Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Para a turma que agora está com D-2, esqueçam os mitos e bobagens do tipo: " D-2 só com placa diamantada..." ou "fiquei horas e horas para afiar..."!

 

É a segunda vez que voc~e fala desses mitos e bobagens e eu não lembro de ter lido eles aqui neste forum. Só disseram que D2 é um inox que pega têmpera e mantem o fio devido à dureza. Será que não foi num desses foruns de cuterrambos que só repetem aquele mantra da neblina como os das botas repetem o mantra da bota de shopping e chamam todo mundo de mochileiro urbano? :)

 

Agora, sendo objetivo, o Tahar subiu esses blanks D2 e tá quase valendo a pena disputar a faca pronta, em termos de acabamento do blank, você acha que vale a pena entrar no leilão do blank no lugar de arrematar a faca quase pelo mesmo preço, senão igual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Esta questão dos blanks da sua pergunta é complicada. Veja que nenhuma faca acabada até agora, ao menos que que eu tenha visto, era FFG. Além do que comprei o meu blank por 19.99 USD.

 

A tipo "cheff" terminada com bolsters de latão e desbaste saber grind saiu por 42 USD. E aí? :?

 

O blank da minha "laranjinha", quando comprei, foi por 19.99. Facas acabadas com a mesma lâmina dela nunca vi sair por menos de 36 USD.

 

Agora, realmente tem vários blanks que saem pouca coisa mais baratos que as respectivas facas acabadas, ai realmente não vale a pena. Mas depende muito do design/geometria do blank.

 

E claro, sempre é uma questão de acompanhar os leilões e aproveitar as oportunidades que sempre surgem. Veja por exemplo a "faca projeto" ( vou desbastar o ricasso dela ) que arrematei por 17 USD. Os 3 modelos idênticos que ví sairem depois dela não sairam por menos de 32 USD. :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Realmente aqui no fórum nada mistificado foi escrito sobre o D-2. Mas atente também para o fato que salvo engano fui eu quem começou a comentar sobre o D-2 por aqui, e se você der uma googlada em D-2 e afiação ou sharpening irá encontrar basicamente somente informações alusivas a só ser possível ou viável afiá-lo com placas diamantadas ou cintas-lixa.

 

Então, desmistificar nunca é demais. ::cool:::'> :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Esta questão dos blanks da sua pergunta é complicada. Veja que nenhuma faca acabada até agora, ao menos que que eu tenha visto, era FFG. Além do que comprei o meu blank por 19.99 USD.

 

A tipo "cheff" terminada com bolsters de latão e desbaste saber grind saiu por 42 USD. E aí? :?

 

E aí que repousa a minha dúvida. Os blanks agora estão começando em US$ 29,99 da faca acabada que eu paguei US$ 17,99.

 

O blank da minha "laranjinha", quando comprei, foi por 19.99. Facas acabadas com a mesma lâmina dela nunca vi sair por menos de 36 USD.

 

Agora, realmente tem vários blanks que saem pouca coisa mais baratos que as respectivas facas acabadas, ai realmente não vale a pena. Mas depende muito do design/geometria do blank.

 

E claro, sempre é uma questão de acompanhar os leilões e aproveitar as oportunidades que sempre surgem. Veja por exemplo a "faca projeto" ( vou desbastar o ricasso dela ) que arrematei por 17 USD. Os 3 modelos idênticos que ví sairem depois dela não sairam por menos de 32 USD. :o

 

Eu paguei 17,20 USD na D2 e 14,26 na aço mola. Agora o blank com a lâmina igual da aço mola em D2 começa em 29,99 e não tem nenhum blank começando a menos de 19,99 (e por esse preço, só os que estão terminando nas próximas horas). As facas prontas continuam começando em 0,99 e o preço final depende de aparecer o cara com zero feedback ou não. ::grr::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Preste um pouquinho mais de atenção e perceberá que o preço dos blanks tradicionais não se alterou; sempre foram e continuam sendo 19.99 como ponto de partida.

 

Os que estão com preços diferenciados são os blanks com 6mm de espessura que estão partindo de 24.99 e os que apresentam bolsters integrados à lâmina, sejam eles de aço ou latão, que estão partindo de 29.99, e assim mesmo no novo site de vendas, pois ainda não apareceram blanks com bolsters integrados no "tradicional" site do Tahar.

 

E com relação ao preço inicial do blank em D-2 ser maior que o de encerramento de leilão da mesma lâmina acabada, só que em aço mola é plenamente justificada. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Realmente aqui no fórum nada mistificado foi escrito sobre o D-2. Mas atente também para o fato que salvo engano fui eu quem começou a comentar sobre o D-2 por aqui, e se você der uma googlada em D-2 e afiação ou sharpening irá encontrar basicamente somente informações alusivas a só ser possível ou viável afiá-lo com placas diamantadas ou cintas-lixa.

 

Então, desmistificar nunca é demais. ::cool:::'> :D

 

Eu só li referencias ao uso dele em extrusoras e ferramentas e não vi nada negativo para acabamento (em moldes de extrusora tem que ser tão ou mais refinado que espelho de faca).

 

Um forum é bom quando ele ajuda as pessoas a conhecerem e escolherem, se ele entra nessa de panelinha jogando contra uma ou mais opções e incensando e aplaudindo outra, ele perde o valor. Nem adianta desmistificar que a panela dominate fecha em torno da sua opção e detona o resto com argumento de autoridade.

 

Eu tive experiências negativas com essas mistificações em foruns brasileiros de binóculos e spotting scopes para birding e se fosse entrar na conversa deles teria que escolher entre desisitir de comprar ou pedir emprestimo para comprar um binóculo de 10 mil reais e um scope de 15 mil, só pra fica no pé de chinelo deles.

 

Por sorte existem as lojas como a Amazon que colecionam opiniões sobre produtos de quem comprou e testou, e aí dá pra separar o pessoal BMW do mundo real.

 

Eu conheci o D2 aqui e estou achando um excelente aço, embora não dê tanto valor quanto você à dureza máxima possível e a resistência total à corrosão. A última preocupação que eu tive com ele foi sobre esse mito (que aprendi aqui) e olha que próximo a empunhadura dá para ver a superfície onde devia estar o fio. Isso se arruma mais fácil que o cabo de nó. ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Noite povo!

 

Ontem arrematei essa: http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=110806458988&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123

 

Por R$ 53,00 acho que foi um otimo negocio, em que pese o cabo nao ser tão anatômico a principio.

 

Espero nao ter muuuita dificuldade na afiação quando for preciso...ou entao mando por sedex pra MG pra um afiador que disse que é facil! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

Já estou até pensando...dependendo da dificuldade, em mandar arredondar a ponta dela...será que vale a pena? Pra ficar mais com cara de faca de cozinha?

 

Té mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Preste um pouquinho mais de atenção e perceberá que o preço dos blanks tradicionais não se alterou; sempre foram e continuam sendo 19.99 como ponto de partida.

 

Os que estão com preços diferenciados são os blanks com 6mm de espessura que estão partindo de 24.99 e os que apresentam bolsters integrados à lâmina, sejam eles de aço ou latão, que estão partindo de 29.99, e assim mesmo no novo site de vendas, pois ainda não apareceram blanks com bolsters integrados no "tradicional" site do Tahar.

 

E com relação ao preço inicial do blank em D-2 ser maior que o de encerramento de leilão da mesma lâmina acabada, só que em aço mola é plenamente justificada. :wink:

 

Eu acho que o Tahar separou os sites para poder fazer essa diferença nos preços, e não acho que o D2 valha mais que o aço mola para o cuteleiro do Tahar (embora ele praticamente não venda mais blanks de aço mola no site novo).

 

Pra mim a diferenca de 17 e 14 dolares é zero quando se trata de uma faca artesanal, foi detalhe de leilão e não do aço.

 

Mas o que eu queria dizer é que ele subiu os preços no site dos blanks e se não fizer o mesmo no das facas, não vale a pena comprar blanks dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Noite povo!

 

Ontem arrematei essa: http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=110806458988&ssPageName=ADME:L:OC:US:1123

 

Por R$ 53,00 acho que foi um otimo negocio, em que pese o cabo nao ser tão anatômico a principio.

 

Espero nao ter muuuita dificuldade na afiação quando for preciso...ou entao mando por sedex pra MG pra um afiador que disse que é facil! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

Já estou até pensando...dependendo da dificuldade, em mandar arredondar a ponta dela...será que vale a pena? Pra ficar mais com cara de faca de cozinha?

 

Té mais

 

Parabéns, excelente preço por uma faca de primeira!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Santos,

 

Na verdade você comprou uma lâmina tática, muito boa para defesa ( se é que existe isso de defesa com lâmina... ).

 

A afiação dela não tem segredo, pois basta você afiar em separado a barriga e depois a ponta. É basicamente como se você estivesse afiando duas facas distintas. Basta obedecer o ângulo que você desejar, tanto na barriga quanto na ponta.

 

Eliminar a ponta/formato tantô é relativamente fácil, só dá trabalho e come muito da lâmina; não sei se vale a pena. Se for o caso, use ela em pescarias, pois sua ponta é bastante robusta e aguenta alguns maus-tratos. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...