Ir para conteúdo

Travessia Lençois Maranhenses (Santo Amaro, Queimada dos Britos, Baixa Grande, Canto de atins) / São Luis e Alcântara


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, acabo de voltar de uma viagem ao Maranhão e como recorri aos relatos aqui,

vou deixar minha contribuição. A viagem foi do dia 1 de agosto ao 11 de agosto de 2014.

 

Vou tentar atualizar os preços e descrever os lugares pelos quais passeis,pois tive dificuldade

com estas duas coisas nos relatos que encontrei por aqui. Vou tentar não repetir informações

que já existem em outros posts.

 

20140803_112019.jpg.a1c72ac202815ba5b0f99f80ff2614d0.jpg

 

1. TRAVESSIA (Santo Amaro, Queimada dos Britos, Baixa Grande, Canto de Atins)

 

Existem diversas rotas de viagens dentro do parque dos Lençóis Maranhenses. Eu fiz a que vai de

Santo Amaro para Canto de Atins (passando por Queimada dos Britos e Baixa Grande).

 

A melhor direção para fazer a travessia é a contrária do que realizei, por conta da direção do vento e da formação

das dunas. Mas como eu queria terminar a viagem em Canto de Atins e dar uma relaxada lá, preferi

ir contra o vento e contra as dunas. Foi bem mais tranquilo do que eu supus.

 

Guia

O guia com quem viajei foi Beziquinho. Super gente boa, muito simples e um grande conhecedor das dunas.

Ele nasceu na região e hoje tem uma casa em Queimada dos Britos, que serve de ponto de apoio para os

viajantes fazendo a travessia.

 

O lugar é super bonito, a casa toda feita folhas de arvores e madeira. Dorme-se na rede em uma tenda linda.

Havia um rio bem na porta da casa, onde era possível tomar banho e passar o tempo.

 

Contato: 98 3369 - 1005 e 98 9609 - 2199

Facebook: https://www.facebook.com/biziquinho.lencois?ref=ts&fref=ts

 

Outros guias:

- Fagner 98 9190 3335 (guia que encontrei na caminhada e fizemos juntos uma parte do caminho).

- Carlos Queimada 98 8734 0615 (guia famoso, que conversei pelo tel, mas que não estava disponível na data que eu precisava)

 

Preço do guia: Até 3 pessoas paga-se 150,00 a diária. De 4 - 10 paga-se 200,00 a diária.

(que pode ser dividida entre o grupo).

 

Contactei o guia na região mesmo. Perguntando de boca em boca. Mas pode-se ligar antes e perguntar.

 

Lugares:

 

- Santo Amaro: é uma cidadezinha que cresceu com a exploração do petróleo. De lá tem como fazer vários passeios

curtos, de uma tarde, por exemplo. Não os fiz, pois estava interessada na travessia. Tive a impressão de que é menos

caótica do que Barreirinhas.

 

Fiquei na Pousada fé em Deus:, que é gerida por Dona Graça, uma figura. 98 8707 0983 / 8870 9596 / 3369 1116

 

Queimada dos Britos

É uma comunidade no meio das dunas, entre a vegetação. Moram algumas poucas famílias longe umas das outras. Lá

vi um por do sol incrível, acompanhada pelo filho do Biziquinho de 5 anos. Nas comunidades se come bem simples:

uma galinha matada na hora (deliciosa), arroz, feijão e macarrão - com muita fartura.

 

20140803_164339.jpg.ea00e5bd12cfba982ccd231eb06f1230.jpg

 

Baixa Grande

Fiquei na casa da Dona Dete. Aqui já haviam mais turistas. Uma cabana grande cheia de redes. Já havia também uma espécie de

refeitório. O legal deste lugar é que perto da casa tem várias lagoas que dá para ir andando. Vi lagoas incríveis lá

e o pessoal da casa é muito agradável. As comunidades já tem estrutura para banho e as redes para dormir.

 

20140804_122751.jpg.f71705783d45543c1e9750d3e9ee2636.jpg

 

Canto de Atins

Canto de Atins está na praia, mas as pousadas estão longe. A praia não é legal, mas as pousadas estão em frente a

uma faixa de dunas incrível e com lagoas que dá para ir a pé. É impressionante como cada lugar é único, apesar

de ser tudo duna e lagoa....O que não gostei daqui é que existem apenas duas pousadas: a Luzia e a do irmão dela. Ambos

competem pelo maior preço. Fiquei na Luiza, que é famosa pelos camarões na brasa. Realmente a comida é gostosa, mas

tem vários problemas neste lugar.

 

Paga-se muito caro para comer e nada é farto. Apesar da comida ser gostosa, senti uma relação

de exploração muito grande. Cada prato custava 30,00 e não havia sequer arroz à vontade. Não vendiam água de 1,5l, só garrafinhas

a 3,00. Depois ainda dificultaram nossa saída do lugar, quando poderiam facilitar para seus próprios hospedes.

 

20140806_125527.jpg.f265246705d559baf1c8a788f0c207df.jpg

 

Conclusão, vale a pena dar uma passada e até dormir uma noite, visto que você chega muito cansado de três dias

de caminhada. Mas saia o quanto antes.

 

De Canto de Atins até atins são 1,5 horas andando. Dá para ir, mas depois de três dias de caminhada não animei

e peguei uma carona com um dos transportes que levam para passeios nas lagoas.

 

Atins

Atins é bem legal. É uma cidadezinha com ruas de areia ainda. Tem muitas pousadas bonitas e tal, mas o clima é bem leve.

Lá fiquei na pousada do Melo (98 8843 3968), que é a mais barata (60,00 o quarto para casal). O bar do do Chico foi bem legal também. Vai

toda a galera da região e é bom para tomar uma cerveja e bater papo. Lá também serve comida e o Chico é uma figura.

 

A praia em Atins é linda. Uma das mais bonitas que já vi. Passei o dia todo lá. Também saem passeios, que não fiz, pois

já tinha feito a travessia. Se alguém quer ir para ficar em um só lugar e de lá fazer passeios curtos, indico Atins.

Atins é o intermédio das comunidades no meio dos lençóis e as cidadezinhas de entrada no parque (Santo Amaro e Barreirinhas)

 

DICAS PARA A TRAVESSIA

Não é possível fazer a travessia com uma mochila grande. Para a caminhada você deve levar:

- um par de roupa para caminhada e um para a noite

- água que você vai comprando nas comunidades

- alguns biscoitinhos, barrinhas de cerais e frutas (pouca coisa)

- protetor

- óculos de sol

- band aid e esparadrapo para bolhas (caso ocorra)

- avaianas e um par de meia. Não leve sapatos. As meias podem servir em caso de bolhas.

- roupa de banho e canga

 

Não indico levar barraca e saco de dormir na travessia. Dorme-se em redes, que convém mais

com o clima e com a própria estrutura montada para recebê-los nas comunidades.

 

O que fiz foi despachar a mochila com o restante das roupas e utensílios com um amigo do

guia que ia para Canto de Atins de carro. Ele deixou a mochila na pousada em que chegaríamos,

que o guia tinha costume de levar o pessoal.

 

PREÇOS

Um panorama dos meus custos:

- Guia 150,00 a diária (450,00 no total)

- Dormida nas comunidades com café da manhã: 25,00 (75,00 três dias)

- Dormida em Santo Amaro com café 60,00 para duas pessoas (1 noite 30,00)

- Dormida em Canto do Atins 60,00 para duas pessoas (2 noites 60,00)

- Dormida em Atins 60,00 para duas pessoas (2 noites 60,00)

- Comida nas comunidades: 25,00 a refeição (75,00 três dias. Era muita comida!!!)

- Comida em Santo Amaro: 30,00 para duas pessoas (15,00)

- Comida em Canto de atins: 30,00 para uma pessoa (45,00)

- Comida em Atins: 30,00 para duas pessoas (60,00)

- Trasporte São Luis - Sangue - Santo Amaro (Van): 50,00

- Trasporte Canto de Atins para Atins: 10,00 (canora em um transporte de turistas)

- Transporte Atins - Barreirinhas: 25,00

- Transporte Atins - São Luis: 50,00 (taxi coletivo)

- Água: uma garrafa de 1,5: de 3,5 a 6,00 - dependendo de onde você estiver

 

DESLOCAMENTOS E TRANSPORTE

 

São Luis - Santo Amaro: peguei uma van que sai do aeroporto. Tem várias que saem para Santo Amaro

e Barreirinhas as 3:30h, que parece ser o horário que chegam vários voos. É possível agendar.

Liguei para Tomas 98 8836 4099. fui com ele, mas não sei se o fato de ter ligado influenciou. Você vai de van

até Sangue e de lá pega um 4x4 coletivo com o pessoal da comunidade.

Preço: 50,00

Tempo: 5h de viagem

 

Santo Amaro - Queimada dos Britos:

A saída é as 3:30 h da manhã para que a maior parte da caminhada não seja em sol quente.

Tempo: são cerca de 8h de caminhada.

 

Queimada dos Britos - Baixa Grande

Tempo: são 4h de caminhada, saindo as 7h da manhã.

 

Baixa Grande - Canto de atins

Mais 8h de caminhada, sendo parte nas dunas e parte na beirada da praia.

Pode-se fazer este percurso de motociclo, que os moradores tem e cobram.

Tempo: 8h de caminhada.

 

Atins - São Luis: O percurso é feito de 4x4 e depois taxi, van ou ônibus - como preferirem.

Tempo: cerca de 5h (total)

Preço: 25 (4x4 de Atins a Barreirinhas) + 50 (taxi de Barreirinhas - São Luis). O bom é que o taxi

te deixa no hostel para onde vc vai ou no centro histórico, caso você ainda vá procurar lugar. O ônibus

é apenas 10,00 mais barato (não compensa, pois demora 2h a mais e ainda vai te deixar na rodoviária).

 

Dias

Santo amaro: 1

Travessia: 3

Canto de Atins: 1

Atins: 2

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 

SÃO LUIS DO MARANHÃO

 

São Luis é uma capital decadente. A maior parte dos prédios históricos está abandonada. De um lado tem a parte histórica, onde compensa

ficar e na outra tem a parte litorânea. Nessa está tudo cheio de prédios, casas e comércio. Mas no centro histórico não tem muita coisa.

Acho que uma tarde ou um dia em São Luiz é suficiente. O movimento mais pesado parece ser na sexta feira. Sábado e domingo

o centro histórico morre. Não sei como é dia de semana.

 

20140809_102838.jpg.8a147814684c5d1f3312a99408924021.jpg

 

Mas tem coisas interessantes. Fiquei hospedada no centro histórico, que compensa. Você fica perto das principais coisas que tem para fazer:

 

- Hostel Solar das Pedras, que fica na rua da Palma (centro histórico): 80,00 quarto para dois; 35 individual compartilhado.

- Comer no restaurante da Criola. é um selv-service com comidas típicas. Muitos mariscos, arroz de cuchá, torta de carangueijo....

Custa cerca de 40,00 o kg. Achei mais em conta do que os outros restaurantes no cento histórico.

- Tambor de Crioula: o mais famoso e acessível é o do Mestre Amaral. Fica próximo ao hostel em um lugar muito bonito, com uma

vista incrível.

- Reggae que dança coladinho! Tem vários. Tem um famoso, no bar do Nelson, que rola aos sábados. Mas não fui.

- Mercado Central: é um lugar bem bacana. Lá vende de tudo. Dá para comprar camarão e cozinhar no hostel, castanha de caju,

sapatos feitos na região, açaí! Gostei bastante do lugar.

 

ALCÂNTARA

 

Li várias discussões se vale ou não a pena ir para Alcântara. Passei apenas uma tarde lá e conheci o centro histórico. A viagem depende

da maré, pois SL é uma ilha e quando a maré baixa, não tem como sair do porto. Os barcos saem por volta das 7h da manhã e é melhor

comprar passagens no dia anterior - que custam 24,00 ida e volta.

 

20140810_150610.jpg.18090f3ece7e95647b41c18069d094bf.jpg

 

Tome cuidado com os guias. Eles compram passagens para revender e tentar fazer você comprar o pacote que inclui o guiado. Não botei

fé nos guias. As duas experiências que tive foram com caras que ameçam que você vai ficar sem passagem, que não conseguir fazer nada

sem a ajuda ele. Decidi fazer o recorrido sem guia e foi ótimo. Depois, conversando com um dos donos do restaurante, descobri que

são todos ruins mesmo. Os amigos que contrataram um guia chegando em Alcãntara se arrependeram e até brigaram com os caras.

Eles ganham te levando nos restaurantes caros, sem te perguntar se você quer ou não. O centro histórico é muito pequeno e com um

pequeno mapa (que comprei por 7,00) você pode se orientar e dar um rolé.

 

Achei o lugar bem legal e com várias possibilidades não exploradas. Na ilha tem vários quilombos e tem pousadas também

(vi uma que era o mesmo preço do hostel de SL).

 

Se eu voltasse passaria uma tarde em SL e me mandaria no outro dia cedo para Alcântara (essa é minha dica!). Tentaria ir para algum quilombo e conhecer

os 50 km (?) de praia que existem. Encontrei várias pessoas com quem troquei ideia e me pareceu um lugar muito receptivo.

 

Lá vi uma igreja dos escravos que foi incrível. Pura história de Resistência. Com vários São Beneditos, para quem o tambor de

criola é feito. Lá nos quilombos, acredito ser possível ver Tambor de Criola também! E em um formato diferente da cidade....

 

20140810_115537.jpg.908a53ee31ff6490d55a7d3cc10568e5.jpg

 

PREÇOS

Hostel São Luiz 160,00 + 40,00 (meia diária) para dois por duas noites: 100,00

Almoço Criola: 25,00 (com suco)

Almoço na praia 80,00 (para dois): comi numa barraca na praia e não valia o preço.

Almoço Alcântara: 15,00 pf

Barco São Luiz: 24,00

Taxi Aeroporto: 40,00 (O próprio hostel fez o translado. Dividi com outro menino que também ia viajar)

 

Dias

São Luiz: 2

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 9 meses depois...
  • Membros

Parabéns pelo relato. Dicas importes. Histórico minunsioso. Mas tenho uma dúvida. Sou fotografo e gostaria de saber se é possível fazer o trajeto Santo Amaro pra Atins de 4x4? Esrou com uma bagagem significativa de equipamento e fazê-la a pé é inviável a não ser que seja possível contratar carregadores. É possível? Obrigado

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...