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Pessoal vou fazer uma relato das minhas impressões sobre as estradas que eu trafeguei no caminho de ida e volta até Ushuaia e Carretera Austral em dezembro 2019 a Janeiro 2020.

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Ushuaia1.thumb.jpg.fb811ea3820c06c95e63fcc49fb94ea2.jpgDe Curitiba/Araucária a Ponta Grossa

PR 423 - de Araucária a Campo Largo: pista simples em bom estado.

BR 376 até Ponta Grossa: pista dupla em ótimo estado. Pedagiada.

 

De Ponta Grossa a União da Vitória

PR 151, PR 438, BR 277 (curto trecho), BR 153: estradas com pista simples em bom estado que passam por diversas localidades e cidadezinhas como: Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Irati, Rio Azul, Dorizon e Paulo Frontin.

 

De União da Vitória a Erechin

BR 476: na chegada de União da Vitória a estrada é bem ruim com muitos buracos e imperfeições na pista.

BR 153: No Trevo de entrada de União D.V. você entra na 153. A estrada segue ruim até a divisa com Santa Catarina e continua assim por mais uns 50 Km e depois fica melhor. Neste trecho muitas subidas e descidas e muita curva também. O movimento de caminhões aumenta muito já a partir da BR 476 e tem poucos locais bons para ultrapassagem. Outra coisa é a falta de terceira pista nas subidas. A estrada segue cheia de curvas até Erechin, porém em melhor estado.

 

De Erechin a São Borja

BR 153, BR 285: na 153 de Erechin até a entrada de Passo Fundo a estrada segue com pista simples e piso bom e grande movimento. Depois da entrada de Passo Fundo , já na BR 285 ainda com pista simples, a estrada começa a ficar cada vez mais ruim e a medida que vai se chegando perto de São Borja a coisa fica cada vez pior. Grandes crateras na estrada ameaçam destruir rodas de carros dos desavisados. Não recomendo passar nesta estrada a noite.

 

De São Borja a Uruguaiana

BR 472: este é sem dúvida o pior trecho de estrada asfaltada de toda a viagem. Recomendo veementemente que quem venha a trafegar por aqui que o faça durante o dia. Muiiiiiiiitos buracos em toda extensão, é assustador. Passei a noite por aqui e a média de velocidade ficou em 60 km/h.

De Uruguaiana a Paso de Los Libres tem a fronteira que é relativamente tranquila desde que você tenha todos os documentos a mão. Não foi feita nenhuma revista no carro.

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ushuaia2.thumb.jpg.29f694c1fe24050e68e6e9d2ea24adf3.jpgDe Paso de Los Libres, Argentina a Azul,    AR

Ruta 117, ruta 14 até Zarate: pista dupla desde a saída da cidade pela RN 117. Ao chegar em Molinos Livres tem um viaduto para acesso a ruta 14, vc deve seguir para a esquerda. A pista segue duplicada até Zarate e em excelente estado. Muito cuidado neste trecho com os guardas da província de Entre Rios. Eles fazem barreiras em baixo de viadutos de entrada de algumas cidades como Colón e outras. São muito espertos para pedir uma propina alegando qualquer problema no seu carro.

Portanto só lembrando: são itens obrigatórios na Argentina: cambão ou cabo de reboque de 2 ton, dois triângulos, extintor de incêndio dentro da validade, caixa de primeiros socorros, colete reflexivo (não tenho certeza, mas para o Chile é obrigatório) e luzes baixas do carro acesas o tempo todo.

Não é obrigatório ter um pano tipo mortalha nem uma adesivo de velocidade máxima atrás do veículo. O adesivo só é exigido para veículos de empresas, ou seja, veículos comerciais.

A dica aqui neste trecho é ficar de olho, se virem blitz embaixo dos viadutos, saiam a direita para depois retornarem pelo outro lado do mesmo sem passar por baixo. Assim você evita problemas. Uma colega de nosso comboio estava com os faróis apagados e tomou uma justa multa. O meu colega que ia numa outra viatura tinha o extintor vencido, se eu não tivesse um segundo extintor reserva no carro ele teria tomado mais uma justa multa pois é a lei deles. De mim quiseram me intimidar sobre o adesivo de velocidade, mas como eu tinha as leis de trânsito baixadas em meu celular eles me deixaram passar dizendo que teria problemas mais a frente. Em nenhuma outra blitz ou parada policial me pediram o adesivo de velocidade.

Outra coisa: tem 7 ou 8 pedágios neste trecho a 80 pesos cada em média.

 

De Zarate a Azul

 

Ruta provincial 6 de Zarate a Campana a Cañuelas: Pista simples e com grande movimento, entretanto está em bom estado. Quando se chega a Cañuela tem uma quebrada na estrada que é bem estranha. Você entra a direita na primeira rotatória antes da cidade onde tem um posto, depois na segunda rotatória você segue reto e a estrada acaba, hehehe. Você deve tomar a esquerda para logo em seguida tomar a direita depois de passar a linha do trem.

Ruta 3: ainda pista simples em muito bom estado. Passa por diversas cidades onde tem que sempre diminuir a velocidade por causa das lombadas ou faróis/sinaleiras.

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ushuaia3.thumb.jpg.2c26f6d95be0ccf4e0c948bedfeb97e1.jpgDe Azul até Puerto Pirâmides.

Ruta 51: nesse trecho de pista boa, ao invés de seguir pela ruta 3 depois da cidade de azul entramos à direita na ruta 51. O caminho pela ruta 3 tem 100 Km a mais. Continua se por uma estrada de pista simples. Depois de cruzar a entrada da cidade de Laprida deve se virar à esquerda para continuar na rota 51 a caminho de Bahía Blanca.

Na entrada de Bahia Blanca tem uma avenida de circulação por fora da cidade. É só seguir por esta via até chegar novamente no encontro com a ruta 3 no sentido a Viedma.

Ruta 3:  segue-se por essa boa estrada por mais alguns quilômetros. Ao invés de virar à esquerda mais a frente e seguir pela 3 seguimos reto e entramos na ruta 22 no sentido a Médanos. Alguns quilômetros depois de passar da cidade Lá Adela devemos tomar a esquerda e entrar na ruta 251 em direção a General Conesa.

Ruta 251:  continua se pela ruta 251 até San antonio oeste onde voltamos para a ruta 3.

Ruta 3: na rua três é só seguir até onde existe uma placa de entrada para a península Valdéz e a cidade de Puerto Pirâmides que está na ruta 2.

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ushuaia4.thumb.jpg.8f48934b5e160a1bb3e78a63c2329c6d.jpgPuerto Pirâmides, Península Valdez e ida a Trelew.

Dentro do Parque da Península Valdez só temos estradas de terra com muiiiiitas costeletas na pista devido ao fluxo intenso de carros, vans de turismo etc. Mas o visual daquele parque é de arrasar. Sugiro um dia todo para o parque e não se deve acordar tarde. Pena que a ponta sul está fechada. Não a estrada e sim o mirador.

Ruta 2 e ruta 3: ao sair da península seguimos rumo a Trelew primeiro pela ruta 2 que é de asfalto desde Puerto Pirâmides até o entroncamento com a 3. Na ruta 3 novamente de asfalto perfeito e de muitas retas. Trelew é uma boa cidade para pernoitar, mais barata que P. Madryn e P. Pirãmides.

 

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ushuaia5.thumb.jpg.5e6649e9e114fd599f0c4d3d21d30c34.jpgDe Trellew a Rio Gallegos.

Ruta 3: de Trellew a Comodoro Rivadavia a estrada segue perfeita com seus imensos retões de dar sono. A ruta passa por dentro de Comodoro e nesse trecho é bem movimentada, cheia de lombadas e sinaleiros. Entre as duas cidades  existem apenas dois postos de gasolina entre as cidades.

Depois de Comodoro a estrada passa por Rada Tilly e tem um trecho de uns 60 km à beira do mar até Caleta Olívia. Este trecho de estrada está muito deteriorado, cheio de buracos, rachaduras e tem um tráfego intenso.

Depois de Caleta Olívia a estrada segue pelas imensas retas da Patagônia com um pavimento excelente até dentro da cidade de Rio Gallegos.

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Editado por Marcelo Manente
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Ushuaia6.thumb.jpg.15e7c206ca29ff2aa79b468b65e8ca91.jpgDe Rio Gallegos à Ushuaia

 

Ruta 3 - AR, Ruta 255 e 257 Chile: saindo de Rio Gallegos a ruta 3 está perfeita até a divisa da Argentina com o Chile. Dependendo do movimento os trâmites da aduana podem ser muito demorados. Dessa vez passamos no dia primeiro de janeiro e tinha pouco movimento por isso foi rápido. Ao entrar no Chile sempre tem uma grande revista no carro.

No Chile vira ruta 255 e a estrada continua muito boa até que você deve tomar a esquerda para seguir para Ponta delgada pela ruta 257 também em perfeito estado.

Aqui você deve pegar a balsa que na época custava 1800 pesos para uma travessia de uns 30 minutos no máximo.

Ruta 257 e ruta 3: depois da balsa segue-se pela ruta 257 inteiramente de concreto perfeito até a aduana chilena. Os trâmites de saída do Chile e entrada na Argentina são separados aqui e não muito demorados num dia tranquilo. 

Depois da aduana chilena tem 15 km de estrada de terra até a aduana Argentina.

Ruta 3: depois da aduana da Argentina tem estrada de asfalto novamente e segue também em perfeitas condições até a cidade de Rio grande onde tem um desvio do centro.

Depois de Rio grande a estrada segue até Tolhuin para em seguida ir margeando o lago Fagnano e por fim passar a cadeia de montanhas Darwin para em seguida chegar à Ushuaia. No trecho montanhoso existem algumas imperfeições na pista provavelmente por causa de desmoronamentos na época de neve.

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De Ushuaia a Punta Arenas

As estradas são as mesmas no retorno ao continente por isso não vou relatar novamente. Vou relatar depois da passagem do Ferryboat.

Ruta 257, 255 e ruta 9: Saindo do ferry volta-se a ruta 257 e depois de alguns kms deve-se virar a esquerda na 255 em direção a Punta Arenas. As estradas são um tapete, mas já bem perto do destino tem um trecho sendo refeito e tem desvio por estradas de terra ao lado da rodovia. No entroncamento com a estrada que vem de Puerto Natales a estrada passa a se chamar ruta 9.

 

De Punta Arenas a Puerto Natales

Ruta 9: estrada excelente sem nenhum buraco em todo o trajeto a partir do entroncamento com a ruta 255.

 

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Puerto Natales a Parque nacional de Torres del Paine.

Ruta 9: Estrada em excelente estado até a entrada do parque. Dentro do parque a estrada esta sendo asfaltada em diversos trechos e tem alguns buracos. 

Ruta y-150 e y-156: esta estrada é a entrada do parque pela laguna Amarga. Partes de rípio e partes de asfalto. Em bom estado também. E um entroncamento tomamos a 156 que é a estrada que proporciona os melhores visuais para fotos. A 156 é quase 100% de terra.

Y-150: Mais um trecho de estrada boa e com magníficos visuais. Neste trecho sugiro entrar até o mirador do Salto Grande. Um lugar lindo. Ao se chegar no centro administrativo do parque sugiro entra a direita e continuar na ruta 150 até a entrada para a trilha do mirador do glaciar Grey. Essa trilha deve ter uns 6 km de ida e volta e quase toda plana. Uma caminhada ótima para fotos e bem tranquila para sedentários como eu.

Y-150 e Y-290: Na volta pelo mesmo caminho ao se chegar ao centro administrativo pode-se virar a direita e ir para Puerto Natales ou a esquerda e apreciar outras estradas dentro do parque. Se for a direita pela 290 prepare-se pois tem muitos buracos e depressões na pista, portanto ande sem pressa curtindo a beleza da natureza.

 

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Puerto Natales a Rio Turbio e El ushuaia9.thumb.jpg.74c03fa682977c8ff73c3dd0bf9556f0.jpgCalafate.

Ruta 9 e 250: saindo da cidade pegamos a estrada como se voltássemos para Punta Arenas por poucos quilômetros até entrar na ruta 250 que vai para o paso Dorotea. Até a divisa com Argentina as estradas são muito boas. Após a divisa a estrada continua boa e passa por dentro da cidade de Rio Turbio.

Ruta 40: a estrada depois de Rio turbio tem grandes buracos eles estão com placas antes mas deve-se tomar muito cuidado. Não diria que a estrada está em péssimo estado mas os buracos aparecem as vezes sem aviso  e há muitas marcas de grandes freadas na pista. Seguimos pela 40 até a estância Tapi Aike onde se toma a direita na ruta 7 por asfalto e mais tarde quando se chega a um vilarejo onde tem um entroncamento e se toma a ruta 5 a esquerda. Mais adiante a estrada volta a se chamar ruta 40.  Por essa estrada deve seguir até a entrada da cidade de eu Calafate onde você virar à esquerda pela ruta 11.

Ruta 11: a estrada que vai dar 40 até El Calafate está em ótimo estado sem problemas.

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