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Curitiba ---> Ilha do Mel (2014) e Foz (2019)


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Aeee galera mochileira, tô chegando pra passar o meu relato de viagem. Voltei pra Curitiba 2 anos e meio depois da minha primeira passagem e como prometi voltar, voltei! Precisava reparar minha falta com Curitiba pois da primeira vez, por falta de experiência, falta de planejamento ou falta de sei lá o que não deu pra ver muita coisa e fiquei devendo mesmo com Curitiba.

Aproveitando, fiz também o passeio de trem pra Morretes e depois fui pra Ilha do Mel. :D

Relatoooooooo

 

Sábado, 18 de outubro de 2014

Cheguei em Curitiba no início da tarde. Fui pro Curitiba Hostel, no Largo da Ordem. O hostel é bom, bem localizado, com o Bar do Alemão ao lado, apenas achei caro pelo que ele oferece. A diária custa 50 reais, o banheiro fica fora do quarto, um pouco longe e as paredes não eram a perfeição da limpeza. Não que isso torne o hostel ruim, longe disso, mas já fiquei em hostels melhores com diária mais barata. Eu, particularmente, prefiro os hostels da rede HI e esse não é associado. Mas compensa pela localização. :?

Almocei no Tubas Bar, um bar com ar de rock ali perto na Praça Garibaldi, 50.

Passei o resto da tarde ali nas redondezas do Largo da Ordem, sem nada pra fazer e tomando um chopp no Bar do Alemão. Só curtir Curitiba com bastante tempo...coisa que não tive da outra vez.

 

Domingo, 19 de outubro de 2014

Fui fazer a Linha Turismo. Da outra vez que passei em Curitiba não deu tempo. Acho que se eu quisesse ir nos pontos que fui usando transporte público conseguiria fazer da mesma forma e gastando bem menos, mas eu queria muito andar naquele onibus grandao com 2º andar panorâmico. A Linha Turismo custa 29 reais com direito a 4 reembarques. Peguei o onibus no ponto inicial na Praça Tiradentes às 9:20. Da outra vez que fui em Curitiba já tinha ido no Jardim Botânico e no Museu Niemeyer então dessa vez passei direto e fui descer só na Ópera de Arame já quase 11 horas. A parada na Ópera de Arame é bem rápida, só mesmo pra tirar umas fotos do lugar pois o palco fica fechado e a visitação vai só pela ponte até a entrada da ópera. Não fiquei ali nem 5 minutos. Depois fui a pé pro Parque Tanguá. Tranquilo de ir andando, só subir o morrinho à direita da ópera e entrar na primeira rua a direita ali em cima, seguir pelo plano até passar pelo cruzamento com outra rua e mais um pouquinho à frente entrar à esquerda e pronto! Chegou o Parque Tanguá! Eu não levei nem 15 minutos andando e fui devagar pois tava quente. Não desperdice um reembarque da Linha Turismo, vá andando da Ópera ao Parque Tanguá! ::cool:::'> ::cool:::'>

Aaahhhhhhh o Parque Tanguáááááá ::love::::love::

Pare lá, pare lá, pare lá!!! ::otemo::

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Parque Tanguá é lindo demais, achei o lugar mais bonito de Curitiba!!! Jardim Botânico perde muito pro Parque Tanguá, aquela pedreira, as fontes, a cachoeira, o túnel lá em baixo, tudo muito bonito, show, show, show. Saí de lá 13 horas depois de trocentas fotos. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

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Passamos pelo Parque Tingui, bonito também mas achei desnecessário descer já que a linha vai passando pela lateral do parque e dá pra ir tirando boas fotos pelo caminho. O parque não vai muito lá pra trás então a maior parte dele vai margeando a rua por onde a linha passa e dá pra ir tirando boas fotos enquanto isso.

Desci pra almoçar em Santa Felicidade. Entrei num rodízio de massas delicioso no restaurante Portal. Opção de restaurante em Santa Felicidade não falta, mas são meio caros. Peguei a Linha Turismo de novo quase 15 horas e já tava armando o temporal. Desci no Parque Barigui e saí pra esconder da chuva numa casa amarela perto do ponto de onibus. E desceu a chuva e até granizo. E o calor de 30 graus virou friozinho de 16 graus. Depois de um tempinho a chuva parou e dei uma volta pelo Parque Barigui, mas não vi nada demais. O lago é bonito. Pra terminar, fui pra Torre Panorâmica. Entrada custa 3,50. Cheguei lá em cima quase 17 horas, a chuvinha voltou mas bem fina. Como não tinha nevoeiro, a chuva não atrapalhou de ver o visual lá de cima. E enquanto chovia para um lado, para o outro o tempo era mais claro e com o tempo a chuva ia virando e para onde estava escuro dava pra ver com mais clareza. Como não tem tempo limite de permanência lá, fiquei até 18 horas e tirei fotos até das serras bem pra lá da cidade.

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Fechei a Linha Turismo descendo no mesmo ponto que entrei e fechei o dia também.

Percebi durante todo o trecho que Curitiba tem muitos fios baixos, o onibus é alto e em vários lugares passamos muito perto da fiação. Totalmente desaconselhável ficar em pé com o onibus em movimento pois a qualquer momento um fio pode atingir a sua cabeça! Teve um ponto perto do Bosque Alemão que o onibus arrancou um fio, não sei se de telefone, luz ou outra coisa, mas pode ser perigoso. Alguns onibus tem um ganchinho na frente pra defender dos fios, mas mesmo assim é bom ter muita atenção com eles e os responsáveis pelas fiações da cidade deveriam fazer alguma coisa para segurança de todos. Fica o alerta! ::cool:::'>

 

 

Segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Saindo cedo do hostel, peguei a linha 304 Pinhais-Campo Comprido às 7:40 e 7 minutos depois descia na rodoferroviária de Curitiba. O horário do trem é às 8:15 mas atrasou, dizem que por causa de 3 onibus de Paranaguá que chegaram bem em cima da hora. O trem saiu às 8:30. Ele vai beeeeeeem devagar. :? Primeiro passando por áreas urbanas de Curitiba e Pinhais, depois algumas áreas rurais entre Pinhais e Piraquara. Esse trecho é bem monótono, o trem continua beeeeem devagar e não tem nenhuma paisagem assim espetacular. São pastos, campos, plantações, gado, araucárias e tal... lá pelo meio do passeio é que vem a parte mais interessante com túneis, viadutos, cachoeiras e rios. Infelizmente o nevoeiro pegou bem nesse trecho e deu uma prejudicada justamente onde a paisagem seria mais deslumbrante. Pouco mais abaixo teve um defeito no trem, soltou ar do sistema de freio e o trem parou. :( E ficou parado alguns minutos, uns 15 talvez. A chegada na estação de Morretes foi 12:30. chegou 1:15 depois do previsto. O trem vai realmente beeeeem devagar. Eu fiquei um pouco decepcionado com esse passeio pois boa parte dele é bem monótona. A parte mais bonita ficou prejudicada com o nevoeiro. O preço do trem é meio salgado, eu comprei a mais barata do vagão econômico por 72 reais e já fiz o trem de Vitória a BH que durou mais de 13 horas e é mais barato. Não é tão turístico, é mais de passageiros, viaja a 70 por hora, não tem tantas paisagens deslumbrantes, só mais ali perto de BH, mas mesmo assim não achei tão monótono quanto esse, acho que mais pela velocidade muito baixa e mesmo que o tempo tivesse bom, o trecho onde estão os principais atrativos passam em 15 minutos, o resto é basicamente passar no meio da mata, então vai mais do gosto individual de cada um. Mas tenho vontade de repeti-lo num dia de tempo firme.

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Na saída do trem, encontrei mais gente que, como eu, estavam indo pra Ilha do Mel. Fomos andando pra rodoviária. Saindo da estação em Morretes, indo para a direita mais 3 quarteirões chega na rodoviária. O próximo onibus para Paranaguá era 13:20. Enquanto esperávamos fomos fazendo amizades, éramos eu e mais 6: O Marcos de Apucarana e a namorada dele que esqueci o nome, as amigas Vivian e Paula de São Paulo e um casal francês que mora em São Paulo ha algum tempo. Tinha também um casal mais velho de Mato Grosso do Sul que pegaram um táxi na estação pra ir pra rodoviária, mas por causa das malas, sem malas pesadas não precisa, dá pra ir a pé mesmo. E fomos todos pra Paranaguá às 13:20 num onibus urbano lotadão mas que pelo menos me deixava feliz porque tinha mais velocidade que o trem ::hãã2::. Chegamos em Paranaguá 14:30. O barco pra Ilha do Mel é 15:30. pra ir da rodoviária pra onde pega o barco é só ir andando pra esquerda, atravessar a rua em frente a entrada pra Ilha dos Valadares e seguir beirando a orla até onde vende as passagens do barco, que é num prédio laranja numa esquina onde do outro lado tem um hostel da rede HI e fica em frente onde se embarca para a ilha.

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Sobre o barco pra ilha do Mel: Em Paranaguá só tem dois barcos por dia, um pela manhã e outro à tarde. A maioria dos barcos parte de Pontal do Sul, onde tem barco de hora em hora das 8 às 17 horas e claro que em altas temporadas e finais de semana tem barcos com mais frequência. Mas então por onde ir? Depende de onde você vem e em qual horário. Eu cheguei em Paranaguá às 14:30 e o barco é 15:30. O preço do barco é 34 reais, incluída a taxa de visitação da Ilha que acho são 10 reais. Os barcos de Pontal do Sul custam 29 reais. Esses valores são de ida e volta. Se for de Paranaguá pra Pontal do Sul o onibus custa 4,70, ida e volta dá 9,40 mais 29 reais são 38,40 então, pra quem chega por Paranaguá é mais econômico ir direto de Paranaguá, isso se você tiver sorte de chegar perto do horário de um dos barcos, pois de Paranaguá são poucos barcos pra lá. O tempo de barco de Pontal do Sul é cerca de meia hora. De Paranaguá dá mais de uma hora ou quase duas. A maré interfere nisso também pois com maré baixa ou maré contrária pode demorar mais.

O barco saiu 15:30 e chegou em Encantadas 16:50. Tranquilinho demais, o mar nem tem onda forte por ali.

Pisei no trapiche de Encantadas, olhei pro que tinha na minha frente e pensei...sério que vou ficar aqui só 2 dias??! ::love::::love::::love::

Porquê fiquei em Encantadas? Vamos a algumas objeções: Os principais pontos turísticos da ilha estão mais próximos de Nova Brasília do que de Encantadas, mas se você, assim como eu, gosta de andar, não ha problemas!!! Encantadas tem uma orla com pousadas, restaurantes e mercados em frente. Brasília fica toda pra dentro da ilha, não tem pousadas e restaurantes com pé na orla. Brasília parece mais tranquila e Encantadas mais agitada. Até durante a semana, fora de temporada com pouca gente na ilha você vê mais gente circulando em Encantadas do que em Brasília. Como eu queria algum lugar um pouquinho mais animado fui pra Encantadas e também achei Encantadas mais bonita que Brasília. ::otemo::::otemo::

fiquei na Pousada Marimar, que trabalha também com quartos coletivos e até já foi filiada da rede HI. Fiquei num quarto coletivo, diária 50 reais, a pousada é muuuito boa, o staff é muito legal e receptivo, tem um deck muito bom, com uma ótima vista pro por do sol e pra pegar um sol no deck de tarde, de frente pra praia, muito, muito boa mesmo. ::cool:::'> :8):Já passava de 17 horas, deixei minhas coisas no quarto e fui procurar comida, nem tinha almoçado ainda. A turma toda que veio no barco comigo tava comendo no restaurante Toca da Ilha que fica ali na orla mesmo um pouco mais adiante. Lá tem PF por 15 reais. Depois de almojantar, fiquei tomando cerveja com as meninas de Sampa. Me assustei com a conta pois a garrafa de cerveja lá custa módicos 10 reais!!! ::ahhhh::::ahhhh:: ainda bem que foram só duas garrafas!! Lembre-se que não foi só você que pagou um barco pra chegar lá, as comidas e bebidas também não foram parar lá sozinhas....... :?

 

 

Terça, 21 de outubro de 2014

Dia de andar, andar, andar...Vai pra Ilha do Mel? Tem disposição pra andar e quer ficar num lugar legal? Fique em Encantadas então!! Saí da pousada antes das 9 horas porque o café lá é servido tarde, só a partir de 8 horas, mas poderia ter ido mais cedo pois nesse dia um grupo grande de pessoas iam pegar o primeiro barco e serviram o café 7 horas. Se você for embora no primeiro barco, peça o café mais cedo! A equipe lá é nota 10 e vai fazer servir o café mais cedo pra você!! ::otemo::::otemo::

Então, o dia tava nublado, uns 21 graus, ótimo pra andar. E como andei!! A trilha de Encantadas pra Brasília sai do lado da Marimar, mas eu entrei noutra trilha perto do trapiche, dei várias voltas perdidas até encontrar a trilha certa ::putz::. A trilha é muito bem visível, sinalizada em alguns lugares, dá pra fazer tranquilo e sozinho. Primeiro você vai passando por casas e pousadas que ficam ainda em Encantadas e logo depois chega na Praia de Fora. A Praia de Fora é oceânica enquanto a de Encantadas é praia de baía, então, Encantadas é mais movimentada por causa da vila mas a praia de fora é mais deserta e mais limpa. Nao parei nela pois não tinha sol e meu destino estava looonge. Passando pela trilha vi ao longe o casal francês que veio comigo no trem e no barco andando pela praia. São facilmente identificados porque o cara é um rastafari que parece o Toni Garrido e ela uma francesa típica, então de longe dá pra conhecer. No fim dessa trilha tem um morro com degraus de pedras e lá no alto você tem uma boa visão do que já andou e do que ainda vai andar, pois avista o farol láááá longe!! :o

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Descendo do outro lado tem a Praia do Miguel, essa sim absolutamente deserta, pois pra ir por Encantadas tem esse morro pra passar e pra ir por Brasília tem um terrível obstáculo de pedras, então só os mais animados vão pra lá.

No fim da Praia do Miguel, momento aventura do dia, pois pra passar naquelas pedras exige estratégia :shock: eu fui pelas pedras até no ponto mais alto, tinha uma fenda no meio das pedras e pensei “por aqui não passo!!”, desisti e voltei. :roll: Pensei em ir beirando as pedras com as ondas batendo em mim. Fui até o meio, pensei que ia cair e morrer ali (momento exagero ::hãã::) e ninguém ia me salvar pois tava deserto. Voltei. :shock: E agora? Volto pra Encantadas e pego um barco pra Brasília? Ali perto tinha uma placa indicando que Brasília era por ali mesmo, pelas pedras. Peguei o celular, entrei no GPS e vi que a trilha passava ali beirando a praia mesmo, então pensei “só pode ser pelas pedras mesmo”. Bora pra mais uma tentativa!! Fui de novo até o ponto mais alto, vi aquela fenda no meio das pedras mas tava um trilho meio batido lá pra baixo e pensei que outras pessoas sempre passam por ali. Então aqui entra o pulo do gato!! pulo mesmo!! a parada agora é sentar na pedra e ir escorregando, pulando, descendo, segurando, vendo como dá e passar lá pra baixo e dali é só alegria!! Venci o obstáculo ::otemo:: e agora estou na Praia Grande, onde tem muito surfista. No fim dessa praia, outra trilha que vai pra Brasília. A gente chega no final de Brasília, já bem perto da entrada pro farol. Ali encontrei o casal francês que estava indo pro farol e agora tinha companhia. Fui andando com eles. O alto do farol é muito bonito, o MELHOR lugar da ilha pra tirar altas fotos.

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Dali fomos pra Fortaleza. Boooooaaaaa caminhada. Fomos pela praia, dá mais ou menos uma hora, mas fomos andando muito rápido pois o casal frances já ia embora da ilha naquela tarde. No caminho, pela praia, vi alguns golfinhos mortos, alguns eram só esqueleto mas tinha um que ainda tava morto recente e o frances rastafari foi tirar foto dele. A francesa ficou indignada com aquela atitude mórbida ::vapapu::, mas ele disse que já que não tinha visto nenhum vivo o morto servia ::lol4::. A maré ali varia muito e esses golfinhos devem ser trazidos por ela. Eu tive sorte de ver golfinhos vivos bem perto do barco quando tava indo pra ilha do mel. Os franceses também estavam no barco, mas dormindo.. chegando na fortaleza tem uma vila e ali dá pra ver contençoes pra maré e perceber que a variação da maré ali é enorme. Cheguei na fortaleza 13 horas. Mas fui andando e parando pra fotos e tal, não fui direto. Uma placa diz que são 9 km de Encantadas até a fortaleza.

A fortaleza é legal, histórica, tem um mirante lá em cima. Os franceses iam voltar por causa do horário, me despedi deles e fiquei mais um pouco ali aproveitando o local. Quando saí eram quase 14 horas e a maré tava bem alta, por isso voltei pela trilha e não pela praia.

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Almocei em Brasília, PF por 15 reais. Depois ainda voltei no farol com mais calma pois o tempo tinha aberto um pouco e não tinha intenção de voltar no outro dia. Peguei o ultimo barco e voltei pra Encantadas 17 horas. Fora de temporada são poucos barcos entre as duas vilas, mais ou menos de 2 em 2 horas. Custa 10 reais só ida e 18 reais ida e volta. Já tinha andado bastante mas o principal motivo pra voltar de barco é que passar de novo naquelas pedras com maré alta acho que não seria boa ideia. Andei mais de 15 km nesse dia de certeza. Quando cheguei na Marimar tinha um chegado um colega de quarto, o Alan de Curitiba, que apesar de tão perto nunca tinha ido na ilha do mel. Tinha uma holandesa também, a Patricia, que tá no Brasil ha algumas semanas fazendo trabalhos voluntários em Curitiba e tava numa passagem relampago pela ilha do mel. Jogamos umas partidas de sinuca e depois fui encontrar as meninas de SP pra tomar umas cervejas e conversar sobre o dia, a vida, filosofar e tal...

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Quarta, 22 de outubro de 2014

hoje o sol deu o ar da graça. Minha intenção pra hoje era nada. Já tinha conhecido a ilha e tava de bobeira. Como o Alan ainda não conhecia e queria ir em Brasília, fui de novo com ele. Parei na Praia do Miguel, tão vazia, tão limpa, tão boa... as pedras hoje já não foram obstáculo pois já sabia como passava. Fomos no farol de novo, com sol fica bem mais bonito. Almoçamos em Brasília e voltamos no barco das 15 horas. Depois fui na gruta de Encantadas, que ainda não tinha ido, mas não achei nada demais. A gruta é pequena. Mas o visual daquela parte da ilha é bem legal. Voltei já de tardinha e fiquei no deck da Marimar, curtindo o visual e os últimos momentos na Ilha do Mel. Tinha conhecido a ilha toda, feito tudo que queria fazer mas dava vontade de ficar mais. A ilha do Mel vicia!! ficar num lugar onde não tem mais barco depois das 17 horas, onde não tem ruas, não tem carros, você dorme ouvindo o barulho das ondas, tem trilhas, natureza...perfeito!! :wink:

 

Na quinta de manhã precisava, infelizmente, ir embora. Serviram o café mais cedo por minha causa ::cool:::'> ::cool:::'> e 07:30 peguei o barco pra Paranaguá. A maré tava baixíssima essa hora, o barco entrou duas vezes num banco de areia. De encantadas ele vai pra Brasília e sai de lá 8 horas. Na volta passou um navio grandão perto e deixou um mini tsunami pra gente. Tinha uma tia doidona parecendo a Doris Giesse que gritava tacalhe pau, tacalhe pau!! ::lol4::::lol4:: o barco subia e descia, tombava e destombava, frio na barriga, coração na boca e rindo da tia!! ::lol3:: um pequeno momento pra dar um pouquinho de emoção na volta hehehe.

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Cheguei em Paranaguá 09:45, dali você vai a pé mesmo pra rodoviária e peguei o onibus pra Curitiba 10:15, de onde você vai para o resto do Brasil e o mundo!!

 

isso é o que temos para hoje. Ilha do Mel ficou marcada pra mim, adorei aquele lugar e pretendo indicar pra todos vocês e voltar lá um dia, levando mais gente pra conhecer aquela maravilha da natureza.

Editado por Rezzende
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Olá! tudo bem,eu já tinha visto seu Relato antes e gostei muito e esse tb foi super útil para mim,pois estarei em Curitiba no Feriado de carnaval,de sabado a quarta,porém só ficarei na capital mesmo.

Lendo seu Relato fikei ainda mais empolgada para conhecer a cidade no carnaval.

A minha pergunta é a seguinte?? o Homa hostel que vc ficou da Outra vez é bem localizado?, Pretendo ficar lá .É Facil se locomover de Onibus por lá?? Qt foi + ou - o valor de seu Orçamento para sua estadia lá?? Dizem que curitiba é uma cidade Cara e eu quero ir Prevenida,entende??

Bem ,é isso.Se puder me fornecer essas InformaÇões será de grande Valia para mim.

Um Abraço,jaque

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  • Colaboradores

Oi Jaque!! Obrigado por gostar do relato. Acho o Carnaval uma boa pedida pra andar em Curitiba, a cidade deve estar mais vazia.

Da outra vez não fiquei no Roma, fui com mais 2 amigas e pegamos um quarto triplo num hotel do centro. Acho que o preço do Roma tá nessa faixa de 50 reais a diária tbm. Ali é perto do Shopping Estação, tem uma avenida grande perto, as estações tubo, deve ser fácil acesso aos outros locais tbm.

Não achei Curitiba assim tão cara, achei normal.

Dúvidas, tamo ae ::otemo::

Bjos, boa viagem!!

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  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores
Poxa! Que relato legal!!

Obrigada por compartilhar ;)

 

Pretendo ir pra lá no mês que vem e tirei muitas dúvidas aqui ::otemo::

 

Só ficou uma dúvida: como vc foi a pé de Paranaguá até a rodoviária?

o Google diz que são 1h30m de carro...

 

 

Abraço

 

Oi Érika, valeu por curtir ::cool:::'>

As caminhadas pras rodoviarias em questão sao duas. Em Morretes da estação de trem pra rodoviaria de Morretes é pertinho, sao 3 quadras. E da rodoviaria de Paranaguá pro porto de onde saem os barcos também é pertinho. O que é longe, 1h30m de carro é de Morretes pra Paranaguá, que eu fui de onibus.

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  • Rezzende changed the title to Curitiba ---> Ilha do Mel (2014) e Foz (2019)
  • Colaboradores

Vou aproveitar que já tenho esse relato sobre o Paraná e vou completá-lo (alguns anos depois...😂) com viagem pra Foz do Iguaçu
Já estava cansado de conhecer gringos pelo mundo afora que quando eu falava que era brasileiro eles sempre mencionavam logo as cataratas (sempre achei que falariam do Rio) e eu, vergonha alheia, não conhecia

Fui no começo de outubro, final da época seca, vazão baixa, mas tem suas vantagens pois as cataratas ficam mais nítidas
Fiquei 6 dias em Foz, no Che Lagarto, pois já conhecia a rede e o hostel lá é muito grande, são 8 andares com jacuzzi e piscina no terraço e meia hora de caipirinhas grátis por dia que fizeram estragos num colega de quarto ::essa::

Dia 1 🇧🇷
No primeiro dia, uma segunda-feira, cheguei em Foz por volta de 15h e não fiz nada além de descansar no hostel, que tem esse espetáculo grátis de por do sol no terraço

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Dia 2 🇧🇷

Fui conhecer as cataratas do lado brasileiro. Fui de ônibus (R$3,75) peguei a linha 120 no terminal urbano que é pertinho do hostel.
A entrada no parque custa 41 reais. Um ônibus leva até o começo da passarela que é curta e com 2 horas já dá pra visitar todo lado brasileiro. Não fiz o Macuco Safari pois li que do lado argentino é mais barato.

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Na saída do Parque eu fui ao Parque das Aves, entrada 45 reais. Achei caro pelo que oferece, afinal eu fui criado na roça, meu pai tinha uns pavões na fazenda, araras apareciam por lá e até hoje tucanos voam perto do meu apartamento. Também vi muitos flamingos no salar de Uyuni ano passado. Então pra mim ficou aquela sensação de nada muito interessante, exceto o borboletário que eu achei bem legal e umas aves vermelhas diferentes. Na minha opinião uns 20 reais seria justo. Fui pra conhecer...não voltaria...mas como disse, é porque pra mim não foi muito surpreendente, pra quem nunca teve contato com aves pode ser melhor. O parque é interessante, bem estruturado, só achei que o preço não condizia...


Dia 3 🇵🇾
Desde a noite anterior, a galera do meu quarto no hostel já tinha virado uma família e tínhamos combinado de ir pro Paraguai. Eu não tinha nada específico pra comprar, fui só bater perna a toa e riscar mais um país na minha lista.
Eramos 4 e fomos de Uber até a Aduana Brasileira e atravessamos a ponte a pé já que o transito é terrível. A dica é guardar bem seus pertences pois há muitos casos de roubos na ponte

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Ciudad del Este é aquela babilônia de sensações, gente pra todo lado, motos cortando aqui e ali, ambulantes...enfim...uma bomba de estímulo aos sentidos.

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Basicamente são poucas as lojas mais famosas e confiáveis, todas elas ficam à esquerda ao entrar no Paraguai. A mais cara é a Monalisa (nem fui) e as indicações de melhores compras são na Mega Eletrônicos e na Cellshop (a que eu mais gostei, são 5 andares e tem de tudo)
Comprei só um carregador portátil e um perfume. Minha meta no Paraguai era aproveitar o câmbio sem IOF e trocar uns euros pro projeto 2020. Aproveitei e troquei uns pesos argentinos por 14.35 pra usar no parque de lá. Em Puerto Iguazu aceitam reais (exceto na entrada do parque) e a cotação deles era 13.00. Então fiz bom negócio em cambiar no Paraguai
Fui até a Cambios Chaco que tinha a melhor cotação e ela fica mais pra dentro de Ciudad del Este, uns quarteirões pra frente da muvuca das lojas. Deu pra perceber que depois de sair da ponte e passar pela loucura da área comercial, Ciudad del Este é bem mais bonitinha quando se avança mais pra dentro.
Tava querendo fazer a visita em Itaipu do lado paraguaio, que é de graça, mas como a galera que foi comigo garrou muito na Cellshop e o tempo começou a fechar, ficamos só pelas lojas mesmo.

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Voltamos novamente a pé pela Ponte da Amizade, como clássicos sacoleiros ::hahaha::. Na entrada do Brasil a Receita Federal parou um cara de um grupo que tava na frente da gente, mas aquela coisa aleatória, a maioria passou sem inspeção nenhuma. Fiquei lembrando daquele programa que passa na Natgeo...Fronteras Peligrosas de Latinoamerica😜

Dia 4🇧🇷
Passei a manhã na piscina do hostel e à tarde fui ao Marco das 3 Fronteiras no ônibus da linha 103 Jardim das Flores que vai até lá depois de rodar por 427 bairros...😅
Tinha comprado a entrada no Parque do Iguaçu por 22 reais pois a moça me disse que lá era promocional e se eu comprasse na hora no Marco seria 28,50
Eu achava que era só um marco e pronto, mas não, tem toda uma estrutura bacana, um museuzinho, restaurante, um ambiente bacana e que combina com o fim de tarde.

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A galera do hostel, que tinha ido pras cataratas brasileiras, foram pra lá e voltamos de Uber, que juntando mais gente fica mais barato que o ônibus

Dia 5🇦🇷
Dia de ir nas cataratas argentinas. A gente ia de ônibus mas um taxista cobrou 100 reais pra levar na porta do parque e como estavamos em 4 (R$ 25 pra cada) foi bem melhor. Vai mais rápido e mais fácil na fronteira tb
A entrada custa 640 pesos (aceita só pesos ou cartão de crédito, então se não quiser trocar pesos pode pagar a entrada no cartão e de resto usar reais, mas a conversão deles não é tão boa) 
Logo já tratamos de comprar o passeio de barco, o Gran Aventura (concorrente argentino do Macuco Safari brasileiro). Tinha o Aventura Nautica que é um passeio menor mas ele tava suspenso.
Acho que os passeios (argentino ou brasileiro) são bem similares. A diferença vem no preço. O brasileiro é 250 reais e o argentino 2500 pesos ou 193 reais. Eu que paguei em pesos na cotação paraguaia de 14.35 ficou por 174 reais. Então veja que compensa ir com pesos em vez de reais.
No lado argentino não tem ônibus, é um trenzinho que leva até a entrada das passarelas. Fomos primeiro na Garganta del Diablo e a gente chega até a boca da queda. Depois fizemos o circuito inferior e não deu tempo de fazer o superior pq chegou a hora do passeio de barco. Difícil dizer qual lado é melhor, o ideal é ir nos 2, mas em resumo, o lado brasileiro tem uma vista panorâmica melhor e o lado argentino chega mais perto das cataratas.

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Matando a sede

Matando a sede 😀

Lembra do Pica Pau nas Cataratas?

Lembra do Pica Pau nas Cataratas?

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Quanto ao passeio de barco...passeio é modo de dizer...foi a aventura mais insana que eu já fiz na vida pois o doidão do barco vai com tudo até a gente entrar debaixo da catarata, adrenalina pura ::ahhhh::

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Voltamos de onibus até Puerto Iguazu. Tem onibus de 20 em 20 minutos. Custa 180 pesos ou 20 reais. Melhor com pesos, que na minha cotação paraguaia saiu a R$ 12,54
Fomos no centrinho de Puerto, tem uns restaurantes lá e comemos um bife de chorizo e umas cervejas. Ficamos até umas 21h e até 22:15 tem ônibus da Easybus mas como eramos 4 e o taxista cobrou 70 reais (R$ 17,50 cada), voltamos com ele. O ônibus acho que são 20 reais, então compensou.

Dia 6🇧🇷
Uma colega de quarto tava indo embora e como ela tinha comprado um passaporte (Cataratas, Marco e Itaipu) e não teve tempo de ir em Itaipu, ela me passou o passaporte dela. Só por isso fui em Itaipu pq já tava desistindo. Não achei nada demais. A usina é realmente grande, uma obra enorme de engenharia, gostei da vista do lago, mas não empolguei.

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Depois passamos no Templo Budista, lugar calmo e bonito.

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Pra fechar a noite e a viagem, fomos num barzinho de rock (Zeppelin) e depois numa balada famosa na cidade (Looby)
Achei Foz muito pacata, minha cidade tem a metade da população, não é nada turística e o movimento de fim de semana é o mesmo de Foz 😆

Dessa vez não fiz um relato muito detalhado como costumo fazer, mas deixei registrada aqui minha passagem por Foz e qualquer dúvida estou à disposição 👍
 

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