Povo da mochila, vou fazer um relato diferente, um relato mais fotográfico. Achei Diamantina uma cidade incrivelmente fotogênica e bem conservadinha! Cheguei no sábado, 31 de maio ao meio-dia e fui embora no domingo, 01 de junho, ao meio-dia. Tempo já meio friozinho, apesar de estar no Norte de Minas, Diamantina está no alto da Serra do Espinhaço entre 1200 e 1300 metros de altitude, peguei temperaturas entre 11 e 20 graus, nada demais, bem parecido com o que tá fazendo aqui na minha cidade, então, indo no meio do ano, prepare-se um pouquinho para o
Só faltava Diamantina das cidades históricas mineiras pra eu conhecer. Moro em uma cidade bem no meio do circuito histórico mais famoso de Minas, do lado de Congonhas, perto de Ouro Preto/Mariana e São João del Rey/Tiradentes. Essas cidades fazem parte do meu cotidiano. Já Diamantina tá na contra mão dessas cidades, fica pro outro lado e não é logo ali São 5 horas de ônibus de BH até lá, com uma paradinha pra lanche de uns 15 a 20 minutos na rodoviária de Curvelo. A maioria das pessoas que vem a Minas seguem pro sul de BH, onde está a maioria das cidades históricas e estão mais próximas que Diamantina, lá bem pro norte... Por isso Diamantina não parece tão procurada pelos turistas. Mas dá pra fazer um bom roteiro pro norte sim! Tem Sete Lagoas e a Gruta Rei do Mato, depois tem a Gruta de Maquiné, dali pode ir seguindo pro Serro e Diamantina e tem muitas vilas e cidadezinhas interessantes por ali, cachoeiras e tantos outros atrativos.
Fiquei no Diamantina Hostel. É o único hostel da cidade, filiado a rede HI, mas bem caidinho perto de outros hostels da rede. Não vou dizer que é sujo, mas também não é lá um padrão de limpeza... O hostel tava beeeem vazio, o recepcionista disse que so tinha eu, um russo num outro quarto e uma família no outro. Depois vi mais 2 hospedes que podem ter chegado mais tarde, mas era fim de semana de vesperata em Diamantina e não tinha nem 10 hospedes no hostel!! Acho que ali só vai lotar no carnaval mesmo!! O café da manhã é beeeeem simples, mas até dou razão, não tem como fazer muitas coisas se não tem hospedes pra consumir né! Diária pra alberguista por 32 reais. Ele fica um pouco afastado do centro, uns 10 ou 15 minutos a pé e morro acima!! Já as pousadas ficam a maioria bem no centro mesmo. o problema das pousadas é que nos fins de semana de vesperata elas não fazem hospedagem por diária, mas a maioria, pra não dizer todas, só fecham um pacote pra entrada na sexta até domingo e não são lá muito econômicas, então a saída pra solitários viajantes é hostel mesmo, mas não espere encontrar e conhecer mta gente lá, acho q não vai ter hehehe. Meu quarto tinha 6 camas e só 4 locker, mas isso não deve ser problema lá...
Então, segue um relato fotográfico abaixo!!!
Diamantina não é cheia de ladeiras como Ouro Preto. A cidade está numa vertente. Geograficamente explicando, é uma ladeira só, uma cidade inclinada, ou seja, vc sobe e obviamente depois desce, ou o contrário, mas não fica subindo e descendo sem parar, como em Ouro Preto ou aki na minha cidade :'>
Povo da mochila, vou fazer um relato diferente, um relato mais fotográfico. Achei Diamantina uma cidade incrivelmente fotogênica e bem conservadinha! Cheguei no sábado, 31 de maio ao meio-dia e fui embora no domingo, 01 de junho, ao meio-dia. Tempo já meio friozinho, apesar de estar no Norte de Minas, Diamantina está no alto da Serra do Espinhaço entre 1200 e 1300 metros de altitude, peguei temperaturas entre 11 e 20 graus, nada demais, bem parecido com o que tá fazendo aqui na minha cidade, então, indo no meio do ano, prepare-se um pouquinho para o
Só faltava Diamantina das cidades históricas mineiras pra eu conhecer. Moro em uma cidade bem no meio do circuito histórico mais famoso de Minas, do lado de Congonhas, perto de Ouro Preto/Mariana e São João del Rey/Tiradentes. Essas cidades fazem parte do meu cotidiano. Já Diamantina tá na contra mão dessas cidades, fica pro outro lado e não é logo ali
São 5 horas de ônibus de BH até lá, com uma paradinha pra lanche de uns 15 a 20 minutos na rodoviária de Curvelo. A maioria das pessoas que vem a Minas seguem pro sul de BH, onde está a maioria das cidades históricas e estão mais próximas que Diamantina, lá bem pro norte... Por isso Diamantina não parece tão procurada pelos turistas. Mas dá pra fazer um bom roteiro pro norte sim! Tem Sete Lagoas e a Gruta Rei do Mato, depois tem a Gruta de Maquiné, dali pode ir seguindo pro Serro e Diamantina e tem muitas vilas e cidadezinhas interessantes por ali, cachoeiras e tantos outros atrativos.
Fiquei no Diamantina Hostel. É o único hostel da cidade, filiado a rede HI, mas bem caidinho perto de outros hostels da rede. Não vou dizer que é sujo, mas também não é lá um padrão de limpeza... O hostel tava beeeem vazio, o recepcionista disse que so tinha eu, um russo num outro quarto e uma família no outro. Depois vi mais 2 hospedes que podem ter chegado mais tarde, mas era fim de semana de vesperata em Diamantina e não tinha nem 10 hospedes no hostel!! Acho que ali só vai lotar no carnaval mesmo!! O café da manhã é beeeeem simples, mas até dou razão, não tem como fazer muitas coisas se não tem hospedes pra consumir né! Diária pra alberguista por 32 reais. Ele fica um pouco afastado do centro, uns 10 ou 15 minutos a pé e morro acima!! Já as pousadas ficam a maioria bem no centro mesmo. o problema das pousadas é que nos fins de semana de vesperata elas não fazem hospedagem por diária, mas a maioria, pra não dizer todas, só fecham um pacote pra entrada na sexta até domingo e não são lá muito econômicas, então a saída pra solitários viajantes é hostel mesmo, mas não espere encontrar e conhecer mta gente lá, acho q não vai ter hehehe. Meu quarto tinha 6 camas e só 4 locker, mas isso não deve ser problema lá...
Então, segue um relato fotográfico abaixo!!!
Diamantina não é cheia de ladeiras como Ouro Preto. A cidade está numa vertente. Geograficamente explicando, é uma ladeira só, uma cidade inclinada, ou seja, vc sobe e obviamente depois desce, ou o contrário, mas não fica subindo e descendo sem parar, como em Ouro Preto ou aki na minha cidade
:'>
Editado por Rezzende