Ir para conteúdo

La Paz


Alcides

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Vou deixar, rapidamente, o relato do percurso La Paz-Lima de ônibus, caso alguém tenho interesse em fazer.

 

Comprei passagem para Lima na rodoviária de La Paz para às 8h30min do dia seguinte, pela empresa Nuevo Continente no valor de 450 bolivianos o ônibus cama

, o semi-cama era 380 bolivianos. No dia da partida, quase perdi o ônibus pois cheguei 8h25min e estava quase saindo. Viajamos 2hs até a cidade de Desaguadero, lá paramos para fazer os trâmites de saída da Bolívia. A cidade é um caos, gente e mercadorias para tudo quanto é lado. Essa parte feita é preciso cruzar uma ponte (nessas alturas, a sua bagagem está sendo levado pela empresa até o outro lado da fronteira, no peru). Chegando do outro lado, tive que encarar uma longa fila onde demorou uns 30min para pegar os papéis de entrada. Depois disso, fomos instruídos a procurar a empresa Civa, pois esta que faria a segunda parte da viagem - até Lima. Após mais um pouco de confusão, eu e outra turista que estava no mesmo ônibus, fomos até tal empresa e apresentamos nossas passagens. Fomos informadas de que o ônibus sairia da rodoviária (mais ou menos distante 1km do centrinho) dali uma hora. Após embarcamos nesse segundo ônibus, a viagem seguiu tranquila. Na tarde, lá pelas 16hs, foi servido um lanche (bolacha recheada, um saquinho de batata Lays e um suco de caixa pequeno). É importante lembrar que quem curte algo diferente disso, além de água mineral (sempre bom ter à mão), tipo um sanduíche ou uma fruta é bom ou comprar em La Paz ou em Desaguadero (se conseguir apesar da confusão) porque os locais onde o ônibus pára não oferem variedade. Á noite foi servida a janta, bem gostosa: macarrão à bolognesa. Depois de uma noite de viagem, paramos pela manhã num restaurante, onde tinham uns banheiros, porém como era muita gente querendo usar, ficou um pouco difícil. Nesse local era possível comprar algo para beber ou comer. Depois dessa parada, deram um cachorro-quente, bem simples, além de um pequeno pacote com bolacha recheada.

A chegada em Lima estava prevista para ás 11h30min, contudo só "atracamos" em Lima às 15hs. Não entendi o atraso pois não houve nenhum imprevisto na viagem.

No final, tudo certo, a viagem apesar de longa e cansativa foi tranquila. O ônibus era bastante confortável.

 

Qualquer dúvida, é só perguntar.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rapá, tocando no assunto lembramos das coisas aos poucos. Certa feita, dentro de um bus Potosi-Sucre, comprei minha cadeira belezinha, na parada fui comprar o meu "chocooooo com quesooooo" e na volta tinha uma velha na minha cadeira. tentei explicar que o lugar era meu e a mãe da velha chola, que tb era chola me disse... "es una vieja tonto!!!!" num tom bem acima propositalmente para que todos ouvissem, como se eu fosse o vilão da história por cobrar meu lugar.. ainda faltavam 3 horas pra chegar e eu fui em pé, sob olhares que quase dizia: "e fique caladinho gringo de merda". ;)

 

AHAHHAAHHAH

 

eu já vi ao vivo elas assim

qndo descobriram que o motorista do mue bus tava bebaço, elas partiram pra cima e arrebentaram o cara!

 

tenho medo!!!! :o

 

wooooooow! hahahahahahahahaha ::lol4::::lol4::::lol4::

Imagino a cena, deve ter sido surreal!

 

"Cholita Norris - la arma secreta boliana"... dava um filme hein! kkkk

 

Então é bom ninguem se meter a valente com as cholas, senao a unica coisa a fazer será correr, e correr muito... e mesmo assim é capaz de nao se salvar. As nossas pernas (em geral) sao maiores que as delas, mas o folego não temos ali... ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Buenas!

Cheguei da Bolívia no sábado, 20/11. La Paz tem muitas caras. Na parte mais alta e próxima de El Alto, fica a parte mais pobre e a parte mais antiga. Na parte mais baixa, prédios comerciais e residenciais modernos. As montanhas e a Mariscal Santa Cruz, que se transforma em 18 de Julio, não deixam o cara se perder...

Nas bandas das Calles Illampu e Sagárnaga, é um lance meio caótico de cholas vendendo coisas na rua, carros passando em todos os sentidos, quase ser batendo, buzinas e cheiro de pollo frito. É a parte mais antiga da cidade, onde está o Mercado de las Brujas e a maioria dos hotéis e hostels de mochileiros (Calle Illampu). Em Sapocachi e nos bairros mais baixos da cidade (zona sul) é mais organizado, prédios bonitos...bairro de gente com grana, mais calmos.

A cidade é um paraíso culinário. Restaurantes com comida de várioas partes do mundo por um preço ridiculamente mais barato em relação aos mesmos tipos de comida no Brasil. Muitos restauras vegetarianos, indianos, tailandeses...Na Av. 16 de Julio, há 2 boas cafeterias (Alexander Caffe e Angelo Colonial). Nessa última, se o rango não fosse bom como é, já valeria a pena entrar só pelas antiguidades que os caras tem...Nas bandas da Illampu, Calle de las Brujas, Sagárnaga e 18 de Julio, é mais fácil fugir do tradicional (e por vezes enjoativo) pollo com papas e bananas fritas.

La Paz me pareceu segura. Os bolivianos nos disseram que era comum o furto, mas que assalto a mão armada era algo raro.Não vi nem ouvi nada, mas é bom se ligar...

Taxi do aeroporto El Alto para a Calle Illampu, saiu 40Bs. Da Illampu para Sapocachi, na noite, saiu 10 Bs. Não tem taxímetro, e por isso tem que ver com o taxista quanto dá antes de embarcar. As vans que circulam pela cidade, fazendo as vezes de coletivo, saem 1Bs.

Vários são os museus da cidade, mas um lugar do qual gostei bastante foi Parque Mirador Laikakota, que fica aberto até umas 18h. Paga 3 Bs para entrar. Vai baixando a 18 de Julio e perguntando...deve dar uns 30 min a pé da Sagárnaga e Illampu...Os brinquedos de parque de criança mais interessantes que eu já vi...fica numa parte alta, de onde se vê a cidade e o nevado Illimani ao fundo. A Plaza Murillo também é legal, sobretudo às 18h, quando a guarda vem marchando para retirar as bandeiras e os policiais exigem que todos fiquem de pé.

As agências de turismo que fazem os tours ficam nas bandas da Sagárnaga e Illampu. Há algumas especializadas em alpinismo (alta montanha). Outras na descida da estrada da morte...Para Chakaltaya e Valle de La Luna, saiu 50 Bs na Vicuña Travel. Para a estrada da morte, cobram 320, 350 Bs ou 400 Bs. Eu fui pela XTreme Downhill (Ságárnaga), e não tenho o que reclamar...

Para Tiwanaku, fui por conta, indo até o cemitério, de onde saem as vans. Era para sair às 9:30, mas só nos disseram que tinham que encher todos os bancos depois de comprarmos a passagem (10Bs)...Era 11:00 quando saimos...só em 3, depois de alguma pressão nossa...mas em El Alto o veículo fiou uns 15 minutos, lotou e seguiu viagem.

Se o cara quer ir para uma balada, vai para o bairro Sapocachi (Calle 20 de Octubre e adjacências). Sai 10 Bs da Illampu, de taxi. No Shamrock Irish Pub, vale a pena pedir o Pique Macho (prato boliviano com carne de gado), que sai uns 45 Bs. O Tellonious já é um pub, onde se ouve jazz e rock das antigas. Um lugar mais boêmio, bom para aquecer...Na Mongos, é um pouco de rock e eletrônico...um grande pub, com gente de vários lugares. Tanto lá como no Malegria, a cerveja de 600ml sai por 20 Bs (uns R$ 5,00). Esse Malegria é um lugar massa pra c...! Nas quintas à noite é rock latino, salsa, merengue e um grupo toca a Saya, ritmo afro-boliviano que me lembrou maracatu, anda mais pelos tambores gigantes que eles tocam de pé, em cima do balcão do bar...gente do mundo todo. Uma das melhores baladas em que ja fui...não se paga para entrar nesses lugares, só o que consumir lá dentro...

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
pessoal ... to com algumas dúvidas aqui... chego em la paz dia 19/12 as 15:00 em el alto .... tv pensando em chegar no hotel e já sair pra comprar roupa de frio.... (até que horas as lojas ficam abertas?)... e tbm já fechar passeios para os dois dias seguintes;;;; agora não sei em que ordem... se primeiro ....Chakaltaya + Valle de La Luna ... ou downhil na estrada da morte ... qual vcs acham mais de boa ( por causa da atitude)... pois em todo caso estarei em la paz a menos de 24 h... mais uma coisa... ônibus pra copacabana só até as 16:00h mesmo? quem puder ajuda ae.... abraços

 

 

Dia 19/12 é domingo né, algumas lojas fecham, mas que eu lembre algumas ficam abertas até as 6 da tarde, na av Illampu...

os passeios são possiveis fechar sim, recomendo a vc que faça o Chacaltaya o mais tardario possivel, já que para muitas pessoas o soroche pega forte...

 

para copacabana eu peguei van, saiu 6 da tarde e acho que era a última do dia...

 

espero que possa ter ajudado... abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
pessoal ... to com algumas dúvidas aqui... chego em la paz dia 19/12 as 15:00 em el alto .... tv pensando em chegar no hotel e já sair pra comprar roupa de frio.... (até que horas as lojas ficam abertas?)...

 

vai ser bem apertado pra vc conseguir isso no mesmo dia, visto q vc tem q descer de el alto pra la paz - o q nao é rapido, arrumar um lugar pra ficar e ai sim sair pra fazer compras, o frio é relativo, e cada um sente de uma forma, mas nao acho q vc va passar frio por la a ponto de morrer! ::mmm: acho q vc aguenta se for necessario ate o dia seguinte, mesmo pq ai vc ja teria uma noçao boa dq vai precisar,

 

e tbm já fechar passeios para os dois dias seguintes;;;; agora não sei em que ordem... se primeiro ....Chakaltaya + Valle de La Luna ... ou downhil na estrada da morte ... qual vcs acham mais de boa ( por causa da atitude)... pois em todo caso estarei em la paz a menos de 24 h... mais uma coisa... ônibus pra copacabana só até as 16:00h mesmo? quem puder ajuda ae.... abraços

 

diz ai vc vai chegar de aviao ou vai subir ate la paz de busao? pq se for vir de aviao tire pelo menos 1 dia pra se acostumar a altitude, use isso pra passear e ver como vc se adapta a altitude, ir pra passeios sem se aclimatar vai ser arriscado... se vc sentir os efeitos seus passeios podem ficar comprometidos!

 

mas se nao sentir nada recomendaria vc a ir pro chalkataya primeiro, pelo fato dq praticamente todo o trajeto é feito de bus, e so no fim vc caminha ate o cume da montanha, nao é facil obvio, mas é curto, bem mais curto q um dia todo tendo q aguentar a bike e o sobe e desce do DH, e pq no trecho final da bike é no cascalho, o corpo sofre mais e vc em alguns pontos tem q pedalar, se inverter isso vai estar cansado dmais pra no dia seguinte subir montanhas - pq vc chega la pelas 8/9 da noite do DH.

 

normalmente os bus q saem pra copa vao ate as 18Hs, mas sair a essa hora se vc for passar o dia seguinte em copa é desperdicio e cansaço a toa, va no dia seguinte bem cedinho, alguns hostais tem o serviço pra te levar pra la - nao precisando ir ate o cemiterio e sai bem cedo! no fim vc chega pela manha e ainda pode aproveitar o dia com apenas umas 2 horas de atrazo e mais descançado!

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
vou chegar de avião... acho q vou então pro chalkataya primeiro por demandar menos esforço físico... e no outro dia.. DH. outra coisa... alguém ai já sacu dinheiro no banco do brasil de la paz... pq no site fala q ñ tem caixa eletrônico,,, pelo visto ficaria "preso" ao horário do abcno então.... será..?

 

Vai chegar e já vai direto para o Chacaltaya? E dh no outro dia? ::ahhhh::

 

Boa sorte e muito, muito chá de coca. Já compra um saco no mercado e masca a folha o tempo todo, e sempre que puder, tome o chá (faça você mesma, com bastante folha e açúcar pra ficar gostoso). Nem adianta comprar remédios, que além de serem caros, não adianta. O que resolve o problema é chá de coca.

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

devilrapha,

 

O Lico tem razão, chegar em La Paz de avião e já enfrentar passeios como Chacaltaya e DH não é recomendado, seu corpo primeiramente tem que se adaptar a altitude. É importante ler o link que ele postou. Vai lhe ajudar muito.

 

Sobre o BB, você não necessita fazer o saque diretamente nele, pode usar tranqüilamente todos os caixas eletrônicos espalhados pela cidades, e olha que são muitos, a cada esquinas na área central da cidade. Todos aceitam as bandeiras Mastercard, Visa, Cirrus e outros que não estou lembrando, você poderá sacar em dólares ou bolivianos.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Falaí Leo

 

Esse problema da altitude é complicado e melhor descrito no tópico que eu passei lá.

 

O edema cerebral é a situação mais complicada do "mal da altitude", ou soroche. Ele pode ser provocado a menos de 3 mil metros e de diversas maneiras. A altitude em sí é só uma delas (velocidade de subida é outra).

 

Um bom site sobre esse assunto: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_24/cap_282.html

 

Sem nenhuma intenção de aterrorizar alguém, mas é bom que cada um saiba o que está fazendo e seja responsável por suas próprias consequências.

 

Tem gente que não sente nada. Tem gente que já sai do aeroporto vomitando, com dor de cabeça e parecendo que viu um fantasma. Esteja preparado para qualquer situação e você não será surpreendido e pêgo desprevenido.

 

Só para exemplificar: teve gente no passeio que eu fui, que passou MUITO mal e nem desceu da van. Foi até o Chacaltaya e não viu o Chacaltaya. Capisco?

 

Intééé

 

EDITADO: um artigo escrito por quem respira montanha: http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1274

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

pessoal nao vamos ficar histericos!!!!! aaaaaaaaaaaaaaaa!

 

todo esse negocio de passar mal e tal é relativo, e isso ja foi exaustivamente falado aq!

 

o fato de ter sido de uma forma conosco nao necessariamente sera com outros,

 

eu enfrentei o chalkataya no 2º dia de boa, tirando a falta de ar q é normal pq la nao tem mesmo! foi dificil? claro! mas nao impossivel, principalmente pq eu fui no meu ritmo e sempre atento pra nao forçar alem dq podia e acabar causando um mal pior ao meu corpo!

 

e é isso q sempre devemos comentar e sugerir as pessoas aq!

 

vao se se sentirem muito bem, no seu ritmo, e qnto menos tempo tiverem pra se aclimatar, mais vagaroso a subida tem q ser! se notar q ta ficando dificil alem da conta, pare e volte! jamais insista se vc nao ta aguentando!

 

se chegar la em cima e ja ver o mundo girando a sua volta nem tente!

 

essas sao sempre recomendaçoes basicas, pq cada um sente a altitude de forma diferente, um cara q tava no meu grupo nao sentiu absolutamente nada la, subiu tao rapido q acho q ele bateu o recorde da coisa! e ele estava la a apenas um dia como eu!

porem ele qndo estavamos em aguas calientes (9 dias dpois) subindo pra MP sentiu a altitude de tal forma q ele passou mal! 9 dias dpois!!!!!!!! ou seja ele ja estava aclimatado!

 

viram como é relativo?

obvio q se puderem deem alguns dias pra se aclimatar primeiro, mas nao precisa ser um mes blz!?

 

entao sem neuras gente!

é so ter muitoooooo cuidado!

 

abraços!

e uma jarra de suco de maracuja! haahahhaahha essa foi boa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...