Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Entre em contato com a Loja Dois Irmãos, talvez eles possam enviar por correio...

 

http://www.doisirmaos.com.br/contato.htm

 

Praça Horácio de Matos, nº 03, Centro, Lençóis - Bahia - Brasil - CEP 46960-970 - Tel.: 75 334.1405 / 1395

 

e-mail: doisirmaos@doisirmaos.com.br - www.doisirmaos.com.br

 

Acabo de publicar umas fotos da Chapada Diamantina... quem quiser visitar basta clicar : http://eversilva.multiply.com/photos/album/27

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Ever, você disse que em Lençóis eles dão um mapa da região, com trilhas e tal. Você tem esse mapa escaneado para me mandar?

É que fico lendo cachoeira tal, trilha tal, e queria ver melhor a localização delas pra me programar melhor.

Ou me indique um site legal onde eu possa pegar essa informação.

 

Quero ir pra lá em dezembrom passar natal e reveillon.

Estava pensando em incluir outros roteiros na viagem, mas devo ficar só com a chapada mesmo!

Como fica a cidade em termos de agito noturno em dezembro/janeiro?

 

O que você recomenda, albergue, pousada ou alugar uma casa?

 

Tem mais alguém que vai pra lá está sozinho/a, pra fecharmos um grupo?

 

Valeu e abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/brasil-chapada_diamantina-mapa_da_travessia.shtml

 

... o mapa acima mostra as principais trilhas e as cachoeiras nestes caminhos. Próximos às cidades você também encontra cachoeiras menores e nem por isso menos belas, estas você encontra em mapas das trilhas de cada cidade, ou vai se guiando por informações do povo de lá. Para alguns lugares a presença de um guia é altamente recomendável, e até imprescindível. Se for bem aventureiro, dá pra se virar sem guia.

 

Dezembro até o final do carnaval é um período de alta temporada na Chapada Diamantina. Nas cidades tem alguns bares que reunem moçada de tribos diversas; não tem muitas baladas fortes como em outros lugares, as vezes um forró ou um reggae aqui e ali. Nos dias de festa, natal, ano novo e carnaval, Lençóis fica bem lotada com agitação nas ruas. Para estas datas é importante fazer reserva com antecedência.

 

Em Lençóis tem algumas pousadas bastante simples com diárias a partir de R$15 e até hotéis de alto padrão com diárias a uns R$200 pra mais. Se você quiser ficar numa casa de família com ambiente tranquilo e seguro dê uma olhada na Casa de Radi (http://www.geocities.com/eversilva/bahia/casaderadi). Alguns mochileiros e mochileiras daqui já ficaram na casa de dona Radi e aprovaram a hospedagem. Caso prefira uma pousada posso recomendar a Pousada Prímole de Ana Figueiredo, a "Ana da sopa" , http://www.triboaventura.com/2005chapada/infos.htm#hospedagem

Nesses são dois lugares que já fiquei mais de uma vez e posso recomendar de primeira-mão. São lugares simples e com preço em conta.

 

Na cidade de Lençóis, como disse, você encotra várias outras opções.

http://www.guialencois.com/estrutura_hospedagem.htm

 

Aluguel de casas também é possível sim mas não tenho nenhum contato pra te passar. Dona Radi pode te ajudar a encontrar uma casa também, se for o caso fale com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Vareja. Também gostaria de contribuir.

 

O mapa e dicas do Ever são sempre muito boas (Ever, estive na Chapada agora em agosto e aproveitei várias coisas que vc escreveu. Super obrigado!)

 

Sobre o mapa que vc pediu, tem um bem legal que vc pode comprar diretamente com o publicador (Roberto Sapucaia, morador em Mucugê - uma das cidades-porta da Chapada). Vc encontra informações no site http://www.trilhasecaminhos.com.br/. Custa cerca de R$ 15,00 e ele pode mandar via Correios para vc. O mapa é muito bom, completo e tem as trilhas desenhadas - de repente, vc se estimula a se arriscar em algumas! A única falha do mapa é que foi esquecido de colocar os nomes das trilhas. Mas, vc pode pedir isso para o Roberto. No entando, vale alertar que este mapa não é indispensável. Dependendo de seus objetivos na Chapada, este que o Ever mandou está ótimo.

 

Outra dica que acho importante: como a Chapada é muito grande, vale a pena vc planejar bem o seu passeio e programar hospedagens em diferentes cidades durante sua estada por lá. Por exemplo, se vc deseja conhecer o Poço Encantado, Buracão e Fumacinha vale a pena ficar em Ibicoara. É a cidade que que abriga essas atrações. Está a uns 150km de Lençóis, que é a "capital" da Chapada. Como muita gente acaba ficando em Lençois, gasta-se tempo e dinheiro para se deslocar até Ibicoara. Em Ibicoara há, ainda, umas pousadas bem interessantes. O mesmo raciocício vale em relação a Mucugê e Vale do Capão. Também vale dizer que essas cidades não tem o agito de Lençois.

 

Ever também acertou no tempo para ficar na Chapada. Doze dias está ótimo. Dá para fazer quase tudo, incluindo um ou dois trekkings de 3 dias (Vale do Paty e Fumaça por Baixo, por exemplo)

 

Se vc quiser, tenho nomes de guias também e agências.

 

Abraço.

 

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

... se tiver tempo faça mesmo rgluiz falou e explore um pouco mais outras cidades fora de Lençóis. Um dos lugares pitorescos que gostei muito foi a vila de Igatu, também conhecida como Xique-xique. Fica entre Mucugê e Andaraí... é um lugarejo parado no tempo com algumas casas diferentes e um povo bem pacato. Na cidade tem algumas ruinas que lembram um pouco ruinas inca, por conta disso chama o lugar de "a Machu Pichu da Chapada Diamantina" ... ao redor da cidade tem algumas cachoeiras que você visita a partir das trilhas. A estrada de pedra que se pega para chegar na cidade lembra estradas medievais. Isso tudo dá ao lugar um clima bem diferente mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Galera, valeu pelas dicas. Acho que só com esses úlitmos tópicos já posso me planejar legal

Tava a fim de juntar uma galera e ir de carro, mas vou acabar indo sozinho mesmo.

 

Quanto aos preços, compensa ficar na Ana da Sopa/Radi ou no Hostelling de Lençóis??

 

E quanto custa essa trilha de 7 dias? Há várias agências? Rola eu ir sozinho e me juntar com grupos maiores? Qual estrutura oferecem para a trilha? Qual o tamanho dos grupos.

 

E chega de pergunta, hehehe

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

No Albergue da Chapada a tarifa é de R$15 a R$25 dependendo se alta ou baixa temporada, excluindo ai as datas de festa como Natal/Ano Novo/Carnaval que deve ter um pacote para vários dias. Quarto coletivo e banheiro comunitário.

http://www.hostelchapada.com.br/

 

Na casa de Dona Radi se paga R$15 por pessoa para ficar num quarto com banheiro individual. Ela tem dois quartos que acomodam de 1 ou 2 pessoas e outro maior que dá pra ficar 4 ou até 5, talvez. Esse preço é na baixa temporada, não sei se é mais alto na alta temporada mas talvez seja outro preço pros dias de Natal/AnoNovo/Carnaval.

ou seja ... Se estiver sozinho você paga R$15 e fica com um quarto só seu, mais confortável que dormir em beliche num quarto com mais pessoas.

http://www.geocities.com/bahia/casaderadi

 

Na Pousada Prímole é um pouco mais caro e eles tem uns três quartos de tamanhos diferentes. Vale consultar diretamente com a Ana. Um destaque pra essa pousada é o café da manhã ... com certeza você não vai encontrar nada parecido em nenhum outro lugar.

http://www.triboaventura.com/2005chapada/infos.htm#hospedagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Gente, gostaria de saber, se dá pra ir de onibus até a Chapada Diamantina, ou o lugar mais próximo, saindo de S.Paulo. Chegando lá, o que devo visitar, onde ficar, e se dá pra fazer tudo por conta própria, ou devo contratar uma agencia de turismo. Dá pra fazer as trilhas tbm sem agencia ?

Pra quem já foi:

Pode me enviar alguns roteiros de visitação e trilhas !!!

 

agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

olá Jurema, de São Paulo tem ônibus para algumas cidades da Chapada Diamantina . Para Lençóis, a "capital do turismo" da Chapada você viaja pela empresa Emtram mas prepare-se .... é uma longa viagem e pra ajudar os ônibus e a estrada não são lá essas coisas. A viagem deve levar algo entre 30 a 40 horas.

 

Uma alternativa é quebrar a viagem parando talvez em algum lugar no sul da Bahia, depois Salvador, e daí Lençóis. Fazer a viagem de avião até Salvador é a alternativa mais viável em termos de tempo e dinheiro, caso você queira escapar das longas horas de ônibus.

 

A Rodovia BR 242 que liga Salvador a Brasília corta a Chapada Diamantina e dá acesso às cidades da região. Saindo de São Paulo, você pode seguir em direção à Bahia e parar nas praias do sul da Bahia por um tempo. Por exemplo Porto Seguro e região ... Dali você pode seguir pra Salvador para mais uma escala e talvez curtir um pouco a cidade, ou até Feira de Santana e de lá seguir para Lençóis. Outro ponto de parada pode ser Vitória da Conquista que fica no interior e não tem muitos atrativos turisticos.

 

Outro caminho pode ser seguir de São Paulo para Brasília e de lá seguir para Seabra (fica ao lado de Lençóis).

 

Mas se você tem experiencia com longas viagens de ônibus, siga direto de SP a Lençóis pela Emtram.

 

Para os passeios você tem várias opções ... alguns você pode fazer sozinha mesmo sem guia por trilhas mais fáceis e evidentes. Em algumas trilhas a presença de um guia é imprescindível pois não há indicações. Alguns passeios devem ser feitos de carro ou van, isso você acerta com as agências ou com guias locais. Algumas atrações ficam muito longe e não há transporte público entre as localidades.

 

Dê uma olhada nas outras mensagens e você encontrará muitas informações sobre o que fazer ... quanto tempo ficar ... o que visitar ... onde se hospedar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...