Ir para conteúdo

Gorjetas em hotéis - América do Sul


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal,

 

Procurei dicas na internet sobre a etiqueta das gorjetas e vi algumas informações contraditórias, ou que só se aplicam a alguns países.

Aqui no Brasil os restaurantes costumam cobrar 10% na conta e não costumo ver ninguém pagar além disso. Salões de beleza, entregadores... tem os flanelinhas também, mas aí já é num esquema mais de ameaça. ::quilpish::

 

Minha dúvida é sobre os hotéis, principalmente os hotéis padrão médio em que o hóspede se vira com as malas e com o buffet. Nunca paguei gorjeta em hotéis no Brasil, nem mesmo os envelopinhos para as camareiras que vi citados em alguns sites. Viajei para a Colômbia e também não paguei... depois fiquei esquentando a cabeça com isso.

 

Sinceramente, eu preferia que os lugares com gente disposta a receber gorjeta tivesse logo uma caixinha, como vemos na época do Natal. Pelo menos daria mais clareza a essas misteriosas regras. Tenho minhas reservas a sair oferecendo grana a todo mundo, nem por uma questão de pão-durismo (talvez também seja, haha), mas porque acho que isso, dependendo do contexto, pode parecer mais suborno do que qualquer outra coisa. Tanto que no Japão a cultura da gorjeta é bem diferente.

 

Vocês pagam? Têm alguma dica? Já passaram por alguma situação desagradável por isso? Qual a experiência de vocês, principalmente na América do Sul?

Obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não pago.

Na America do Sul desconheço gorjetas em hoteis, a não ser hotéis de alto luxo. Em hoteís médios nunca deixei gorjetas e nunca ouvi falar da necessidade disso.

Nos Estados Unidos sim, é costume deixar alguns dólares sobre a mesa do quarto para as camareiras.

Não esquente com isso.

Seja pão-duro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu dou de acordo com o serviço, mesmo em restaurantes. Muitas vezes eu não pago os 10% que vem na conta se não gostei do atendimento. Não acho certo o prestador de serviços já contar com esses 10%, então oferece um serviço de bosta.

Não pago mais só porque eles querem receber mais, pago se o serviço excedeu as expectativas.

Em hotéis eu recuso o serviço de carregadores de malas, mas costumo deixar algo para camareiras.

E isso vai do câmbio e do meu dinheiro também..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

aqui tem alguns hoteis q cobram taxa d serviço, normal/te 10%, mas já vi um de 18%.

Nao sei se vai necessaria/te p/ o bolso dos funcionarios...

assim como já ouvi garçons reclamando q o patrão fica c/ os 10%...

mas isso já é outra historia...

 

nos EUA, a cultura é diferente, lá todo mundo quer gorjeta, taxi e outros prestadores d serviço tb.

 

na folha d SP, as vezes tem materias sobre etiqueta em outros paises, incluindo a gorjeta.

 

Relatos 2013:

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo

21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...