Ir para conteúdo

Istambul - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

E aí, pessoal

 

Passei dez dias direto em Istambul agora em maio, aí vão algumas dicas:

- uma corrida de táxi do aeroporto Ataturk ao bairro Sultanahmet custa em torno de 35 liras (com taximetro)

- se quiserem comprar alguma coisa de ouro, não percam tempo barganhando em lugares como o Gran Bazar, Bazar Egípcio, lojas em pontos turísticos, etc. Vão até o ponto de embarque dos barcos na ponte em Eminonu, comprem a fichinha de 1,75 e peguem um que vá para Uskudar. Chegando lá, procurem pelas joalherias nas redondezas, onde tem lojinhas e uma feira de peixes e frutas. Os preços são quase DEZ vezes mais baratos do que nos lugares turísticos, mesmo sem desconto. Pena que só descobri isso quando já tinha comprado um brinco pra minha esposa...

- para chegar na Torre Galata sem precisar subir aquelas ruas todas, a partir da ponte (em frente a estação Karakoy do tram), pegue um trenzinho subterrâneo chamado Tunel. É só seguir as placas. Você sairá no final da Istiklal Caddesi, a duas quadras da torre.

- os restaurantes cobram particamente o mesmo preço em toda a cidade, em torno de 20 a 25 liras uma refeição por pessoa. Mas dá pra comer bem barato em lancherias, coisa de 2 liras um sanduíche kebab.

- achei a cidade muito segura, apesar do pouco policiamento (se não tem crime, pra quê policiamento?). Dá pra caminhar na rua a qualquer hora, seja de dia ou de noite, sem aquela sensação de insegurança que temos por aqui.

- reservem uma tarde inteira pro Palacio Topkaki, é enorme e vale muito a pena. E visitem o Harem assim que entrarem, pra evitar o tumulto.

- se quiserem tomar um chá e assistir um show de dança turca de graça(show simples, um cara dançando e dois tocando), vão ao Arasta Bazar das 20:00 às 22:00. Fica ao lado da Mesquita Azul.

- se quiserem ir ao GP da Turquia de Formula 1 que nem eu fui, o ingresso não é caro (40 euros). Tem um onibus que leva ao Autódromo por 5 liras, saindo em frente a Santa Sofia.

- os barzinhos mais badalados e agitados ficam nas ruas perpendiculares a Istiklal Caddesi, é só procurar. Sultanahmet é mais tranquilo à noite, o agito fica concentrado em uma só rua.

- em Maio tem um tal de festival da Primavera em Istambul, as ruas em Sultanahmet ficam cheias de gente tomando cerveja, tocando musica, dançando, cantando, é quase que nem um Carnaval.É bem interessante ver como os turcos fazem festa... A página do festival é essa: http://www.hidrellez.org/english.asp.

- não deixem de visitar a mesquita que fica no topo do morro em frente ao Bazar Egípcio, é imperdível. Chama-se Süleymaniye Camii. Na volta, vão descendo pelas ruazinhas pra ver como é o comércio turco, é loja e gente que não acaba mais.

- o sistema de transporte é interligado, mas tem que pagar uma nova passagem quando se faz uma conexão (de tram pra metrô, de metrô pra funicular, etc)

- o café turco é forte pra caramba, porque é feito da borra do café. E experimentem o suco de romã e os doces turcos com pistache!

- os demais pontos turísticos estão muito bem explicados aqui nesse tópico. Um abraço a todos.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Respostas 135
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Boas, pessoal!!

 

Chegarei no aeroporto de sabiha gokçen, no dia 5 de outubro pelas 10 h e deixarei no dia 9 pelas 13h. Nesses dias pretendo visitar Istambul, mas estou tambem pensando em viajar no dia 8 pela pegasus para capadocia e regressar para istambul no dia seguinte logo pela manha para pegar o voo de saida. Gostaria de saber se acham viavel essa viagem à capadocia, ou se seria melhor passar todos esses dias em istanbul?

 

Abraço

Link para o comentário
  • Membros

Olá, bom dia! A Capadocia é uma região linda, que certamente merece uma visita. Na verdade, a Turquia é um excelente destino e com muitas atrações, que merece um mês inteiro para que se possa conhecê-las com calma. Mas como você dispõe de apenas quatro dias na Turquia, acho que você deveria passá-los todos em Instambul, que é uma cidade incrível, com atrações suficientes para esses quatro dias (e para mais!). Deixe a Capadócia para outra viagem, acho que assim você aproveitará mais.

 

Qualquer outra dúvida, é só perguntar!

 

Abraços,

 

Luiz

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

galera, eu estou em istambul agora e amanha volto para o Brasil... eu precisava entrar aqui para contar que essa coisa da escova do engraxate cair e voce devolver e ele querer engraxar seu sapato é de verdade! Acabou de acontecer comigo e meu marido a algumas horas! Acho que só nao cai no golpe e entendi rápido pq já tinha lido o aviso aqui no site... como sempre, esse site sempre ajudando MUITO minhas viagnes. Assim que chegar, vou fazer um relato dando umas dicas tambem!

 

bjs

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Pessoal, estava lendo na internet e vi que é possível pegar devolução do VAT na saída da Turquia, mas não vi nenhum comentário aqui sobre isso

Alguém pegou pra dizer como funciona?

É só guardar nota fiscal de tudo pra apresentar no aeroporto? Serve pra compra tanto em dinheiro quanto cartão? Tem valor mínimo da nota?

Valeu!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Pessoal,

Vou passar uma noite em Istambul porque vou para Milão pela turkish. Meu vôo de volta é as 10:45 da manhã, num dia de domingo ( que não deve ter transito ).

A pergunta é: Se, e somente SE eu acordar SUPER cedo, tipo as 6 da manhã e pegar um táxi até o bósforo ( quanto tempo dá isso ), tirar uma fotinhos e voltar para o aeroporto ... meu checkin já vai estar feito ( é uma conexão ).

Será que dá tempo de ir, tirar umas fotinhos e voltar antes das 10:00 ???

Esse táxi, ida e volta ao aeroporto, daria mais ou menos quanto em Euros ??? Como não vou ficar em Istambul, nem imagino quanto seja na moeda deles, muito menos em euros. Se alguém puder me dar esse help, ficarei grata.

Andréia.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

n_andrea de uma olhada na página um deste tópico, tem alguma informação sobras as tuas dúvidas não sei se os preços estão iguais. Mais vc deve leva uns 45 minutos até o Aeroporto se informe, eu fui de metrô.

 

Dependendo onde vc ficar o Bósforo está junto da parte central se vc acordar cedo tira as fotos inclusive da Mesquita Azul e Sofia sem entrar claro.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Obrigada Mauro.

Vi que o valor é 15 Liras. Vou procurar a ocnversão disso no google.

Provavelmente vou ficar perto do aeroporto, pois a pernoite quem disponibiliza é a Turkish.

 

Digamos que: ( chutando alto - você disse 45 minutos, lembrando que será um domingão de manhã - sem transito )

Saio as 6:10 do hotel

Chego as 7:00 no Bosforo fico meia hora ( o sol deverá estar nascendo ) - vou até a Mesquita Azul + 1 hora = 1:30 hr de passeio.

Pego o táxi novamente as 8:30

Chego no aeroporto as 9:20 ( lembrando o check in já estará feito )

O vôo esta marcado para as 10:45.

 

Acredito que não perderei o vôo ... :-)

 

Obrigada - estava com medo de alguém responder algo do tipo: Melhor você não sair do hotel ... rs

 

Se alguém achar minha lógica arriscada ... me avisem ...

 

Obrigada.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...