Ir para conteúdo

É normal ao fazer uma reserva no Hotel, o Hotel pedir dados do cartão de crédito?


Posts Recomendados

  • Membros

Pagamento de hotel por deposito ou transferência quase não é usado mais, muitos poucos hotéis ainda aceitam estes meios como forma de reservar hospedagem.

 

A grande maioria dos hotéis hoje exige que você forneça os dados do cartão de crédito como garantia pela reserva, ou até mesmo pode já cobrar o valor antecipado no momento da reserva, isto vai depender das condições da reserva que você fez.

 

Se você fez a reserva por um site confiável, a princípio não tem problema, mas se fez a reserva num site desconhecido, ou informou os dados por telefone direto a um funcionário do hotel, ai sim eu concordaria que é perigoso alguém usar de forma mal intencionada e eu não faria isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hoje em dia, é quase impossível fazer reserva de hotel on-line sem os dados do cartão de crédito, seja no Brasil ou no exterior. O hotel pede os dados do cartão para garantir a reserva, seja via sites especializados, tipo Booking.com, ou no próprio site do hotel. O hotel usa esses dados de acordo com sua polítca de reservas, para não ter prejuízo caso a pessoa faça uma reserva e não apareça no dia marcado. Os hotéis geralmente usam os dados do cartão para as seguintes situações:

 

1) Para uma reserva com pagamento antecipado e sem possibilidade de cancelamento ou reemboso, o valor total da reserva é debitado na hora da reserva;

 

2) Para reservas com política de cancelamento gratuito e pagamento apenas no momento do check-out, o hotel pode fazer uma "pré-autorização" do cartão de crédito, ou seja, o hotel bloqueia um valor, geralmente equivalente à primeira diária, do saldo do teu cartao de crédito. Esse valor "pré-autorizado"não é lançado como débito ou cobrança, mas fica bloqueado por um tempo (você fica sem poder usar esse valor por esse tempo), e esse tempo vai depender da operadora do cartão de crédito. Tem operadoras que liberam a pré-autorização em 7 dias, outras em 15 e tem outras ainda, como a Mastercard em cartões pré pagos, que só liberam a pré-autorização depois de 30 dias.

 

2.1) Os hotéis que fazem esse tipo de pré-autorização no momento da reserva geralmente fazem nova pré autorização uns 15 ou 20 dias antes do início da estadia no hotel. Então, tenha em mente que provavelente você vai ter novo bloqueio do valor da primeira diária alguns dias antes de chegar. Se você tem o limite contado para a viagem, deve pedir, no momento de pagar, que o hotel confirme a pré-autorizaçao do valor bloqueado como pagamento e assim você só pagará o restante do valor da estadia total.

 

3) Tem hotéis bem menos chatinhos, que apenas confirmam se o cartão é válido e assim fazem uma pré-autorização de um valor equivalente a apenas 1 dólar e só no momento da reserva, sem fazer qualquer outro tipo de pré-autorização. Você só paga ao chegar ou no momento do check-out.

 

4) Tem redes de hotéis que jamais me bloquearam um centavo de pré-autorização. Pedem os dados do cartão apenas para fazer a cobraça estipulada nos termos da reserva se a pessoa não aparecer no dia do início da estadia sem ter feito o cancelamento.

 

5) Comigo, também já aconteceu de eu ter reservado um hotel em Barcelona que em nehum momento efetuou a pré-autorização, mas nas primeiras horas do dia de início da estadia (antes mesmo de eu chegar no hotel e sem nenhum aviso prévio), já cobrou direto a primeira diária. Cobrou mesmo, não foi pré-autrização. Mas quando eu cheguei, pelo menos eles explicaram a política do hotel e já me mostraram a fatura já com o desconto do valor da primeira diária. Eu achei estranho, estranhíssimo, mas para falar a verdade, achei até mais preferível do que o sistema bem chatinho de pré-autorização.

 

6) E finalmente, sim, ainda existem hotéis que acho que trabalham na total confiança e nem pedem os ddaos do cartão de crédito!!! Ou são hotéis de redes com muuuuiiitos quartos e muito pocurados, em que um não comparecimento não vai trazer grandes prejuízos porque provavelmente vai ter alguém querendo aquele quarto em cima da hora, Já consegui fazer reservas desse tipo em pelo menos 4 oportunidades:

-- em um hotel tipo pousada em Carcassonne (França), em que só aceitavam pagamento em cash, sendo que eu fiz a reserva diretamente pelo booking.com;

-- em dois hotéis na Alemanha (um em Hamburgo e outro em Colônia), onde eu fiz a reserva diretamente pelo site do hotel. Não eram hotéis de rede, acho que eram de administração particular, sendo que o hotel em Hamburgo era no prédio de uma antiga escola pública.

-- nos hotéis da rede alemã "Motel One", no qual se tem a possiblidade de fazer a reserva sem cartão de crédito, se a pessoa pretende fazer o check-in antes das 18h. Se pretende chegar no hotel depois das 18h, ou se houver feira ou convenção na cidade do hotel nos dias da reserva, há a necessidade de inserir os dados do cartão, mas não foi o meu caso, pois o horário previsto para a minha chegada no hotel era as 13h.

 

Na verdade, até hoje eu não sei o critério que os hotéis usam para fazer ou nçao pré-autorizações ou não. Quando eu faço uma reserva, eu nunca sei o que vai acontecer. São poucos que informam que vão efetuar a pré-autorização. Outros dizem que não cobram nada na hora da reserva, mas em letras miudas infomam que "se reservam no direito de pré-autorizar o cartão", o que significa que tanto pode ser que sim, como pode ser que não ....

 

Mesmo assim, nunca tive problemas com o cartão de crédito em reservas de hotéis (cartão clonado, débitos indevidos, etc).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nunca vi hotel no exterior que não pede os dados do cartão. Lá fora é normal.

Porém no Brasil ainda estão começando com essa ideia.

O que se pode fazer, é usar sites de confiança, como o booking por exemplo.

 

Pensando bem, é mais confiável que façam pelo cartão do que por depósito bancário.

:P

 

Abrass,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros
4 horas atrás, Ariel Bezerra Anasio disse:

Bom dia, fiz uma reserva no hotel e quero saber si esse valor que está reservado já cobrirá a minha permanência no lugar, ou tem que reembolsar mais uma valor além da reserva.

Depende....

Cada situação é diferente, isto depende das condições exatas que você fez a reserva.

Reservas com pré-pagamento geralmente debitam o valor total a ser pago no seu cartão, e ao chegar no hotel você não paga mais nada.

Tem hotel que cobra a primeira noite no seu cartão e você só paga a diferença no momento do check-in.

Tem hotel que só faz um bloqueio  de uma diária como caução, para garantir que você tem dinheiro ao menos para a primeira noite e estornam o valor da caução do seu cartão quando você pagar com dinheiro no momento do check-in

Tem hotel que bloqueia o valor da primeira noite mas logo em seguida estorna este valor,  eles fazem isto só para verificar se o cartão informado é válido.

Tem hotel que cobra taxas municipais separado no momento do check-in, por exemplo, quando eu fiz a reserva, a cidade de Porto Não cobrava taxa municipal por diária de hotel, mas quando cheguei no hotel 3 meses depois, já estava em vigor uma taxa de 2 euros por noite da prefeitura, e eu tive que pagar esta diferença lá na hora...

E ainda tem hotel que não cobra antecipado, você paga só quando chegar no hotel...

Ou seja, cada caso é um caso, não tem regra ou padrão definido, vale aquilo que estava nas regras e detalhes da reserva que você fingiu que leu, mas clicou em concordar sem realmente ter lido com atenção o que dizia naquelas regras que você concordou.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
16 horas atrás, Cintia freitas silva disse:

Entendo sobre pedir os dados do cartão ... porem o hotel esta pedindo a foto do cartão de credito e do meu documento, isso é seguro? 

Seguro não é, vai depender da credibilidade e seriedade com o hotel lidar com estes dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...