Ir para conteúdo

Fim de semana em Bom Jardim (Nobres) - MT


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Toda vez que tem promoção para o meio do ano, eu olho para o centro-oeste. E todo ano tem oportunidade de ir para o Mato Grosso. Que bom! Meses atrás bateu uma promoção irrecusável da Gol dessas de retorno a 39 reais, e lá fechamos mais um fim de semana para o MT.

 

A questão dessa vez era: fim de semana novamente no Pantanal, agora no Sesc, ou desbravar Nobres?

 

Como fomos para a Transpantaneira no ano passado, optamos por desbravar Nobres. Mas esperamos novas promoções para voltar ao Pantanal no próximo ano.

 

Nobres, na verdade, não tem lá muito o que fazer. O que conta mesmo é Bom Jardim, um distrito de Nobres (e que fica longe pacas da cidade, uns 60km). Nosso esquema foi chegar de noite em Cuiabá, dormir por lá (há diversos hotéis nos arredores do aeroporto), seguir cedo no sábado para Nobres e retornar no fim de domingo. E assim fizemos. Aliás, os arredores do aeroporto estão num estado bem melhor que há um ano. Ainda assim, parece tudo em construção.

 

Seguimos de manhã cedo para Bom Jardim. Basta seguir para a Chapada dos Guimarães e, num determinado ponto, pegar à esquerda em direção ao Manso. A sinalização é inexistente (no caso da virada à esquerda) ou precária (dentro de Cuiabá). Padrão Brasil.

 

Pegamos chuvinha na estrada, entramos numa nuvem no caminho. Estranho isso, em pleno meio de ano no centro-oeste! Mas foi coisa passageira, a famosa nuvem matinal que se dissipa ao longo do dia.

 

Chegamos em Bom Jardim e fomos direto para a Pousada que havíamos acertado as coisas (Rota das Águas). Fechei com eles por um motivo básico: foram os que me responderam mais rapidamente por e-mail. Eu tinha uma programação pré-estabelecida, mas vi que isso não funciona muito bem por lá. Logo que cheguei, eles sugeriram de irmos para a Cachoeira Serra Azul, porque havia muita gente para o Aquário (minha 1ª opção para aquela manhã) naquele momento. Ok, lá fomos para a Cachoeira.

 

large_20140719-003.jpg

Isso é Bom Jardim, distrito de Nobres

 

Fomos de carreata, comendo muita poeira. Primeiro você para num lugar onde pega o colete e a máscara com snorkel. Depois pegar o carro de novo e vai para onde tem a trilha até a cachoeira. A cachoeira é muito bonita, tem uma cor azul espetacular. Rola flutuação também, tem peixinhos pra observar. Mas o forte, claro, é cachoeira em si. Ficamos por lá durante uma horinha e retornamos.

 

large_20140719-006.jpg

Lá tem araras que passeiam tranquilas

 

large_90_20140719-026.jpg

A Cachoeira Serra Azul

 

large_20140719-059.jpg

Tem peixinho também

 

Voltamos à pousada onde pegamos outro voucher, agora para o Reino Encantado. Como o Reino é bem mais procurado, não precisava de guia. Fomos direto. Era hora de almoço, não havia ninguém por lá, grupo nenhum. Somente nós (e hóspedes da pousada, visto que lá também é hospedagem). Tivemos, então, um guia private!! O lugar, a flutuação, tudo é absolutamente ESPETACULAR! Águas cristalinas, peixes como num aquário, literalmente. O trajeto da flutuação tem relativamente poucos peixes, mas a água estava tão cristalina que eu já curtia aquele espetáculo de ver a flora marinha com uma nitidez impressionante. Seguramente um passeio imperdível, que nada deve às flutuações de Bonito.

 

large_20140719-110.jpglarge_20140719-151.jpglarge_20140719-156.jpglarge_20140719-161.jpg

A espetacular futuação no Reino Encantado

 

Depois do passeio ainda demos um tempo por lá e retornamos à cidade. No fim de tarde fomos para a Lagoa das Araras, outro programa tradicional – sobretudo nos fins de tarde de sábado. Ainda assim, não estava cheio. O lugar é paraíso de observadores (e fotógrafos) de pássaros. Achei o lugar muito bonito, independentemente das araras – que existem, e voam para lá e para cá, só que ao fundo, relativamente distante dos mirantes. Há outros pássaros também. Arara pertinho mesmo, nós vimos na Cachoeira. Curtimos até o por do sol e voltamos para finalmente jantarmos e chaparmos na cama.

 

large_90_20140719-219.jpg

Lagoa das Araras

 

large_20140719-276.jpg

Um pica-pau!

 

Não se iluda: Bom Jardim é uma rua. Asfaltada recentemente, mas ainda não calçada. Padrão de desenvolvimento brasileiro. Há algumas pousadas e poucos restaurantes. Escolha um e seja feliz!

 

No domingo acordamos cedo e partimos logo depois do café. Fomos para o Aquário. Assim que chegamos, rapidamente nos unimos a um grupo que estava pronto para partir, o primeiro do dia. No Aquário é necessário pegar um transporte até o lugar da flutuação. Tal qual o Reino, o Aquário é ESPETACULAR! Tinha mais peixe que o Reino durante o percurso da flutuação, mas é mais raso. O diferencial é a meia hora que você fica, no começo do passeio, literalmente num aquário observando os peixes. Água absurdamente cristalina (na flutuação estava menos).

 

large_20140720-010A.jpglarge_20140720-021a.jpglarge_20140720-060.jpglarge_20140720-098.jpglarge_20140720-112.jpg

A espetacular futuação no Aquário

 

De tarde nosso objetivo era fazer a flutuação do Rio Triste, que era o passeio que faltava da nossa lista. Fomos na agência pra pegar voucher, mas não havia ninguém indo para lá e ninguém por lá (no Triste) – e é necessário ter guia. Sem opção, fomos para o Balneário Estivado, que é bem legal. Também com águas cristalinas e MUITOS peixes.

 

large_20140720-240.jpglarge_20140720-250.jpg

Balneário Estivado: é raso e tem muito peixe

 

Combinamos com a agência que, se houvesse guia saindo para o Rio Triste, ele passaria lá no Balneário e nos avisaria. Pelo visto não houve, porque ninguém passou por lá. Acabamos voltando mais cedo para Cuiabá.

 

E assim foi mais um fim de semana desbravando o Brasil.

 

Dicas:

- Não há qualquer sinalização no trevo para o Lago Manso, a partir da estrada que vai para a Chapada dos Guimarães. Padrão Brasil. Dali em diante não tem erro, basta seguir em frente pelo asfalto a vida toda pq o asfalto termina exatamente em Bom Jardim.

- O trecho Nobres – Bom Jardim ainda não está asfaltado.

- Infelizmente vimos uma razoável quantidade de animais silvestres atropelados na 351. Passam poucos carros, o asfalto está bom, mas vale a pena maneirar na velocidade por conta dos bichos.

- Os passeios mais badalados (Reino Encantado e Aquário) têm guias nos locais — tal qual Bonito. Já para os outros — Cachoeira e Rio Triste — não, vc precisa descolar um guia e/ou conseguir um grupo. Portanto, priorize esses últimos se a sua intenção for fazer todos os passeios.

- As flutuações no Aquário e Reino Encantado não ficam devendo nada às mais badaladas de Bonito. São tão espetaculares quanto. E custam cerca de metade do preço. Mas uma coisa não exclui a outra: Bonito e Bom Jardim valeram a pena!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

mcm,

show de relato! Atual e da hora!

As fotos tão me empolgando, hehe

Tô indo pra Bom Jardim em breve (09/08) depois de uns dias em Guimarães.

A programação é parecida com a sua e planejo o seguinte:

DIA 01 - Serra Azul + rio Triste

DIA 02 - Aquário + Reino Encantado + Refúgio Azul (Lagoa das araras vou no fim de qq um desses dias...). Acha que é viável?

 

No site da pousada que vou ficar (www.pousadadavilla.com) fala da Gruta da Lagoa Azul - impressionante o lugar.

Tomou conhecimento desse atrativo? Os passeios podem ser pagos em espécie ou cartão?

 

Valeu e parabéns novamente pelo relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala, beto! Obrigado.

 

A sua programação está ótima -- é o que tem pra fazer por lá mesmo. No nosso caso, sobrou tempo (mas não almoçamos).

A gruta da lagoa azul está fechada há anos à visitação pública, assim como a Cachoeira do Tombador.

Os pagamentos são feitos na agência que vc escolher e, salvo alguma particularidade, elas aceitam cartão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Li,

Vamos lá, do que eu me lembro:

 

Passeios:

- Reino Encantado – 70 BRL

- Aquário + Rio Salobra - 75 BRL

- Lagoa das Araras – 15 BRL

- Cachoeira da Serra Azul – 50 BRL

- Balneário Estivado - 10 BRL (ou 15? não tenho certeza)

 

Hospedagem em Nobres: 250 (facada!)

carro: 160

combustível: 50 (não lembro direito pra falar a verdade, estou chutando)

refeição: não lembro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Olá mcm!!

 

Olha, eu tô "conhecendo", ouvindo falar desse lugar agora, mas já estou me apaixonando. Me instiga muito a ir pra lá.

Teu relato e suas fotos estão show de bola. Parabéns ::otemo::

 

Só me tire uma dúvida: essas fotos submersas, vc adquire no pacote do passei (oferecem a camera) ou vc tem que levar uma GoPro?

 

Vlw ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...