Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Ola turma!

 

Vcs ficam atentando sobre estas lâminas em D-2 e eu fico só de "butuca zoiando". Valerá a pena?? :?:

 

Na onda das facas artesansais, descobri na net uma fábrica no RS que faz facas até sob encomenda, então para tirar a dúvida sobre a qualidade, encomendei esta aí:

 

 

p1060038r.jpg

 

p1060039t.jpg

 

p1060040w.jpg

 

Esta é a JAVALI, modelo rústico com lâmina em aço carbono de 12 cm, 4,3 de largura, 4mm de espessura e cabo com 12 cm.

Acompanha um bela bainha, também rústica, em couro de boa qualidade e acabamento.

É uma faca bem robusta e muito afiada.

 

Eu gostei!!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Outra cutelaria de Santa Maria, junto com Ipê, Gaucha, Cascavel,Coqueiro. Queria um dia ir até lá para ver esse bairro de fazedores de facas (e de cabos e bainhas), o pai dum amigo meu que era fiscal da receita dizia "Se tem quem faz, tem quem compre".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uma coisa é certa, que disseminou o Vírus D²febrilis fui eu, quando comentei a aquisição da Ka-bar Fin ano passado... me lembro até do cabral falando mal dele, disse até que era frágil para bushcraft, agora, é o maior vetor dessa pandemia!

 

o negócio tá feio... será que tem cura? só se o zdp 189 baratear.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Uma coisa é certa, que disseminou o Vírus D²febrilis fui eu, quando comentei a aquisição da Ka-bar Fin ano passado... me lembro até do cabral falando mal dele, disse até que era frágil para bushcraft, agora, é o maior vetor dessa pandemia!

Aedes Cabraljr, ahahah. E eu não prestei atenção nesse episódio

 

o negócio tá feio... será que tem cura? só se o zdp 189 baratear.

 

inté...

 

Se o Tahar continuar como está, vai infestar todo mundo... ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É verdade meu "Véio"! ::cool:::'>

 

Mas não disse que era frágil, só que não era para fazer chopping e batoning com ele. E não se esqueça que minha principal reclamação era o fio "dentuço" do danado...

 

Mas não é que me acostumei com este fio de micro-serra! :roll::mrgreen:

 

Estou pensando seriamente quando estiver com disposição, fazer um teste comparativo de retenção de fio entre uma lâmina em D-2 e uma em S30V. Acho que será interessante. ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco e VdM,

 

O D-2 só teve chance de virar epidemia por causa dos preços do Tahar... quem dera achássemos um vendedor com preços semelhantes para ZDP-189, S90V, etc...

 

Por isso eu acho que o Tahar é do Punjab, não tem outro jeito de baixar o preço, e ele mora nos EUA e só revende pros brimos. Quando a minha outra faca chegar vou perguntar pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Esta possibilidade que você aventou é factível, mas tem algo que me intriga. Tudo bem que o D-2 é produzido no mundo todo e que por todos os lugares seu tratamento térmico é bem conhecido, mas tem um detalhe nestas peças do Tahar que chamam a atenção: aço D-2 com impurezas ou com tratamento térmico incorreto ou impróprio apresenta um tom levemente amarelado quando polido, sinal claro para ficar longe destas lâminas; as do Tahar não têm sequer indício deste problema, o que demonstra um aço de qualidade ao menos na média e um tratamento térmico também nos padrões.

 

Isto desqualifica o Punjab ( ou Paquistão, etc )? Claro que não. Mas como os comentários são de que vem muita porcaria barata destes lugares, é uma questão estranha pois definitivamente as peças do Tahar não são porcaria, mas não tem preços compatíveis com produção doméstica ( mesmo por imigrantes ) nos EUA.

 

Mistério.... ::xiu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...