Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Foi bem o que aconteceu comigo. O problema (que eu não sabia antes) é que a loja não tem outros tamanhos do mesmo modelo. E a X-pro não está sendo fabricada atualmente.

 

====

 

Uma coisa que estou percebendo é que a Nômade tem pouca variedade de bota pra trilha com solado de bom grip. Se eu quiser uma bota vegana, ou uma bota das mais respiráveis/menos quentes, só tem com solado "menos favorecido" em aderência (Vibram e carbon X Grip). Seria muito bom a possibilidade de "montar" (ou ter pronta no mercado) uma Titã com o solado Amazonas...

 

 

====

 

Mas nisso alguns podem me ajudar: o quanto realmente o Vibram escorrega? Ele é como vendedores dizem ("ótimo grip, só não é excelente"), ou é como alguns reclamaram, de escorregar muito fácil e ja ter levado alguns tombos?

Link para o comentário
  • Membros

Bom, eu não sou muito entendido em calçados, e nem se este problema de solados escorregadios são específicos desta marca (ou do Vibram brasileiro e do Carbom X-grip) ou se é universal. Mas vou dar uma analisada...

 

... acho um tanto estranho (fabricantes e em parte consumidores) abrirem mão da SEGURANÇA em troca de um pouco mais de durabilidade. Ainda mais que são calçados feito pra trilhas. Em grande parte, as trilhas são de grama, barro. E sim, há as de pedra, chão batido... Mas de que adianta ter uma bota que o solado vai durar toda a vida, se numa pedra molhada/com limo ela vai escorregar e potencializar um acidente grave num lugar longínquo?

 

Como já disseram: prefiro fazer ressola a quebrar um braço numa queda.

 

Como já disseram: pouco adinanta solados tão duráveis se a membrana impermeabilizante/transpirante não dura tanto tempo.

 

Eu não sei voces, mas os lugares por onde passo e pretendo passar estão cheios de trechos com piso umido e pedras. Eu moro no Brasil e ando em clima (sub)tropical.

 

Então fica uma lacuna de mercado, de opção pra nós. Muitas opções de calçados com solado duro e escorregadio, e pouquissimas com solados de bom grip. Falando espicificamente da Nômade, há a Finisterre, Azimuth e o Traveler (que não é pra trilhas muito pesadas). Mas com solados bastante escorregadios (e não de "grip ótimo") como consta no site deles, são quatro opções (mais a linha Tática). E são 4 opções bem mais variadas: todo em cordura, ou com cano baixo, e inclues os 2 modelos TOP da marca (Titã/Kevlar e Tryton).

 

Me parece que o Vibram acabou virando um nome tão forte/na moda que se criou esta necessidade consumista de usá-lo, ficando cegos pras reais necessidades de uma trilha (ou mesmo de uma caminhada em chiva até o buteco da esquina).

 

Não tem a opção de um modelo Top com um calçado seguro (ou que o grip não seja fraco). Não tem opção dse uma bota em cordura ou kevlar com um solado seguro. Não tem a opção de uma bota "menos quente", a não ser que eu queira frequentemente ter que andar como uma vovó na trilha pra não cair.

 

Hoje, eu que me proponho a ser um cliente da Nômade, com qualquer calçado estarei um tanto insatisfeito: ou sacrifico no cabedal, ou na sola.

 

Não sei se é uma idéia impossível ou fácil de realizar, mas fica a dica (de novo) : abrir a possíbilidade de poder escolher o cabedal e o solado independentemente (ao menos em 2 ou 3 modelos).

Link para o comentário
  • Membros

Deixa eu colocar um breve relato aqui....

 

Ano passado fui comprar uma bota (a minha primeira bota especifica pra trekking) e decidi adquirir uma Nomade Titã.

Experimentando na loja, nao amarrei direito (deixei frouxo) os cadarços do numero correto que calço (41) e ao fazer o teste senti o dedao pegando na ponta... acabei pegando uma 42 !

mais tarde fui descobrir que pegava o dedao porque meu pé, que é mais magro, estava escorregando dentro da bota com os cadarços soltos e pegando na ponta...

 

bom... com um numero maior, mesmo usando meias bem grossas especificas pra trekking, andar em terreno acidentado com essa bota se tornou uma tarefa muito complicada...

nao dava firmeza e me aconteceu de torcer o tornozelo em uma dessas que me fez abandonar o treking e ir para um hospital.

 

entao, NUNCA comprem uma bota sem experimentar bem antes.... eu aprendi isso na marra !

 

outra observaçao muito importante...

se pudesse voltar atras, pegaria o modelo finisterre ou similiar com o solado amazonas...

o VIBRAM na minha opiniao é uma verdadeira merda...

muito duro e sem grip nenhum....

andar me terreno seco acidentado ja é complicado com esse solado....

 

quando peguei uma regiao umida, tomei tantos tombos que tirei as botas e usei CHINELOS HAVAIANAS e obtive melhor resultado acreditem se quiser....

 

nao era possivel ficar em pé com a bota....

 

por fim, adquiri esse ano uma Salomon Explorer GTX....

e mesmo continuando a acreditar que o melhor custo-beneficio é a finisterre (tanto que estou comprando uma pra minha namorada), essa salomon parece outro mundo....

 

me sinto mais confortavel e mais seguro com ela no pé do que com o melhor dos meus tenis de cidade....

 

 

fica aí o relato !

 

Um abraço a todos !

Link para o comentário
  • Membros

Xiru...

 

Acredito que a garantia de 6 meses se deve ao fato de que, se o uso for intenso, não é necessário mais que isso para se perder a impermeabilização da membrana. O fabricante tem que se garantir na pior das possibilidades. Isso não acontece apenas com a Climatex que a Nômade utiliza, mas toda e qualquer membrana perde sua impermeabilidade. Se algum vendedor vier com o papo de que, essa bota é cara mas dura para sempre, desconfie.

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola pessoal, sobre o solado que vem sendo comentado aqui, quero deixar meu relato e nao estou aqui pra defender ninguem, mas comprei uma finisterre e andei em algumas trilhas com muitas pedras mesmo e em alguns trechos ate meio escorregadios e com limo, foram poucos, mas em todos nao tive prol de escorregar usando a finisterre. Ate muitos elogiaram a bota. Nao entendo nada disso, a compra foi baseada nos relatos daqui e outra, no meu relato acima eu errei em uma info, quando comprei na primeira vez, tinha comprado a azimute n 38, e qdo fui trocar, realmente nao tinha mais ela no n 39, ai optei pela finisterre, mas ainda bem q deu esse prol, pq pelo visto ta parecendo ela ser a melhor.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...