Ir para conteúdo

Ilhabela - Praia do Bonete/Enchovas - Carnaval 2016 com valores


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia!

 

Esse é meu primeiro relato de viagem. Vejo que os tópicos sobre a praia do Bonete em Ilhabela estão meio desatualizados então vou contribuir um pouco com a minha experiência por lá.

 

O tópico vai estar sem fotos porque estou no trabalho e não tenho acesso a elas, mas tentarei ser o mais detalhista possível.

 

Ida: comprei a passagem pra São Sebastião pela internet e foi tranquilo, é só chegar no guichê da Litorânea no Tietê e trocar, bem prático. Paguei R$ 58,57 na passagem de ida e R$ 56,72 na passagem de volta.

 

Peguei o ônibus por volta das 23:00, chegando em São Sebastião quase 4 horas da manhã. A travessia da Balsa para Ilhabela demorou uma meia hora e lá esperei o ônibus que leva para o começo da trilha, umas 5:15 da manhã. Saindo da Balsa, terá um posto policial à esquerda, o ponto de ônibus é atrás deste posto policial. O ônibus sai em direção a Borrifos e custa R$ 3,75 se não me falha a memória. O trajeto demora uma meia hora e chegando no ponto final é o começo da trilha. Cheguei lá por volta de 10 pras 6 da manhã e esperei até 6:15 para amanhecer um pouco e começar o dia.

 

Do ponto final do ônibus é só seguir a estrada em frente, depois de uma meia hora de caminhada você chega de fato no começo da trilha para a Praia, que tem por volta de 12km.

 

A trilha continua bem aberta e é 99,9% impossível de se perder. Depois de 1 hora de caminhada cheguei à cachoeira da Laje e fiz uma pausa pra um lanche rápido e segui o rumo. A cachoeira da Laje tem ponte para passar e pra quem quer dar um mergulho tem um poço bem legal no fim de um escorregador natural. Vale a pena!

 

Seguindo o trajeto, após muitas subidas e poucas descidas, apertei o passo pois estava começando a chover e a cachoeira do Areado quando sobe a água fica intransponível. Depois de 1 hora e meia mais ou menos cheguei na cachoeira do Areado e, para minha surpresa, fizeram uma ponte para cruzá-la também! Então agora pode cair o mundo que você passa da cachoeira do Areado também! Fiz mais uma pausa aqui e daqui pra frente as subidas ficam tenebrosas, a subida depois da cachoeira do Areado deve ser a pior de todas, se não for, é a segunda pior, então daqui pra frente um trajeto que seria de meros 4km eu demorei umas três horas mas segui firme e forte.

 

Depois de um tempo você já tem a visão da praia do Bonete e isso empolga bastante, dando forças pra continuar. Daqui pra frente é só descida praticamente mas em área aberta, então se tiver um sol forte desgasta ainda mais. Andando mais um tempo você chega na cachoeira do Saquinho, onde fiz mais uma pausa e daqui pra praia do Bonete é bem rápido. Cheguei na praia por volta das 12:30, bem cansado, então fui andando por dentro da vila e achei um camping do lado da Pousada Canto Bravo e do lado da igreja. A diária custou R$ 20,00 e eles servem um bom prato feito por R$ 25,00. Devem ter opções mais baratas mas eu estava exausto, então montei a barraca, tomei um banho gelado, comi e tirei um cochilo bom. Ainda aproveitei o resto da tarde e começo da noite, depois dormi novamente.

 

No outro dia (domingo), como eu levei comida e fogareiro, cozinhei pra mim e para mais umas pessoas que conheci lá e fiz amizade, então economizei na comida durante o resto do carnaval. Ficamos na praia mesmo. A praia é demais! Um baita visual, você tem vista pra trilha e pro mirante à esquerda, é deslumbrante e aí você vê que o esforço valeu a pena demais. Dentro da vila, tem o Poço Fundo, é uma queda d'agua que tem um poço legal para nadar, mas os borrachudos castigam sem piedade. Mas vale a pena! Teve show à noite também, um bar atrás do camping teve música ao vivo.

 

Na segunda resolvemos ir até a praia de Enchovas, o acesso à trilha é do lado da Pousada da Rosa (ou Camping da Rosa, não lembro), é uma casa com parede amarela e da trilha até a praia demora por volta de 1 hora e meia. Tem um mirante bem legal também quando você está chegando na praia. A praia é DESERTA, tirando uma casa que tem um senhor e uma senhora até onde vi e outra casa, na ponta da praia, que está abandonada. Meu colega entrou lá, fez uma filmagem, enquanto eu e outra colega ficamos na praia curtindo um pouco das ondas. Tava muito sol então não dava pra ir até Indaiauba, então voltamos e ficamos num rio que deságua no meio da praia, água MUITO boa! Nessa praia os borrachudos são em bando, se você ficar parado 5 segundos no mínimo já tem uns 15 te rodeando. MESMO COM REPELENTE. Como já estava descendo o sol, voltamos pela trilha (o começo da volta é uma subida bem desgastante também, mesmo sem nada) e antes de descer a trilha de volta pra praia do Bonete, fomos até o mirante para ver o pôr do sol. QUE VISTA! Sério, não deixe de ir no mirante, é fantástico.

 

Quando o sol desceu atrás da montanha, ainda tinha um pouco de luz, e como tava sem lanterna, eu e minha amiga voltamos praticamente correndo pra aproveitar o máximo de luz que dava. Quando chegamos perto da entrada da vila do Bonete já estava um breu, mas também não tem como se perder. A noite, deitamos para ver as estrelas, é indescritível aquele céu! Nunca vi tanta estrela assim, era surreal! Dava vontade de dormir na praia, de tão bonito que era. NÃO DEIXEM DE VER O CÉU!!

 

Na terça, fiz almoço e logo depois comecei a desmontar o acampamento. Decidi voltar de barco, porque tava um sol castigante e eu acabei ficando com cãimbra em uma das pernas, então eu ia sofrer na trilha. O barco saiu por R$ 50,00 por pessoa e vale a pena a aventura, é bem legal e demora uma meia hora também pra chegar no ponto de desembarque. Ele te deixa num pseudo pier e você pensa "pô, paguei barco pra isso?", porque você tem que subir um belo barranco até chegar no restaurante "Nova Iorqui" (com I), uns 20 minutos de subida no meio do mato também. Cheguei lá e tomei uma boa coca-cola geladassa (me dei esse direito) e logo em frente tem o ponto de ônibus que te leva pra balsa.

 

A volta eu não voltei de ônibus porque um desses caras que eu conheci lá me deu uma carona de carro até SP, o carro dele estava em Caraguatatuba então fomos até lá buscar o carro e voltamos. Então minha passagem de volta não foi usada, vou tentar reaproveitá-la.

 

Preços:

 

Passagem ida e volta: R$ 115,29 (58,57 + 56,72)

Ônibus para Borrifos - Ida e volta: R$ 7,50

Camping (sáb, dom e seg): R$ 60,00

Comida: R$ 35,00 (R$ 25,00 do PF e R$ 10,00 de duas coca-colas)

Barco: R$ 50,00

Total: R$ 267,79

 

Dicas:

 

- Vá leve!! Eu levei bastante peso e me desgastei muito na trilha! A trilha é exigente, mais ainda quando pesado. Mas não é impossível. Eu fui pesado meio que "de propósito" para me provar que sou capaz. Não me arrependo hoje, mas na hora me arrependi!

 

- Leve repelente! É obvio, Ilhabela é pesado nos borrachudos e eles castigam mesmo com repelente. Pulseira de citronela tem pouca eficácia contra eles e mesmo com o Exposis eles acham onde picar.

 

- Respeite a praia! Em um dia, quase 5 pessoas se afogaram porque as ondas estavam puxando muito. A água está no seu joelho e depois da onda já tá no seu pescoço, te puxando sem dó pro fundo. Mas tem salva-vidas na praia.

 

É isso, eu recomendo firmemente essa praia! A jornada foi desgastante mas muito, MUITO gratificante. Valeu a pena cada passo!

 

Abraços!

Link para o comentário
  • Membros

Salve!

 

Não, o camping do Eugênio é um pouco mais pra frente, numa parede verde! Tem vários campings por lá, espaço não vai faltar haha

 

Quanto ao barco, é um pouco caro mas agiliza um bom tanto. Mas ao chegar no desembarque ainda tem uma boa subida no meio do mato, não é dificil a trilha e até que é bem marcada, é só ficar perto de uma cerca quando você avistar! Demora uns 15 minutos de subida

 

Boa viagem, vale a pena demais!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...