Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 81
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Bom pessoal!

 

Iniciei hoje o desmonte de uma barraca iglu, Capri, daquelas de supermercado, para começar a fazer um saco de bivaque!

 

Vou utilizar a lona do chão, as mosquiteiras e parte do nylon da cobertura original dela, além do zíper!

 

Basicamente, utilizarei 75% do piso, fazendo um corte em "L", retirando cerca de 25% do material, onde será costurado a mosquiteira, o zíper e parte do nylon, afim de tornar a coisa respirável. Na região dos pés também um pedaço de mosquiteira, com uma capa/abertura em formado de "V" invertido, afim de evitar a entrada de água.

 

Será fixada ao chão por 4 estacas. Armação tipo barraca 2 segundos da Quechua, que será retirada de um desses sacos de roupa suja de loja de 1,99 (custa 6,00 o saco, para retirar as armações), que serão colocadas em "X", na cabeça (em tamanho normal) e nos pés, com dimensões reduzidas! Quando estiver pronto eu posto fotos e as impressões de uso...

 

Olá JrMayer!

 

 

E daí, saiu o material de bivaque? Fiquei curioso para ver o resultado... :mrgreen:

 

Abraço!

 

Eu tb : )

 

Saiu não, gente! Faltou dedicação da minha parte. Mas os planos ainda existem!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá saudações a todos,

 

Tenho algumas dúvidas que que já foram postadas aqui, mas que ainda permanecem.

 

Minha barraca uma ótima manaslu, que aguenta tempestade, furacão e terremoto. Mas os os 3 kilos e poucos dela tem feito com que eu reveja a necessidade de tudo isso, meus joelhos tem reclamado do peso total da mochila e uso mais nas montanhas da região sudeste do Brasil, e com menos frequência em lugares da América do sul.

 

Estou pensando em migrar para esses sacos bivak, pois vi vários com peso em torno de 1/2 kilo e outros vários com menos de 1k.

 

Se alguém usa e souber responder, as dúvidas são: esses sacos tem espaço para guardar a mochila e botas dentro?

 

Ele suporta as chuvas tipicas que temos aqui na região sudeste, sem virar o titikaka dentro?

 

O isolamento e usabilidade com vento costuma ser bom?

 

É possivel dormir e descansar bem com eles?

 

É valido como substituto definitivo para as barracas?

 

Alguns que tenho visto:

 

MSR: 480g http://www.rei.com/product/810038/msr-ac-bivy

 

Parece interessante, vejo como fator positivo o peso de 480g, fico pensativo em relação a ausencia de um arco na parte superior, e lugar para acomodar a mochila e botas, e o tanto que isso me faria falta ou não...

 

Outidor Research 910g http://www.rei.com/product/747832/outdoor-research-alpine-bivy, esse aqui parece bem confortavel, mas tem o dobro do peso do msr, a reflexão aqui é se não valeria mais a pena uma barra ultralight, pois o peso já fica proximo.

 

Marmot: 500g http://www.backcountry.com/marmot-home-alone-bivy, esse parece interessante, mas se não tiver um solo adequado para estacas, parece que ele não funcionará..

 

Aqui tem vários modelos, embora os preço não sejam um atrativo: http://www.backcountry.com/Store/catalog/search.jsp?q=bivy+sacks&s=a

 

 

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O conforto cobra seu preço... para mim é claro que um saco de bivaque não será confortável como uma barraca.

A grande vantagem do SB é seu baixo peso e o uso aonde não se pode armar uma barraca. Nele cabe apenas o saco de dormir, ficando pra fora bota, mochila e tudo mais.

O SB é apenas pra dormir, todo o resto terá de ser feito fora dele, devido ao seu espaço reduzido. Se estiver chovendo vai ter que trocar de roupa na chuva, ou se retorcer dentro do SB... cozinhar? lá fora...

Existem barracas com menos de 1 kg, se a idéia é baixar peso com algum conforto acho a melhor solução. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra
[...]

 

Tenho algumas dúvidas que que já foram postadas aqui, mas que ainda permanecem. [...] as dúvidas são:

 

[...]

 

Olá Clóvis,

 

Eis as minhas considerações, buscando responder pontualmente as perguntas que formulou:

 

 

esses sacos tem espaço para guardar a mochila e botas dentro?

 

Não. Como são compactos, só caberá você com seu saco de dormir e isolante dentro de um saco de bivaque. Botas, mochilas e qualquer outro pertence deverão ficar fora. A exposição a intempéries pode ser contornada "ensacando" tudo com sacos plásticos, por exemplo.

 

 

Ele suporta as chuvas tipicas que temos aqui na região sudeste, sem virar o titikaka dentro?

 

Depende. Geralmente são feitos para isso. No entanto deve-se checar as especificações de impermeabilidade de cada modelo cogitado, o que varia conforme o fabricante, tipo de perfil de uso e modelo.

 

 

O isolamento e usabilidade com vento costuma ser bom?

 

Sim. Eles te isolam do intemperismo externo, obviamente incluindo ventos. No entanto, não substituem o saco de dormir para manter seu aquecimento corporal e também não substituem o uso de um bom isolante térmico para isolar do frio que vem do terreno.

 

 

É possivel dormir e descansar bem com eles?

 

Sim, mas isso dependerá de sua adaptação ao uso deste tipo de recurso e também do local onde você fará o seu bivaque.

 

É valido como substituto definitivo para as barracas?

 

Não. Não diria que é um substituto definitivo para o uso de barraca, assim como as redes também não o são. Cada tipo de equipamento tem seu nicho de utilização. Vai sim substituir uma barraca com vantagens em locais de mata fechada (por exemplo) onde não se conseguiria montar adequadamente uma barraca.

 

Como já lembrou o Otávio, o conforto não é o mesmo de uma barraca. O seu espaço interno é muito reduzido, a ponto de inviabilizar até mesmo uma troca de roupa em seu interior. Com a evolução dos materiais, é possível encontrar barracas ultraleves (abaixo de 1 Kg).

 

Saudações,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Pessoal, como estão?

Sou novo por aqui e quero pedir-lhes uma explicação, se possível.

Tenho dois sacos de bivaque, que adquiri esse mês.

Um, comprei pelo Ebay, saco bivaque usado do exército americano que vem com dois sacos de dormir, um mais leve e outro bem espesso que, usados em conjunto, entende-se poder usá-lo até na neve.

O outro é um Storm da RAB, que comprei fora.

Ocorre que o americano possui boa abertura para se entrar nele, com zíper até o pescoço, e a cobertura da cabeça é somente fechada por um ponto de velcro, ou seja, não fica totalmente lacrado nessa área.

O RAB possui zíper nesse ponto, com pequena tira de tela para respirar, impedindo até mesmo a entrada de pernilongos, mas é difícil de entrar Prá chuchú!

Minha dúvida é a seguinte: será que o americano, que é bem mais confortável para se entrar, mas não lacra totalmente na área da cabeça nao fará com que eu acorde com alguma aranha ou escorpião na cara?

Esses bichos tem o hábito de se aproximar de nós devido ao calor?

Ou é exatamente ao contrário e poderei dormir tranquilo?

Alguém pode me ajudar????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Ricardo!

 

Minhas experiências com bivaque me dizem que qualquer inseto que exista nas redondezas vai se aproximar de você dormindo! Não sei se exatamente pelo calor, pelo cheiro, fome ou curiosidade mesmo... Rsrs!

Então uma proteção telada e eficiente é altamente recomendável, especialmente nas nossas condições (predominância de florestas tropicais e mata atlântica). Não sei exatamente que modelo é esse americano que comprou, mas sempre é possível fazer modificações nestes equipos. Cogite isso.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros de Honra

Prezados:

 

Tenho pouca experiência de bivaque. Posto algumas fotos.

 

Bivaque perto da Cidade de Pedra, em Cocalzinho/GO. Clima seco, ideal para uso do saco de bivaque (pouca ou nenhuma condensação).

 

A tarpa/poncho verde (Integral designs, em silnylon) está de prontidão ao lado do saco de dormir, caso chova durante a noite. Na última foto o saco de bivaque Rab Survival Lite com o saco de dormir dentro.

 

DSCN2019.JPG.58a20e0e819d325f34a25e495e5fa384.JPG

 

DSCN2020.JPG.61efc57d7c415cf8e7e36582107d3b08.JPG

 

DSCN2022.JPG.9691d68535d24064f8f3745307efef07.JPG

 

DSCN2023.JPG.415e21bae6d5bec43995a4273de1b048.JPG

 

DSCN2024.JPG.a3f73c012fe3395dc3ef57debcd592e9.JPG

 

Abaixo um bivaque entre o Morro do Getúlio e a encosta do Caratuva, perto da bifurcação das trilhas para o Caratuva e para o PP, em Antonina, Paraná. Tempo ruim, névoa, chuva constante e muito vento. De noite 9,7º C. Passei frio. Condensação no saco (de bivaque!). A barraca ao lado é a Lightwave trek0 do Edver. Usei o poncho para fazer o abrigo. Mas valeu a experiência. Vivendo e aprendendo!

 

DSCN2293.JPG.6c556f0292cbe9a0ae9ae3186ff5ae24.JPG

 

DSCN2294.JPG.8f9625e93d63dae20ed8f12e718fb06d.JPG

 

DSCN2299.JPG.9727bd2ab2ee3e8d103d35f6c8f1a645.JPG

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...