaros pescando no costão próximo. Registramos o momento e ainda tiramos algumas fotos nossas :-).

 

ilhabelaabr09220.jpgilhabelaabr09222.jpgilhabelaabr09224.jpgilhabelaabr09225.jpgilhabelaabr09227.jpgilhabelaabr09231.jpgilhabelaabr092311.jpgilhabelaabr09238.jpg

 

No entra e sai da mata fechada, tivemos que encher o cantil em uma poça de água parada, fazendo valer a pena o filtro fino de café que carregamos desde a nossa primeira aventura. Quando finalmente saímos para o costão, avistamos uma das praias mais iradas que a gente já viu: Caveiras.

 

ilhabelaabr09242.jpgilhabelaabr09244.jpgilhabelaabr09251.jpgilhabelaabr09266.jpg

 

A Praia das Caveiras é única, pois tem um banco de areia alto com vegetação. Esse banco de um lado é confrontado pelo mar, e pelo outro, pelo rio que deságua ali. O cenário é show !

 

Andamos um pouco na praia e mergulhamos um pouco. Infelizmente não foi dessa vez que pegamos uma água cristalina como prometiam os mergulhadores que já haviam se aventurado na praia antes.

 

ilhabelaabr09275.jpgilhabelaabr09278.jpgilhabelaabr09279.jpgilhabelaabr09281.jpgilhabelaabr09282.jpgilhabelaabr09285.jpgilhabelaabr09288.jpgilhabelaabr09291.jpgilhabelaabr09292.jpgilhabelaabr09296.jpgilhabelaabr09298.jpg

 

Voltamos à Guanxuma, onde prontamente montamos mochilas, pois embora não tivéssemos combinado com ninguém, a gente iria tentar uma carona no Saco do Eustáquio, que é mais movimentado, e numa hipótese ruim, pernoitar por lá também.

 

Conversamos com o Silvio, a Dona Isa (cozinheira) e a Sueli (professora da escola), enquanto comíamos isca de peixe com arroz e feijão! E que feijão :-).

O Silvio passou um rádio perguntando se havia algum pescador voltando para o saco e encaixou uma carona com um pai e filho voltando da ponta norte.

Como a praia tem muitas pedras, o Silvio ainda teve que nos dar carona em seu bote e remo até a canoa de motor. Então seguimos para o Saco do Eustáquio, que a essa altura, já estava lotado de lanchas.

 

ilhabelaabr09314.jpgilhabelaabr09315.jpgilhabelaabr09322.jpgilhabelaabr09331.jpgilhabelaabr09357.jpgilhabelaabr09359.jpgilhabelaabr09360.jpg

 

Ao chegarmos, procuramos o João, dono do bar flutuante, que arranjou uma carona em uma das lanchas. Ainda passamos uns rádios para Castelhanos avisando que tudo tinha dado certo e seguimos em direção à São Sebastião, distante apenas 20 minutos de ônibus de onde deixamos o carro. A lancha fez todo o trajeto em 30 minutos e quando estávamos quase na marina, começou a chover.

 

Voltamos na mesma noite de segunda-feira, um dia antes do feriado de Tiradentes, terça-feira. Resolvemos aproveitar a sorte da carona e queimar 1 dia de trip.

O pessoal da lancha era muito gente boa e até ofereceram cerveja para a gente! Voltamos conversando e contando um pouco da nossa aventura, e eles um pouco de sua viagem. Chegamos à marina em torno de 19h, agradecemos a carona e seguimos para o ponto de ônibus mais próximo para ir até o carro, de onde voltamos direto para São Paulo, sem trânsito e com sensação de dever cumprido :-).

 

ilhabelaabr09361.jpgilhabelaabr09367.jpgilhabelaabr09368.jpgilhabelaabr09372.jpgilhabelaabr09377.jpgilhabelaabr09379.jpgilhabelaabr09383.jpgilhabelaabr09389.jpg

 

Espero que tenham gostado do relato da nossa trip ! Não deixem de comentar ! e estamos abertos para quaisquer tipos de dúvidas ! []´s

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Sensacional essa trip!

Imperdível pra quem gosta de trekking e mergulho!

As praias do lado leste são maravilhosas... afinal eu compareci pra ver com meus próprios olhos!

 

Destaque para saco do eustáquio e caverias para queles que curtem mergulho! Eu ainda vou passar uma noite acampado em Caveiras... dizem que é mal assombrada! ayayauhahuauhaua

Link para o comentário
  • Membros

Boa Noite, galera tdb???

 

Que trip legal a de vcs, olhei 2 vezes o conteudo lendo e admirando as fotos que ficaram mto boas, parabens pela iniciativa de alem de visitar, viajar, e conhecer bem de perto o local ainda escreveram uma materia mto boa sobre a viagem...

 

Como foi a ideia deste destino, tipo:

 

Tempo de Planejamento ou apenas vamos? Vamos!, então tah, tipo acordaram e falaram eh hoje....rsrsrsrs

 

Ps. Bem Bacana a viagem mais uma vez Parabens!!! Tem ideia de algum destino para Trekking para os proximos dias, ficaria emplogado em receber um convite para a proxima trip....hehehe

 

Abraços!!!!

 

Francesco Brando

fbnsurf1@hotmail.com

Link para o comentário
  • Membros

aeeeeeeee !!!

 

valeu o comentario !!

o planejamento era atravessar pro lado leste da ilha pela estrada de terra de castelhanos e ir subindo as praias (norte)

o limite era a praia da serraria (uma depois de caveiras)

 

na pior das hipoteses a gente iria voltar a pé !!

a carona na lancha foi muita sorte ! rs :)

 

pela pouca experiencia que tenho de viagens, as mais legais são as que rolam imprevistos, como essa..

vamos agitar uma trip ai !!

 

prox vez na ilha a gente tava pensando em fazer as praias da ponta sul (bonete, indaiauba, enchovas, etc)

 

[]´s

Link para o comentário
  • Membros

Fala Babunera, Blz??

 

Eh verdade as melhores qdo rolam imprevistos e que dão certo neh???rsrsrrss...mas achei legal a trip, imagino que para vcs foi até uma experiencia de vida, alem de uma viagem neh?? rsrsrs

 

Mas eh isso, vamos combinar sim essa trip, eu não conheço Ilha bela para mim seria uma otima experiencia tbm como mochileiro....

 

Um grande abraço.

 

Francesco Brando

fbnsurf1@hotmail.com

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros
aeeeeeeee !!!

 

valeu o comentario !!

o planejamento era atravessar pro lado leste da ilha pela estrada de terra de castelhanos e ir subindo as praias (norte)

o limite era a praia da serraria (uma depois de caveiras)

 

na pior das hipoteses a gente iria voltar a pé !!

a carona na lancha foi muita sorte ! rs :)

 

pela pouca experiencia que tenho de viagens, as mais legais são as que rolam imprevistos, como essa..

vamos agitar uma trip ai !!

 

prox vez na ilha a gente tava pensando em fazer as praias da ponta sul (bonete, indaiauba, enchovas, etc)

 

[]´s

 

Muito bom esse relato... estou louco para ir até castelhanos, pensei que só pudesse de jipe... agora vou programar pra ir até lá na pernada mesmo...

abraços

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros
aeeeeeeee !!!

 

valeu o comentario !!

o planejamento era atravessar pro lado leste da ilha pela estrada de terra de castelhanos e ir subindo as praias (norte)

o limite era a praia da serraria (uma depois de caveiras)

 

na pior das hipoteses a gente iria voltar a pé !!

a carona na lancha foi muita sorte ! rs :)

 

pela pouca experiencia que tenho de viagens, as mais legais são as que rolam imprevistos, como essa..

vamos agitar uma trip ai !!

 

prox vez na ilha a gente tava pensando em fazer as praias da ponta sul (bonete, indaiauba, enchovas, etc)

 

[]´s

 

 

 

 

Aja folego!!........... vá preparado hahahahaaaha (eu sou o brother do babunera nessa trip)

 

abraços

 

Muito bom esse relato... estou louco para ir até castelhanos, pensei que só pudesse de jipe... agora vou programar pra ir até lá na pernada mesmo...

abraços

 

 

Aja folego!!!.... vá preparado para andar hahahaaha

 

abraços

Editado por Visitante
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...