Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Agora em pisos molhados ando como se estivesse sobre uma corda bamba. Mas convenhamos, se comprei uma bota impermeável, minha intenção logicamente era usar em áreras molhadas...sem caIr!

 

Falou e disse.

A Nômade precisa repensar este problema urgentemente.

 

 

Todos vemos que, com razão, a Titã recebe os melhores e mais apaixonados elogios aqui. MAS são elogios em sua maioria referentes ao cabedal. E quando elogiado o solado, é elogio do tipo "segurou bem no barro!", mas no barro o solado segura pelo tamanho/formato das garras, e não pelo material. Não lembro de visto alguem que elogiou "nossa, como durooou este solado vibram!". E como o próprio Fábio já escreveu por aqui, um tombo não dá pra voltar atrás, mas a sola que gastar é só ressolar.

 

A Nômade está elevando bastante o nível das botas brasileiras, e dando exemplos incríveis de respeito e preocupação com o cliente, sou testemunha disso. Mas ela não é perfeita (quem é, né?) e precisa pensar nestes solados. O Vibram pode ser uma baita vitrine, mas quem quer mais SEGURANÇA (motivo numero um pra comprar uma bota destas) precisa muito mais do Amazonas. E precisa numa bota top da marca, e não só nas 'urbanas' como a Finisterre.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
.......................Todos vemos que, com razão, a Titã recebe os melhores e mais apaixonados elogios aqui. MAS são elogios em sua maioria referentes ao cabedal. E quando elogiado o solado, é elogio do tipo "segurou bem no barro!", mas no barro o solado segura pelo tamanho/formato das garras, e não pelo material. Não lembro de visto alguem que elogiou "nossa, como durooou este solado vibram!". E como o próprio Fábio já escreveu por aqui, um tombo não dá pra voltar atrás, mas a sola que gastar é só ressolar.

 

A Nômade está elevando bastante o nível das botas brasileiras, e dando exemplos incríveis de respeito e preocupação com o cliente, sou testemunha disso. Mas ela não é perfeita (quem é, né?) e precisa pensar nestes solados. O Vibram pode ser uma baita vitrine, mas quem quer mais SEGURANÇA (motivo numero um pra comprar uma bota destas) precisa muito mais do Amazonas. E precisa numa bota top da marca, e não só nas 'urbanas' como a Finisterre.

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal, boa noite.

 

Sei que tem vários posts pra responder, prometo que respondo todos o mais breve possível. Agora vou responder ao Ploc-afta e acho que junto ja falo um pouco sobre solados.

 

Fico feliz que esse tema tão importante esteja sendo levantado aqui. Vejo que já fazem alguns dias que os posts tem se focado nesse assunto.

 

Adianto que a preocupação com solados é uma das mais importantes quando se pensa em calçados técnicos afinal, o solado ta pra bota, assim como o pneu tá pro carro. Já imaginou uma Ferrari com um pneu de segunda linha? Rs.

 

Bem, vamos lá:

 

Existe um índice, um coeficiente que indica o grip, leia aderência, do solado. Quanto maior o coeficiente, mais grip o solado tem. Isso em pisos lisos, não há norma para lama, ok?

 

Bem, um solado com pouca aderência, coeficiente baixo, é ruim porque voce escorrega com facilidade. Agora um solado com muito grip também é, porque o pé gruda muito e pode causar sérias lesões nos joelhos e articulações. Tem um caso de uma marca famosa de chuteira(não vou contar qual marca por uma questão de ética, ok) que lançou uma chuteira de footsal com um grip fantástico, acho que grudava até no gelo, rs. o problema é que praticamente todos os atletas de ponta que usaram ela tiveram serias lesões, principalmente em joelhos. Quando eles refizeram a chuteira com o solado com um grip menor, o problema foi solucionado. Agora, se vocês me perguntarem qual é o índice ideal, sabe que lhes responderei? Não sei. Nem o pessoal do IBTEC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Calçado) sabe. Alias, nem o SATRA de Londres sabe. Há algumas pesquisas que tentam apontar qual o índice ideal pra cada atividade, mas nenhuma é ainda conclusiva. Penso que vai levar mais uns dois a três anos para termos uma resposta a essa pergunta. Lógico que imaginamos alguma coisa, e é isso que tentamos colocar nos solados em que podemos mexer na formulação, como os da Amazonas, mas certeza so poderemos ter quando tivermos uma norma ABNT, e olha lá, rs.

 

Alem do coeficiente adequado temos a questão da durabilidade do solado. Não deveria, mas tenham certeza que a imensa maioria das pessoas ainda se preocupam muito com a durabilidade do solado. E de certa forma com razão. É ruim comprar uma bota cara e ver o solado acabar em poucos meses.

 

Penso que o solado ideal deva ter um coeficiente adequado, diminuir impactos e possuir grande resistência à abrasão. Claro que há outros aspectos que devemos ter em mente, mas acho que esses são os principais. E saibam que estamos trabalhando nesse sentido, fazendo testes e pesquisas. Acho que ainda estamos longe do solado perfeito. Alias, acho que ainda não existe no mundo um solado perfeito pra bota técnica.

 

Bem, agora analisemos,

 

A Vibram é uma gigante Italiana, eles tem um monte de solados com varias borrachas diferentes. No Brasil eles produzem poucos modelos, dos quais só usamos o VIBRAM OUTDOOR. Esses solado é muito resistente, ótimo para o barro, mas liso em pisos lisos molhados. Já conversamos com a Vibram pedindo alteração na formulação da borracha, mas eles falaram que é padrão mundial e que não poderiam mexer nisso...

 

A Carbon Grip é um solado importado e tem um sistema de amortecimento de impactos que beira a perfeição, veja que a Tryton consegue absorver 83% de impactos, mais que muitos tênis de maratona, quase o que os tênis topo de linha como o Mizuno Creation 11 conseguem. No barro é uma beleza, mas no piso liso molhado... já não é aquelas coisas. Também não mexem na formulação da borracha.

 

A única que aceita mudanças na formulação da borracha é a brasileira Amazonas, que é uma das maiores fabricas de solados de borracha do mundo. Com eles a coisa é muito mais flexível. Veja o solado que usamos na Finisterre, resistente a abrasão, bom nível de amortecimento de impactos, em torno de 60 a 70%, e com um grip que consideramos bacana, anti chamas, etc, etc. Agora, a Vibram dura mais, e o Carbon Grip amortece mais.

 

Alem disso tudo ainda temos que levar em consideração dois outros elementos, MARCA e design. Principalmente o Design tem que ser levado em consideração, e nesse ponto convenhamos, a Amazonas perde né?

 

Finalizando, que já escrevi demais, quero dizer que esse é um problema complexo, onde devemos levar em conta uma serie de variantes (ah, esqueci da questão do custo que é absolutamente importante) e que ainda ta longe de ser solucionado. Lembrem que até os carros de formula 1 tem que trocar de pneus quando o tempo ou o piso mudam, ou seja, nem la eles encontraram o pneu ideal. Imagna aqui na Nomade, onde a verba para pesquisa é um pouco menor que na Formula 1, rs.

 

Mas estamos tentando, estamos tentando...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Verdade....

 

depois de uma tese ou ensaio sobre solados desses...rsrsrs ::otemo:: perguntas respondidas.

 

E mesmo ainda tendo alguns aspectos a desenvolver, esse atendimento e interesse nos usuarios da uma baita moral pra marca... parabens..

 

quem dera mais marcas tivessem essa atitude.

 

::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros

Fábio

 

Em primeiro lugar e acima de tudo, agradeço mais uma vez a atenção dada e as explicações.

Algumas coisas foram novidades, outras já havia lido no site da Nômade e outras (poucas) se acaba sabendo por morar no pólo calçadista do país.

 

Compreendo todas problemáticas em relação a tecnologia e marcas e custos que tu mencionou. Sei que principalmente custos de desenvolvimentos no BR são um absurdo.

 

Mas algo ainda ficou no ar: é muito difícil criar novas combinações cabedalXsolado usando apenas o que voces já tem? Por exemplo, um novo molde de Amazonas, pro cabedal da Titã.

 

Estou falando como leigo e posso não estar vendo alguma 'pedro no caminho' muito óbvia, mas me parece que estou sugerindo algo que não exigiria muita pesquisa e nem mesmo novas fórmulas pro solado. Aliás, da minha parte sinceramente acho que a Nômade está muito bem servida de opções de solado (e cabedal), não precisa nada novo. Apenas combinações novas com o que já se tem ;)

 

Um abraço, e espero que eu esteja conseguindo deixar bem claro que são críticas construtivas, que acima delas estão muitos elogios a Nomade. É justamente por confiar/acreditar na marca que "perco" este tempo refletindo e escrevendo. Outras marcas do BR tem muuuito mais o que melhorar mas não falo delas. Falo da Nômade pelo seu diferencial: qualidade, seriedade e dignidade com o cliente.

Link para o comentário
  • Colaboradores

num sei , uso desde 2008 a Titã e é uma super bota (á de 2008 uso ate hoje ´so não esta + impermeavel), achei tão boa que comprei outro par !!!! uso pratudo trekking/moto/jeep /trabalho!! mas num existe o "perfeito" é igual motoca , vai com pneu cross uma blz no barro(e olha que tem trechos que patina) , pegou asfalto come todo o pneu em 2 meses idem para jeep !! tudo feito de borracha existe o seu "grip " , quando agarra demais pode ser prejudicial alem de gastar muito rapido !!! ou é essa combinação que o Fabio falou em tentar achar o " melhor" !!!

daqui a pouco vai estar assim igual motoca com pneu cravo tenho que por na caçamba e levar ate o inicio da trilha ai tiro e vou dar role , teremos que fazer o mesmo com a bota , leva pendurada na mochila , chegando na trilha vc calça a bota !!!!

na minha opnião a melhor bota !!! ::cool:::'>

o mais legal é todos expondo as opniões e suas duvidas e a empresa NOMADE dando as caras dando o suporte e esclarecimento!!

 

falow

Link para o comentário
  • Colaboradores

Eu mesmo nao tenho nada a reclamar da Finisterre, otimo grip, excelente amortecimento, e olha q ja tive rompimento parcial do ligamente colateral medial e ainda sinto algumas dores, mas com a Finisterre nao senti nada. Nao fiz trekking pesado, mas em tudo q andei, nao me deixou na mao em nada. Essa eu recomendo de olhos fechados

Link para o comentário
  • Membros

Apenas pra registrar:

recebi minha Tryton verde, e chama logo atenção o quanto a bota é bonita.

 

Em conforto ela supera até tenis pra caminhada/corrida que ja usei. E realmente é mais larga que a Titã. Não sei em mm quanto tem de diferença, mas no 'sentir' é enorme! Quem costuma ter problema com largura do pé, vai tranquilo nesta bota.

 

Por uma dificuldade com largura do pé, recebi um atendimento muito atencioso da Nômade, por email e telefone (Marcele e Fábio).

A marca está de parabéns (mas continuarei sonhando com uma Tryton com Amazonas, ::hãã2:: ).

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...