Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros
Trauco

 

A madeira é boa, bem firme, nada porosa...(entendo tanto de madeiras quanto de aço) :oops:

 

Cabral

 

Eu ia testar descascando um coco, mas a esposa não deixou...ela vai ser dada virgem mesmo!!! :(:(

 

Mas agora to mais confiante...e logo chegará a MINHA Mora, que será bem testada!! ::otemo::

 

Té mais

Ainda bem que num é aquele Carbono da minha Mora. Num recomendo!!!!!!! ::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico

 

A Mora que eu comprei, a Classic, é de aço carbono mesmo! Fica escuro...mas o importante é cortar bem...e com estilo! ::lol4::

 

Se a fama delas se justificar, outras Mora estão em vista.

 

Por falar nisso, alguém sabe o tipo de aço das Opinel? Alguém tem e pode fazer um breve review??? Pois essas estão na fila também!

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Frico

 

A Mora que eu comprei, a Classic, é de aço carbono mesmo! Fica escuro...mas o importante é cortar bem...e com estilo! ::lol4::

 

Se a fama delas se justificar, outras Mora estão em vista.

 

Por falar nisso, alguém sabe o tipo de aço das Opinel? Alguém tem e pode fazer um breve review??? Pois essas estão na fila também!

 

Valeu

 

Antes, parabéns pelo filhão, Santos! silly-baby-farting.gifsilly-baby-farting.gifsilly-baby-farting.gif Que bom que foi tudo bem. ::cool:::'> ::cool:::'> Smiley_Emoticon_Smoking_a_Cigar_Royalty_Free_Clipart_Picture_100216-035623-188042.jpg

 

Aço caborno, como já dito aqui, não pela qualidade, não é para qualquer um. Dá um trabalho!, mas eu gosto! :wink:::cool:::'> Quem sabe você entra pro time das escurinhas. ::otemo::

 

Uma destas Opinel está bom para você?

Maurice-and-Bill.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Santos,

 

Os mais indicados para te responder as questões das Opinel são o Trauco e o VdM.

 

Há muito tempo li no blade ou knifeforum que o aço carbono seria algo como o 1090 e o stainless/inox seria ou o Sandvik 12C27 ou o 420HC.

 

A dureza me lembro que não chegaram a um acordo, e ela variava entre 54 e 58 HRC; não a dureza medida, mas as opiniões dos usuários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O Cabral orgulhosamente anuncia que a "cheff" acabou de ir para a morsa para prensar as talas de G10. Amanhã vou retirar da morsa e como elas já estão semi-acabadas, fica faltando o acabamento fino e a afiação padrão. ::cool:::'>

 

Acho que se bobear ( e se tudo tiver corrido bem ), ela já será usada na tábua amanhã mesmo! ::otemo:::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
O Cabral orgulhosamente anuncia que a "cheff" acabou de ir para a morsa para prensar as talas de G10. Amanhã vou retirar da morsa e como elas já estão semi-acabadas, fica faltando o acabamento fino e a afiação padrão. ::cool:::'>

 

Acho que se bobear ( e se tudo tiver corrido bem ), ela já será usada na tábua amanhã mesmo! ::otemo:::D

 

Eu ia esperar um peru (de liquidação) que tá no forno pra comer amanhã para anunciar, a D-2 do Tahar foi devidamente iniciada com carnes vermelhas de vaca e uma paleta de cordeiro da terra das ovelhas, Capão do Leão. Amanhã ela aprende a lidar com aves. Eu achei que o tamanho miudo e a lâmina larga foram bons pra desmembrar o cordeiro. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Frico

 

Por falar nisso, alguém sabe o tipo de aço das Opinel? Alguém tem e pode fazer um breve review??? Pois essas estão na fila também!

 

Valeu

 

Eu tenho uma Opinel No.7 (lâmina de 8 cm) e ontem comprei uma número 10, ambas de aço carbono. Não experimentei as inox.

A Opinel é um canivete de bolso à moda antiga, na França vende em lojas de ferragens e floriculturas e de artigos pra jardinagem. É um canivete de poda, inclusive tem um grande em gancho, pra poda de plantas como parreiras.

Eu gosto muito da minha, ela tem um fio de fábrica quase de fazer barba, é uma lâmina fina (~1mm) e muito dura, nunca forcei, mas acredito que quebra se você cravar num ramo e torcer, igual àquelas navalhas alemãs de antigamente.

Ela oxida, mas muito melhor que a Mora classic, ela pega cor e escurece, mas com a limpeza vai ficando cinza. A Mora Classic oxida feio, com pites (uns furinhos que são o terror do inox) que não saem nem com limpeza, nem com polimento, não sei se é problema da minha.

O meu Opinel viaja comigo e em casa uso para funçoes que exigem fio de navalha, desde cozinhar até cortar filmes de poliester seguindo um molde, infelizmente essa semana esqueci ele aberto na cozinha ::putz:: e a patroa usou e apaixonou ::tchann:: . Aí comprei o No. 10 pra mim (porque fatia salame quase transparente) e dei baixa do no 7 ::grr::

Eu considero um clássico com um preço ótimo, como a Mora, mas pra tarefas menos Rambo do que ela. ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

(E)

 

Valeu...foi tudo bem sim, graças a Deus...mas mesmo assim não tive calma de ficar fumando igual esse bonequinho amarelo aí! (não que eu fume... ::lol4::::lol4::::lol4:: )

 

É talvez eu sofra com o carbono...mas vou cuidar bem dela.

 

Trauco

 

Obrigado pelas informações, gostei das opinel pelo design e preço...para um produto com tradição e importado, o que se paga por elas é maravilhoso.

 

Mudando de assunto, vou tentar arrematar outra espécime do Tahar...gostei mesmo.

 

Té mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Deu tudo certo! ::otemo::

 

O cabo em G10 ficou perfeito! Grip excelente, não vai escorregar nem se estiver encharcado de gordura de picanha! Usei o lado texturizado do G10 para fora e até para lavar com sabão ele fica firme na mão.

 

598d9f4d0c5e9_Cheffcomcabo01.JPG.c808fd09dca197e5bf542e76b17e5ea9.JPG

 

Infelizmente quando terminei a afiação o almoço já estava pronto ( fui deitar eram 04:00 assistindo a coletiva do UCF Rio no Combate ). Mas fatiei um tomate só para ver e o resultado foram fatias finas como papel; e o esforço para cortar? O mesmo que uma faca quente para atravessar manteiga mole! ::cool:::'> :D

 

Andre, esta faca é simplesmente um sonho na cozinha! ::otemo::

 

598d9f4d12572_Cheffcomcabo02.JPG.722b8578458d4b1adb0319591542122e.JPG

 

Para a turma que agora está com D-2, esqueçam os mitos e bobagens do tipo: " D-2 só com placa diamantada..." ou "fiquei horas e horas para afiar..."! :o

 

Como podem ver fiz o meu desbaste padrão de 10 graus de cada lado e fiz questão de cronometrar o tempo: cravados 25 minutos para fazer o desbaste nos 2 lados usando o lado coarse da pedra carborundum dupla-face. Lembrem-se que este desbaste nada mais é que uma afiação em ângulo menor. E não sei se vai dar para perceberem nas fotos, mas foi feito com tanta tranquilidade que não existe absolutamente NENHUM risquinho sequer na lâmina! ::ahhhh::

 

598d9f4d363ab_Cheffcomparao01.jpg.be7f82e00c37c52b19eea6e30c559bb5.jpg

 

Claro que depois veio a suavização dos riscos usando o lado fino da pedra e depois a pedra japonesa 1200. Esta etapa não leva mais do que 10 minutos ( tempo total das 2 pedras e não 10 em cada uma )! :shock:

 

O fio verdadeiro, de 20 graus de cada lado, foi feito com 3 passadas de cada lado na pedra 1200! ::ahhhh:: Depois dei mais umas 3 passadas de cada lado no Sharpmaker ( marrom ) e mais 5 de cada lado na branca fina. Está cortando até pensamento! :mrgreen:

 

598d9f4d3d004_Cheffcomparao02.jpg.cca692205308882fab83fe7d2e13b21b.jpg

 

Este é um modelo que o Tahar está colocando ciclicamente em leilão, então quem estiver interessado pode arrematar porque vale a pena. Só lembrando que a espessura de espinha da minha é de 3mm e ela é praticamente uma FFG ( full flat ground ), ao contrário de algumas peças que ele também está colocando no leilão e que são saber grind. :!: Fiquem atentos à este detalhe.

 

As 2 últimas imagens são uma montagem comparando o blank original ( inclusive o fio ) com a faca acabada. Me esqueci de testar o fio do blank como ele veio, mas para muita gente ele estaria "usável e até bom" ( fiz um teste de corte de folha de papel A4 e fatiou sem problema ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...